Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Natalie Portman

Natalie Portman

Nomes Alternativos: Neta-Lee Hershlag

24433Número de Fãs

Nascimento: 9 de Junho de 1981 (35 years)

Jerusalém - Israel

Natalie Portman ou Neta-Lee Hershlag, nasceu no dia 9 de junho de 1981 em Jerusalém, Israel. Filha do médico israelense de origem polonesa e romena, Avner Hershlag, e da americana de origem austríaca e russa, Shelley Stevens, artista e atualmente agente de Natalie.

Natalie mudou-se com a família para os Estados Unidos quando tinha três anos, e aos quatro começou a fazer aula de balé. Aos nove anos um agente a convidou para trabalhar como modelo fotográfica da Revlon, porém, Natalie recusou a oferta pois sabia desde pequena que queria atuar. Na adolescência já realizava cursos de interpretação.

Sua estreia nos cinemas foi aos 12 anos em “O Profissional”, do diretor francês Luc Besson, no qual mostrou seu talento ao contracenar com Jean Reno, Natalie chamou a atenção da crítica e do público ao interpretar uma criança aprendiz de assassino. Logo após ser convidada a trabalhar no filme, Natalie incorporou o sobrenome da avó, Portman, ao seu nome artístico a fim de mantar a privacidade de sua família.

Natalia aproveitou o bom momento e ingressou em filmes ao lado de grandes nomes, “Fogo Contra Fogo” (1995) ao lado de Robert De Niro e Al Pacino, “Brincando de Seduzir” (1996) com Uma Thurman, “Marte Ataca!” (1996), de Tim Burton, com Jack Nicholson e “Todos Dizem Eu Te Amo” (1996) de Woody Allen.
Mas foi em 1999 que se tornou mundialmente famosa ao atuar em “Guerra nas Estrelas – A Ameaça Fantasma” interpretando a princesa Amidala. Mais tarde, no mesmo ano, ela foi escalada para trabalhar com Susan Sarandon na versão cinematográfica do romance de Mona Simpson “Em Qualquer Outro lugar”, no qual a atriz recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

Aos dezoito anos, Natalie resolveu estudar psicologia na Universidade de Harvard, se formou em 2003 com honra ao mérito. Enquanto estava na faculdade, a atriz gravou alguns filmes entre eles, “Onde Mora o Coração” (2000) e “Stars Wars: Episódio II – Ataque dos Clones” (2002).

Em 2003, fez uma pequena participação em Cold Mountain ao lado de Nicole Kidman, Renée Zellweger e Jude Law, Natalie foi muito elogiada. Outro destaque de sua carreira foi “Closer – Perto Demais” (2005) em que interpreta uma stripper, por esse papel, a atriz ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. No mesmo ano trabalhou em “Stars Wars – A Vingança dos Sith” e também deu vida a personagem Evey Hammond em “V de Vingança”, adaptação dos quadrinhos de Alan Moore, para o filme, Portman, teve que raspar a cabeça.

Nos anos seguintes Natalie trabalhou em filmes como “Paris, Te Amo” (2006) no qual gravou um curta para o filme, “Um Beijo Roubado” (2007) do aclamado diretor Kar Wai Wong, “A Loja Mágica de Brinquedos” (2007) ao lado de Dustin Hoffman e “A Outra” (2008) contracenando ao lado de Scarlett Johansson.

Natalie também é reconhecida por ser vegetariana e calorosa protetora da causa animal e ambiental, vegetariana desde a infância se tornou totalmente vegan após ler o livro “Comendo Animais, por Jonathan Safran Foer”. O livro fala sobre o que há de errado com a maneira moderna em que os animais que comemos são tratados, a manipulação genética para produzir o máximo de alimento. Em 2008, ela desenhou uma linha de sapatos vegan para Té Casan e doou todo o lucro para organizações dedicadas à preservação ambiental e direitos animais. Também participou na campanha “This Bulb”, da National Geographic, no vídeo da campanha, Natalie ajuda a explicar como o ato de trocar uma lâmpada pode ajudar a reverter os efeitos dos gases estufa.

Em 2010 realizou sua melhor atuação em “Cisne Negro” de Darren Aronofsky, no qual viveu Nina Swan, uma bailarina que sofre de transtornos psicológicos, para realizar o filme, Natalie treinava de cinco a oito horas por dia de balé durante um ano e emagreceu quase dez quilos. Porém foi recompensada ganhando quase todos os prêmios do ano de 2011 na categoria de Melhor Atriz, incluindo o Oscar.

Seus próximos filmes foram mais leves como a comédia romântica “Sexo Sem Compromisso” (2011) estrelando ao lado de Ashton Kutcher, “Sua Alteza” (2011) comédia com James Franco e Zooey Deschael e a adaptação dos quadrinhos da Marvel “Thor” (2011) e a sequência “Thor: O Mundo Sombrio” (2013).