Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Kristin Chenoweth

Kristin Chenoweth

Nomes Alternativos: Kristin Dawn Chenoweth

225Número de Fãs

Nascimento: 24 de Julho de 1968 (48 years)

Broken Arrow, Oklahoma - Estados Unidos da América

Kristin obteve seu diploma de bacharel em teatro musical e seu mestrado em ópera na Oklahoma City University, tendo executado diversas apresentações como soprano lírico-coloratura. Kristin cantou em um concurso em Opryland e recebeu o prêmio de "most talented up-and-coming singer" pelo Metropolitan Opera National Council, o que resultou numa bolsa de estudos para a Philadelphia's Academy of Vocal Arts. Entretanto, nesse meio tempo, Kristin audicionou para um musical Off-Broadway e ganhou o papel. Decidiu então esquecer sua bolsa de estudos para construir uma carreira na Broadway.

Sua estréia na Broadway foi em 1997, no musical Steel Pier; porém, Kristin é mais conhecida pela sua atuação como Sally em You're a Good Man Charlie Brown, 1999, (que lhe deu um Tony) e como Glinda, no musical Wicked. Em 2001, gravou seu primeiro álbum solo com a Sony, chamado Let Yourself Go. Além disso fez diversas participações na televisão (como, por exemplo, na série The West Wing) e no cinema, atuando ao lado de Nicole Kidman em Bewitched e também no longa The Pink Panther.

Seu primeiro palco foi na igreja batista na qual foi criada, e foi lá que Kristin descobriu seu amor pelo canto. A primeira canção que apresentou em público (na igreja) foi "I'm Four Foot Eleven and I'm Going to Heaven". Graças a isso, apesar de todo o seu sucesso, Kristin nunca deixou de ser a talentosa menininha da igreja de Oklahoma e tenta levar seu trabalho juntamente com sua fé cristã.

Durante a primavera de 2004, enquanto interpretava Glinda em Wicked e ensaiava The Pink Panther, Kristin realizou um antigo sonho cantando o papel de Cunegunda, de Candide, com a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. (A famosa ária "Glitter and be Gay" se tornou desde então um marco no repertório da atriz; esse concerto cênico pode ser encontrado em DVD). Porém, durante uma performance de Wicked, em uma das cenas em que Glinda arrumava o cabelo, o arame da fantasia machucou seu pescoço, e ela tomou o remédio Vicodin, causando depois hilárias gafes durante as músicas.

Em 2008, realizou o papel da personagem Olive Snook na série de televisão americana Pushing Daisies ao lado de Lee Pace e Anna Friel durante a primeira e segunda temporada. O papel acabou lhe faturando o Prêmio de Melhor Atriz coadjuvante em Série de Comédia na Premiação Primetime do Emmy 2009.

Kristin também estrelou o longa Deck the Halls, ao lado de Danny DeVito e Matthew Broderick, e se prepara para estrear sua primeira participação em um desenho animado, como Rosetta no filme da Disney Tinker Bell e está também no elenco de Rapunzel, também da Disney.

Em 2009 ela participou do seriado Glee como April Rhodes no 5º e no 16º episódio da primeira temporada. Ela é uma ex-aluna e a inspiração do professor Will Schuester (Matthew Morrison) ter entrado no Glee Club. Ela interpreta as músicas Alone (Heart) e Last Name (Carrie Underwood) e Maybe This Time (Liza Minnelli). Sua participação lhe rendeu um Satellite Awards de melhor atriz convidada. E retorna agora para o 16º episódio da primeira temporada com as músicas Fire (Bruce Springsteen), One Less Bell To Answer/A House Is Not A Home e Home (The Wiz).