Durante uma viagem na América do Sul, um brilhante cirurgião de cérebros, Eugene Norland Ferguson (Cary Grant), e sua esposa, Helen (Paula Raymond), são detidos pelo exército local. O ditador Raoul Farrago (José Ferrer), que governa o país de forma tirânica, precisa ser operado rapidamente, pois tem um tumor no cérebro. Apesar de Ferguson sugerir que a cirurgia deva ser feita nos Estados Unidos, Farrago se recusa a deixar o país, pois estimularia a oposição a fazer uma revolução. Os opositores de Farrago pressionam Ferguson para se "distrair" durante a cirurgia e provocar um "acidente", que seja fatal para Farrago.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Marília Mendonça: Sentimento Louco
Drama de suspense policial noir em preto e branco da MGM que foi baseado no conto intitulado "The doubters", do húngaro George Tabori (1914-2007), publicado na revista "Today's Woman" (fevereiro de 1950). Também disponível em versão colorizada por computador. Estréia na direção de Richard Brooks (1912-1992), que também escreveu.
Originalmente proibido no México, América Central e do Sul. O ditador sul-americano Raoul Farrago e sua bela esposa, Isabel Farrago, parecem claramente modelados no ditador argentino general Juan Domingo Perón e sua esposa Eva Perón – algo que o escritor-diretor Richard Brooks admitiu em uma entrevista de 1965. A história original era sobre a filha do médico sendo sequestrada e não havia esposa. No entanto, uma vez que a MGM colocou Cary Grant (1904-1986) no elenco, ela insistiu em reescrever para que o ator tivesse um interesse amoroso. Estréia da atriz Lillian Adams (1922-2011).
Drama político sólido que às vezes pareceu um pouco Hitchcockiano. Este filme inicialmente apresenta um dilema ético bastante padrão, apesar de pesado e austero.
Minha dúvida durante a cirurgia delicada: o Dr. Eugene Norland Ferguson estava pressionado para fazer a operação do tirano, mas ele tava mesmo com a intenção de salvar a vida do homem, já que a maioria do povo queria vê-lo morto? E o pior é que os homens de Farrago ainda fizeram chantagem sequestrando a esposa do médico, Helen Ferguson, caso o carrasco morresse.
Um país sul americano, rico em petróleo, cujo seu presidente é um ditador, odiado pela maioria do povo, e em consequência disso, uma guerra civil é inevitável. Foi impossível não associar o filme, a atual situação da Venezuela. "Salve-me doutor !!" Infelizmente esse filme é pouco conhecido pelo grande público. É um bom filme do diretor Richard Brooks, porém o meu preferido desse diretor continua sendo "Sementes da Violência".
Ótimo filme infelizmente esquecido, o público da época não gostava de ver seu grande ídolo em dramas sérios e até hoje Cary Grant é notado por seus personagens carismáticos tipo galã, e com exceção dos filmes com o mestre Hitchcock td q ele tentava diferente fracassava, acabou sendo estagnado.
achei o filme excelente! bem tenso o dilema moral de um médico diante da decisão de salvar uma vida tirana ou deixá-lo morrer em prol de uma nação, as cenas finais me deixaram grudadas na tela! muito empolgante. José Ferrer num dos grandes momentos de sua carreira. é o quinto filme q assisto de Richard Brooks e tds bem acima da média, diretor ilustre.
Impressão de que é uma refilmagem de um filme que eu já vi.