Filmes estilo found footage já não são novidade para ninguém, mas são poucos que usam desse recurso em forma de mockumentary, assim como em Tunnel.
O interessante desse filme é que pela primeira vez, as filmagens são mostradas do ponto de vista do "vilão". Vemos seus progressos, suas experiências e a forma que isso é feito, mesclado com os depoimentos da polícia, e das testemunhas foi realmente muito interessante.
Um ponto fraco (justificável) fica por conta da iluminação, que por ser um "filme caseiro", muitas vezes acontece em um cenário escuro, com faixas esverdiadas que não permite entender o que está acontecendo na cena.
Esse está no top da minha lista de filmes favoritos, foi ele quem me fez cair de amor pelo estilo found footage e vou explicar o porquê:
Talvez se visto hoje pela nova geração, as pessoas pensem "O que esse filme tem de tão especial?" mas para entender o que fez bruxa de Blair virar todo esse sucesso, vc deve voltar para o ano de 1999/2000. Naquela época que a internet engatinhava, quando usávamos o cade.com.br ou yahoo para procurar informações, os poucos sites ""especializados"" no assunto eram de fontes totalmente não confiáveis, e a informação não era tão facil e pronta como era hoje, e por isso quando se ouvia falar de um filme "baseado em fatos reais" sobre um pessoal que foi pego por uma tal bruxa em uma floresta, vc fica simplesmente maluco.
E é essa a grande sacada da bruxa de Blair, diferente dos outros filmes handcam que surgiu depois, esse é EXTREMAMENTE PLAUSÍVEL. Se vc falar que ficou preso em uma casa com zumbis (Rec) vc vai se perguntar: "zumbis existem?", ou se um Godzilla destruir Nova York (Cloverfield), vc vai pensar "se isso aconteceu, porque não passou no Fantástico?" ou se vc for assombrado em uma casa (Atividade Paranormal) vc pensa: "Ok ok, já sei que estão blefando". Mas, mas! quando vc diz que tres adolescentes foram pra uma floresta e foram mortos por um eremita/bruxa/louco/assassina vc simplesmente acredita!
O filme vai além porque soube de forma inedita (apesar de nao ser o primeiro estilo found footage), trabalhar muito bem encima do marketing disso. O filme se transformou algo em multimidia (que depois foi explorado por Cloverfield, mas de outra maneira), em todos os lugares se falava disso, se via cartaz de procura-se (e eu sei o quanto tempo gastei procurando sobre a lenda da tal bruxa) e é isso que torna esse filme tão espetacular.
[spoiler] a bruxa nao aparece no final? não importa! É essa pulga atras da orelha em saber o que diabos aconteceu que permite que tudo isso dito acima funcione!
Como disse, talvez isso não funcione mais para a geração atual, sorte a minha que consegui experimentar o filme de formas mais variadas que apenas a película.
Esse é um daqueles filmes da categoria "todos odeiam, menos eu". E digo isso porque (assim como falaram aqui nos comentários) muitos se focam pensando na criatura e não na "criação" das coisas. Passam muito tempo esperando encontrar mortes, ou ver o monstro destrinchar alguém como se fosse um filme de slash. Mas não, o filme se foca na construção de camadas, em algo que tenta ir mais além, nos permite refletir (isso para aqueles que se deixaram levar até as camadas mais profundas do filme).
A Vila é um filme parado, com apenas 2 momentos reais de tensão (ao meu ver), mas ainda te deixa encucado. Qual o problema da cor vermelha? Será a cidade vizinha tão terrivel quanto acreditam?
Parece uma analogia quanto ao mito da caverna de platão.
Tudo se parte por uma premissa básica: A criação de uma sociedade perfeita, que se isola do resto do mundo criando barreiras disfarçadas de contos de fadas.
Isso nos faz questionar o quanto nós mesmos podemos estar presos em sociedades como essa, seja fisicamente ou mentalmente falando. E a única pessoa que pôde "enxergar" de certa forma a realidade ironicamente era cega.
