Os episódios são baseados em fatos, os casos mostrados no seriado são baseados em casos reais de atendimentos de emergência nos EUA. Claro que não todos, mas a grande maioria, pelo menos; e o mais interessante é a forma como eles produziram os episódios. Os temas parecem ser temáticas, mostrando casos que de alguma forma são semelhantes entre si e por vezes nos surpreendendo, tamanho o absurdo de situações que as pessoas, por muitas vezes, se colocam. Apesar da comédia, a série tem seus pilares bem fixados no drama. O que não podia deixar de ser. Todos os personagens principais carregam cicatrizes que, de alguma forma, tentam compensar ou esquecer nesse trabalho. E por muitas vezes, deixam elas mais leves de se conviver.
Na mitologia basca, Basajaun (Senhor da Floresta) é um hominídeo enorme e peludo que habita a floresta. Eles foram pensados para construir megálitos, proteger rebanhos de gado e ensinar habilidades como agricultura e trabalho com ferro aos humanos.
O bolo chanchigorri é uma pastelaria espanhola muito comum na cozinha navarra. Estas sobremesas redondas são feitas tradicionalmente na altura do abate dos porcos. Seus ingredientes principais são carne de porco frita, banha, massa de pão e açúcar. [Espanhol: torta de chanchigorri. Basco: txantxigorri opila. Também escrito txantxigorri ou chalchigorri. ]
O escritor Brian Helgeland viu pela primeira vez o original Um Homem em Fogo (1987) quando alugava vídeos no final dos anos 80. Ele entrou na locadora de vídeo onde Quentin Tarantino estava trabalhando e perguntou o que era bom. Tarantino recomendou Um Homem em Fogo (1987).
A maioria das cenas entre Denzel Washington e Christopher Walken foi totalmente improvisada.
Denzel Washington foi escalado para este filme por causa de uma viagem ao médico. Ele encontrou o diretor Tony Scott na sala de espera de um consultório médico e os dois começaram a conversar. Scott não via Washington pessoalmente desde que trabalharam juntos em Maré Vermelha (1995). Scott viu Dakota Fanning em Uma Lição de Amor (2001) na noite anterior, e ver Washington fez Scott pensar em usá-los juntos.
Denzel Washington ficou tão impressionado com a atuação de Dakota Fanning que a observou e esqueceu que estava na cena.
A cena da cozinha entre Creasy e Pita, onde ela perguntou a ele sobre concubinas, foi quase improvisada. Tudo começou quando eles se "acusaram" de sorrir.
Os primeiros nomes dos sequestradores no filme, Daniel e seu irmão Aurelio, são os primeiros nomes reais dos sequestradores da vida real da Cidade do México no final dos anos 90, Daniel e Aurelio Arizmendi Lopez, os infames "Ear Loppers".
Mickey Rourke e Denzel Washington não se deram bem durante as filmagens.
Dakota Fanning estava sem os dentes da frente durante as filmagens. Os cineastas debateram se deveriam colocar dentes falsos nela e até mesmo os fizeram para a atriz. No final, eles decidiram não usá-los.
Radha Mitchell ficou intimidada quando conheceu Dakota Fanning . "Eu quero conhecê-la quando ela tiver 25 anos. Acho que ela vai nocautear todo mundo."
Radha Mitchell teve três guarda-costas protegendo-a, quando ela estava no México para as filmagens. Ela disse que eles foram contratados depois que seu motorista foi sequestrado sob a mira de uma arma na Cidade do México.
Nat Love, Mary Fields, Rufus Buck, Cherokee Bill, Bill Pickett, Jim Beckworth e Bass Reeves são figuras históricas reais do velho oeste.
Bass Reeves foi o primeiro negro US Marshall (delegado Federal) a oeste do Mississippi. Ele também foi a inspiração para o Lone Ranger, ele foi retratado neste filme e na série limitada Watchmen (2019), ambas estreladas por Regina King (Trudy Smith) e Danielle Deadwyler (Cuffee), como a avó de King.
Nat Love era um verdadeiro cowboy do velho oeste e escreveu uma autobiografia chamada A vida e as aventuras de Nat Love: uma verdadeira história dos dias da escravidão. Foi publicado em 1907.
