Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Telmo de Avelar

Telmo de Avelar

Nomes Alternativos: Telmo Perle Münch

0Número de Fãs

Nascimento: 2 de Outubro de 1923 (93 years)

Falecimento: 9 de Janeiro de 2017

Curitiba, Paraná - Brasil

Telmo Perle Münch (Curitiba, 2 de outubro de 1923 - Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 2017), também conhecido como Telmo de Avelar, foi um ator, dublador, tradutor e diretor de dublagem brasileiro.

Foi um dos pioneiros da dublagem no país e ficou conhecido por ser a voz oficial do Pateta nos anos 1970 e 1980 e por interpretar o professor Ludovico Von Pato, também da Disney.
Foi ainda o primeiro narrador do desenho "Super-Amigos", deu voz ao Senhor Olivaras, em "Harry Potter e a pedra filosofal" e a Charlie Chan na série dos anos 1970.
Em 50 anos de carreira, dirigiu ainda a dublagem de filmes e seriados como "A Família Dinossauro" e "Planeta dos Macacos". "Tiveram sucesso de repercussão fora do comum", lembrou Telmo em entrevista ao site "Radiofobia".
Como ator, foi o técnico de futebol Fausto Paiva, em "Irmãos Coragem". Na novela "Pai herói", em 1979, foi o delegado Sandoval.
Segundo o site Casa da Dublagem, ele teve uma infância pobre e, aos 14 anos, começou a carreira artística em um grupo de teatro amador. Anos mais tarde, já morando em São Paulo, começou a trabalhar em rádio, mas seguia vivendo com dificuldade financeira. Decidiu então, ainda de acordo com o site, ir para o Rio de Janeiro, onde começou a fazer pequenos trabalhos em rádios até ter sua carreira consolidada.