Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Pierce Brosnan

Pierce Brosnan

Nomes Alternativos: Pierce Brendan Brosnan

1464Número de Fãs

Nascimento: 16 de Maio de 1953 (64 years)

Drogheda, County Louth - Irlanda

Famoso mundialmente por interpretar no cinema o papel de James Bond em quatro filmes da série do agente 007 criado por Ian Fleming.

Em 2004, enquanto a imprensa mundial se perguntava se Brosnan, com apoio dos fãs e da crítica, faria um quinto filme da série após seu contrato para quatro filmes ter terminado, uma onda de boatos assolou a indústria do cinema e os tablóides ingleses sobre seu destino, ora sendo noticiado que ele continuaria, ora que ele tinha desistido ou sido descartado, ora que um ator mais novo seria contratado para seu lugar, com diversas declarações desencontradas do próprio ator e dos produtores da série. Finalmente, em outubro de 2005, os boatos acabaram com o anúncio do fim da carreira de Pierce Brosnan como James Bond e a contratação de Daniel Craig para o papel.

Seu primeiro filme pós‐Bond foi Laws of Attraction (Leis da Atração), uma comédia romântica com Julianne Moore, seguida de The Matador (O Matador), em que satirizava um assassino profissional, filme pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro de melhor actor em comédia ou musical.

Entre seu últimos projetos de actor e produtor estão a continuação de Thomas Crown — A Arte do Crime e a versão para o cinema do musical da banda sueca ABBA, Mamma Mia!, com Meryl Streep. Em 2007 viveu um psicótico que atormenta um casal em Butterfly on a Wheel e também interpretou o personagem Quíron na adaptação do primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, que estreiou em 12 de fevereiro de 2010.

Premiações

GLOBO DE OURO
Indicações
Melhor Ator - Comédia/Musical - O Matador
Melhor Ator Coadjuvante - Filme para TV/Minissérie/Série de TV - Nancy Astor

MTV MOVIE AWARDS
Indicação
Melhor Luta - 007 Contra Goldeneye

FRAMBOESA DE OURO
Ganhou
Pior Ator Coadjuvante - Mamma Mia! - O Filme

Indicação
Pior Dupla - 007 - O Mundo Não é o Bastante