Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > James Cameron (I)

James Cameron (I)

Nomes Alternativos: James Francis Cameron

2268Número de Fãs

Nascimento: 16 de Agosto de 1954 (62 years)

Kapuskasing, Ontário - Canadá

James Francis Cameron (Kapuskasing, 16 de agosto de 1954) é um premiado cineasta, produtor, roteirista e editor canadense. É bacharel em Física pela Universidade da Califórnia e também explorador dos fundos oceânicos, tendo sido, em 26 de março de 2012, o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas.[1]

Famoso mundialmente por introduzir mulheres como protagonistas nos seus filmes, seus roteiros incluem Michael Biehn, Sigourney Weaver, Jenette Goldstein, Bill Paxton, Lance Henriksen e Arnold Schwarzenegger. Foi o primeiro cineasta a produzir e dirigir um filme com custo superior a 100 milhões de dólares em Terminator 2: Judgment Day (1991), e mais tarde alcançou mais de 200 milhões de dólares para produzir Titanic.

Cameron, considerado um dos maiores cineastas a trabalhar com efeitos especiais, dirigiu clássicos da Ficção Científica como The Abyss (1989), Terminator 2: Judgement Day (1991), e Aliens (1986).

É dele a direção dos dois maiores filmes em receitas de bilheteira da história do cinema: Avatar e Titanic

James F. Cameron nasceu na província de Ontário, no Canadá, filho de uma enfermeira e de um engenheiro eletricista. Cameron cresceu em Chippawa, atual Niagara Falls, e estudou na Stamford Collegiate. Sua família se mudou para a Califórnia em 1971, o que possibilitou o interesse de Cameron pelo cinema. Durante este período em que vivia na Califórnia, Cameron visitou e frequentou várias vezes os arquivos de filmes da University of Southern California. Para a surpresa de muitos, Cameron estudou Filosofia na Universidade de Toronto em 1973.

Após seus estudos, Cameron passou a trabalhar como caminhoneiro, escrevendo um pouco nas horas vagas. Após assistir Star Wars IV: Uma Nova Esperança em 1977, Cameron decidiu abandonar a profissão de caminhoneiro para se dedicar inteiramente à indústria cinematográfica.

Cameron continuou aprendendo novas técnicas de filmagem e começou a inventar um modelo de uma minicâmera no Roger Corman Studios. Com pouco orçamento, Cameron aprendeu a trabalhar de forma rápida e eficaz e logo produziu seu primeiro filme, Battle Beyond the Stars. Mais tarde trabalhou nos efeitos especiais de Fuga de Nova York.

Depois de escrito o roteiro para Exterminador do Futuro, Cameron decidiu vender a história para poder então realizá-la. No entanto, algumas empresas de Hollywood recusaram-se a permitir que um "novato" realizasse o filme. Cameron, entretanto, foi autorizado a realizar o filme pela Hemdale Pictures. A sua futura esposa, Gale Anne Hurd, que já tinha trabalhado com Roger Cormer, decidiu comprar o guião de Cameron desde que ele realizasse o filme. Foi com Anne Hurd que Cameron teve a sua primeira experiência como realizador.

O Exterminador do Futuro foi um sucesso de bilheteria, superando as expectativas dos executivos da Orion Pictures de que o filme seria considerado "apenas mais um filme de ficção científica". O orçamento do filme foi baixo - 6,5 milhões de dólares - e arrecadou mais de 78 milhões de dólares em todo o mundo.

Durante a década de 1980, Cameron continuou o seu trabalho a partir de três guiões: O Exterminador do Futuro, Aliens e Rambo: First Blood Part II. Enquanto Cameron se aprofundou nos roteiros de Exterminador e Aliens, Sylvester Stallone assumiu o roteiro de Rambo II, modificando totalmente a história. Cameron foi somente creditado no final do filme.

Cameron também trabalhou na série de filmes Aliens de 1979 dirigido por Ridley Scott. Cameron nomeou a sequência de Aliens e reprisou a atriz Sigourney Weaver no papel de Ellen Ripley.

Aliens se tornou um sucesso de bilheteria e recebeu o Oscar de Melhores Efeitos Especiais e foi indicado ao Oscar de melhor atriz para o papel de Weaver e de Melhor Trilha Sonora.

Cameron é um dos promotores da expedição "Deep Sea Challenge", que tem como objetivo a exploração e investigação científica dos fundos dos oceanos e que tem como parceiros, além do próprio Cameron, a National Geographic, a Rolex e o Instituto Scripps de Oceanografia de San Diego. Em 26 de março de 2012, foi ele o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas alcançando uma profundidade de 10.898m.

Conjuges: Suzy Amis (2000 - presente), Linda Hamilton (1997 - 1999), Kathryn Bigelow (1989 - 1991), Gale Anne Hurd (1985 - 1989), Sharon Williams (1978 -1984)
Irmãos: John David Cameron, Mike Cameron
Filhos: Elizabeth Rose Cameron, Josephine Archer Cameron, Quinn Cameron, Claire Cameron