Esse filme tem diálogos memoráveis, me lembro com 14 anos assistindo esse filme. "Hey, you want to hear something funny? My dentist's name is James Spalding"
É um filme muito bom, bem subestimado pelo público. Não foi um filme para ser blockbuster, isso ficou bem claro aos meus olhos.
Mais uma vez DiCaprio e Scorsese juntos, uma química que tem dando certo desde a década passada!
O filme é carregado de referência dos anos 40', 50', 60', grande parte admito que não conheço, mas como identifico facilmente o estilo do Scorsese sei que tal cena é influência de outro cineasta. Enfim, assim como outros já feitos anteriormente faz com que o espectador tente entender o que se passa na mente do protagonista.
Como de praxe, a assinatura do diretor tá lá, já no início do filme pode-se ver a assinatura do diretor, a chegada dos agentes na ilha. Em qualquer outra ocasião, seria apenas o início de um suspense. Mas esse aqui é um filme de "suspense de Scorsese", ou seja, o negócio é federal haha.
Coisas que me fizeram gostar muito do filme; a paixão de Scorcese pelo cinema. Não tem como negar a vibe dos anos 60 e 70 do diretor, todo aquele flashback numa sequência sensacional com um final ambíguo e inesperado.
Há quem diga que é clichê e previsível, mas opiniões e pensamentos é cada um por si.
Shutter Island é um noir, daqueles clássicos, é nítido a influência e a comparação de vários cineastas. Uns mais conhecidos Hitchcock e Kubrick mas tem ainda outros como Orson Welles.
Nesse filme o Scorsese pega o Dilema Kafkiano que trata de um indivíduo preocupado em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático. Essa é a maior referência, é até citado no filme.
"Isso é tão Kafkiano" alguém lembra? Pesquise vale a leitura.
O uso da pesada trilha sonora é o mesmo que é usado em thrillers das décadas passadas. Pode-se dizer que é previsível até, digamos que sim. Muitos filmes já trataram do assunto e é quase automático a comparação que nós fizemos, alguns recentes, até Black Swan e principalmente Inception porque é com o mesmo protagonista o que da a tendência de fazer mais comparação ainda. Outros ainda como Secret Window, The Others e Memento.
Mas é um filme de auto-referência, ele não seguiu a fórmula de outros filmes, roteiro fantástico
O que me vem mais a cabeça depois de ver esse filme é só o prazer que o Scorsese tem em trabalhar com o cinema, ele quis relembrar os suspensos das décadas passadas, fez um filme totalmente diferente dos suspenses de hoje em dia... Aquele clima de suspense de mistério sem dar sustos em quem esta assistindo, puramente psicológico até porque esse "susto" é uma caracteristica de filmes de suspense da última década.
Para mim, isso sim é suspenso. O que é visto nesse filme. Um filme de 2010 com cara de 1970. Todas as referências aos grandes diretores antigos, o visual noir, o aúdio como se tivesse um chiado (caracteristico de filmes dos anos 70). E aquela marca de cigarro que aparece no canto superior direito da tela em cinemas. Tudo isso feito bem cuidadosamente, o típico detalhismo do Scorsese que eu gosto muito e muita gente acha irritante hehe.
É um daqueles filmes pra se assistir com prazer.. O espectador continua se contradizendo nas interpretações, um desfecho aberto que só define que não há fronteiras entre realidade e imaginação.
Se fosse um diretor estreante, esse filme aqui teria sido o genial, estourado como bomba, mas como é de um cara com 50 anos de carreira no cinema que já fez Taxi Driver, Goodfellas, Raging Bull e o último que eu mais gostei dele, o remake The Departed. Não foi nada surpreendente mais pelo assunto já ser tratado em outros filmes anteriores, o drama psicológico, a questão do real e irreal, o que é insanidade e realidade.
Boa atuação do Mark Ruffallo, da pra perceber a sutileza no personagem, que muitas vezes na trama participa apenas como observador, sempre com uma risada escondida.
Resumindo: O filme é excelentemente dirigido, fotografado e interpretado e possui brilhantes referências/homenagens a clássicos do passado. Ótimo, eu recomendo ainda mais porque ele deixa a cargo do espectador fazer o tema da reflexão do filme.
