Uma das melhores adaptações da literatura pro cinema que eu já vi. Lindo filme. Concordo com cada palavra da Aniely: "Um dos filmes mais lindos que já vi. Sensível, poético e intenso."
Assisti pela quarta vez, aproveitando que terminei de ler o livro de Steinbeck esses dias. Continua sendo um dos meus filmes mais queridos, senão o favorito. Não é exatamente fiel à história original. Muitas situações mudam, e o filme nem menciona dois dos personagens principais, Samuel Hamilton e o querido Lee, que tem uma importância vital na vida dos irmãos Aron e Cal. Até o glorioso salgueiro estava lá, na cena do aniversário de Adam, mas nada de Lee. Mas Elia Kazan sem dúvida fez um grande trabalho com este filme, e James Dean está em um dos melhores papéis de sua carreira, só perdendo, na minha opinião, para o divertido Jett, de Assim Caminha a Humanidade. Recomendo muito a leitura do livro. O filme se concentra no relacionamento entre Cal Trask e o pai, mas o livro traz uma mensagem muito mais ampla, tendo como centro a discussão sobre bem e mal, e sobre o poder que o ser humano possui de escolher entre um e outro.
Gostei da adaptação, achei divertida, bem feita, leve, personagens bem caracterizados, e não fugiu muito à história original. Adorei a narração. Por enquanto só li o primeiro livro da série, e não me parece que os outros entraram nessa adaptação, não. Marvin ficou ótimo, mas continuou me incomodando, como incomodou no livro, o uso do termo "maníaco-depressivo" pra defini-lo. Aparentemente Douglas Adams não tinha noção do significado do termo. Marvin é somente depressivo, não existe absolutamente nada de maníaco nele. O que Douglas Adams provavelmente quis dizer foi que Marvin é obsessivo em relação aos pensamentos depressivos que tem. Mas o termo que ele usou está errado. Perdão pela aula que ninguém pediu, rs. Mas em geral a adaptação não me decepcionou, embora pudesse ser melhor. Amei a musiquinha na abertura e no final. Certamente vou ficar com ela na cabeça por dias.
Esse filme é de uma sensibilidade linda, surpreendente, envolvente, provocador! Está, sem dúvida, entre os meus favoritos.
Estava me perguntando o porquê de filmes como este, Two Lovers e Blue Valentine estarem com uma média tão baixa aqui e no Imdb. Fiquei me perguntando se era algum tipo de birra, de preconceito dos apreciadores de cinema em relação aos filmes de romance... Mas, conversando com o geniozinho Pedro Lubschinski, rs, acabei chegando à conclusão de que o público em geral se propõe a ver um filme classificado como romance já esperando aquele tratamento cliché açucarado pra além de qualquer limite. Aqueles que eu honestamente tenho preguiça. Daí dão de cara com uma abordagem realista e mais pesada, mais substancial, e se decepcionam porque no fim das contas só queriam mesmo um "happy ever after". Aí é complicado mesmo. Mas esses três, Two Lovers, Take This Waltz e Blue Valentine, dão toda uma outra dimensão a esse tipo de filme. Os três estão entre os meus favoritos. E fico aqui esperando, ansiosa, outros de igual sensibilidade e real conteúdo. :-)
Que filme mais lindo! Sabe quando você toma as dores de cada personagem, se coloca no lugar deles, sofre junto com eles? Me identifiquei não só com o Phoenix, mas com todos eles. Aliás, belíssima atuação a dele! Até da Gwineth Paltrow eu consegui gostar, haha. Achei que James Gray abordou os desencontros do amor de um jeito muito sensível e maduro, e real. Esse filme passa por cima da gente feito um trator, e não tem como a gente não se lembrar das próprias histórias, das próprias esperanças, das próprias dores. Muito bom mesmo! Só me chateou o fato de ele ser tão subestimado e mal avaliado, tanto aqui quanto no Imdb... Me fez lembrar de um outro filme que eu também acho incrível, nessa mesma linha, mas que também é muito subestimado: o Take This Waltz. Enfim, que a justiça algum dia seja feita, rs. Recomendo muito!
