Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Rita Moreno
37Número de Fãs

Nascimento: 11 de Dezembro de 1931 (84 years)

Humacao, Porto Rico

é uma premiada cantora, dançarina e atriz porto-riquenha. Durante sua carreira, iniciada quando tinha apenas treze anos de idade, se tornou a primeira mulher e a única artista porto-riquenha a vencer um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony.

Moreno nasceu como Rosita Dolores Alverío em 11 de dezembro de 1931 em Humacao, Puerto Rico. Se mudou para Nova Iorque com a mãe quando tinha cinco anos de idade. Aos onze, se iniciou profissionalmente como dubladora de filmes estadunidenses em espanhol. Aos treze se iniciou nos palcos da Broadway como Angelina em Skydrift. Seu papel na peça chamou a atenção de caça-talentos de Hollywood e logo ela se iniciou no cinema, fazendo pequenas participações em filmes como Singin' in the Rain de 1952. Mais tarde declarou ter odiado os papéis que conseguiu durante este período.

Seu primeiro papel de grande destaque foi como Toptim, uma das esposas do rei Mongkut do Sião, em The King and I, adaptação cinematográfica de 1956 do musical homônimo de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II. Em 1961, interpretou Anita na West Side Story do musical West Side Story, de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim. O filme rendeu-lhe o Oscar de melhor atriz coadjuvante.
Em 18 de junho de 1965, Moreno se casou com Leonard Gordon, que até hoje é seu marido e agente. Os dois têm uma filha, chamada Fernanda Gordon Fisher.

Em 1971, Moreno teve um papel de destaque no filme Carnal Knowledge. Participou também do programa infantil da PBS intitulado The Electric Company, onde interpretava três personagens e de alguns episódios do The Muppet Show. Em 1975 recebeu o Tony de melhor atriz por seu desempenho na peça The Ritz de Terrence McNally.
Durante este período também fez participações especiais em programas de televisão de sucesso como The Rockford Files, The Love Boat, The Cosby Show, George Lopez, Law & Order: Criminal Intent, The Golden Girls e Miami Vice. Também fez parte do elenco fixo do seriado Nine to Five, basedo no bem sucedido filme homônimo, que durou apenas uma temporada. Um de seus últimos papéis de destaque na televisão foi no controverso seriado Oz, exibido pelo canal pago HBO. Entre 2007 e 2008, a atriz fez parte do elenco fixo da série Cane.