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Blablablablabla....

Últimas opiniões enviadas

  • João Ferreira Maciel Neto

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Fiquei em dúvida sobre o que poderia ser mais ou menos uma interpretação do filme:

    Imaginei que tem duas possibilidades:

    uma delas é de que o Jeffrey tá dormindo e que o desencadeamento dos fatos era na verdade uma realização dos desejos dele, variando entre coisas muito boas e as partes mais inconscientes.

    A outra, é que dentro do mundo desse filme, existe realmente uma situação lúdica em que as histórias se desenvolvem de uma maneira estranha, como eles mesmo dizem, é um mundo estranho, e que, dentro dessa história, as pessoas envolvidas vivam diariamente a fantasia do Frank, e o mesmo estaria diariamente envolvido entre o esquema de venda de drogas e reviver a sua fantasia macabra. Nesse sentido da segunda hipótese, a cantora (Dorothy), a criança e o amigo dele que canta (Andy) estariam sendo colocados em posições que fizessem Frank reviver essa fantasia, que não consigo pensar com muito profundidade sobre como seria ela em todos os seus aspectos, mas seria algo como:

    Ao som da música tema do filme, passar por um situação variante entre explosão sexual e explosão de raiva, revivendo alguma cena que deve ter sido impactante para ele, relacionada ao momento em que ele escutou a música, talvez, mas também poderia a música ter relação com o momento que gerou a fantasia de outra maneira, por exemplo por ter alguma frase que lembra ele desse momento traumático, mas poderia ser muita coisa que não consegui pegar ao certo o que poderia ter sido, mas, de qualquer modo, a música está envolvida com a fantasia dele, e perpassa muitas das cenas em que o Frank perde o controle e algum de seus impulsos vem a tona.

    Dentro da fantasia dele, ele vive uma trama com a mãe, "Mommy", e o filho, que manifesta os impulsos, passando por representações onde ele se aproxima dela sexualmente e agride-a e, enquanto isso, manuseia o veludo azul, que está presente em vários ponto de sua fantasia, que vai além dessa situação e percorre tanto o show, onde a Dorothy canta veludo azul e o Frank pontualmente vai até lá para escutar e chorar, quanto a situação na casa de seu amigo, onde ele também desperta esses impulsos ao escutar a música que ele canta (Roy Orbison In Dreams), do qual ele repete a frase Candy Colored Clow, que lembra a música, por ser uma parte da dela, presente na introdução. Então, esses objetos estão dentro da fantasia dele, embora não dê para saber como eles se originaram, qual foi ou foram os eventos que desencadearam a fantasia. Só que para manter ela, ele faz algumas coisas que apenas uma pessoa doente como ele poderia fazer. Para reviver a fantasia com a cantora (que serve para ele tanto como pessoa com quem ele vive a fantasia com a mãe quanto como a cantora que canta a música sobre o veludo azul), ele sequestra o filho e marido de Dorothy, e mantém ela dessa forma, em cárcere privado, tendo que moldar a sua vida para a fantasia de Frank. Me pergunto também, se o amigo dele Andy, não estaria nesse esquema de cárcere privado, sendo obrigado a estar lá no momento em que o Frank tivesse que reviver a sua fantasia.

    - Outro aspecto da música Candy Colored Clown, é que ela pode afirmar a hipótese número um, no sentido de que a letra fala sobre basicamente alguém dormindo e indo sonhar e depois descrevendo as situações dentro do sonho. "Nos sonhos, caminho com você", essa parte da música me fez pensar sobre a situação de Jeffrey com a cantora Dorothy Vallens e com a Sandy Willians, que parecem ser para ele o contraponto entre o lado bom e obscuro da história (a situação com o Frank), por exemplo com a Sandy, ele encontra uma companheira parecida com ele e que concorda em ajudar na sua investigação maluca e que se transforma mais para frente em uma figura amorosa, e com a Dorothy, com quem ele também desenvolve uma relação amorosa, mas que traz a tona uma série de situações obscuras, cortando abruptamente a situação sexual dos dois. O trecho da música me lembra esse aspecto da relação dele com elas pois descreve elas como pessoas que o acompanham nesse mistério, que seria misterioso por seguir a lógica de um sonho, onde não são tão explicáveis as coincidências. Os diálogos no carro com a Sandy também explicariam mais ou menos essa hipótese, considerando que ela descreve um sonho em que existe uma polaridade entre o belo e o obscuro. Outro ponto dentro dessa minha hipótese, seria a de que ele tem, fora dos sonhos, uma relação com a Sandy (e isso realmente acontece no final do filme quando ele acorda de um sonho pela tarde e abraça ela) mas também desenvolveu algum tipo de desejo pela moça que brincava com o filho parque (que aparecem felizes nas ultimas cenas do filme, e ser em um parque é apenas um chute, poderia ser uma moça com o filho que ele viu em qualquer lugar e essa cena ter se fixado no inconsciente, pois existe um fluxo de toda continuidade do que foi armazenado pelo cérebro, então uma coisa que eu vi a 16 anos pode vir a tona em algum momento, uma lembrança de longe), e esse desejo se manifestou durante todo o sonho, onde ele coloca ela como uma mulher misteriosa envolvida em toda a trama que se desenvolve e que ao mesmo tempo é uma parceira sexual.

