Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Matt Damon

Matt Damon

Nomes Alternativos: Matthew Paige Damon

7669Número de Fãs

Nascimento: 8 de Outubro de 1970 (47 years)

Cambridge, Massachusetts - Estados Unidos da América

É um ator estadunidense. Alcançou o estrelato com Gênio Indomável (Good Will Hunting), que escreveu e protagonizou juntamente com o seu amigo, Ben Affleck. O filme, que nasceu de um texto que Matt fez quando estudava na Universidade de Harvard, recebeu o Óscar de Melhor Roteiro, no ano de 1997.
Outro momento marcante na carreira do ator é sua interpretação como Jason Bourne, na trilogia baseada na obra de Robert Ludlum, A Identidade Bourne (2002), A Supremacia Bourne (2004) e O Ultimato Bourne (2007). As filmagens de O Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum) iniciaram-se em 2006 e a sua estréia foi em agosto de 2007.

Biografia

Matt Damon nasceu em 8 de outubro de 1970 na cidade de Cambridge, em Massachusetts. Seus pais são divorciados desde 1973. Kent Damon é corretor da bolsa de valores, e Nancy Carlsson, sua mãe, é professora ginasial. Seu irmão mais velho, Kyle Paige Damon, é escultor.

Desde pequeno, Matt Damon adorava esportes e tinha o sonho de ser jogador de basquete. Mas sua altura de 1m80 era pouca para se tornar profissional. Mesmo sendo um desportista, Damon é fumante.

Quando tinha 16 anos resolveu investir na carreira artistíca. Damon começou sua carreira em um pequeno papel no filme Três Mulheres Três amores (1988), com Julia Roberts, no papel do irmão do namorado dela. Nessa época, Damon entrou em Harvard. Ele não chegou a se formar, mas diz que ainda pretende retornar para a faculdade e terminar o curso de letras.

Conheceu seu melhor amigo, Ben Affleck, quando criança. Damon tinha 10 anos, Affleck 8. Estudaram juntos na mesma escola, moravam perto e fizeram teatro juntos.

Damon e Affleck fundaram juntos a produtora Peral Street Products, que depois mudou o nome para Live Planet. Os dois também investem em restaurantes. Um deles é o The Continental, em Beverly Hills. O primeiro filme em que atuaram juntos foi Glory Dazy (1996).

Hollywood começou a conhecer Damon como um ator de potencial no filme "Coragem Sob Fogo", para o qual emagreceu 20 quilos para viver um soldado. Isso prejudicou sua saúde, pois na época fez o regime sozinho, sem nenhuma orientação. Só malhava e ficava sem comer.

O ator já namorou muitas mulheres que atuaram ao lado dele, como Claire Danes, que conheceu nos sets de filmagem de O Homem que Fazia Chover, e Minnie Driver, de "Gênio Indomável". Outra namorada famosa foi Winona Ryder. Os dois ficaram juntos de 1997 até 2000. Dizem as más línguas que Penélope Cruz foi um caso passageiro quando ambos filmaram "Espírito Selvagem", o que culminou no término do namoro dele com Winona.

Em O Homem que Fazia Chover, de 1997, Damon tornou-se mais conhecido ainda no papel de um jovem advogado que defende uma causa difícil.

Em Gênio Indomavél Damon provou que também é talentoso para escrever roteiro. Com apenas 27 anos ele e seu companheiro Ben Affleck ganharam o Oscar de melhor roteiro pelo filme.

A idéia do roteiro começou na época da faculdade. Damon e Affleck demoraram cinco anos para conseguir terminá-lo. A Castle Rock se interessou em comprar os direitos do filme, mas quem adotou mesmo o projeto foi a Miramax. Estrelado pela dupla e nada menos que Robin Williams,Gênio Indomável, concorreu a nove categorias do Oscar. O filme, dirigido por Gus Van Sant, além do prêmio de roteiro garantiu a Robin Williams o Oscar de melhor ator coadjuvante.

No ano seguinte Steven Spielberg chamou Damon para participar de "O Resgate do Soldado Ryan", no qual faz o personagem do título, preso atrás das linhas inimigas. No mesmo ano, Damon foi considerado pela People Magazine um dos cinquenta homens mais bonitos do mundo.

Em Dogma ele voltou a atuar ao lado de seu companheiro Ben Affleck no papel de um anjo.

Em "O Talentoso Ripley", filme de Anthony Minghella e refilmagem de "O Sol por Testemunha", Damon exibe talento ao encarnar um personagem cheio de nuances, reprimido, invejoso e metódico.

"Em Onze Homens e Um Segredo" Damon atua ao lado de grandes estrelas de Hollywood, como George Clooney, Andy Garcia e Brad Pitt.

Damon emprestou sua voz para dois filmes de animação. O primeiro foi Titan, como o personagem Cale; e o segundo dublando o cavalo Spirit de "Spirit - O Corcel Indomável".

Em O Império (Do Besteirol) Contra-Ataca Damon interpreta ele mesmo na comédia de Kevin Smith que satiriza diversos filmes de hollywood.

2002 foi um ano que marcou a carreira de Matt Damon, a estréia de seu maior sucesso, filme que lhe rendeu boas criticas, e lhe trouxe milhares de fãs, A Identidade Bourne. Onde vive um dos personagens mais conhecidos do cinema atual, Jason Bourne.

Em 2006, outro sucesso, "Os Infiltrados" (The Departed), de Martin Scorsese. Filme em que contracena com Jack Nicholson, Leonardo Di Caprio, e Martin Sheen. O filme que venceu 4 Oscar, e foi indicado a 5, foi um sucesso de bilheteria e de criticas.

O ator é sempre um dos nomes mais cotados da lista de estrelas de Hollywood, o que lhe garante participar de projetos caros e sempre com excelentes resultados nas bilheterias.

Vida pessoal

Matt Damon é casado com a argentina Luciana Barroso, o casal tem duas filhas, Isabella (nascida em 2006) e Gia Zavala Damon (nascida em 2008). Luciana Barroso também teve uma outra filha chamada Alexia do seu primeiro casamento, que foi também adotada