A Botânica do Desejo

2009

The Botany of Desire

É fácil assumir que a história da agricultura é a história dos esforços humanos para domesticar as plantas. Porém, e se durante todo este tempo as plantas tivessem estado a explorar também os humanos para alcançar a sua meta mais primordial, ou seja, para conseguirem mais cópias de si mesmas?
Esta original série que o Odisseia lhe apresenta recolhe as engenhosas ideias de Michael Pollan e mostrará, do ponto de vista das próprias plantas, a história natural de várias espécies para observar como os desejos humanos são um elemento essencial para o seu desenvolvimento. Estudaremos quatro plantas distintas: as maçãs, as tulipas, a marijuana e as batatas, assim como os correspondentes desejos humanos (doçura, beleza, embriaguez e controlo da natureza) que vinculam os seus destinos aos nossos. Ao relatar a história destas quatro espécies tão familiares, Pollan ilustra como as plantas evoluíram para satisfazer os anseios mais básicos da Humanidade. E se os seres humanos beneficiaram das plantas, elas tiraram pelo menos o mesmo proveito que nós dessa associação. Mas então, quem domestica quem?

2009

Elenco de A Botânica do Desejo