Você está em
  1. > Home
  2. > Listas
  3. > Top 10 filmes para entender o holocausto
Lista criada por itmeanswar itmeanswar
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em avaliações em comum

Top 10 filmes para entender o holocausto

http://educacao.globo.com/artigo/top-10-filmes-para-entender-o-holocausto.html

O holocausto foi o genocídio em massa de cerca de seis milhões de judeus promovido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O massacre liderado por Hitler ocorreu em diversos campos de concentração instalados nos territórios ocupados pela Alemanha, que se intitulava racialmente superior.

Muitos filmes retratam a perseguição aos soviéticos, homossexuais, deficientes, e - principalmente - judeus, que viviam em péssimas condições de vida, escravizados até a morte nos campos de concentração ou em constante fuga. Sendo assim, elaboramos uma lista com longas que exploram o holocausto e o contexto da guerra.

1. Olga (2004)

>> O longa-metragem dirigido por Jayme Monjardim narra a biografia de Olga Benário Prestes, uma militante alemã que é deportada para Alemanha durante o governo Vargas, após o fracasso da Intentona Comunista.

A jovem tem uma filha na prisão, fruto do relacionamento com o líder comunista Luís Carlos Prestes, sendo enviada para um campo de concentração, onde passa anos sofrendo maus tratos e termina morta na câmara de gás. Baseado em fatos reais, o filme tem Camila Morgado, Caco Ciocler, Osmar Prado e Fernanda Montenegro no elenco.

2. O Pianista (2002)

>> O filme conta a história do pianista judeu-polonês Wladyslaw Szpilman, que se depara com a invasão da Polônia pelos nazistas em 1939. Após escapar da ida ao Gueto de Varsóvia, que segregou cerca de 380.000 poloneses, Szpilman passa a se esconder em prédios abandonados e casas de amigos não-judeus, em busca de alimentos e proteção. Ele testemunha o levante de Varsóvia e escapa da morte por diversas vezes, até a derrota da Alemanha na Segunda Guerra.

O longa de Roman Polanski foi indicado a sete categorias do Oscar, vencendo as de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. O filme estrelado por Adrien Brody também venceu a Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

3. Noite e Neblina (1955)

>> O documentário de 1955, dirigido pelo francês Alain Resnais, retrata o holocausto através de imagens, documentos e dados que comprovam a participação da Alemanha na formação dos campos de concentração. Fortes imagens sobre os locais abandonados e os corpos dos judeus retorcidos aparecem durante os trinta minutos de filme, com o intuito de chocar a sociedade da época sobre o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial.

4. O Menino do Pijama Listrado (2008)

>> A co-produção entre EUA e Reino Unido mostra a visão de mundo pela perspectiva de duas crianças durante a Segunda Guerra Mundial: uma ariana e outra de ascendência judia. Shmuel vive no campo de concentração em que o pai de Bruno, seu amigo, trabalha, e a amizade dos dois é posta à prova quando eles descobrem que são de etnias "inimigas".

Baseado no livro de John Boyne, o filme das crianças separadas por uma grade tem David Thewlis, Vera Farmiga e Rupert Friend no elenco e direção do inglês Mark Herman.

5. O Diário de Anne Frank (1959)

>> O drama de George Stevens, baseado numa peça de teatro, narra a vida de Anne Frank, uma judia de 13 anos que vive escondida no sótão de uma loja, junto com sua família. A jovem se apaixona por Peter Van Daan, um outro judeu que mora no mesmo local, e vive em meio ao risco de exposição, sonhando com uma vida melhor. A história de Anne Frank é verídica, vinda do diário que a menina escreveu durante o período que ficou escondida.

6. Cinzas de Guerra (2001)

>> O filme estrelado por David Arquette retrata a vida dos Sonderkommandos, judeus encarregados de conduzir outros colegas de prisão à morte e depois levar os corpos até a fornalha. Revoltados, o grupo planeja uma reviravolta: escondem uma sobrevivente dos nazistas e passam a planejar um contra-ataque, carregando armas em meio aos corpos que levam aos crematórios.

Com direção do norte-americano Tim Blake Nelson, o filme é baseado no levante ocorrido no campo de extermínio de Auschwitz, localizado ao sul da Polônia.

7. O Trem da Vida (1998)

>> Do enredo da Segunda Guerra Mundial, em 1941, um vilarejo na Europa Ocidental recebe a notícia de que a invasão nazista se aproxima. A ideia dos habitantes é forjar a deportação dos judeus no trem, com alguns se passando por maquinistas e outros por alemães. O problema é que as encenações ficam realistas demais e os judeus começam a se rebelar contra os agora autoritários nazistas.

Dirigida por Radu Mihaileanu, a trama mostra de uma forma satírica como o ser humano é volúvel e acaba por incorporar um personagem. A comédia se diferencia de outros filmes da época por apostar na fantasia ao invés do realismo.

8. A Vida é Bela (1997)

>> O aclamado longa se passa na Itália, onde o amoroso Guido é levado a um campo de concentração junto com seu filho, mas faz com que o menino acredite que eles estão em um jogo, para poupá-lo do sofrimento.

A comédia dramática retrata o holocausto de forma cômica, sem esconder as tragédias que aconteciam nos campos de concentração. O filme, com direção de Roberto Benigni, venceu três Oscars em 1999, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro.

9. Bent (1997)

>> Bent conta a história de Max, um homossexual que vive em um campo de concentração na Alemanha nazista. No entanto, ele se identifica como um judeu, usando uma estrela amarela. Por ironia do destino, Max se apaixona por Horst, que usa com orgulho o triângulo rosa que o identifica como gay.

O filme é baseado na peça de 1978, do dramaturgo norte-americano Martin Sherman e, para além do holocausto, aborda a intolerância sexual. Clive Owen, Lothaire Bluteau e Ian McKellen fazem parte do elenco do longa.

10. A Lista de Schindler (1993)

>> O filme narra a vida do alemão Oskar Schindler, que empregou mais de mil judeus em sua fábrica para salvá-los do holocausto. Antes mesmo de irem aos campos de concentração, os judeus eram contratados por Schindler para trabalhar em sua fábrica.

Após recusas de Polanski, Pollack e Scorsese, o filho de judeus Steven Spielberg aceitou fazer um filme retratando a história de Schindler. Além da família judia, um dos principais motivos para Spielberg assumir o controle do filme teria sido o genocídio étnico ocorrido durante a Guerra da Bósnia (1992 - 1995).

Lista editada há 6 dias

10 0

0%
Você já viu 0 dos 10 filmes desta lista.
  1. Olga (Olga)

    Olga

    3.8 1,2K
    1
  2. O Pianista (The Pianist)

    O Pianista

    4.4 1,5K
    2
  3. Noite e Neblina (Nuit et Brouillard)

    Noite e Neblina

    4.6 167
    3
  4. O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas)

    O Menino do Pijama Listrado

    4.2 3,5K
    4
  5. O Diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank)

    O Diário de Anne Frank

    4.2 176
    5
  6. Cinzas da Guerra (The Grey Zone)

    Cinzas da Guerra

    3.6 21
    6
  7. Trem da Vida (Train de Vie)

    Trem da Vida

    4.3 144
    7
  8. A Vida é Bela (La Vita è Bella)

    A Vida é Bela

    4.5 2,4K
    8
  9. Bent (Bent)

    Bent

    3.9 169
    9
  10. A Lista de Schindler (Schindler's List)

    A Lista de Schindler

    4.6 1,9K
    10

Comentar: