Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Karyn Parsons
56Número de Fãs

Nascimento: 8 de Outubro de 1966 (51 years)

Hollywood, California - Estados Unidos da América

É uma atriz, modelo, empresária e produtora norte-americana. Ficou conhecida por interpretar a personagem "Hilary Banks" no sitcom The Fresh Prince of Bel-Air.

Karyn Parsons nasceu em 8 de outubro de 1966, em Hollywood, Califórnia, mas cresceu em Santa Monica. A mãe de Karyn, Louise H. Parsons, é negra, enquanto o pai, Kenneth B. Parsons, é branco.

Na infância frequentou o colégio Santa Monica High School.

Ficou famosa ao interpretar o papel de "Hilary Violet Banks", mais conhecida como "Hilary Banks", na série de TV The Fresh Prince of Bel-Air, entre os anos de 1990 e 1996.

Karyn casou-se pela primeira vez com o ator Randy Brooks (Randolph Frederick Brooks), mas em 1990 acabou se divorciando dele.

Em 8 de fevereiro de 2003, casou-se pela segunda vez, e mantém-se casada desde então. Seu atual marido chama-se Alexandre Rockwell, é um diretor e produtor de filmes independentes nos Estados Unidos. Karyn e Alexandre casaram-se em Vieques, Porto Rico.

Karyn tem dois filho no total, sendo uma menina, chamada Lana (nascida em março de 2003), e um menino, chamdo Nico (nascido em maio de 2007).

Atualmente, Karyn divide seu tempo entre o marido, a casa e os filhos, além das carreiras de atriz, modelo, produtora e empresária. Karyn vive com o marido e os filhos em Westport, uma pequena cidade costeira ao sul de Boston.

Os primeiros trabalhos mais conhecidos de Karyn foram na série de TV "The Bronx Zoo", em 1987, onde ela participou de dois episódios.

Em 1988, ela atuou pela primeira vez num filme. Karyn interpretou a personagem "Brooke" no fime "Death Spa". No mesmo ano, atuou ainda nas séries de TV "Hunter" e "CBS Summer Playhouse".

Em 1990, Karyn coemçou a atuar na série de TV The Fresh Prince of Bel-Air, interpretando a personagem "Hilary Violet Banks", mais conhecida como "Hilary Banks". Seria um dos trabalhos mais notaveis de Karyn. Ela faria o papel até 1996, quando o seriado foi encerrado.

Em 1992, Karyn Parsons participou dos seriados de TV "Blossom" e "Out All Nigth" (esses dois seriados tinham ligação direta com The Fresh Prince of Bel-Air). Nessas duas séries, Karyn também interpretou a sua famosa personagem "Hilary Banks". Ainda em 1992, Karyn atuou no filme "Class Act", interpretando a personagem "Ellen".

Em 1995, Karyn atuou no filme "Major Payne", no papel de "Emily Walburn", e atuou também num episódio da série de TV "The John Larroquette Show", como a personagem "Annie".

Com o fim do seriado The Fresh Prince of Bel-Air, em 1996, Karyn deixou oficialmente de interpretar "Hilary Banks". Ainda em 1996, atuou na minisérie "Gulliver's Travels", no papel de "Lady-in-Waiting", além de co-produzir e atuar na série de TV "Lush Life", no papel de "Margot Hines".

Após sair da série The Fresh Prince of Bel-Air, onde fez seu papel mais notável, Karyn não atuou muito. Em 1998, ela fez um filme independente chamado "Mixing Nia", onde interpretou "Nia".

Em 1999, Karyn voltou a atuar em grandes trabalhos. Ela particpou de episódios das séries "Melrose Place", onde fez "Jackie Zambrano", e "Linc's", onde interpretou "Elaine".

Em 2000, Parsons atuou no filme "The Ladies Man", no papel de "Julie Simmons".

Em 2001, ela participou da série "The Job", onde fez o papel de "Toni".

Em 2002, Karyn atuou no filme "13 Moons", como "Lily", e na série de TV "Static Shock", como "Tracy". Estes foram, até então, seus últimos trabalhos oficiais como atriz.

Desde 2002, Karyn Parsons não atua, apesar de ainda trabalhar como atriz. Mas, atualmente, ela dedica-se mais para produção de DVDs infantis e séries de TV.

Seus trabalhos mais recentes, e que têm maior destaque, são, por enquanto, duas "historinhas" voltadas para educação infantil, que foram produzidas e lançadas em DVD pela "Sweet Blackberry Presents" (empresa criada pela própria Karyn em 2005), chamadas: "The Journey of Henry Box Brown" e "Garrett's Gift".