Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ruth Gordon
122Número de Fãs

Nascimento: 30 de Outubro de 1896 (88 years)

Falecimento: 28 de Agosto de 1985

Quincy, Massachusetts - Estados Unidos da América

Ela começou sua carreira no teatro na década de 1915 e além de atriz, se destacou como roteirista, tendo sido indicada ao Oscar de melhor roteirista em 1947 por ''Fatalidade''; em 1952 por "A Mulher Absoluta" e em 1959 por "A Costela de Adão".
Fez sua estréia ainda no cinema mudo em ''Madame Butterfly'' de (1915), os últimos foram ''Agente Zero Zero Nada'' de (1987) e ''Maxie'' de (1985).
Foi Mary Todd Lincoln, esposa do presidente Abraham Lincoln no filme ''O Libertador'' de (1940), que teve duas indicações ao Oscar e a melhor amiga da personagem de Greta Garbo em ''Duas Vezes Meu'' de (1941).
Gordon continuou sua carreira de atriz no palco na década de 1950, e foi nomeada para um Tony (o Oscar do teatro), de Melhor Performance de uma atriz protagonista por sua interpretação de Dolly Levi em Thornton Wilder "s The Matchmaker, um papel ela também jogou em Londres, Edimburgo e Berlim.
Sua carreira como atriz ganhou destaque na década de 1960, quando fez ''À Procura do Destino'' que lhe valeu a quarta indicação ao Oscar, dessa vez como Atriz Coadjuvante, mas ganhou um Globo de Ouro na mesma categoria e em "O Bebê de Rosemary", de Roman Polanski como a feiticeira Minnie, que cuida de Rosemary quando ela está grávida do filho do Diabo. Com esse trabalho ela ganhou o Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) e também o Globo de Ouro.
A atriz ainda foi responsável pela criação da personagem Maude no cinema, seu filme mais cult, uma octogenária que se envolve com um jovem obcecado pela morte em "Ensina-me a Viver".
Gordon ganhou um prêmio Emmy (o Oscar da TV), por uma aparição no seriado ''Taxi'', para um episódio de 1978 chamado "Sugar Mama", em que sua personagem tenta solicitar os serviços de um motorista de táxi, interpretado pelo astro da série Judd Hirsch, como um acompanhante masculino. Foi indicada ao EMMY, ainda pela duas aparições em ''Rhoda'' de (1974); ''The Great Houdini '' de (1976) e ''The Secret World of the Very Young'' de (1984).
Em 1983, Gordon foi premiada com o Women in Film Cristal Award para as mulheres de destaque que, através da sua resistência e da excelência do seu trabalho, têm ajudado a expandir o papel das mulheres na indústria do entretenimento.
''Harold e Maude'' e ''Adam Rib'' ambos têm sido selecionados para preservação no Film Registry Nacional dos Estados Unidos na Biblioteca do Congresso.
Cônjuge (s)
Gregory Kelly
(casado 1921-1927)
Garson Kanin
(casado 1942-1985)
Crianças Jones Harris (nascido em 1929)