Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Keira Knightley
11795Número de Fãs

Nascimento: 26 de Março de 1985 (31 years)

Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Keira Christina Knightley, conhecida apenas por Keira Knightley, nasceu em 26 de março de 1985 na cidade de Teddington, Middlesex na Inglaterra. Filha do ator Will Knightley e da atriz escocesa Sharman Macdonald. Iniciou a carreira artística devida a influência dos pais. Começou atuar aos 7 anos de idade em um programa de TV chamado Screen One: Royal Celebration (1993).

Ainda criança descobriu certa dificuldade em ler e escrever, mas nunca foi oficialmente diagnosticada com dislexia. A Atriz trabalhou cada vez mais contra esse problema, encorajada pela família, até que na sua adolescência superou a dificuldade. Quando jovem, em um curto período fez várias pequena participações em filmes e series de TV entre elas A Village Affair (1995), The Bill (1995) e Mentiras Inocentes (1995).

O filme responsável por tornar Keira mundialmente conhecida foi Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), principalmente pelo fato dos produtores negarem a participação de Keira no mesmo papel que Natalie Portman, as duas dividiam os papéis de Queen Amidala em algumas cenas. A semelhança física das duas repercutiu o assunto, e até hoje os fãs de dedicam a identificar as cenas que estão sendo interpretadas por cada uma.

Keira nunca teve uma formação profissional como atriz, na época em que estudava em uma escola perto de sua cidade natal, Teddington, ela não fazia ideia de qual curso fazer até o final de seus estudos. No entanto, ela começou a ganhar papéis bem mais significativos, chegando até a recusar alguns papéis devido a grande demanda de trabalho. Depois ela aceitou o papel na série de televisão Oliver Twist (1999) e Princess of Thieves (2001) onde interpretou Gwyn, a filha de Robin Hood.
No início dos anos 2000, Keira estrelou no filme O Buraco, neste filme ela fez sua primeira cena de nudez, mas ela tinha apenas 15 anos por isso os produtores tiveram de esperar ela fazer 16 anos para poder lançar o filme.

Embora tenha tido participações em todos esses filmes e séries o seu primeiro grande papel no mundo do cinema foi Driblando o Destino (2001), um filme sobre uma garota de origem indiana que adora futebol e os problemas que teve de ultrapassar para conseguir conservar a sua cultura e religião mesmo jogando futebol. O filme foi um grande sucesso entre os fãs de futebol na Grã Bretanha, o projeto custou 3,5 milhões de dólares, e conseguiu arrecadar 76 milhões no mundo todo.

Keira estudava no colégio Esher as matérias de literatura inglesa e história da política, mas continuou a ter vários papéis no cinema para expandir sua experiência como atriz. Conciliando os trabalhos com os estudos, mesmo assim conseguiu atingir notas máximas em suas provas finais. Foi na mesma época que aceitou o papel de uma garçonete viciada em drogas no filme Pure (2002). No ano seguinte, ficou mundialmente conhecida pelo seu papel de Elizabeth Swann em Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra (2003), atuando ao lado de Johnny Depp e Orlando Bloom. O sucesso inesperado do filme impulsionou a criação de sua sequencia Piratas do Caribe – O Baú da Morte (2006). Encerrou sua participação na franquia no terceiro filme Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007).

Entre as gravações da franquia também estrelou grandes filmes como Simplesmente Amor (2003), Rei Arthur (2004), Orgulho e Preconceito (2005) e Desejo e Reparação (2007). Em 2005, com apenas 20 anos, Keira foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por sua atuação no filme Orgulho e Preconceito.
Keira fez um filme sobre a vida de Dylan Thomas, Amor Extremo (2008) com o roteiro escrito pela sua mãe Sharman Macdonald. A sua parceira das filmagens seria Lindsay Lohan, mas ela abandou o filme uma semana antes do início das filmagens, e foi substituída pela Sienna Miller.

No início dos anos 2000, Keira já estampava a capa das revistas mais vendidas, começou chamar tanta atenção por sua beleza e traços marcantes; foi nomeada ícone de beleza em 2007 e virou modelo para a famosa marca britânica de joias, Asprey. Posteriormente se tornou o novo rosto de um dos perfumes da marca Chanel.

Em 2007, ela ganhou premio de melhor atriz no Variety Club of Great Britain Showbiz Awards pelo filme Desejo e Reparação, e no final do ano teve a sua segunda indicação ao Globo de Ouro e o filme levou o prêmio de melhor filme de drama. Também recebeu, em 2008, sua primeira indicação ao BAFTA.

Nos últimos anos participou de alguns filmes de menor bilheteria, mas sempre teve críticas positivas de sua atuação, entre eles Não me Abandone Jamais (2010), Um Método Perigoso (2011) e Procura-se Um Amigo Para o Fim Do mundo (2012). Atuou no filme Anna Karenina (2012) que teve varias indicações técnicas ao Oscar. No filme Mesmo Se Nada Der Certo (2013) do diretor John Carney, a atriz fez o papel de uma cantora e teve a oportunidade de gravar diversas músicas. O filme chegou a ser indicado ao Oscar de melhor trilha sonora. No mesmo ano Keira também foi indicada como melhor atriz coadjuvante pelo filme O Jogo da Imitação (2014), filme que conta a história do criptoanalista inglês Alan Turing.