Quando Cherokee Bill (Lakeith Stanfield) embarca no trem para libertar (Rufus Buck) Idris Elba, o nome da companhia ferroviária na lateral do trem é CA Boseman, uma homenagem a Chadwick Aaron Boseman, que infelizmente faleceu em agosto de 2020.
A primeira aparição de Trudy é uma homenagem a Denzel Washington como Malcolm X, na luva preta, apontando para onde seu povo deve ir. "Muito poder para um homem (mulher) ter."
Danielle Deadwyler já desempenhou um papel em Watchmen da HBO (2019). Seu personagem era casado com outro chamado Will Reeves, que adotou esse sobrenome (após a morte de seus pais) de seu herói de infância Bass Reeves, interpretado por Delroy Lindo neste filme.
Idris Elba , Regina King e Delroy Lindo já estrelaram juntos como membros da família Um Natal Especial (2007).
Jonathan Majors e Delroy Lindo estrelaram juntos anteriormente Destacamento Blood (2020).
Idris Elba, Zazie Beetz, Johnathan Majors, Edi Gathegi e Mustafa Shakir desempenharam papéis baseados em personagens da Marvel: Idris: Moreau em Ghost Rider 2 (2011) e Heimdall no MCU; Zazie: Domino em Deadpool 2 (2018); Johnathan: Kang no MCU; Edi: Darwin em X-Men: Primeira Classe (2011); Mustafa: Bushmaster em Luke Cage (2016).
Blake Lively estava grávida de seu segundo filho durante as filmagens.
Blake Lively só tinha uma dublê para as cenas de surfe, já que não conseguia surfar profissionalmente, "Tudo que fiz foi remar", ela mencionou, que sua dublê foi a surfista australiana profissional Isabella Nichols, de 19 anos, ela ensinou Blake a remar corretamente, como encerar uma prancha e colocar uma corda de perna e barbatanas para torná-la autêntica.
O caranguejo que Nancy esmaga enquanto está em sua pedra é CGI, embora o caranguejo esmagado que ela tenta comer seja real. As reações de repulsa de Blake Lively são genuínas, conforme afirma o diretor Jaume Collet-Serra "não temos permissão para ferir nenhum animal, então não havia caranguejos vivos, mas mandamos nosso departamento de arte todas as manhãs para encontrar caranguejos que haviam morrido naturalmente nas praias, então há alguns deles lá."
Blake Lively foi parcialmente inspirada pelo trabalho de seu marido Ryan Reynolds no filme igualmente minimalista Enterrado Vivo (2010), afirmando "essa foi uma das razões pelas quais eu queria tanto aceitar este filme, porque eu sei o quão difícil foi para ele e como foi gratificante."
Jaume Collet-Serra se associou ao departamento de arte para o design do tubarão. “Cheguei à conclusão de que o tubarão tinha que ser fêmea”, diz o diretor. "As fêmeas são ligeiramente maiores e têm grandes cicatrizes de acasalamento. Visualmente elas são mais assustadoras, pois são mais protetoras." Criar o tubarão geralmente levou milhares de horas de pesquisa, então a equipe de filmagem assistiu a cada episódio da Semana do Tubarão para ter a ideia de criar o tubarão, ele acrescentou "ela é uma fêmea de tubarão, sabemos exatamente quanto ela pesa. Cada cicatriz que ela tem existe uma história por trás. É realmente um trabalho incrível de arte e pesquisa ".
Edward Norton estava entre 2.100 atores que fizeram o teste para o papel de Aaron Stampler.
O papel de Aaron Stampler foi amplamente visto como um papel que fez carreira e foi perseguido por muitos jovens atores. Matt Damon disse que perseguiu o papel desesperadamente, tendo anteriormente perdido um papel em Dead Poet's Society (1989). Depois de ser preterido mais uma vez, ele e Ben Affleck decidiram que as chances de outro grande papel aparecer, passar pelas fileiras de atores conhecidos antes de ser 'jogado aos lobos para lutar' eram tão baixas que eles tinham que fazer alguma coisa sobre isso. O resultado foi o roteiro de Gênio Indomável (1997), que ajudou a lançar as duas carreiras.
