Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Salma Hayek

Salma Hayek

Nomes Alternativos: Salma Valgarma Hayek-Jimenez

1850Número de Fãs

Nascimento: 2 de Setembro de 1966 (50 years)

Coatzacoalcos, Veracruz - México

É filha do político e homem de negócios de origem libanesa Sami Hayek e da cantora de ópera de origem espanhola Diana Jiménez. Estudou quando pequena na Luisiana, Estados Unidos. De volta ao México estudou Relações Internacionais, mas deixou seus estudos universitários para investir na carreira de atriz. Seu primeiro papel foi na obra Aladim e a lâmpada maravilhosa, onde vista por um produtor ganhou seu primeiro papel em uma telenovela, Un Nuevo Amanecer na rede Televisa. Sua grande beleza lhe garantiu o papel principal na telenovela Teresa.

Apesar do grande êxito em seu país, Salma decidiu voltar a trabalhar nos Estados Unidos. Estudou atuação em Los Angeles, Califórnia, e obteve pequenos papeis em alguns filmes e programas de televisão a cabo. Seu primeiro grande papel foi no filme A balada do Pistoleiro com Antonio Banderas. O diretor Robert Rodríguez, animado com a atuação de Salma, deu-lhe vários papeis em outros filmes, Four Rooms, Pequenos Espiões a sequência da A balada do Pistoleiro, Era uma vez no México, além de Um Drink no Inferno com George Clooney. Atuou em diversos outros filmes ao lado de Penélope Cruz, Mike Myers, Will Smith, Matt Damon, Pierce Brosnan, Edward Norton e Matthew Perry.

Em 2003 foi indicada ao Óscar de melhor atriz e ao Globo de Ouro pelo papel Frida Kahlo no filme Frida.

Hayek naturalizou-se cidadã norte-americana. Ela namorou de 1999 a 2003 o ator Edward Norton; em 2003 namorou Josh Lucas. Tem laços de amizade com a atriz Penélope Cruz, com quem atuou no filme Bandidas.

Em 9 de março de 2007,confirmou que ela e o noivo, o empresário francês François-Henri Pinault, estavam esperando o primeiro filho do casal. Em 21 de setembro de 2007 ela deu à luz Valentina Paloma Pinault, em Los Angeles. Em 18 de julho de 2008, ela e François-Henri Pinault anunciaram o fim do noivado, mas pouco depois reataram. Em 14 de abril de 2009, casaram-se em Veneza.