Apesar do filme ser protagonizado pela então consagrada estrela de hollywood Ingrid Bergman, Rossellini e a própria ainda se inserem de maneira bastante coesa na linguagem neorrealista.
Kalatozov guia um enredo simples através de uma execução técnica complexa. Uma fotografia que nos proporciona momentos memoráveis do início ao fim. Seja ao focar nas expressões vidradas de seus personagens e por meio de uma junção desses aos espetáculos paisagísticos da Sibéria. Desse modo, tornando possível a construção de um cenário que se torna a essência da obra.
A câmera de Bresson, extremamente preocupada com os mais pequenos e importantes detalhes e movimentos, provoca uma completa imersão do espectador na história de Fontaine. Somos levados a um sentimento de claustrofobia junto ao personagem e passamos a ansiar a liberdade tanto quanto ele. A montagem do filme dá o tom apropriado a uma linearidade narrativa também impecável. Uma sequência final incrível. Um cinema puro e em sua melhor forma. Obra-prima de Bresson.
Após sua excelente sátira sobre a bipolaridade ideológica entre Capitalismo e Comunismo durante a Guerra Fria com o filme Ninotchka, Ernst Lubitsch traz em To Be or Not to Be uma incrível sátira sobre a Segunda Guerra Mundial e o Nazismo. Além de ser conduzido de maneira a dar a história um ritmo ágil e eficiente, aliado ao grande trabalho do elenco, a abordagem crítica do filme não se limita apenas no horror da guerra e das práticas nazistas. Mas também satiriza os métodos da atuação e do mundo do teatro como um todo. E curioso como os momentos finais e alguns elementos me remeteram ao trabalho posterior de Tarantino em Bastardos Inglórios.
A proposital falta de expressão dos personagens e a edição do filme de Bresson parecem atrapalhar uma maior conexão do espectador com a obra. Mas reforçam o burro como figura principal e boa alma num mundo tão corrompido. Pobre Balthazar!
Incrível a maneira única do Kiarostami de documentar tão bem os sentimentos humanos e ainda de forma tão poética e despretensiosa. Um Cinema puro. Foda.
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Stromboli
4.0 40Apesar do filme ser protagonizado pela então consagrada estrela de hollywood Ingrid Bergman, Rossellini e a própria ainda se inserem de maneira bastante coesa na linguagem neorrealista.
A Carta Que Não Se Enviou
4.1 18Kalatozov guia um enredo simples através de uma execução técnica complexa. Uma fotografia que nos proporciona momentos memoráveis do início ao fim. Seja ao focar nas expressões vidradas de seus personagens e por meio de uma junção desses aos espetáculos paisagísticos da Sibéria. Desse modo, tornando possível a construção de um cenário que se torna a essência da obra.
Um Condenado à Morte Escapou
4.4 69A câmera de Bresson, extremamente preocupada com os mais pequenos e importantes detalhes e movimentos, provoca uma completa imersão do espectador na história de Fontaine. Somos levados a um sentimento de claustrofobia junto ao personagem e passamos a ansiar a liberdade tanto quanto ele. A montagem do filme dá o tom apropriado a uma linearidade narrativa também impecável. Uma sequência final incrível. Um cinema puro e em sua melhor forma. Obra-prima de Bresson.
Ser ou Não Ser
4.4 67Após sua excelente sátira sobre a bipolaridade ideológica entre Capitalismo e Comunismo durante a Guerra Fria com o filme Ninotchka, Ernst Lubitsch traz em To Be or Not to Be uma incrível sátira sobre a Segunda Guerra Mundial e o Nazismo. Além de ser conduzido de maneira a dar a história um ritmo ágil e eficiente, aliado ao grande trabalho do elenco, a abordagem crítica do filme não se limita apenas no horror da guerra e das práticas nazistas. Mas também satiriza os métodos da atuação e do mundo do teatro como um todo. E curioso como os momentos finais e alguns elementos me remeteram ao trabalho posterior de Tarantino em Bastardos Inglórios.
O Enigma de Kaspar Hauser
4.0 328"Tell me, what was it like in that dark cellar of yours." "Better than outside!" Kaspar Hauser representando todos nós.
A Grande Testemunha
4.0 94 Assista AgoraA proposital falta de expressão dos personagens e a edição do filme de Bresson parecem atrapalhar uma maior conexão do espectador com a obra. Mas reforçam o burro como figura principal e boa alma num mundo tão corrompido. Pobre Balthazar!
Lição de Casa
4.1 3Incrível a maneira única do Kiarostami de documentar tão bem os sentimentos humanos e ainda de forma tão poética e despretensiosa. Um Cinema puro. Foda.