Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Rose McGowan

Rose McGowan

Nomes Alternativos: Rose Arianna McGowan | Rose McGowen

480Número de Fãs

Nascimento: 5 de Setembro de 1973 (43 years)

Florence, Tuscany - Itália

Rose McGowan é a segunda mais velha de seis irmãos (mais dois meio-irmãos), nasceu em 5 de setembro de 1973 em Florença, Itália, filha de Terri, uma escritora norte-americana de ascendência francesa e Daniel McGowan, um artista irlandês.

Influenciada pela família, foi criada no movimento religioso Meninos de Deus. Através dos contratos do pai com artistas na Itália, Rose começou sua carreira como modelo infantil, aparecendo na Vogue Bambini, e outras revistas italianas, mostrando inteligência excepcional desde jovem. Rose tinha nove anos quando seus pais se divorciaram. Conta a lenda que o pai de Rose deixou sua mãe pela a babá.

Rose e sua mãe viajaram para os Estados Unidos quando Rose tinha 10 anos de idade, para o estado de Oregon, na casa de sua avó. A atriz não falava em inglês, mas aprendeu com o tempo.

Com 15 anos, ela pediu oficialmente a emancipação de seus pais representando-se no tribunal. Ela passou a viver em Seattle com sua tia, estudando no colégio Roosevelt High School. Rose também foi para uma escola de arte por um tempo e depois ficou em Montreal com o pai.

Rose McGowan fez sua primeira aparição em Hollywood com dezessete anos, em 1992, com um pequeno papel na comédia Encino Man (O homem da Califórnia). Seu papel na comédia de 1995, The Doom Generation (Geração Maldita) trouxe à atenção dos críticos, e ela recebeu uma indicação de "Revelação" em 1996 no Independent Spirit Awards.

Em 1996, interpretou Tatum Riley, depois da desistência da atriz Melinda Clarke, no sucesso Scream, um dos filmes de terror que mais arrecadou na História.
McGowan em 2008, no Festival Internacional de Cinema de Toronto

McGowan passou a maior parte da década de 1990 aparecendo em uma variedade de filmes independentes, incluindo os papéis em Southie, Going All the Way, e Lewis & Clark & George. Em 1997, ela apareceu no aclamado curta-metragem Seed. Em 1998, contracenou com Peter O'Toole e Ben Affleck em uma adaptação cinematográfica do romance de Dean Koontz, Phantoms. McGowan também estrelou a comédia Jawbreaker, de 1999, onde ela interpretou uma estudante que tenta encobrir o assassinato de uma colega de classe, com esse papel Rose ganhou uma indicação de Melhor Vilã no MTV Movie Awards.

Em 1999, Rose fez um teste para interpretar Lisa no filme Garota, Interrompida, mas, o papel acabou sendo entregue para Angelina Jolie.

Em 2001, Rose foi escolhida para interpretar Paige Matthews, após a saída de Shannen Doherty, na série de televisão Charmed, do canal WB. Ela também chegou a ser chamada para ser uma das produtoras da série, mas recusou.

A série terminou na sua oitava temporada (2006). Rose entrou quando a série se encontrava na quarta temporada e a partir daí participou de todos os episódios.

Em maio de 2005, Rose retratou a atriz e cantora Ann-Margret na minissérie Elvis, que venceu um Globo de ouro. Ela chegou a revelar que para a interpretação, assistia o filme Viva Las Vegas muitas vezes, a fim de preparar para o papel de Ann-Margret para a minissérie. Nesse mesmo ano, ela emprestou sua voz para o vídeo game Darkwatch, como a personagem Tala. O Jogo foi publicado pela Capcom para PlayStation 2 e Xbox.

Em 2006, ela teve um pequeno papel no filme de Brian De Palma, A Dália Negra, filme que recebeu uma indicação ao Oscar em 2007, na categoria de Melhor Fotografia.

No ano seguinte, ela estrelou o "filme duplo" de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez: Grindhouse, lançado em 6 de abril de 2007. Expressos em papéis completamente divergentes, McGowan aparece em ambas as partes do filme, como Cherry Darling em Planeta Terror, e Pam em Death Proof.

McGowan foi co-anfitriã com Robert Osborne no programa The Essentials, da rede de televisão TCM, em que um filme clássico de Hollywood é mostrado a cada semana. McGowan substituiu a co-anfitriã da sétima temporada, a atriz Carrie Fisher, numa tentativa de atrair o público jovem. McGowan saiu do programa em 2008.

Em 2007 foi divulgado que Rose interpretaria a falecida atriz Susan Cabot (que foi assasinada pelo o próprio filho), no filme Black Oasis. O filme terá a direção de Stephan Elliott, e Rodrigo Santoro no papel de marido da atriz.

Em 2008 aconteceu a estréia do filme Fifty Dead Men Walking, em que McGowan atuou como uma alta oficial do IRA. O filme é baseado na história de Martin McGartland.

Rose estava cotada para contracenar o papel principal no futuro remake de Barbarella (1968), com uma forte concorrência de outras atrizes. O filme seria dirigido por Robert Rodriguez. Em 5 de maio de 2009, foi oficialmente confirmado que Barbarella não iria entrar em produção.

Em junho de 2008, McGowan relatou iria desempenhar o papel da personagem Red Sonja no filme de mesmo título, Red Sonja, direção de Douglas Aarniokoski e uma produção de Robert Rodriguez. Fotos e posters do filme já foram divulgados. Em 2009 ela emprestou sua voz para o vídeo game Terminator Salvation.

Ainda em 2009, fez uma participação especial na premiada série Nip/Tuck, o papel já havia sido interpretado pela atriz Katee Sackhoff, mas essa recusou em continuar com o papel, para que ela pudesse entrar em outra série.

A atriz também está cotada para integrar o elenco da refilmagem de Conan, baseado na história criada por Robert E. Howard. O personagem ainda não tem nome confirmado, mas sabe-se que a personagem é uma vilã, metade humana, metade bruxa. Com direção de Marcus Nispel, as filmagens já começaram na Bulgária.