Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Leland Orser

Leland Orser

Nomes Alternativos: Leland Jones Orser

11Número de Fãs

Nascimento: 6 de Agosto de 1960 (57 years)

San Francisco, California - Estados Unidos da América

Leland Jones Orser (São Francisco, 6 de agosto de 1960) é um ator americano de cinema e de televisão. Orser é um ator, cuja carreira inclui a reprodução de um grande número de personagens enlouquecidos, psicóticos e degenerados. Orser fez em sua maioria papéis menores nos filmes quais participou, papéis coadjuvantes e antagonistas. Participou de mais de quarenta filmes e séries de televisão, sendo seu papel de maior destaque o Chefe de Cirurgia Dr. Lucien Dubenko na série de de televisão ER.

Orser estreou na televisão em 1991 no show Gabriel's Fire. Seus próximos papéis foram participações em The Golden Girls, Cheers, L.A. Law, The X-Files, NYPD Blue, Law & Order: Special Victims Unit and CSI: Crime Scene Investigation. Em 1999, ele interpretou o (bastante exigente) papel principal do Dr. Arthur Zeller em The Outer Limits episode Descent, um personagem aparentemente adaptado pelo escritor Eric Saltzgaber aos talento particulares de Orser. Fãs de Married... with Children devem conhecê-lo por seu papel recorrente como o diretor cínico de propagandas.

Ele teve pequenos papéis em muitos filmes populares. Em 1995 ele aparece no filme Se7en como o homem que foi involuntariamente recrutado por John Doe Kevin Spacey para executar o pecado da luxúria, foi creditado como Crazed Man in Massage Parlour em português: "o senhor enlouquecido do bordel". Em 1997 ele foi Larry Purvis no filme Alien Resurrection. Em 1999 ele encarna o antagonista Richard Thompson no filme de suspense com Denzel Washington O Colecionador de Ossos. Em 2001, ele teve um pequeno e comovente papel no filme "'Pearl Harbor, fazendo o papel do homem ferido salvo pela personagem de Kate Beckinsale. Em 2003, ele apareceu na adaptação dos quadrinhos para o cinema de Demolidor - O Homem sem Medo. Ele também teve uma participação especial no filme O Resgate do Soldado Ryan, como o piloto traumatizado de um planador.

Orser também apareceu em várias partes da franquia Star Trek, entre eles participa Changeling atuando como o Romulan Colonel Lovok em Star Trek: Deep Space Nine episódio "a sorte está lançada" e no episódio Santuário desempenhando um papel pouco comum como um membro da raça Skrreean. Ele também desempenhou o papel de um holograma homicida no Star Trek: Voyager episódio Revulsion". E, finalmente, na mais recente série da franquia Enterprise, ele atuou no episódio de viagem no tempo "Carpenter Street".

De 2004 a 2009, ele desempenhou o papel de Chefe de Cirurgia Dr. Lucien Dubenko, um personagem recorrente na série de TV ER.

Filho: August Tripplehorn Orser
Cônjuge: Jeanne Tripplehorn (desde 2000), Roma Downey (de 1987 a 1989)