Confesso que agora, assistindo o filme pela segunda vez, 60% do encanto se perde, pois vc já sabe o final, vc já entende as motivações e começa a certos pontos a questionar algumas ações, mas isso não tira o mérito dessa obra que teve um cuidado especial no uso das cores quentes (o vermelho "maldito" em contraste com todo o cenário) e as tomadas de fotografia.
Esse é um filme que vc tem que estar aberto a se aprofundar nas camadas mais internas se quiser tirar um maior proveito, nem que seja como a Ivy, tateando no escuro.
Se você procura um filme com belas moças pagando peitinho e quem sabe levar um susto hora ou outra, sim meu caro, está no caminho certo.
Como o filme é formado por vários diretores e roteiristas, formando essa junção de histórias, minha critica será avaliada individualmente.
------------------------------ #Amateur night - (4 estrelas)
O filme se monta através de várias histórias curtas que são quase uma "lenda urbana filmada", por isso, dentro do tempo que cada história se propõe, ela tem que ter um roteiro simples (ao meu ver), sem muitas reviravoltas mirabolantes ou coisas complexas demais. E essa primeira fita é a única que consegue fazer isso.
Começando pela estilo James Bond do óculos, acho que já ganha por ali na inovação. Filmes hand-cam muitas vezes não conseguem se sustentar justamente por não fazer sentido vc filmar quando todo mundo está lutando pelas suas vidas, mas ao transferir isso para um simples óculos, torna tudo mais crível. Os proximos filmes de estilo hand-cam poderiam até usar desse artifício (justificar como se o que estivessemos assistindo fosse a "visão" do personagem ao invés de ser uma gravação (infelizmente essa ideia não caberia nesse filme)).
Assim que vemos a garota estranha de olho esbugalhado, que mais parece com a Belatrix (Harry Potter) já sabemos que vai dar merda. E quando isso acontece é de um modo tão "animal" e grotesco que realmente empolga. E afinal, quando uma garota gárgula cheia de sangue te olha nos olhos e pergunta: "Não gosta?" você realmente percebe que está ferrado.
Esse foi o vídeo mais fraco. Simplesmente porque o roteiro tem um meio, mas não tem um fim (racional) ou um começo (explicativo).
Ok, nós vemos um casal feliz viajando por alguns pontos turisticos dos EUA. até quando chega aquela outra personagem (sabe se lá de onde) e mata o marido e foge com a garota. Vamos lá, vamos pensar um pouco: Se aquilo era planejado, então como a "misteriosa da mascara" seguiu o casal? Poderia ser tudo dentro do plano, vamos aceitar dessa forma, mas qual o propósito? Só pra roubar US100,00 da carteira do cara? Simplesmente é uma história tão solta e vaga que você pensa "é só isso?". A única cena realmente f0d4 é quando a camera liga, mostra o cara dormindo e depois para a garota, fazendo vc perceber que tinha mais alguém lá (e por que diabos ela ira filmar os dois dormindo?) Duas estrelas só por essa cena e pela esposa ser bonitinha.
------------------------------ #Tuesday the 17th (4 estrelas)
Ah esse foi meu video favorito. Apesar dos impressionantes e horríveis furos no roteiro. Esse video é tão bizarro e estranho que de alguma forma parecia fazer total sentido.
Enquanto vemos os amigos caminhando pela floresta (e eu só estava esperando a casa da bruxa de blair aparecer no fundo), a cena cortava para um frame rápido de uma pessoa morta e isso foi realmente demais. Ai então, sem mais nem menos, somos apresentados ao inimigo da história, o Incrivel Ninja Invisivel Com Sinal Mal Sintonizado. Nessa hora é que a trama se explica (ou tenta). A Wendy arrastou os amigos pra lá pra usar de isca pra pegar o Ninja. Que tipo de mente doentia iria arrastar os amigos pra servir de isca? E se ela tivesse sido o primeiro alvo do cara? Não ia adiantar nada. Mas ela estava preparada, a Wendy era o Rambo e em algum momento (sabe se la qual) ela havia preparado inumeras armadilhas para o Ninja.
Um momento marcante do filme, achei a Rambo a garota mais linda do filme, ela chega em vc e pergunta pro cara se quer transar. por que diabos o cara vai ficar perguntando "E aquele negocio que vc disse de que todos vao morrer?". Ninguem, absolutamente ninguém iria pensar nisso nessa hora. É uma mudança de assunto tão drastica e absurda que chega a ser idiota.
