O Universo DC sofreu seu primeiro grande revés com a confirmação de que o filme Sgt. Rock, que teria direção de Luca Guadagnino e Colin Farrell no papel principal, foi cancelado. A informação foi confirmada pela The Hollywood Reporter, que afirmou: “O filme de ação baseado na Segunda Guerra Mundial, que começaria a ser filmado neste verão, não seguirá adiante”.
O longa já estava em pré-produção e teria suas filmagens realizadas no Reino Unido. O elenco estava sendo montado, incluindo os membros da Companhia Moleza. O ator Mike Faist, de Desafiantes (Challengers), estava cotado para um papel, e já havia uma personagem confirmada: uma lutadora da resistência francesa. Segundo as fontes, o cancelamento pegou a equipe de surpresa.
Embora a razão exata para o cancelamento não tenha sido divulgada, alguns detalhes da trama vieram à tona. A história envolveria o sargento Rock se unindo à personagem da resistência francesa em uma missão para encontrar a mística Lança do Destino — o artefato lendário que, segundo a tradição, foi usado para perfurar o corpo de Jesus Cristo e possui propriedades sobrenaturais. O objetivo seria evitar que a relíquia caísse nas mãos dos nazistas.
De acordo com o The Wrap, o principal problema foi logístico e de agenda. O filme exigia muitas filmagens externas e precisaria começar a produção ainda neste verão para cumprir os prazos. Aparentemente, o orçamento não foi o motivo, já que o valor estimado era abaixo de US$ 70 milhões. A informação inicial sobre o cancelamento foi divulgada pela insider MyTimeToShineHello, e logo ganhou repercussão entre os veículos especializados.
SGT. ROCK estava programado para 2027, o mesmo ano em que The Batman – Parte II estrearia (filme que, vale lembrar, não faz parte do DCU principal). Com seu cancelamento, a DC Studios não terá nenhum projeto confirmado nos cinemas para esse ano. Colin Farrell teria assumido o papel principal após a recusa de Daniel Craig. O personagem havia feito sua estreia no novo universo da DC em Comando das Criaturas, na voz de Maury Sterling.
O roteiro era assinado por Justin Kuritzkes (Challengers, Queer) e Guadagnino seria o diretor. Em fevereiro, Peter Safran, co-CEO da DC Studios, chegou a comentar sobre o projeto: “O que nos atrai em Sgt. Rock é a oportunidade de contar uma história de heroísmo e conflito de forma única. Justin escreveu um roteiro maravilhoso, e foi isso que impulsionou o projeto”. Caso o cancelamento se confirme oficialmente, especula-se que o motivo possa envolver diferenças criativas, como costuma ocorrer nesses casos.