Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Nichelle Nichols

Nichelle Nichols

Nomes Alternativos: Grace Nichols

66Número de Fãs

Nascimento: 28 de Dezembro de 1932 (84 years)

Robbins, Illinois - Estados Unidos da América

Nichelle Nichols, nascida Grace Nichols, (Robbins, Illinois, 28 de dezembro de 1932) é uma atriz e cantora estadunidense.

Seu papel de maior destaque foi o da Tenente Uhura na telessérie original de Star Trek e nos longa-metragens para o cinema relacionados à série, nos quais a personagem foi promovida a Capitão-de-Fragata (Commander, em inglês).

Antes de começar sua carreira de atriz, Nichelle cantava com Duke Ellington e Lionel Hampton.

No papel da Tenente Uhura, a atriz participou do primeiro beijo "interracial" da televisão norte-americana, com o ator canadense William Shatner (atuando como o capitão James T. Kirk) no episódio Plato's Stepchildren (1968).

Em 4 de junho de 2015, Nichols sofreu um Acidente Isquêmico Transitório (AIT), mas, segundo o site oficial de Star Trek, recupera-se bem.

O papel de Tenente Uhura representou um marco histórico para a sociedade americana. A presença de uma mulher negra na ponte de comando e com patente de Tenente, representou uma possibilidade de futuro de desenvolvimento para toda uma geração de jovens negros que vivam uma luta por direitos civis. A famosa atriz, comediante, cantora e apresentadora Whoopi Goldberg, ganhadora de muitos prêmios inclusive o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (1990) e Golden Globe Award, declarou que viu a tenente Uhura na televisão e correu para contar para a mãe dizendo: " - Eu acabei de ver uma mulher negra na televisão, e ela não é nenhuma empregada!"

O próprio Martin Luther King Jr pediu a Nichelle para não sair do seriado pois era uma inspiração para a juventude negra.

Mais tarde a NASA utilizou Nichelle Nichols para uma campanha de incentivo a jovens negros para ingresso no programa espacial.