A frase chave pra você refletir e digerir o filme:
"Esse lugar me fez pensar... É melhor viver como um monstro ou morrer como um bom homem?"
... Scorsese dos anos '00 ainda prefiro The Departed e The Aviator, mas esse aqui está no posto 3 sem dúvida.
Ninguém fuma um cigarro sequer no filme inteiro (HAHA, genialidade)
O filme não assume uma visão apoiando nem contrariando o tabagismo, apenas se propõe discutir o tema, que vai além do tema... Cheio de críticas indiretas que acabam por ser bem diretas ao governo e a hipocrisia humana. A discussão em cima das necessidades do mercado.
"Não importa se você está certo ou errado. O que importa é a força dos seus argumentos".
Depois de assistir um filme desse tranferindo ele para a realidade, vemos como os seres humanos são facilmente manipuláveis. Com uma boa colocação e bons argumentos, você consegue tudo com a consciência da pessoa que está sendo manipulada. É lei dos só os fortes sobrevivem, no caso aqui os inteligentes são os fortes e os fracos os com falta de inteligência. Afinal, se isso não é falta de inteligência, o que mais seria?
Ácido e ótimo. Roteiro e diálogos impecáveis, MEU DEUS por que não deram um Oscar pra esse roteiro? Ironia, sarcasmo e humor negro. Recomendadíssimo, pra quem gosta desse estilo de filme, se você que lê esse comentário é fã dos irmãos Coen não deixe de assistir esse filme.
Quem é estudante e/ou trabalha com Marketing/Comunicação/Vendas coisas relacionadas e do tipo, até estudante de direito também tira uma puta de uma inspiração nesse filme.
Jason Reitman, um diretor que não se preocupa com a postura politicamente correta (vide Juno e Up In The Air).
Enfim, depois dessa "resenha" da pra ver que amei o filme né.
As decisões são tomadas por nós, temos os direitos de escolher por nós mesmos. Use bem sua lábia... Se você tem uma. Liberdade é tudo e manipulação é uma arte.
Excelente biografia, DiCaprio incorpora Hughes, um homem peculiar que contribuiu muito para o cinema e mais ainda para a história da aviação, poderia ser transmitido muito mais coisa para o cinema sobre a vida de Howard, mas o filme não deixou a desejar. Vale a pena ser assistido.
Típica direção do Scorsese, muita gente odeia por ele ser detalhista demais o que torna seus filmes longos, mas eu gosto muito, a longa duração quem já é acostumado a assistir seus filmes não se importa. Apesar de ser uma biografia não me senti cansativo, é delicado desenvolver biografias, são muito minunciosas. Ótima direção de arte, fotografia épica, um bom roteiro. Cate Blanchett sem comentários, excelente como sempre em sua performance.
Sobre a questão do TOC, eu que tenho fiquei muito mais tranquilo em ver que os "meus rituais" são menos piores. Só quem tem TOC sabe o quanto é complicado ter.
Scorsese realmente colocou DiCaprio na linha dos filmes bons, essa parceria já gerou ótimos filmes e ainda vai gerar mais, e acho uma tolice compararem a parceria dele com DiCaprio com a que ele teve com De Niro
Filme inteligente, fiquei espantado com as referências e com o conteúdo desse filme. Belas homenagens ao cinema francês, sem conhecer o mesmo, impossível entender a profundidade do mesmo, fora os diálogos explicítos sobre um mundo e uma revolução em '68. Gostei muito dos debates, o que mais gostei no filme acho que foram os debates.
Muito bom mesmo, pra quem tem mente aberta e/ou já conhece o contexto em que se passa a história. Quem conhece pelo menos um pouco de cinema europeu e Bertolucci não se impressiona com a nudez retratada, como disseram em um dos comentários aqui Um filme intenso, polêmico e apaixonante. Feito de cinéfilo para cinéfilos. Apesar de virar manual e referência para aqueles que pagam de pseudo-cult sem saber nada, é um filme maravilhoso
A prisão psicológica, a pior prisão. Ficamos sem reação, não conseguimos reagir, sempre pensamos que não estamos prontos. Nossa mente, nosso maior inimigo e nosso maior aliado.
O que é loucura certo? Filmaço, um clássico que só fui assistir agora.