Ambos Wil Wheaton e Leonardo DiCaprio recusou o papel de Aaron Stampler. Wheaton recusou o papel porque não queria adiar a escola de atuação, e quando seu empresário o incentivou a aceitar o papel de qualquer maneira, ele disse a ele: "É como Luke Skywalker quando Yoda lhe disse para não ir salvar seus amigos , mas para ficar em Dagobah e aprender a ser um Jedi. Luke não o ouviu e é por isso que ele nunca se tornou um verdadeiro mestre Jedi. " Mais tarde, Wheaton se arrependeu de ter recusado esse papel, dizendo que esse foi um fator crucial pelo qual sua carreira nunca chegou a ser bem-sucedida.
Leonardo DiCaprio foi a escolha original do produtor para Aaron / Roy, mas ele acabou recusando.
Hans Zimmer é o compositor deste filme, que é produzido por Zack Snyder e que já trabalhou com Zimmer em O Homem de Aço (2013) e Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016).
Nathalie Emmanuel e Guz Khan trabalharam juntos anteriormente em Quatro Casamentos e Um Funeral (2019).
O nome do cofre, "Götterdämmerung", traduzido para o inglês é "Crepúsculo dos Deuses".
A escada rolante do metrô está localizada na estação Mustek em Praga.
A "velha" estava realmente falando em tcheco depois que Dieter voltou a se concentrar nela.
O nome de Matthias Schweighöfer, Dieter, foi substituído por Sebastian na versão alemã em que Matthias Schweighöfer fala ele mesmo.
A equipe teve permissão para filmar dentro do Coliseu Romano por três dias, sob três condições: nenhum equipamento poderia ser colocado no solo, eles só podiam filmar das 6h30 às 8h30 e das 15h30 às 17h: 30 horas, para não incomodar os turistas, e a única iluminação permitida era a luz solar natural.
David Ritchie , um cenógrafo das filmagens de Toronto, foi morto enquanto desmontava parte do cenário.
Eminem teria recusado uma oferta para estrelar o papel principal. No entanto, uma reportagem da MTV citou o diretor Doug Liman dizendo que seu plano de ter Eminem no filme foi abandonado logo após ele conhecer Hayden Christensen.
O filme se passa em Ann Arbor, Michigan. A escola de ensino médio retratada foi a Huron High School, onde o roteirista David S. Goyer estudou. Os adolescentes da área foram escalados como figurantes para cenas dentro e ao redor da escola.
Muitas partes do filme são diferentes do livro. Alguns deles incluem os personagens de Roland, Griffin e Paladins. No livro, o personagem principal é "Davy", não "David". Davy foi o único saltador no livro, no entanto, o personagem de Griffin muda isso. No filme, David conhecia Millie da escola. No livro, eles se conheceram depois que ele fugiu para a cidade de Nova York. No livro, David e Millie não viajam para Roma. O livro passa muito tempo com Davy, tentando encontrar sua mãe e sendo rastreado e investigado pela NSA, que foi substituída pelo arco de história de Paladin.
Para a sequência de salto do ônibus, foi construída uma rampa. O ônibus deu partida a cerca de uma milha atrás e acelerou em direção à rampa. Quando atingiu a rampa, atingiu a velocidade de 61 milhas por hora. Ele viajou 35 metros e suas rodas dianteiras alcançaram uma altitude de seis metros acima do solo, que era mais alta do que qualquer um havia previsto. Por conta disso, as câmeras não foram posicionadas corretamente, e a parte frontal superior do ônibus sai do quadro quando o ônibus atinge o ponto máximo do salto.
Um ônibus especial foi usado para a cena do salto do ônibus. Este ônibus foi modificado para atingir a velocidade de setenta milhas por hora e foi equipado com poderosos amortecedores. O banco do motorista foi recuado quinze pés, para que se algo desse errado, o motorista não fosse ejetado do ônibus. O assento em si era um mecanismo de suspensão entre o teto e o piso do ônibus para evitar que o motorista sofresse compressão na coluna vertebral com o impacto.
O roteiro foi enviado para a Paramount Studios, que deu uma reviravolta no filme. Eles sugeriram a Graham Yost que seu roteiro, que pedia que o filme terminasse depois que todos descessem do ônibus, continha "ônibus demais", o que implica que o público não iria assistir a um filme em que um ônibus passasse por duas horas. Yost então adicionou as cenas do metrô, e o roteiro modificado foi apresentado à 20th Century Fox, que concordou em filmar o filme.