Meu primeiro filme do Wes Anderson. Não achei, assim, genial como um "Fabuloso Destino de Amélie Poulain" por exemplo, é verdade. Mas muita coisa me encantou nele. A fotografia é linda. Desde a escolha das cores e locações até a composição das cenas, tudo é de uma delicadeza, de um cuidado e de uma arte incríveis. Pra mim é como se cada cena fosse uma pintura, onde Wes se preocupou em compor, com cada um dos tons escolhidos pra dar o clima certo ao filme, a imagem mais harmoniosa possível. As tomadas, as boas atuações (Norton, andava com saudades! Jared Gilman, que boa surpresa!), a trilha sonora, o envolvimento sincero, leve e descomplicado das duas crianças, a dancinha de Sam na praia, o humor sutil... de verdade, ri muito mais, e mais honestamente, com Moonrise Kingdom do que costumo rir com qualquer desses filmezinhos classificados como comédia. Enfim, recomendo muito! Ah, vejam também os créditos! Sam apresenta lindamente cada um dos elementos de uma orquestra. É pra terminar de ver, e ouvir, com um sorriso no rosto.
Literatura, música e romance na insana China de Mao Tsé-Tung e sua Revolução Cultural. Muito criativo, especialmente no que diz respeito às saídas que as personagens encontram para poder continuar expondo - ou ocultando - sua arte e seus gostos. Muito bem feito, indico!
O Amante
3.8 149Uma das melhores adaptações da literatura pro cinema que eu já vi. Lindo filme.
Concordo com cada palavra da Aniely: "Um dos filmes mais lindos que já vi. Sensível, poético e intenso."
Vidas Amargas
4.2 177 Assista AgoraAssisti pela quarta vez, aproveitando que terminei de ler o livro de Steinbeck esses dias. Continua sendo um dos meus filmes mais queridos, senão o favorito. Não é exatamente fiel à história original. Muitas situações mudam, e o filme nem menciona dois dos personagens principais, Samuel Hamilton e o querido Lee, que tem uma importância vital na vida dos irmãos Aron e Cal. Até o glorioso salgueiro estava lá, na cena do aniversário de Adam, mas nada de Lee. Mas Elia Kazan sem dúvida fez um grande trabalho com este filme, e James Dean está em um dos melhores papéis de sua carreira, só perdendo, na minha opinião, para o divertido Jett, de Assim Caminha a Humanidade. Recomendo muito a leitura do livro. O filme se concentra no relacionamento entre Cal Trask e o pai, mas o livro traz uma mensagem muito mais ampla, tendo como centro a discussão sobre bem e mal, e sobre o poder que o ser humano possui de escolher entre um e outro.
O Guia do Mochileiro das Galáxias
3.4 1,0KGostei da adaptação, achei divertida, bem feita, leve, personagens bem caracterizados, e não fugiu muito à história original. Adorei a narração. Por enquanto só li o primeiro livro da série, e não me parece que os outros entraram nessa adaptação, não. Marvin ficou ótimo, mas continuou me incomodando, como incomodou no livro, o uso do termo "maníaco-depressivo" pra defini-lo. Aparentemente Douglas Adams não tinha noção do significado do termo. Marvin é somente depressivo, não existe absolutamente nada de maníaco nele. O que Douglas Adams provavelmente quis dizer foi que Marvin é obsessivo em relação aos pensamentos depressivos que tem. Mas o termo que ele usou está errado. Perdão pela aula que ninguém pediu, rs. Mas em geral a adaptação não me decepcionou, embora pudesse ser melhor. Amei a musiquinha na abertura e no final. Certamente vou ficar com ela na cabeça por dias.