É um filme que mostra uma realidade perturbante, fazer o que. A trilha sonora se encaixa em todos os momentos do filme, só traz um clima mais tenso ainda, um dos melhores pontos do filme.
A crítica do filme além de ser em si sobre o vício as drogas (legais e ilegais), podemos dizer que é também sobre como a mídia consegue manipular as pessoas vendendo sonhos. Um réquiem para o descanso.
Prefiro ainda o clássico Trainspotting, esse aqui choca muito, um pouco desnecessário. Mas é excelente
Até hoje eu não assisti 1 filme ruim do Clint Eastwood, nem todos são 100% mas nenhum deles é ruim, já assiste uns 10 dele fácil. Na moral o cara é bom demais.
Minha opinião, acho que existem tantos outros assuntos para serem tratados e feitos pelo cinema brasileiro e eles insistem em fazer longas sobre pessoas que "servem de inspiração para o povo" como Bruna Surfistinha, Lula, Chico Chavier e por ai vai...
Náufrago
3.9 1,9K Assista AgoraEsse filme tem diálogos memoráveis, me lembro com 14 anos assistindo esse filme.
"Hey, you want to hear something funny? My dentist's name is James Spalding"
Fantasmas de Marte
2.3 164 Assista AgoraTerrível
Evolução
2.7 307 Assista AgoraEu tenho que ver denovo
Todo Mundo em Pânico 2
3.0 740 Assista AgoraParei aqui
Independence Day
3.4 808Preciso rever
Bravura Indômita
3.9 1,4KNa real, é o melhor dos concorrentes ao Oscar
Ilha do Medo
4.2 4,0KÉ um filme muito bom, bem subestimado pelo público.
Não foi um filme para ser blockbuster, isso ficou bem claro aos meus olhos.
Mais uma vez DiCaprio e Scorsese juntos, uma química que tem dando certo desde a década passada!
O filme é carregado de referência dos anos 40', 50', 60', grande parte admito que não conheço, mas como identifico facilmente o estilo do Scorsese sei que tal cena é influência de outro cineasta. Enfim, assim como outros já feitos anteriormente faz com que o espectador tente entender o que se passa na mente do protagonista.
Como de praxe, a assinatura do diretor tá lá, já no início do filme pode-se ver a assinatura do diretor, a chegada dos agentes na ilha. Em qualquer outra ocasião, seria apenas o início de um suspense. Mas esse aqui é um filme de "suspense de Scorsese", ou seja, o negócio é federal haha.
Coisas que me fizeram gostar muito do filme; a paixão de Scorcese pelo cinema.
Não tem como negar a vibe dos anos 60 e 70 do diretor, todo aquele flashback numa sequência sensacional com um final ambíguo e inesperado.
Há quem diga que é clichê e previsível, mas opiniões e pensamentos é cada um por si.
Shutter Island é um noir, daqueles clássicos, é nítido a influência e a comparação de vários cineastas. Uns mais conhecidos Hitchcock e Kubrick mas tem ainda outros como Orson Welles.
Nesse filme o Scorsese pega o Dilema Kafkiano que trata de um indivíduo preocupado em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático. Essa é a maior referência, é até citado no filme.
"Isso é tão Kafkiano" alguém lembra? Pesquise vale a leitura.
O uso da pesada trilha sonora é o mesmo que é usado em thrillers das décadas passadas. Pode-se dizer que é previsível até, digamos que sim. Muitos filmes já trataram do assunto e é quase automático a comparação que nós fizemos, alguns recentes, até Black Swan e principalmente Inception porque é com o mesmo protagonista o que da a tendência de fazer mais comparação ainda. Outros ainda como Secret Window, The Others e Memento.
Mas é um filme de auto-referência, ele não seguiu a fórmula de outros filmes, roteiro fantástico
O que me vem mais a cabeça depois de ver esse filme é só o prazer que o Scorsese tem em trabalhar com o cinema, ele quis relembrar os suspensos das décadas passadas, fez um filme totalmente diferente dos suspenses de hoje em dia... Aquele clima de suspense de mistério sem dar sustos em quem esta assistindo, puramente psicológico até porque esse "susto" é uma caracteristica de filmes de suspense da última década.
Para mim, isso sim é suspenso. O que é visto nesse filme.
