Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Frances McDormand
507Número de Fãs

Nascimento: 23 de Junho de 1957 (60 years)

Chicago, Illinois - Estados Unidos da América

Ela nunca foi bonita, de acordo com os padrões estéticos que predominam no cinema e na mídia especializada. Mesmo assim, Frances McDormand é um nome respeitado em Hollywood. Mais por conta de seus desempenhos que, nem sempre, exigem ou apoiam-se no mecanismo da sedução. Mesmo assim, ela fez o papel da amante de Michael Douglas em ''Garotos Incríveis''.

Porém, é inegável que a ascensão profissional de Frances tem muito a ver com a sua relação com o cineasta Joel Coen, que ainda se mantêm, junto ao filho Pedro, adotado por ambos em 1999. No mesmo ano em que ocorreu o casamento com Joel (em 1984), ele e o irmão Ethan fizeram o festejado ''Gosto de Sangue'', primeira atuação marcante da atriz que só tinha feito pequenos papeis em ''Hill Street Blues'', uma série de TV exibida em 1981.

Na filmografia de Frances (33 títulos), existem produções em que ela foi dirigida por outros cineastas que não eram seu marido e seu cunhado. Caso de Sam Raimi (seu colega na Universidade, na Virginia) em ''Dois Heróis Bem Trapalhões'' (mas com roteiro dos irmãos Coen) e de Alan Parker em ''Mississipi em Chamas'', o vigoroso drama racial que lhe valeu uma indicação para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1988.

A atriz, que se destacou também sob as ordens de Kean Loach em ''Agenda Secreta'' e de Robert Altman em ''Short Cuts'', acabou ganhando o Oscar de Melhor Atriz de 1996 em ''Fargo'', dirigido por Joel Coen. ''O fato de eu ter dormido com o diretor ajudou muito'', disse na ocasião.

Agora, com seu desempenho em ''Quase Famosos'', que lhe valeu uma indicação para o Globo de Ouro, é bem possível que ela ganhe o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.