Le Départ

1967

Le Départ

Ao fazer seu primeiro filme não-polônes, na Bélgica, com o ícone da nouvelle vague Jean-Pierre Léaud e sua parceira em "Masculin féminin", Catherine Duport, Skolimowski entrou em um diálogo aberto com a nouvelle vague, à qual seus filmes foram comparados desde o início. Em sua irresistível interpretação de um cabeleireiro obcecado com carros de corrida e seu sonho de dirigir o modelo mais rápido da Porsche em um rali de final de semana, Léaud oferece uma energética e excêntrica variação do rapaz errante dos primeiros filmes de Skolimowski. A história simplória de Le Départ sobre corrida e intriga é fascinante por sua visão de uma Europa pós-guerra obcecada com velocidade e modernização, um tema infundido com uma suave melancolia pela trilha sonora de Krzysztof Komeda.

"Eu nunca penso em símbolos quando faço um filme. Tudo surge concretamente e de forma espontânea e eu não interpreto nada. A paixão por carros, por exemplo, é algo real para um rapaz de 20 anos, não é? O personagem interpretado por Jean-Pierre Léaud em Le départ é obcecado por carros, mas depois de tudo, ele tem uma relação concreta com eles. Ele usa-os como veículos, ele não beija-os. Eu mesmo adoro carros, mas os carros não gostam muito de mim.
É um filme não-sério sobre um assunto sério. Eu queria fazer um filme sobre o contraste entre as coisas que você faz e as coisas que você quer fazer, ou seja, entre o trabalho do protagonista como aprendiz de cabeleireiro e seu sonho de ganhar uma corrida de carros. Eu queria ligar esses dois extremos". (Jerzy Skolimowski, "Sight and Sound", 1968)

1967

Elenco de Le Départ