O efeito bizarro do ninja, o andar estranho do (ex)morto e a forma que a Wendy morre com porretadas na cabeça com a câmera e depois ter as (tripas?) comidas pelo ninja (com sua faca/kunai), faz com que essa seja a melhor história bizarra sem sentido de todas.
------------------------------ # The sick thing the happend to Emily when she was younger (3,5 estrelas)
Atenção garotas que adoram conhecer pessoas no bate-papo do Uol, esse é um alerta pra vcs.
Esse video é como um "curta metragem de Atividades paranormais" e ainda consegue ser o segundo na minha lista. Portas batendo, criancinhas correndo por ai, somando com o clima claustofóbico de 3-4 comodos, torna tudo muito interessante. Com é claro a estranha cena do final, quando o "DoutorSexy35_online" surge na cena como se tivesse escondido atras da geladeira o tempo todo (lembrei das vans que a produção sai nas pegadinhas do Silvio Santos) e tira sabe se lá o que da costa da mulher. Sinceramente não entendi muita coisa dessa história, mas pela tensão e os peitos das taradas do Skype, já valeu a pena
Mais um caso do problema "por que vc ainda está filmando isso?". Esse video foi o que apresentou mais efeitos especiais, muitos deles interessantes com as mãos na parede, caras sendo puxados para o teto, portas mudando de forma, como se estivessem realmente nas noites do terror do playcenter. Mas cá entre nós, quando tudo tiver acontecendo, quem vai se preocupar em filmar? (principalmente com um trem vindo na sua direção). Tá vamos com calma, por que eles estavam naquela casa mesmo? Estavam procurando uma festa de halloween. E conseguiram por engano (?) parar numa casa que estava tendo uma tentativa de inquisição? puxa que azar grande não é mesmo? Se todos aqueles fenomenos estavam sendo causados pela "emily rose", entao porque tinha algumas assombrações lá tambem? acho que ela não seria capaz disso. Tudo foi piorando e sabiamos, desde quando ouvimos as primeiras preces dos "religiosos" que não era nem de longe uma boa ideia soltar aquela garota. Mas mesmo assim eles a soltaram, para ter aquele final ridiculo do trem que parecia ter sido tirado de algum desenho animado.
------------------------------ #Tape 56
E quem estava vendo essas fitas mesmo? Eram os caras que estavam por algum motivo qualquer, procurando uma fita qualquer e foram parar em um lugar qualquer. Você espera até o final dos créditos na esperança de saber o que aconteceu com os outros caras, quem era o cara pelado que apareceu certa hora. Mas não existe resposta para isso. Tudo fica assim, sem um final de verdade. Talvez o foco não fosse esse, era só uma desculpa para ver as fitas.
O filme parece dividir o suspense em dois formatos: O suspense visceral, mais angustiante e o suspense fácil, com efeitos sonoros no timing certo para te pegar naquele susto desprevenido.
Se por um lado somos pegos de surpresa por aparições repentinas do "BAGULho", também nos sentimos enforcados, queimados e quase sufocados com as filmagens das familias mortas, e levando em conta esse ponto em particular do filme, que garante a minha nota.
O filme mostra alguns pontos que apesar da carga dramática, se mostraram desnecessários se ver o filme como um todo (como o terror noturno do garoto), contudo, o drama que todo o filme carrega é realmente muito bom, desde o dilema do pai e as consequencias que acabam se refletindo na familia (mais bem explorado do ponto de vista da mãe).
As crianças do "Bagulho" quando mostradas de perto não são tão interessantes, diferente de quando vemos apenas suas silhuetas num canto aqui e num outro canto lá. Salvo pela cena que elas perambulam pela casa, com um andar quase "leve" (como se estivessem numa gravidade diferente), terminando a cena com a imagem da "bagulhada" fazendo "xiu" para a garota.
