Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jirí Menzel
15Número de Fãs

Nascimento: 23 de Fevereiro de 1938 (79 years)

Praga - República Checa

É um diretor de cinema, diretor de teatro, ator e roteirista checo. Seus filmes muitas vezes combinam uma visão humanista do mundo com sarcasmo e cinematografia provocativa. Alguns desses filmes são adaptados de trabalhos de escritores checos como Bohumil Hrabal e Vladislav Vančura.

Menzel, integrante da Czech New Wave, tornou-se internacionalmente famoso em 1967, quando seu primeiro longa-metragem, Closy Watched Trains, ganhou o Prêmio da Academia pelo Melhor Filme de Língua Estrangeira. Seu controverso filme Larks on a String foi filmado em 1969, mas foi inicialmente banido pelo governo checoslovaco. Foi finalmente lançado em 1990 após a queda do regime comunista. O filme ganhou o Urso de Ouro no 40º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Menzel foi nomeado para um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro novamente em 1986 com sua comédia negra My Sweet Little Village. Em 1987, foi membro do júri no 37º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Em 1989, ele foi membro do jurado no 16º Festival Internacional de Cinema de Moscou. Em 1995, ele foi membro do jurado no 19º Festival Internacional de Cinema de Moscou. Ele recebeu um prêmio de realização de vida IIFA em novembro de 2013.