Para a sequência de salto do ônibus, a cidade de Los Angeles deu permissão para filmar no I-105 durante o último mês de sua construção. Isso exigia que a equipe de filmagem estivesse em constante movimento, dependendo da localização dos trabalhadores. Também criava problemas de continuidade, pois a aparência do conjunto mudava sempre, à medida que as equipes de construção erguiam ou desmontavam as estruturas.
O filme deveria ter sido lançado originalmente em agosto de 1994, já que a 20th Century Fox tinha preocupações de que teria um desempenho inferior nas bilheterias. Eles também sentiram que seria um sucessor de ação digna de True Lies (1994), que estreou em julho. No entanto, as audiências de teste reagiram muito mais favoravelmente do que o esperado e a Fox queria algo que proporcionasse uma competição de ação para adultos em comparação com Os Flintstones: O Filme (1994), para famílias , que estreou duas semanas antes. Esses fatores fizeram com que a data de lançamento fosse movida para junho como o primeiro filme da temporada de verão. No final, a Fox claramente tomou a decisão certa, já que o filme arrecadou US $ 121 milhões nos Estados Unidos e Canadá e US $ 350 milhões em todo o mundo, contra um orçamento de US $ 30 milhões.
Chaka Forman interpreta seu próprio pai, James Forman Sr., neste filme. James Forman Sênior foi um proeminente líder afro-americano do movimento americano pelos direitos civis durante a década de 1960. Como secretário executivo do Comitê de Coordenação Estudantil Não-Violento durante grande parte da década de 1960, ele desempenhou um papel essencial em muitos dos eventos seminais do movimento dos Direitos Civis, incluindo as viagens pela liberdade, o movimento de Birmingham e as marchas Selma-a-Montgomery. A mãe de Chaka Forman, Constancia "Dinky" Romilly, uma mulher branca, era filha de Jessica Mitford (uma das irmãs Mitford aristocráticas, várias das quais se tornaram famosas - ou infames - em sua Inglaterra natal por suas lealdades políticas divergentes). Ao contrário de suas irmãs Diana e Unity (que declararam sua lealdade ao nazismo), Jessica era uma esquerdista devotada que já foi membro do Partido Comunista. Ela também era amiga íntima de Virginia e Clifford Durr (retratado neste filme por Julia Ormond e Greg Thornton) e de fato vivia com os Durrs quando deu à luz Constancia; A autobiografia de Virginia Durr, "Fora do Círculo Mágico: A Autobiografia de Virginia Foster Durr", contém uma fotografia da mãe de Chaka Forman, Constancia, como um bebê sentado no colo de sua mãe, Jessica.
Keanu Reeves afirmou que não estava interessado no roteiro, mas foi forçado a fazer o filme quando seu assistente Brian forjou sua assinatura em um contrato. Ele desempenhou o papel em vez de se envolver em uma longa batalha legal. Ele foi contratualmente impedido de divulgar isso até 12 meses após o lançamento do filme nos Estados Unidos.
Keanu Reeves foi contratado pelo estúdio para não dizer nada negativo até um ano após o lançamento. Ele esperou o ano inteiro para criticar publicamente o filme e revelou como alguém forjou sua assinatura no contrato para ser o protagonista.
Keanu Reeves, de terceiro maior pagamento, deu seu acordo verbal ao diretor Joe Charbanic vários anos antes do início da produção, após ler seu roteiro original. Com seu envolvimento, os cineastas foram capazes de atrair um elenco e orçamento maiores do que o originalmente previsto, e a parte de Reeves (originalmente pouco mais que uma participação especial) foi substancialmente reescrita para apresentá-lo com mais destaque. Keanu Reeves receberia uma parte enquanto seus co-estrelas James Spader e Marisa Tomei receberiam um milhão de dólares, tentou sair do filme, mas acabou mudando de ideia (aparentemente influenciado pelo precedente desastre legal de Kim Basinger / Encaixotando Helena - 1993 ). Ele acabou concordando em fazer o filme e se abster de falar mal dele em entrevistas, com a condição de que seu envolvimento no filme fosse minimizado em todo o material promocional do filme, incluindo trailers. A Universal também pediu aos financiadores do filme que aumentassem a participação de Reeves nos lucros, o que levou Reeves a receber (pelo menos) US $ 2 milhões adicionais.