O final só peca por um fator bem simples: Ao invés de usar a tensão, que foi muito bem explorada nas filmagens das familias anteriores, foi usado uma edição rápida de um corte de machado (o susto fácil com uso dos efeitos sonoros). Se as mortes tivessem sido mais viscerais, mais "sufocantes" como todas as outras, ele teria terminado muito melhor.
Vimos nesse filme um bom exemplo de história envolvente. Somos apresentados aos personagens, com suas caracteristicas, vemos como os "programas são feitos" e pouco a pouco somos introduzidos na real trama.
Algumas dicas já nos são dadas do que podemos esperar, vindo dos relatos dos funcionários, mas é a expectativa do susto que é o grande trunfo desse filme.
Sou fã de filmes handcam principalmente os que sabem usar isso a seu favor. O filme te prende como uma aranha em sua teia, pouco a pouco ela se aproxima, sabemos que ela irá atacar e mesmo quando não ocorre ficamos na espectativa e é dessa forma que ela consegue manter a nossa atenção o tempo todo, seja com uma porta abrindo ou um vulto passando por trás. Queremos o susto e esperamos ele de braços abertos (ou não).
De fato, o lado angustiante de ficar preso num local e aparentemente mutavel (essa foi a sacada mais genial do filme) nos da esperança em ver bons filmes desse estilo que já dá sinais cansaço.
Um filme que tenta alcançar o nível do primeiro (com uma série de reviravoltas) que não funcionam.
Já faz um tempo que a franquia estava seguindo por caminho estranho onde as tentativas de fazê-lo pensar "nossa que reviravolta fantastica" assim como foi a sensação dada no primeiro e no segundo, não conseguem se sustentar.
Vamos lá pelo princípio do filme. Por que a disputa do triangulo amoroso tinha de ser mostrada como num "reality show"? Para todo mundo ver? qual o propósito? Jigsaw se dava bem pq fazia tudo as escondidas (e ele é mestre em achar fabricas abandonadas, convenhamos). Mas por que fazer tudo isso a mostra?
Bem nao importa, o que realmente foi interessante no filme foi a subtrama (ou é a trama principal?) sobre o sobrevivente fake com sua missão de salvar os comparsas. Poderia até ser uma espécie de "ah já vimos algo parecido com no terceiro filme" mas foi infinitamente mais interessante do que a trama do Hoffman. Não, porque sério, cade a motivação de tudo isso? Se John criava os jogos com o propósito de dar sentido a vida, o que o Hoffman faz? Ele cria aquela jogo de esconde-esconde para conseguir de maneira incrivel (ironia) chegar até onde a onde a outra estava presa e nesse meio caminho somos bombardeados com as reviravoltas fantasticas e os flashbacks que tentam de alguma forma nos situar (e consequentemente criam mais reviravoltas fantasticas). Para no fim matá-la assim. Puf. simplesmente?! Tudo isso para mostrar no final o médico lá do primeiro filme, ajudou John na coisa toda. Para que? Diabos, ele perdeu a perna e porque iria virar um Jigsaw?
Esse filme se resume em tentativas que não deram certo com a premissa de que mais (mortes, reviravoltas, personagens) resulta em mais qualidade. Nesse caso (ao meu ver) falhou e feio. Só se salvando pela subtrama do fake (porq se essa for a trama original então a do Hoffman é subtrama, consequentemente "o final" do título do filme não é importante)
As Fitas de Poughkeepsie
3.1 372Filmes estilo found footage já não são novidade para ninguém, mas são poucos que usam desse recurso em forma de mockumentary, assim como em Tunnel.
O interessante desse filme é que pela primeira vez, as filmagens são mostradas do ponto de vista do "vilão". Vemos seus progressos, suas experiências e a forma que isso é feito, mesclado com os depoimentos da polícia, e das testemunhas foi realmente muito interessante.
Um ponto fraco (justificável) fica por conta da iluminação, que por ser um "filme caseiro", muitas vezes acontece em um cenário escuro, com faixas esverdiadas que não permite entender o que está acontecendo na cena.
A Bruxa de Blair
3.1 1,6KEsse está no top da minha lista de filmes favoritos, foi ele quem me fez cair de amor pelo estilo found footage e vou explicar o porquê:
Talvez se visto hoje pela nova geração, as pessoas pensem "O que esse filme tem de tão especial?" mas para entender o que fez bruxa de Blair virar todo esse sucesso, vc deve voltar para o ano de 1999/2000.
