filmow.com/usuario/avasix
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > avasix
30 years (BRA)
Usuária desde Junho de 2014
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Hushpuppy: "I see that I am a little piece of a big, big universe, and that makes it right."

Últimas opiniões enviadas

  • Ava

    Um episódio histórico há mais de 2000 anos inspirou o mais recente filme do veterano diretor espanhol Carlos Saura. Reza a história que como João Batista não cedeu às tentações de Salomé, esta pede a sua cabeça ao rei Heródes.
    *Resgate do mito Salomé em Mateus – cap. 14 1-12*
    O Banquete da morte – Naquele tempo, Herodes, governador da Galileia, ouviu falar da fama de Jesus. Disse então a seus oficiais: “Ele é João Batista, que ressuscitou dos mortos. É por isso que os poderes agem nesse homem.” De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e coloca-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, a mulher do seu irmão. Porque João dizia a Herodes: “Não é permitido você se casar com ela.” Herodes queria matar João, mas tinha medo da multidão, porque esta considerava João um profeta.
    Quando chegou o aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou a Herodes. Então Herodes prometeu com juramento que lhe daria tudo o que ela pedisse. Pressionada pela mãe, ela disse: “Dê-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.” O rei ficou triste, mas por causa do juramento na frente dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela, e mandou cortar a cabeça de João na prisão. Depois a cabeça foi levada num prato, foi entregue à moça, e esta a levou para a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o cadáver e o enterraram. Depois foram contar a Jesus o que tinha acontecido.

    O filme se passam num cenário com decoração minimalista. A dança flamenca e as luzes literalmente extasiam o espectador com o drama mais antigo que atinge o ser humano: indiferença, paixão, vingança e morte. Destaco assim a passagem que expõe a crítica à peça de Wilde no The Times; considera Salomé “um arranjo de sangue e ferocidade, mórbido, bizarro, repulsivo e muito ofensivo em sua adaptação da fraseologia bíblica para situações, o oposto do sagrado.”
    Com exceção no início do filme quando a atriz Aída Gomez (que interpreta Salomé) explica como foi a escolha do elenco e os ensaios... o resto é dança e música. Esta última, por sinal, é fortemente influenciada pelas sonoridades árabes. É de deixar qualquer um empolgado e impressionado.
    E, ah! não trata-se de balé filmado, mas sim de um filme de dança. O próprio bordel/teatro representa todas as possibilidades dessas relações “clandestinas”. Mas, digamos que a dança de Wilde é o que revela de mais explícito nesse tipo de relação e, por isso também, é provocadora e desafia convenções sociais sublinhadas pela intolerância arraigadas até hoje.
    Uma dança com passos de ironia assim encenada vem endossar o que diz Hutcheon “...a ironia pode e realmente funciona taticamente a serviço de uma larga extensão de posições políticas, legitimando ou minando uma grande extensão de interesses.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    Ava,

    Como o filme Mindhunter (2ª Temporada) (http://filmow.com/mindhunter-2a-temporada-t240420/) ainda não está sendo exibido comercialmente, o sistema removeu a sua indicação “já vi”. Caso você tenha assistido à obra em alguma mostra ou festival, por favor, confirme data e local no formulário abaixo para reabilitar a sua marcação.

    Esta medida está sendo tomada para zelar pela veracidade e credibilidade do conteúdo publicado no Filmow, reforçando a relação de confiança entre o site e seus usuários.

    Obrigado pela colaboração.
    Equipe Filmow

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.