    Esses são só alguns elementos, o filme tem mais camadas, mas eles já são o bastante para começar a surgir essas duas hipóteses, e elas dão diferentes sentidos ao filme em relação uma contra a outra.

    No caso da primeira, o sonho estaria representando aquela fantasia, só que partindo não do inconsciente de Frank mas do inconsciente de Jeffrey, e que para realizar ela de uma maneira não direta, cria toda a situação mirabolante, inclusive criando um personagem como o Frank, que seria a mão que gera as situações para que Jeffrey viva esse momento de desejo.
    No caso da segunda, Jeffrey viveria nesse estranho mundo, onde tanto para ele acontecem estranhas coincidências, quanto existe essa pessoa, o Frank, que seria o indivíduo que sente o desejo e faz a fantasia se realizar. Nesse caso, o protagonista seria realmente uma pessoa que caiu em uma história, em um mistério, do dia para a noite, enquanto jogava as pedras na lata.

    Ambas as hipóteses são profundamente diferentes pelo fato de que, caso seja a primeira ela nos dirá muito sobre o desejo e a fantasia de Jeffrey e caso seja a segunda, ela nos dirá muito sobre a fantasia do Frank. Não consigo dizer qual das duas poderia ser com certeza, ou se existem outras, ou até a explicação do diretor, mas aposto que a tese mais possível seja a hipótese número 1, principalmente por causa da cena final do filme.

    ****** e aí um adendo, já ouvi alguém falar, sobre uma teoria de que o Jeffrey seria uma versão jovem do Dale Cooper, também fiquei com essa teoria na cabeça, mas nada muito profundo que possa comprovar ela, apenas o fato de que em Twin Peaks ele tem esse método intuitivo para revelar coisas dentro do caso da Laura Palmer, o método veio para ele em um sonho, que pode ter sido revelado para ele nesse momento em que ele jogava a pedra na garrafa e com isso descobriu a primeira pista dessa investigação. O método consiste em jogar pedras em uma garrafa e quando acertar ela e quebrar, se saberá quem deve ser investigado para dar alguma pista sobre o caso (resumindo). No filme blue velvet acontece essa situação em comum, só que dessa vez como sendo apenas uma coincidência. Teria então o agente Cooper apreendido essa técnica nesse momento e depois passou a usar para a carreira de agente? Sei lá.

    Outro elemento é o fato de que blue velvet se passa em 1986 e Twin Peaks em 1989, três anos depois. Três anos é o tempo no passado em tinha sido revelado para o Cooper o tal método de intuição.

    Mas esse adendo é apenas uma teoria maluca kkkkkkkkkkkk, deve ter vários furos nela.

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    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

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  • João Ferreira Maciel Neto

    [spoiler][/spoiler] Ao contrário do que revela um dos assassinos no filme (sobre eles não se preocuparem com os fãs), o enredo é exatamente o contrário, o filme entrega em todos os momentos exatamente aquilo que os fãs da franquia esperam, e isso tem me preocupado pela frequência com que vem acontecendo nos filmes recentes. Me parece que todos os filmes são apenas continuações de franquias para provocar certo efeito previsível nos fãs de longa data, uma grande indústria de satisfação momentânea e de referências à cultura pop dos EUA, isso em si não é ruim, mas sim a frequência com que vem acontecendo em todos os filmes mais famosos e que de fato vendem. O problema de uma fórmula que foi encontrada e vai ser usada como um pano molhado saindo espremido, até a última gota de água.

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