Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > James Duval

James Duval

Nomes Alternativos: James Edward Duval

84Número de Fãs

Nascimento: 10 de Setembro de 1972 (45 years)

Detroit, Michigan, EUA

James Duval entrou para o cinema carregando uma bandeja. Duval foi descoberto pelo diretor gay Gregg Araki num café, onde trabalhava como garçom. Fascinado pelo rosto de traços sino hispânicos, Araki disparou à queima-roupa: ''Com licença, sou diretor de cinema e estava imaginando se você não atuaria...'' A resposta foi à altura da pergunta: ''Sim, claro!''.

O louco Araki elevou Duvall, à categoria de musa. James apesar de não ser tão famoso trabalha sem parar com vários filmes em caminho. Foram para ele os principais papéis da trilhogia de Araki sobre adolescente de ''''Totally F***ed Up'' (numa tradução livre seria algo como Totalmente F... Up) 1993 , ''Nowhere'' 1995 e ''Geração Maldita/The Doom Generation" 1994. Entre ''Totally F***ed Up'' e ''Geração Maldita'', Duval teve de pagar as contas e voltou a equilibrar bandejas.
Entre um prato de massa e um cafezinho, o jovem garçom foi abordado por outro cliente cinematográfico. Desta vez o convite partiu do diretor Roland Emmerich. E o garoto deu o ar da graça no arrasa-quarteirão ''Independence Day/Idem'' 1996 , vencendor do Oscar. Na ficção sobre uma invasão extraterrestre à Terra, ele era o filho mais velho de um piloto bêbado (Randy Quaid), que jurava ter sido abduzido anos atrás. Ao mesmo tempo, o rapaz deu o ponta-pé inicial na produção de Nowhere, o drama que fecha a trilogia de Araki. O longa, que abre como uma cena de masturbação embaixo do chuveiro, mostrando o belo corpo de Duval, é uma espécie de colcha de retalhos da cena teen americana. Jovens cuja etnia só não é mais diversificada que suas opções sexuais, transformando Duval no rei dos filmes independentes.

Duval nasceu em Detroit, Michigan no dia 10 de setembro de 1972. Sua família mudou-se para Califórnia , em 1974. Ele participou Gladstone High School, em Covina (1986-1989), assim como Mira Costa High School, em Manhattan Beach, e Fair Valley em Covina. Embora, como uma criança, ele foi treinado como um pianista clássico, ele acabou se mudando para a guitarra. Duval é de etnias mistas, sua mãe, natural de Saigon, é de ascendência vietnamita-francês, e seu pai é de ascendência americana-francesa-irlandês nativo. Duval é um ávido praticante de hatha yoga . Ele também ensina Yoga no estúdio Power Yoga da Terra, Los Angeles , entre filmes.
Ele toca guitarra e piano e canta em uma banda chamada Gene Wilder (o ator ) com amigos e colegas atores Brian McGuire e Brett Roberts. Ele anteriormente participou das bandas Antoneus Maximus & The Band Nuthouze que foram fazer shows em locais de interesse turístico em Los Angeles. O seu primeiro álbum em 2004 incluiu participações de luminares como apl.de.ap do Black Eyed Peas , DJMotiv8, Dante Santiago, e Kid (Christopher Reid) de Kid 'n' Play, demais não!

Em 1997 ele fez o ótimo ''Cicatrizes do Passado/River Made to Drown In" com o ator veterano Richard Chamberlain. Participou de campeões de bilheteria como ''Vamos Nessa/ Go" 1999 e ''60 Segundos/Gone in Sixty Seconds" 2000.

Além do excelente ''Donnie Darko/Idem'' 2001; no mesmo ano ele fez ''The Doe Boy'', situado em 1984, no coração da Cherokee Nation of Oklahoma , The Doe Boy conta a história de amadurecimento de Hunter ( James Duval ), um jovem de origem mista, que também é um hemofílico que lhe valeu o Prêmio de Melhor Ator do ''American Indian Film Festival'', ''American Indian Film Festival'' e ''Wine Country Film Festival''.