Naquela época que a internet engatinhava, quando usávamos o cade.com.br ou yahoo para procurar informações, os poucos sites ""especializados"" no assunto eram de fontes totalmente não confiáveis, e a informação não era tão facil e pronta como era hoje, e por isso quando se ouvia falar de um filme "baseado em fatos reais" sobre um pessoal que foi pego por uma tal bruxa em uma floresta, vc fica simplesmente maluco.
E é essa a grande sacada da bruxa de Blair, diferente dos outros filmes handcam que surgiu depois, esse é EXTREMAMENTE PLAUSÍVEL. Se vc falar que ficou preso em uma casa com zumbis (Rec) vc vai se perguntar: "zumbis existem?", ou se um Godzilla destruir Nova York (Cloverfield), vc vai pensar "se isso aconteceu, porque não passou no Fantástico?" ou se vc for assombrado em uma casa (Atividade Paranormal) vc pensa: "Ok ok, já sei que estão blefando". Mas, mas! quando vc diz que tres adolescentes foram pra uma floresta e foram mortos por um eremita/bruxa/louco/assassina vc simplesmente acredita!
O filme vai além porque soube de forma inedita (apesar de nao ser o primeiro estilo found footage), trabalhar muito bem encima do marketing disso. O filme se transformou algo em multimidia (que depois foi explorado por Cloverfield, mas de outra maneira), em todos os lugares se falava disso, se via cartaz de procura-se (e eu sei o quanto tempo gastei procurando sobre a lenda da tal bruxa) e é isso que torna esse filme tão espetacular.
[spoiler]
a bruxa nao aparece no final? não importa! É essa pulga atras da orelha em saber o que diabos aconteceu que permite que tudo isso dito acima funcione!
Como disse, talvez isso não funcione mais para a geração atual, sorte a minha que consegui experimentar o filme de formas mais variadas que apenas a película.
A Vila
3.3 1,6K[comentário com spoilers, leia por conta e risco]
Esse é um daqueles filmes da categoria "todos odeiam, menos eu". E digo isso porque (assim como falaram aqui nos comentários) muitos se focam pensando na criatura e não na "criação" das coisas. Passam muito tempo esperando encontrar mortes, ou ver o monstro destrinchar alguém como se fosse um filme de slash. Mas não, o filme se foca na construção de camadas, em algo que tenta ir mais além, nos permite refletir (isso para aqueles que se deixaram levar até as camadas mais profundas do filme).
A Vila é um filme parado, com apenas 2 momentos reais de tensão (ao meu ver), mas ainda te deixa encucado. Qual o problema da cor vermelha? Será a cidade vizinha tão terrivel quanto acreditam?
Parece uma analogia quanto ao mito da caverna de platão.
Tudo se parte por uma premissa básica: A criação de uma sociedade perfeita, que se isola do resto do mundo criando barreiras disfarçadas de contos de fadas.
Isso nos faz questionar o quanto nós mesmos podemos estar presos em sociedades como essa, seja fisicamente ou mentalmente falando. E a única pessoa que pôde "enxergar" de certa forma a realidade ironicamente era cega.
Confesso que agora, assistindo o filme pela segunda vez, 60% do encanto se perde, pois vc já sabe o final, vc já entende as motivações e começa a certos pontos a questionar algumas ações, mas isso não tira o mérito dessa obra que teve um cuidado especial no uso das cores quentes (o vermelho "maldito" em contraste com todo o cenário) e as tomadas de fotografia.
Esse é um filme que vc tem que estar aberto a se aprofundar nas camadas mais internas se quiser tirar um maior proveito, nem que seja como a Ivy, tateando no escuro.
Argo
3.9 2,5K"Se estou fazendo um filme de mentira, será um sucesso de mentira". Ironicamente, isso acabou resultando num filme de sucesso de verdade
V/H/S
3.0 748 Assista AgoraSe você procura um filme com belas moças pagando peitinho e quem sabe levar um susto hora ou outra, sim meu caro, está no caminho certo.
