Ordens

1974

Les Ordres

• Orders - Estados Unidos da América

Em outubro de 1970, após o sequestro do Ministro do Trabalho do Quebec, Pierre Laporte, e do diplomata britânico James Cross pelo grupo separatista Front de Libération du Québec (FLQ), o Primeiro-ministro Pierre Trudeau proclama a chamada Lei de Medidas de Guerra, que suspendeu todos os direitos civis e procedimentos legais, e deu ao governo poderes ilimitados. Do dia pra noite, Montreal foi cercada pelo exército canadense e mais de 450 pessoas foram presas sem qualquer acusação.
Baseado em entrevistas com vítimas reais dessas prisões, Ordens recria a história de personagens que foram retirados de sua vida cotidiana, interrogados e presos sem maiores explicações, além da resposta rotineira: "Temos ordens".
Sem saber porque estavam presos, quando seriam soltos ou o que aconteceria com seus entes, os personagens vivem em constante estado de abalo mental.
Combinando estilo ficcional com documentário, fotografia em cores e preto e branco, entrevistas e dramatizações, Michel Brault, ganhador do prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes por este trabalho, faz um retrato complexo do evento mais traumático da História do Quebec.

27 de Setembro de 1974

Elenco de Ordens