Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Jon Cryer

Jon Cryer

Nomes Alternativos: Jonathan Niven Cryer

1244Número de Fãs

Nascimento: 16 de Abril de 1965 (52 years)

Nova York - Estados Unidos da América

Jonathan Niven Cryer é um ator, roteirista e produtor norte-americano.

É filho da atriz/cantora Gretchen Cryer e do ator David Cryer. Fez sua estréia no cinema na comédia romântica ''Um Caso Muito Sério/No Small Affair'', em 1984, mas ficou mais conhecido ao interpretar o personagem Duckie no filme cult ''A Garota de Rosa-Shocking/Pretty in Pink'', de John Hughes, em 1986. Também fez o misterioso Lenny Luthor, o sobrinho do arqui-vilão Lex Luthor em 1987, no filme ''Superman IV: Em Busca da Paz/Superman IV: The Quest for Peace''.

Em 1998, Cryer escreveu, produziu e atuou no filme ''Went to Coney Island on a Mission From God... Be Back by Five''.

Apesar de Cryer ter ganho fama por sua atuação no cinema, ele ainda não tinha feito sucesso na televisão, e os shows que ele havia estrelado, como The Famous Teddy Z, Partners e The Trouble with Normal, não duraram muito tempo, até que, em 2003, interpretou Alan Harper na série da CBS ''Two and a Half Men'', contracenando com Charlie Sheen.
Jon Cryer recebeu seis indicações ao Prêmio Emmy, na categoria de ator coadjuvante em série de comédia e uma como ator, por sua atuação em ''Two and a Half Men'', tendo vencido o prêmio em 2009 e 2012. Jon Cryer já tinha contracenado com Charlie Sheen antes, no filme "Top Gang - Ases muito loucos".

Em 2015, fez três participações como Dr. Cyril Taft, na série ''NCIS: Investigações Criminais/NCIS: Naval Criminal Investigative Service''