Keanu Reeves não gostou do filme tanto que se recusou a fazer qualquer divulgação para o lançamento do filme.
The Watcher foi dirigido por Joe Charbanic , um amigo de Keanu que também filmou o ator em turnê com sua banda de rock Dogstar.
A Universal pagou US $ 5 milhões para adquirir os direitos de distribuição norte-americanos deste filme.
O filme causou uma guerra entre a Universal Pictures, a extinta Destination Films e a Warner Brothers quando os direitos de distribuição estavam em disputa. A Universal acabou ganhando os direitos, mas apenas ultrapassou a Destination Films, que estava ansiosa para o filme ter um sucesso em potencial, já que todos os seus filmes anteriores haviam tido baixas bilheteria.
Durante a produção, o filme foi chamado de "Driven", mas a Universal decidiu mudar o título para "The Watcher" quando o drama de corrida de Stallone com o mesmo nome foi anunciado.
Na verdade, James Spader não gosta de comida vietnamita.
Na cena de abertura, Keanu Reeves dança a música "Dragula", de Rob Zombie, enquanto faz movimentos de kung fu atrás da luz verde. Esta é uma homenagem ao seu blockbuster anterior, Matrix (1999).
James Spader e Keanu Reeves estrelaram anteriormente com Lori Loughlin em Juventude Perdida (1985) e Uma Noite Muito Louca (1988), respectivamente. Ironicamente, nesses filmes, Spader interpretou um vilão e Reeves um cara bom.
De acordo com uma das características do DVD, Stephen King chamou este filme a adaptação mais fiel de sua obra.
Para cenas emocionais, Michael Clarke Duncan se lembrava de seu pai o deixando quando criança.
Muitas vezes os atores estão olhando para um laser apontado para o chão e não para um rato.
Quinze ratos foram usados no filme. Cada um passou meses sendo treinado para fazer truques diferentes.
Tom Hanks aceitou o papel de Paul Edgecomb como um favor a Frank Darabont, após ser forçado a recusar o papel de Andy Dufresne em Um Sonho de Liberdade (1994), a fim de desempenhar o papel-principal em Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994).
A cama de Coffey foi construída mais curta para fazer Michael Clarke Duncan parecer um gigante.
Uma cena foi filmada em que Illeana dirige de volta para sua casa com a velha pick-up e um galho de uma árvore cai e quebra o para-brisa. Demorou várias tomadas para conseguir a foto e, aparentemente, destruiu os últimos pára-brisas restantes para a picape disponível em qualquer lugar da América do Norte na época. A cena não foi usada.
Donald Sutherland (com uma barba cheia), o pai de Kiefer Sutherland , é usado como modelo em um dos esboços mostrados quando Illeanna explica pela primeira vez o homem do assassino.
O personagem do romance de origem par de Illeana é James Costa, um curador de museu britânico. O análogo de Martin Asher é Martin Arkenhout, natural da Holanda. Os cenários principais do romance são Inglaterra e Portugal.
Os roteiristas Nicholas Kazan, Hillary Seitz e David Ayer trabalharam nas revisões do roteiro de Jon Bokenkamp .
Apesar de o filme se passar em Montreal, Québec, os policiais são retratados por atores franceses que não têm sotaque franco-canadense, mas sim sotaques franceses da França. Seria como apresentar atores canadenses para interpretar os Texas Rangers.
Angelina Jolie e Ethan Hawke trabalharam com Denzel Washington. Jolie em O Colecionador de Ossos (1999) e Hawke em Dia de Treinamento (2001).
Este filme foi feito pela Paramount Pictures para um lançamento nos cinemas, mas devido à pandemia Covid-19, a Paramount vendeu o filme para a Amazon Prime Video por US $ 200 milhões.
