A aguardada série de TV que vai reiniciar a franquia Harry Potter está avançando, e a HBO anunciou oficialmente os primeiros atores escalados para o projeto.
John Lithgow, que já havia sido anunciado como Alvo Dumbledore, agora será acompanhado por Janet McTeer (Tumbleweeds, The Menu, Missão: Impossível – The Final Reckoning) no papel de Professora Minerva McGonagall, Paapa Essiedu (I May Destroy You, Gangs of London) como Professor Severo Snape, e Nick Frost (Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso) como o guarda-caças Hagrid.
Dois nomes também foram anunciados como participações especiais: Luke Thallon interpretará o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas Quirinus Quirrell, e Paul Whitehouse será Argus Filch, o zelador de Hogwarts.
A showrunner Francesca Gardiner e o diretor Mark Mylod, que comandará vários episódios, declararam:
"Estamos felizes em anunciar o elenco com John Lithgow, Janet McTeer, Paapa Essiedu, Nick Frost, Luke Thallon e Paul Whitehouse como Dumbledore, McGonagall, Snape, Hagrid, Quirrell e Filch. É um talento extraordinário e mal podemos esperar para vê-los dar vida nova a esses personagens tão amados."
Ainda não foram revelados os nomes dos atores que interpretarão os protagonistas Harry, Hermione e Rony. Sobre o papel crucial de Voldemort, há rumores de que Cillian Murphy seria o favorito para assumir o vilão.
Como esperado, a escolha do elenco já começou a gerar controvérsia nas redes sociais. A escalação de Paapa Essiedu como Snape, por exemplo, que foi obviamente uma escolha simplesmente identitaria, assim como o fato de John Lithgow, um ator americano, interpretar Dumbledore — tradicionalmente visto como um personagem britânico.
A série será uma adaptação dos livros escritos por J.K. Rowling e contará uma temporada para cada livro, começando por Harry Potter e a Pedra Filosofal. A HBO promete explorar em detalhes o universo mágico, tentando cativar novas e antigos fãs, com transmissão exclusiva na plataforma Max, disponível globalmente, esse desafio de agradar aos fãs já começa ruim quando não se tem fidelidade ao material original.
A HBO e a Max ainda não divulgaram a data de estreia da série, que está prevista para começar as filmagens no verão de 2025.