Como o filme é formado por vários diretores e roteiristas, formando essa junção de histórias, minha critica será avaliada individualmente.
------------------------------
#Amateur night - (4 estrelas)
O filme se monta através de várias histórias curtas que são quase uma "lenda urbana filmada", por isso, dentro do tempo que cada história se propõe, ela tem que ter um roteiro simples (ao meu ver), sem muitas reviravoltas mirabolantes ou coisas complexas demais. E essa primeira fita é a única que consegue fazer isso.
Começando pela estilo James Bond do óculos, acho que já ganha por ali na inovação. Filmes hand-cam muitas vezes não conseguem se sustentar justamente por não fazer sentido vc filmar quando todo mundo está lutando pelas suas vidas, mas ao transferir isso para um simples óculos, torna tudo mais crível. Os proximos filmes de estilo hand-cam poderiam até usar desse artifício (justificar como se o que estivessemos assistindo fosse a "visão" do personagem ao invés de ser uma gravação (infelizmente essa ideia não caberia nesse filme)).
Assim que vemos a garota estranha de olho esbugalhado, que mais parece com a Belatrix (Harry Potter) já sabemos que vai dar merda. E quando isso acontece é de um modo tão "animal" e grotesco que realmente empolga.
E afinal, quando uma garota gárgula cheia de sangue te olha nos olhos e pergunta: "Não gosta?" você realmente percebe que está ferrado.
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#Second Honeymoon (2 estrelas)
Esse foi o vídeo mais fraco. Simplesmente porque o roteiro tem um meio, mas não tem um fim (racional) ou um começo (explicativo).
Ok, nós vemos um casal feliz viajando por alguns pontos turisticos dos EUA. até quando chega aquela outra personagem (sabe se lá de onde) e mata o marido e foge com a garota.
Vamos lá, vamos pensar um pouco: Se aquilo era planejado, então como a "misteriosa da mascara" seguiu o casal? Poderia ser tudo dentro do plano, vamos aceitar dessa forma, mas qual o propósito? Só pra roubar US100,00 da carteira do cara?
Simplesmente é uma história tão solta e vaga que você pensa "é só isso?".
A única cena realmente f0d4 é quando a camera liga, mostra o cara dormindo e depois para a garota, fazendo vc perceber que tinha mais alguém lá (e por que diabos ela ira filmar os dois dormindo?)
Duas estrelas só por essa cena e pela esposa ser bonitinha.
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#Tuesday the 17th (4 estrelas)
Ah esse foi meu video favorito. Apesar dos impressionantes e horríveis furos no roteiro.
Esse video é tão bizarro e estranho que de alguma forma parecia fazer total sentido.
Enquanto vemos os amigos caminhando pela floresta (e eu só estava esperando a casa da bruxa de blair aparecer no fundo), a cena cortava para um frame rápido de uma pessoa morta e isso foi realmente demais.
Ai então, sem mais nem menos, somos apresentados ao inimigo da história, o Incrivel Ninja Invisivel Com Sinal Mal Sintonizado.
Nessa hora é que a trama se explica (ou tenta).
A Wendy arrastou os amigos pra lá pra usar de isca pra pegar o Ninja. Que tipo de mente doentia iria arrastar os amigos pra servir de isca?
E se ela tivesse sido o primeiro alvo do cara? Não ia adiantar nada.
Mas ela estava preparada, a Wendy era o Rambo e em algum momento (sabe se la qual) ela havia preparado inumeras armadilhas para o Ninja.
Um momento marcante do filme, achei a Rambo a garota mais linda do filme, ela chega em vc e pergunta pro cara se quer transar. por que diabos o cara vai ficar perguntando "E aquele negocio que vc disse de que todos vao morrer?". Ninguem, absolutamente ninguém iria pensar nisso nessa hora. É uma mudança de assunto tão drastica e absurda que chega a ser idiota.
O efeito bizarro do ninja, o andar estranho do (ex)morto e a forma que a Wendy morre com porretadas na cabeça com a câmera e depois ter as (tripas?) comidas pelo ninja (com sua faca/kunai), faz com que essa seja a melhor história bizarra sem sentido de todas.
