Também conhecido como: Shakira Isabel Mebarak Ripoll
Shakira Isabel Mebarak Ripoll, mais conhecida como Shakira, é uma cantora, compositora, dançarina e produtora musical colombiana. Conhecida como a “Rainha da Música Latina”, ela teve um impacto significativo no cenário musical da América Latina e é reconhecida por popularizar globalmente a música em língua espanhola, contribuindo para o aumento do aprendizado e do uso do idioma espanhol em todo o mundo. Também é reconhecida por abrir as portas do mercado internacional da música popular para outros artistas latinos. Entre seus prêmios estão quatro Grammy Awards e quinze Latin Grammy Awards.
Shakira fez sua estreia fonográfica pela Sony Music Colombia aos 14 anos. Ela ganhou destaque com os álbuns Pies Descalzos (1995) e ¿Dónde Están los Ladrones? (1998). Seu primeiro lançamento em inglês, Laundry Service (2001), vendeu mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o álbum mais vendido de uma artista latina. Seu sucesso foi ainda mais consolidado com os álbuns em espanhol Fijación Oral, Vol. 1 (2005), Sale el Sol (2010), El Dorado (2017) e Las Mujeres Ya No Lloran (2024), todos os quais alcançaram o primeiro lugar na parada Billboard Top Latin Albums, tornando-a a primeira mulher a ter álbuns em primeiro lugar em quatro décadas diferentes. Seus álbuns em inglês Oral Fixation, Vol. 2 (2005), She Wolf (2009) e Shakira (2014) alcançaram o status de platina em todo o mundo.
Shakira está entre os músicos mais vendidos do mundo, com numerosos singles que alcançaram o primeiro lugar, incluindo “Estoy Aquí”, “Ciega, Sordomuda”, “Whenever, Wherever / Suerte”, “Underneath Your Clothes”, “Objection (Tango)”, “La Tortura”, “Hips Don't Lie”, “Beautiful Liar”, “She Wolf”, “Waka Waka (This Time for Africa)”, “Loca”, “Rabiosa”, “Can't Remember to Forget You”, “Dare (La La La)”, “La Bicicleta”, “Chantaje”, “Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, “TQG” e “Dai Dai”. Shakira atuou como jurada técnica em duas temporadas do programa de competição musical americano The Voice (2013–2014), emprestou sua voz aos filmes de animação Zootopia (2016) e Zootopia 2 (2025) e foi produtora executiva e jurada da série de competição de dança Dancing with Myself (2022). A Billboard a elegeu duas vezes como a principal artista latina feminina da década (anos 2000 e anos 2010), e ela foi indicada ao Rock and Roll Hall of Fame em 2026. Envolvida com a Copa do Mundo da FIFA em diferentes momentos desde 2006, Shakira foi descrita como um ícone artístico, publicitário e humanitário do torneio.
Shakira escreveu ou coescreveu a grande maioria das músicas e letras que interpretou ao longo de sua carreira e é considerada um “fenômeno internacional”, conhecida por combinar influências ocidentais e do Oriente Médio. Em 2011, recebeu os prêmios Personalidade do Ano da Academia Latina da Gravação e Artista do Ano da Fundação Harvard por seu trabalho filantrópico e humanitário, como o realizado por meio da Fundação Pés Descalços, e foi nomeada para a Comissão Consultiva Presidencial sobre Excelência Educacional para Hispânicos. Além disso, recebeu do governo francês, em 2012, a distinção de Cavaleira da Ordem das Artes e das Letras e defende o desenvolvimento equitativo do Sul Global, os direitos e interesses das crianças, a minoria latina nos Estados Unidos e no Canadá, as mulheres e outros grupos sub-representados.
Filhos: Milan Piqué Mebarak, Sasha Piqué Mebarak
Comentários sobre Shakira