Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jack Palance

Jack Palance

Nomes Alternativos: Vladimir Palahniuk

68Número de Fãs

Nascimento: 18 de Fevereiro de 1919 (87 years)

Falecimento: 10 de Novembro de 2006

Lattimer Mines, Pennsylvania - Estados Unidos da América

Jack Palance, nome artístico de Vladimir Palahniuk foi um ator norte-americano. Antes da carreira artística, ele foi lutador de boxe profissional, com muitos acreditando que sua face desfigurada se devesse aos golpes recebidos. Mas na verdade a desfiguração foi causada por um acidente de avião, quando ele tomava aulas de pilotagem.

Palance, um dos cinco filhos, nasceu como Volodymyr Palahniuk na secção Lattimer Mines da cidade Hazle Township, Pennsylvania, filho da Anna Gramiak e Ivan Palahniuk, que era um mineiro. Os pais do Palance eram os imigrantes ucranianos, seu pai nasceu na aldeia de Ivane Zolote na Ucrânia Ocidental e a sua mãe era da região de Lviv. Ele também trabalhou como mineiro, antes de se tornar um pugilista. Jack Palance largou a carreira no boxe quando foi convocado para atuar na Segunda Guerra Mundial. Na volta da guerra, inicia sua carreira artística, caracterizando-se pelos papéis de vilões nos filmes western dos anos 50 e 60.

Apesar de ter sido indicado ao Oscar anteriormente, com Os Brutos Também Amam (Shane, 1953) só obtém sua primeira estatueta em 1992, pelo filme Amigos, Sempre Amigos. Palance surpreendeu a audiência da cerimônia ao mostrar seu vigor físico, ao fazer flexões com apenas um braço, mesmo já tendo 73 anos na época.

No Brasil, indiscutivelmente, seu maior sucesso não foi nenhum de seus filmes, mas sim a série Acredite se Quiser (Ripley's Believe It or Not !), produzida nos anos 70 e exibida pela extinta Rede Manchete nos anos 80 e 90. Na época, chegou até a ser contratado pela gestão da então prefeita Luíza Erundina para divulgar as ações da prefeitura paulistana, num criativo comercial inspirado na série. Manteve uma vida artística extremamente ativa até 2004. Jack Palance faleceu de causas naturais dois anos depois, aos 87 anos.

Filhos: Holly Palance, Cody Palance, Brooke Palance
Cônjuge: Elaine Rogers (de 1987 a 2006), Virginia Baker (de 1949 a 1968)