filmow.com/usuario/cesaraustocesar/
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > cesaraustocesar
22 years (BRA)
Usuário desde Dezembro de 2014
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Augusto César

    Notas sobre os bastidores de Terra em Transe.

    Glauber Rocha, apesar de ter feito extremo sucesso com Deus e o Diabo, não tinha dinheiro pra fazer novos filmes e se viu obrigado a trabalhar em 2 projetos por encomenda, 2 curtas. Ambos se deram na região norte do país. Primeiro "Amazonas, Amazonas", sobre as belezas e a riqueza natural da região.

    O outro projeto foi registrar a posse de José Sarney, pela primeira vez eleito governador do estado do Maranhão, que surgia na época como a promessa de novos ares em meio a política oligárquica (o tempo mostrou outra coisa).

    No entanto, ao invés de simplesmente mostrar a posse do governador, Glauber mostrou também a miséria do Maranhão. (enquanto Sarney fala em off, vão sendo mostradas imagens de ruas esburacadas, pessoas sem assistência médica, etc, etc).

    Essa experiência teve um impacto imediato no seu próximo trabalho, Terra em Transe. Não apenas no que diz respeito ao apoio financeiro (o banco do estado do Maranhão é um dos patrocinadores do filme). Inclusive algumas imagens e sons do curta foram utilizados no filme. mas a principal marca de Maranhão em Terra em Transe é a estrutura (narrativa), que é bastante semelhante.

    O curta foi a primeira vez em que Glauber trabalhou com o som direto (ou seja, o som captado e registrado em sincronia com as imagens) e também a primeira vez que Glauber teve acesso a uma campanha eleitoral. Segundo o próprio Glauber, a temporada no Maranhão foi "o melhor estudo cinematográfico sobre populismo, messianismo e burguesia nacional”.

    Há quem diga que Terra em Transe é efetivamente uma alegoria ao maranhão da época, no qual José Sarney seria o líder populista Felipe Vieira (o ator usa bigode, assim como Sarney), o poeta maranhense Bandeira Tribuzi seria Paulo Martins (Jardel Filho no filme) e Victorino Freire corresponderia ao líder reacionário e conservador Porfírio Diaz (vivido por Paulo Autran).

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Augusto César

    o título do filme poderia ser: "os espelhos de agnes", não só pela presença efetiva desses durante o filme, mas também porque o filme é um filme sobre a obra de agnes. ela se vê e se mostra a nós através desses muitos espelhos. as muitas agnes.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Bruno
    Bruno

    Parabéns pelas listas, bem boas!

  • Bruno Cordeiro
    Bruno Cordeiro

    Ótimos filmes! ♥

  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/