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# The sick thing the happend to Emily when she was younger (3,5 estrelas)
Atenção garotas que adoram conhecer pessoas no bate-papo do Uol, esse é um alerta pra vcs.
Esse video é como um "curta metragem de Atividades paranormais" e ainda consegue ser o segundo na minha lista.
Portas batendo, criancinhas correndo por ai, somando com o clima claustofóbico de 3-4 comodos, torna tudo muito interessante.
Com é claro a estranha cena do final, quando o "DoutorSexy35_online" surge na cena como se tivesse escondido atras da geladeira o tempo todo (lembrei das vans que a produção sai nas pegadinhas do Silvio Santos) e tira sabe se lá o que da costa da mulher.
Sinceramente não entendi muita coisa dessa história, mas pela tensão e os peitos das taradas do Skype, já valeu a pena
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#10/31/98 (3 estrelas)
Mais um caso do problema "por que vc ainda está filmando isso?".
Esse video foi o que apresentou mais efeitos especiais, muitos deles interessantes com as mãos na parede, caras sendo puxados para o teto, portas mudando de forma, como se estivessem realmente nas noites do terror do playcenter.
Mas cá entre nós, quando tudo tiver acontecendo, quem vai se preocupar em filmar? (principalmente com um trem vindo na sua direção).
Tá vamos com calma, por que eles estavam naquela casa mesmo? Estavam procurando uma festa de halloween. E conseguiram por engano (?) parar numa casa que estava tendo uma tentativa de inquisição? puxa que azar grande não é mesmo?
Se todos aqueles fenomenos estavam sendo causados pela "emily rose", entao porque tinha algumas assombrações lá tambem? acho que ela não seria capaz disso.
Tudo foi piorando e sabiamos, desde quando ouvimos as primeiras preces dos "religiosos" que não era nem de longe uma boa ideia soltar aquela garota. Mas mesmo assim eles a soltaram, para ter aquele final ridiculo do trem que parecia ter sido tirado de algum desenho animado.
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#Tape 56
E quem estava vendo essas fitas mesmo? Eram os caras que estavam por algum motivo qualquer, procurando uma fita qualquer e foram parar em um lugar qualquer. Você espera até o final dos créditos na esperança de saber o que aconteceu com os outros caras, quem era o cara pelado que apareceu certa hora. Mas não existe resposta para isso. Tudo fica assim, sem um final de verdade. Talvez o foco não fosse esse, era só uma desculpa para ver as fitas.
Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio
3.8 1,4K Assista AgoraSe visto hoje, o filme é totalmente datado, mas é impossivel não vê-lo como um clássico trash.
Atuação tosca, sangue de groselha jorrando em litros, tiro na bochecha, dedo no olho, tudo isso torna o filme (estranhamente) divertido.
A Entidade
3.2 2,3K Assista AgoraO filme parece dividir o suspense em dois formatos: O suspense visceral, mais angustiante e o suspense fácil, com efeitos sonoros no timing certo para te pegar naquele susto desprevenido.
Se por um lado somos pegos de surpresa por aparições repentinas do "BAGULho", também nos sentimos enforcados, queimados e quase sufocados com as filmagens das familias mortas, e levando em conta esse ponto em particular do filme, que garante a minha nota.
O filme mostra alguns pontos que apesar da carga dramática, se mostraram desnecessários se ver o filme como um todo (como o terror noturno do garoto), contudo, o drama que todo o filme carrega é realmente muito bom, desde o dilema do pai e as consequencias que acabam se refletindo na familia (mais bem explorado do ponto de vista da mãe).
As crianças do "Bagulho" quando mostradas de perto não são tão interessantes, diferente de quando vemos apenas suas silhuetas num canto aqui e num outro canto lá.
Salvo pela cena que elas perambulam pela casa, com um andar quase "leve" (como se estivessem numa gravidade diferente), terminando a cena com a imagem da "bagulhada" fazendo "xiu" para a garota.