Um filme de 2010 com cara de 1970. Todas as referências aos grandes diretores antigos, o visual noir, o aúdio como se tivesse um chiado (caracteristico de filmes dos anos 70). E aquela marca de cigarro que aparece no canto superior direito da tela em cinemas. Tudo isso feito bem cuidadosamente, o típico detalhismo do Scorsese que eu gosto muito e muita gente acha irritante hehe.
É um daqueles filmes pra se assistir com prazer..
O espectador continua se contradizendo nas interpretações, um desfecho aberto que só define que não há fronteiras entre realidade e imaginação.
Se fosse um diretor estreante, esse filme aqui teria sido o genial, estourado como bomba, mas como é de um cara com 50 anos de carreira no cinema que já fez Taxi Driver, Goodfellas, Raging Bull e o último que eu mais gostei dele, o remake The Departed. Não foi nada surpreendente mais pelo assunto já ser tratado em outros filmes anteriores, o drama psicológico, a questão do real e irreal, o que é insanidade e realidade.
Boa atuação do Mark Ruffallo, da pra perceber a sutileza no personagem, que muitas vezes na trama participa apenas como observador, sempre com uma risada escondida.
Resumindo: O filme é excelentemente dirigido, fotografado e interpretado e possui brilhantes referências/homenagens a clássicos do passado. Ótimo, eu recomendo ainda mais porque ele deixa a cargo do espectador fazer o tema da reflexão do filme.
A frase chave pra você refletir e digerir o filme:
"Esse lugar me fez pensar...
É melhor viver como um monstro ou morrer como um bom homem?"
... Scorsese dos anos '00 ainda prefiro The Departed e The Aviator, mas esse aqui está no posto 3 sem dúvida.
Obrigado por Fumar
3.9 797Ainda tem gente que me diz que não gosta de assistir filmes.
MEU DEUS que roteiro é esse! Pqp que dopagem nesse filme.
Essa comédia é totalmente sarcástica e inteligente é um assunto sério visto com e como humor. SENSACIONAL
Vai muito além do assunto cigarros, tanto que
Ninguém fuma um cigarro sequer no filme inteiro (HAHA, genialidade)
"Não importa se você está certo ou errado. O que importa é a força dos seus argumentos".
Depois de assistir um filme desse tranferindo ele para a realidade, vemos como os seres humanos são facilmente manipuláveis. Com uma boa colocação e bons argumentos, você consegue tudo com a consciência da pessoa que está sendo manipulada. É lei dos só os fortes sobrevivem, no caso aqui os inteligentes são os fortes e os fracos os com falta de inteligência. Afinal, se isso não é falta de inteligência, o que mais seria?
Ácido e ótimo.
Roteiro e diálogos impecáveis, MEU DEUS por que não deram um Oscar pra esse roteiro? Ironia, sarcasmo e humor negro. Recomendadíssimo, pra quem gosta desse estilo de filme, se você que lê esse comentário é fã dos irmãos Coen não deixe de assistir esse filme.
Quem é estudante e/ou trabalha com Marketing/Comunicação/Vendas coisas relacionadas e do tipo, até estudante de direito também tira uma puta de uma inspiração nesse filme.
E o melhor também é que a
Katie Holmes se fodeu
Jason Reitman, um diretor que não se preocupa com a postura politicamente correta (vide Juno e Up In The Air).
Enfim, depois dessa "resenha" da pra ver que amei o filme né.
As decisões são tomadas por nós, temos os direitos de escolher por nós mesmos.
Use bem sua lábia... Se você tem uma. Liberdade é tudo e manipulação é uma arte.
As Torres Gêmeas
2.8 279 Assista AgoraPatriota
O Irlandês
4.0 1,5KDireção:
Martin Scorsese
Elenco:
Robert De Niro
Al Pacino
Joe Pesci
Harvey Keitel
lol?
O Aviador
3.7 735Achei o filme maravilhoso hahaha.
Excelente biografia, DiCaprio incorpora Hughes, um homem peculiar que contribuiu muito para o cinema e mais ainda para a história da aviação, poderia ser transmitido muito mais coisa para o cinema sobre a vida de Howard, mas o filme não deixou a desejar.
Vale a pena ser assistido.
Típica direção do Scorsese, muita gente odeia por ele ser detalhista demais o que torna seus filmes longos, mas eu gosto muito, a longa duração quem já é acostumado a assistir seus filmes não se importa.