Entre o Amor e a Paixão
3.6 427Esse filme é de uma sensibilidade linda, surpreendente, envolvente, provocador! Está, sem dúvida, entre os meus favoritos.
Estava me perguntando o porquê de filmes como este, Two Lovers e Blue Valentine estarem com uma média tão baixa aqui e no Imdb. Fiquei me perguntando se era algum tipo de birra, de preconceito dos apreciadores de cinema em relação aos filmes de romance... Mas, conversando com o geniozinho Pedro Lubschinski, rs, acabei chegando à conclusão de que o público em geral se propõe a ver um filme classificado como romance já esperando aquele tratamento cliché açucarado pra além de qualquer limite. Aqueles que eu honestamente tenho preguiça. Daí dão de cara com uma abordagem realista e mais pesada, mais substancial, e se decepcionam porque no fim das contas só queriam mesmo um "happy ever after". Aí é complicado mesmo. Mas esses três, Two Lovers, Take This Waltz e Blue Valentine, dão toda uma outra dimensão a esse tipo de filme. Os três estão entre os meus favoritos. E fico aqui esperando, ansiosa, outros de igual sensibilidade e real conteúdo. :-)
Amantes
3.5 340Que filme mais lindo! Sabe quando você toma as dores de cada personagem, se coloca no lugar deles, sofre junto com eles? Me identifiquei não só com o Phoenix, mas com todos eles. Aliás, belíssima atuação a dele! Até da Gwineth Paltrow eu consegui gostar, haha. Achei que James Gray abordou os desencontros do amor de um jeito muito sensível e maduro, e real. Esse filme passa por cima da gente feito um trator, e não tem como a gente não se lembrar das próprias histórias, das próprias esperanças, das próprias dores. Muito bom mesmo! Só me chateou o fato de ele ser tão subestimado e mal avaliado, tanto aqui quanto no Imdb... Me fez lembrar de um outro filme que eu também acho incrível, nessa mesma linha, mas que também é muito subestimado: o Take This Waltz. Enfim, que a justiça algum dia seja feita, rs. Recomendo muito!
Moonrise Kingdom
4.2 2,1K Assista AgoraMeu primeiro filme do Wes Anderson. Não achei, assim, genial como um "Fabuloso Destino de Amélie Poulain" por exemplo, é verdade. Mas muita coisa me encantou nele. A fotografia é linda. Desde a escolha das cores e locações até a composição das cenas, tudo é de uma delicadeza, de um cuidado e de uma arte incríveis. Pra mim é como se cada cena fosse uma pintura, onde Wes se preocupou em compor, com cada um dos tons escolhidos pra dar o clima certo ao filme, a imagem mais harmoniosa possível. As tomadas, as boas atuações (Norton, andava com saudades! Jared Gilman, que boa surpresa!), a trilha sonora, o envolvimento sincero, leve e descomplicado das duas crianças, a dancinha de Sam na praia, o humor sutil... de verdade, ri muito mais, e mais honestamente, com Moonrise Kingdom do que costumo rir com qualquer desses filmezinhos classificados como comédia. Enfim, recomendo muito! Ah, vejam também os créditos! Sam apresenta lindamente cada um dos elementos de uma orquestra. É pra terminar de ver, e ouvir, com um sorriso no rosto.
Balzac e a Costureirinha Chinesa
4.2 96 Assista AgoraLiteratura, música e romance na insana China de Mao Tsé-Tung e sua Revolução Cultural. Muito criativo, especialmente no que diz respeito às saídas que as personagens encontram para poder continuar expondo - ou ocultando - sua arte e seus gostos. Muito bem feito, indico!
Sonhos
4.4 381 Assista AgoraBelíssimas imagens, cores, jogos de luz, figurino... arte, delicadeza e criatividade em cada cena. Indico.
Carmen
3.9 20 Assista AgoraO filme que me fez, aos dez anos de idade, me apaixonar perdidamente pela dança e pela cultura flamenca.