O final só peca por um fator bem simples: Ao invés de usar a tensão, que foi muito bem explorada nas filmagens das familias anteriores, foi usado uma edição rápida de um corte de machado (o susto fácil com uso dos efeitos sonoros). Se as mortes tivessem sido mais viscerais, mais "sufocantes" como todas as outras, ele teria terminado muito melhor.
Christine, O Carro Assassino
3.3 671 Assista AgoraO carro "era mal", mas deu uma dó de ver o trator passando encima, ah isso deu
O Segredo da Cabana
3.0 3,2Kesse é um filme que levei 2 dias para decidir uma nota. E sinceramente não consigo pensar em nenhuma opinião sobre ele
Fenômenos Paranormais
2.8 786Vimos nesse filme um bom exemplo de história envolvente. Somos apresentados aos personagens, com suas caracteristicas, vemos como os "programas são feitos" e pouco a pouco somos introduzidos na real trama.
Algumas dicas já nos são dadas do que podemos esperar, vindo dos relatos dos funcionários, mas é a expectativa do susto que é o grande trunfo desse filme.
Sou fã de filmes handcam principalmente os que sabem usar isso a seu favor. O filme te prende como uma aranha em sua teia, pouco a pouco ela se aproxima, sabemos que ela irá atacar e mesmo quando não ocorre ficamos na espectativa e é dessa forma que ela consegue manter a nossa atenção o tempo todo, seja com uma porta abrindo ou um vulto passando por trás. Queremos o susto e esperamos ele de braços abertos (ou não).
De fato, o lado angustiante de ficar preso num local e aparentemente mutavel (essa foi a sacada mais genial do filme) nos da esperança em ver bons filmes desse estilo que já dá sinais cansaço.
Jogos Mortais: O Final
3.2 1,5K Assista AgoraUm filme que tenta alcançar o nível do primeiro (com uma série de reviravoltas) que não funcionam.
Já faz um tempo que a franquia estava seguindo por caminho estranho onde as tentativas de fazê-lo pensar "nossa que reviravolta fantastica" assim como foi a sensação dada no primeiro e no segundo, não conseguem se sustentar.
Vamos lá pelo princípio do filme. Por que a disputa do triangulo amoroso tinha de ser mostrada como num "reality show"? Para todo mundo ver? qual o propósito? Jigsaw se dava bem pq fazia tudo as escondidas (e ele é mestre em achar fabricas abandonadas, convenhamos). Mas por que fazer tudo isso a mostra?
Bem nao importa, o que realmente foi interessante no filme foi a subtrama (ou é a trama principal?) sobre o sobrevivente fake com sua missão de salvar os comparsas. Poderia até ser uma espécie de "ah já vimos algo parecido com no terceiro filme" mas foi infinitamente mais interessante do que a trama do Hoffman. Não, porque sério, cade a motivação de tudo isso?
Se John criava os jogos com o propósito de dar sentido a vida, o que o Hoffman faz? Ele cria aquela jogo de esconde-esconde para conseguir de maneira incrivel (ironia) chegar até onde a onde a outra estava presa e nesse meio caminho somos bombardeados com as reviravoltas fantasticas e os flashbacks que tentam de alguma forma nos situar (e consequentemente criam mais reviravoltas fantasticas). Para no fim matá-la assim. Puf. simplesmente?!
Tudo isso para mostrar no final o médico lá do primeiro filme, ajudou John na coisa toda. Para que? Diabos, ele perdeu a perna e porque iria virar um Jigsaw?
Esse filme se resume em tentativas que não deram certo com a premissa de que mais (mortes, reviravoltas, personagens) resulta em mais qualidade.
Nesse caso (ao meu ver) falhou e feio. Só se salvando pela subtrama do fake (porq se essa for a trama original então a do Hoffman é subtrama, consequentemente "o final" do título do filme não é importante)
Projeto X: Uma Festa Fora de Controle
3.5 2,2K Assista AgoraA próxima será na minha casa. Todos estão convidados.
007: Operação Skyfall
3.9 2,5K Assista Agorapela primeira vez: Bond sangra
Looper: Assassinos do Futuro
3.6 2,1Kas pessoas do futuro só tem olhos azuis ....
[spoiler]
o filme fazia sentido, mas telecinese tirou totalmente a "credibilidade"