Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Tilda Swinton

Tilda Swinton

Nomes Alternativos: Katherine Matilda Swinton

4777Número de Fãs

Nascimento: 5 de Novembro de 1960 (56 years)

Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Swinton nasceu em Londres na Inglaterra. Seu pai, Major-General John Swinton, foi lorde-tenente de Berwickshire entre 1989 a 2000, é escocês, e sua mãe, Judith Balfour, era australiana. Seu bisavô paterno George Swinton era um político escocês e oficial de armas. A família Swinton é uma antiga família anglo-escocesa de linhagem da alta Idade Média.

Swinton, por ser a única filha mulher de 4 filhos, conta que sempre se considerou um menino, principalmente em meio aos irmãos. Em uma entrevista, Tilda recorda que na infância tentou matar o seu irmão mais novo enquanto ele dormia.

Swinton frequentou três escolas independentes, a Queen's Gate School, em Londres, a West Heath Girls' School (na mesma classe de Diana, Princesa de Gales), e também em Fettes College, por um breve período. Em 1983, formou-se em New Hall, agora conhecido como Murray Edwards College, em Cambridge University com uma licenciatura em Ciências Sociais e Políticas. Enquanto na Universidade de Cambridge, entrou para o Partido Comunista da Grã-Bretanha.

Swinton venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e o BAFTA de Melhor atriz coadjuvante em cinema por seu papel aclamado pela crítica no filme Michael Clayton. Foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme dramático pelos filmes Até o Fim e We Need to Talk About Kevin. Pelo filme We Need to Talk About Kevin, foi indicada ao Globo de Ouro, ao Screen Actors Guild de Melhor Atriz no Cinema e também ao BAFTA de Melhor Atriz em cinema, porém não foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Ela vive em Nairn, em Highland na região da Escócia, com seu parceiro Sandro Kopp, um pintor alemão com quem vive desde 2005 após se conhecerem no set de As Crônicas de Nárnia, e com seus filhos gêmeos: um menino, Xavier Swinton Byrne e uma menina, Honor Swinton Byrne, nascidos em 1997, no dia 6 de outubro, frutos do relacionamento com John Byrne, um dramaturgo escocês de quem se separou em 2005.