Depois de ser derrotado na guerra da secessão, por ódio aos yankes, um soldado vai para o Oeste e se integra aos índios Sioux. Ele acaba representando os índios em negociações com os homens brancos e, depois de desacertos, precisa decidir entre ficar a favor e contra sua pátria.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Visto em 03-01-2023
Um western raiz (para mim tendo índio é western raiz), com um bom elenco: Brian Keith, Rod Steiger, Sara Montiel, e Charles Bronson, atuando como o índio Blue Buffalo. A atriz Angie Dickinson dublou Sara Montiel (espanhola). A saga de um confederado que prefere viver como Sioux, renegando sua origem norte-americana.
Faroeste da RKO Radio Pictures ambientado no final da Guerra Civil Americana, sendo filmado em Technicolor. O filme foi escrito, produzido e dirigido por Samuel Fuller (1912-1997). Charles Bronson aqui interpreta o chefe sioux Blue Buffalo
e tem uma interessante e curiosa conversa com um homem branco sobre Deus e religião.
Houve 2 refilmagens deste filme: A prova do leão (65), cuja premissa completa para este filme foi usada neste filme original, além do remake Dança com lobos (90). O filme fecha com a seguinte afirmação: “O final dessa história só pode ser escrito por você”. A voz da espanhola Sarita Montiel (1928-2013) foi dublada por Angie Dickinson. Um dos primeiros filmes a usar esquibes de sangue para simular ferimentos à bala realistas.
Sam Fuller conseguiu fazer uma declaração de esquerda sobre a natureza da guerra e mostrou os danos que causa a ambos os lados. O realismo corajoso e a filosofia complexa de Fuller se misturam a um debate sobre questões como a Guerra Civil, a Expansão para o Oeste e as relações raciais que não são comentadas e retratadas sob uma luz madura. Uma conquista comprometida em denunciar o fanatismo de todos os matizes e o racismo.
Fuller questiona a noção de pátria enquanto há uma divisão. Divisão esta que Fuller tem a consciência total de que será eterna. Vide os nosso problemas atuais Fuller está bem próximo da verdade. Patriotismo é a virtude dos tolos como diria Oscar Wilde.
Patriotismo conveniente. Se “identificar” com um lado não equivale a lealdade ou integridade.