Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Laurie Holden

Laurie Holden

Nomes Alternativos: Heather Laurie Holden

308Número de Fãs

Nascimento: 17 de Dezembro de 1969 (47 years)

Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos da América

Graças à sua dupla cidadania, canadense e norte-americana, a carreira de Holden teve um começo com o qual muita gente só pode sonhar. Depois de entrar para a UCLA, foi aceita como membro da National Honor Society e recebeu o prêmio Natalie Wood de melhor atriz. Depois estudou textos clássicos na The Webber Douglas Academy of Art e se aperfeiçoou sob a tutela de Larry Moss em The Larry Moss Acting Studio. Foi descoberta por Frank Darabont – Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) e À Espera de um Milagre (The Green Mile) – quando ela atuava em Cat on a Hot Tin Roo e na mesma hora ele sentiu que a atriz era perfeita para o papel principal do seu drama ao estilo Capra, Cine Majestic (The Majestic). Sua estreia cativante, ao lado de Jim Carrey, foi muito aplaudida pela crítica do New York Times e no mundo todo.

Criou um arsenal de personagens inesquecíveis no cinema, teatro e televisão desde o início da sua carreira, quando ainda era criança. Percorreu o mundo com a família, graças ao padrasto, Michael Anderson, diretor veterano de cinema. Laurie morou em vários lugares e obteve seu primeiro papel como a filha de Rock Hudson em Crônicas Marcianas (The Martian Chronicles), de Ray Bradbury. A jovem atriz escolhida para interpretar este papel teve um problema repentino e Laurie assumiu o compromisso, aos 6 anos de idade. Nada mal para um primeiro trabalho. Estudante aplicada, a princípio ela considerou a atuação apenas um passatempo, porque pensava em se dedicar à área de investimentos financeiros. Estudou economia na McGill University, mas no final do primeiro ano sentiu uma vontade enorme de fazer teatro. A partir daí trabalhou intensamente em filmes para os canais HBO e Showtime. Coestrelou, com Vanessa Redgrave, a minissérie Young Catherine, do TNT. Ganhou grande visibilidade no papel da agente Olivia Murray na famosa série The Shield, do FX, e como Marita Covarrubias, a informante da ONU que trabalha para Fox Mulder em Arquivo X (The X-Files), que ficou vários anos no ar. Foi a atriz principal, ao lado de Michael Biehn, da nova versão do clássico da MGM The Magnificent Steven para a CBS. Entre seus numerosos trabalhos na TV vale destacar a aclamada comédia Rumo ao Sul (Due South), que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Gemini no Canadá. Sua inesquecível participação no filme Quarteto Fantástico (Fantastic Four), no papel da apaixonada por Michael Chiklis, e da heroína cult Cybil Bennet no videogame de terror baseado em Silent Hill fizeram dela a queridinha da cultura pop entre um público de todas as idades. Mais recentemente estrelou O Nevoeiro (Stephen King´s The Mist), de Frank Darabont, junto com Thomas Jane e Marcia Gay Harden.

É considerada uma das “100 pessoas mais criativas de Hollywood”, segundo a It List da Entertainment Weekly e “um dos dez atores/atrizes que merecem atenção”, segundo a Variety. Trabalha ativamente em projetos de cinema, teatro e televisão, além de se dedicar à atuação.