Apesar de ser uma biografia não me senti cansativo, é delicado desenvolver biografias, são muito minunciosas.
Ótima direção de arte, fotografia épica, um bom roteiro.
Cate Blanchett sem comentários, excelente como sempre em sua performance.
Sobre a questão do TOC, eu que tenho fiquei muito mais tranquilo em ver que os "meus rituais" são menos piores.
Só quem tem TOC sabe o quanto é complicado ter.
Scorsese realmente colocou DiCaprio na linha dos filmes bons, essa parceria já gerou ótimos filmes e ainda vai gerar mais, e acho uma tolice compararem a parceria dele com DiCaprio com a que ele teve com De Niro
THE WAY OF THE FUTURE!
J. Edgar
3.5 646Acredito que vai ser uma excelente biografia me interessa bastante. J. Edgar era um homem peculiar.
Hellraiser: Renascido do Inferno
3.5 858 Assista AgoraMe cagava de medo do Pinhead quando era muleque
Melancolia
3.8 3,1KCharlotte Gainsbourg denovo pqp. Essa mulher é louca!
Anticristo
3.5 2,2KTive um enorme prazer em ler o debate do Eder Prado com o Lucas Morabito.
Isso sim é debate construtivo
Os Sonhadores
4.1 1,9KFilme inteligente, fiquei espantado com as referências e com o conteúdo desse filme.
Belas homenagens ao cinema francês, sem conhecer o mesmo, impossível entender a profundidade do mesmo, fora os diálogos explicítos sobre um mundo e uma revolução em '68. Gostei muito dos debates, o que mais gostei no filme acho que foram os debates.
Muito bom mesmo, pra quem tem mente aberta e/ou já conhece o contexto em que se passa a história. Quem conhece pelo menos um pouco de cinema europeu e Bertolucci não se impressiona com a nudez retratada, como disseram em um dos comentários aqui Um filme intenso, polêmico e apaixonante. Feito de cinéfilo para cinéfilos.
Apesar de virar manual e referência para aqueles que pagam de pseudo-cult sem saber nada, é um filme maravilhoso
Obrigado por Fumar
3.9 797ANIMAL!
Trainspotting: Sem Limites
4.2 1,9KA vida é feita por uma série de escolhas. Escolhas certas, escolhas erradas.
Tenha certeza que tudo vai trazer uma consequência.
Choose life
Um Estranho no Ninho
4.4 1,8KPuta merda...
Viva a vida e seja feliz.
A prisão psicológica, a pior prisão. Ficamos sem reação, não conseguimos reagir, sempre pensamos que não estamos prontos. Nossa mente, nosso maior inimigo e nosso maior aliado.
O que é loucura certo?
Filmaço, um clássico que só fui assistir agora.
Sr. Ninguém
4.3 2,7KVou assistir novamente aqui
Réquiem para um Sonho
4.3 4,4K Assista AgoraÉ um filme que mostra uma realidade perturbante, fazer o que.
A trilha sonora se encaixa em todos os momentos do filme, só traz um clima mais tenso ainda, um dos melhores pontos do filme.
A crítica do filme além de ser em si sobre o vício as drogas (legais e ilegais), podemos dizer que é também sobre como a mídia consegue manipular as pessoas vendendo sonhos. Um réquiem para o descanso.
Prefiro ainda o clássico Trainspotting, esse aqui choca muito, um pouco desnecessário. Mas é excelente
J. Edgar
3.5 646Até hoje eu não assisti 1 filme ruim do Clint Eastwood, nem todos são 100% mas nenhum deles é ruim, já assiste uns 10 dele fácil. Na moral o cara é bom demais.
As Mães de Chico Xavier
3.4 395# Cauê Parreira disse:
e como disse o grande Rafinha Bastos
"não acheio o filme do chico xavier bom nem ruim... eu achei ele médium"
LOL!!!
As Mães de Chico Xavier
3.4 395Minha opinião, acho que existem tantos outros assuntos para serem tratados e feitos pelo cinema brasileiro e eles insistem em fazer longas sobre pessoas que "servem de inspiração para o povo" como Bruna Surfistinha, Lula, Chico Chavier e por ai vai...
Sarcásmo on