Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Sheb Wooley
2Número de Fãs

Nascimento: 10 de Abril de 1921 (82 years)

Falecimento: 16 de Setembro de 2003

Erick, Oklahoma, EUA

Shelby F. "Sheb" Wooley (10 de abril de 1921 - 16 de setembro de 2003) foi um ator e cantor, conhecido por sua novidade vender 1958000000 hit "The Purple People Eater". [1] Jogou Ben Miller, irmão de Frank Miller no filme High Noon, e também teve um papel co-starring em programa de televisão Rawhide.Wooley nasceu em Erick, Oklahoma, e foi criado em uma fazenda. Ele aprendeu a montar cavalos em uma idade adiantada, e era um cowboy de rodeio profissional e piloto. Ele também tocou em uma banda de country-western. Wooley tentou contratar durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi rejeitado para o serviço militar por causa de seus ferimentos rodeio. Em vez disso, ele trabalhou na indústria petrolífera e como soldador. Em 1946, mudou-se para Fort Worth, Texas, e se tornou um país e um músico ocidental.

Wooley apareceu em dezenas de filmes de faroeste da década de 1950 até 1970, principalmente High Noon. Em 1954, ele jogou fora da lei Jim Jovem Histórias do consorciado série ocidental do século. Wooley apareceu cinco vezes Carl sindicado na série western The Adventures of Kit Carson (1951-1955). Ele apareceu em The Kid Cisco no papel de Bill Bronson. Wooley convidado estrelou como Harry Runyon no episódio "O desmascaramento" da CBS ocidental My Friend Flicka.

Wooley co-estrelou como Pete Nolan na Rawhide CBS ocidental (1959-1966) com Eric Fleming, Clint Eastwood, e Brinegar Paulo. Ele também atuou nos filmes The Outlaw Josey Wales e Giant.

Na década de 1940 Wooley se interessou por jovem primo de sua esposa, Roger Miller (que também cresceu em Erick, Oklahoma), ensinando-o a tocar os acordes da guitarra e compra-lhe um violino. (Miller acabaria por alcançar o estrelato da música country em sua própria direita.)

Na década de 1950, Wooley embarcou em uma carreira de gravação, com a canção que o tornou famoso, o "Purple People Eater". Ele seguiu esta série de hits menor novidade. Wooley escreveu a canção tema do longa televisivo Hee Haw.

Wooley também teve uma seqüência de hits país, o seu "That's My Pa" gráfico atingindo n º 1 da revista Billboard's Hot C & W Sides março 1962. Ele era um regular em Hee Haw e The Muppet Show como o bêbado país compositor Ben Colder. Ele lançou a música e executada como Ben Colder, bem como sob a sua própria. Wooley tinha a intenção de gravar a canção "Don't Go Near os índios", mas foi adiada por um trabalho de qualidade. Enquanto isso, Rex Allen gravou a canção, e foi um sucesso. Wooley disse que não mente - ele iria fazer a sequela. Sua versão era "não chegue perto de" esquimós, sobre um menino no Alaska chamado Ben Colder (nunca teve "a frio"). Sua música foi tão bem sucedida, ele continuou usando o nome de quarenta anos, uma de suas últimas gravações serem "Tremendo Breaky Car" (que parodiava a música "Achy Breaky Heart").

Wooley é creditado como o ator de voz para o grito de Wilhelm, tendo aparecido em um memorando como uma voz extra para Distant Drums e, posteriormente, confirmada pela sua viúva. [2] [3]

Esta gravação de um grito particular tem sido usado por equipes de efeitos sonoros em mais de 149 filmes.

Wooley continuou televisão e filmes ocasionais aparições na década de 1990, incluindo uma aparição como Cletus Summers, diretor da Hickory High School em 1986 Hoosiers filme.

Em 1996 ele foi diagnosticado com leucemia. Ele morreu no Medical Center em Nashville Skyline, Tennessee, em 2003, na idade de 82, e foi sepultado no Hendersonville Memory Gardens, em Hendersonville, Tennessee.