O estilo de 'velhinho forte' de JK Simmons (66 anos) muito falado no filme, de acordo com o diretor Chris McKay , é na verdade baseado em fotos de Simmons no Instagram que se tornaram virais em 2016 após seu treinador Aaron V. Williamson os postou. A série de fotos de ginástica mostrou Simmons com uma enorme barba branca e desgrenhada, vestindo uma camiseta sem mangas, malhando bíceps incríveis. Quando se tratou de escalar o papel do pai louco, mas durão (de Chris Pratt) que vive fora da rede, McKay disse que imediatamente se lembrou das imagens virais, estendeu a mão para Simmons e perguntou-lhe: "Ei, não sei em que forma você está agora. Mas se for possível, eu realmente quero você para pegar aquele cara machucado de novo e deixar sua barba crescer ". Simmons disse sobre as fotos de 2016, "Isso explodiu depois que foi postado no Instagram". Mesmo assim, ele aceitou o papel, pois foi atraído pelo desafio de construir aquele corpo novamente. No filme final, Simmons mostra seus braços musculosos primeiro em uma camiseta justa que abraça o bíceps e depois em uma camiseta sem mangas que mostra seus bíceps ainda mais proeminentemente.
Existem 3 teorias populares de viagem no tempo em filmes de ficção científica: Linha do tempo fixa (o que você muda no passado realmente não importa, foi predeterminado e tudo se encaixará igualmente); Linha do tempo dinâmica (qualquer mudança no passado afetará drasticamente e modificará o presente), e linhas do tempo paralelas: qualquer mudança no passado criará uma linha do tempo alternativa, uma espécie de universo separado. Este filme não explica qual é, mas implica fortemente no último: os humanos atuais estão lutando no futuro para salvar a linha do tempo de seus filhos, mas a sua própria já é diferente com o conhecimento de que os alienígenas chegarão em algum ponto. Se fosse uma linha do tempo dinâmica, o 'futuro' mudaria a cada interação ou saltaria entre o presente e o futuro.
JK Simmons , de 66 anos, chocou seus colegas de elenco muito mais jovens com seu físico musculoso e bíceps enorme. Chris Pratt (42 anos) disse: "Foi inacreditável. Eu pensei, isso é possível? Ele tem músculos de prisão. Eu pensei, 'Cara, onde você esteve? Não posso te dizer quantos vezes eu falei sobre os braços de JK. Ele parece assustadoramente levantado neste filme. O J em JK significa levantado. Ele está rasgado. "Edwin Hodge (36 anos) acrescentou Simmons envergonhou os jovens musculosos do filme, dizendo: "Ele é muito louco. Espero ter uma aparência tão boa na idade dele. Foi muito ridículo. Dava para ver todas as veias dele. Seus músculos eram maiores do que os meus. E eu pensei que tinha músculos grandes naquela época. Ele é um puro-sangue." Simmons ficou emocionado com o elogio e disse: "Se nada mais vier desse filme, estou feliz!" O diretor Chris McKay acrescentou: "Ele era como o homem forte de Coney Island. Você esperava que ele estivesse esmagando latas de seu bíceps. "Simmons até recebeu elogios da esposa de Pratt e filha de Arnold Schwarzenegger - Katherine Schwarzenegger que disse: "Oh, meu Deus, JK Simmons é bombado." Simmons respondeu: "Isso"
Em seu primeiro fim de semana de lançamento digital em julho de 2021, estima-se que o filme foi visto por 2,41 milhões de lares, tornando-o o filme original da Amazon mais assistido até então.
Chris Pratt postou o seguinte em sua página do Instagram em 9 de novembro de 2019
"Esta é minha primeira vez como produtor executivo de um filme! E posso finalmente postar sobre isso! O título" Ghostdraft "acabou sendo problemático por vários motivos, então nós começamos a procurar outras opções ... Passamos por: Generation Alien, World War A, Generation Gone, Saving Private Ryaalien, WWZ2, As not Zs, HORIZON WHITESPIKE, Jurassic Draft, GENERATION Draft, Miller Genuine Draft, City Slickers, Alien Dawn, Rapture Dawn, Apocalypse Dawn, Hero Dawn, Destiny War, Saving Tomorrow e A Guerra do Amanhã.
A GUERRA DO AMANHÃ! E foi quando foi decidido... Estamos chamando de #TheTomorrowWar "
Filmado durante um período de quatro meses, incluindo filmagens na Islândia.
Durante o filme, quando o militar fala sobre como funciona a viagem no tempo, ele diz 'é como colocar tela de galinheiro junto com chiclete'. Que é uma referência clara a uma cena no filme de viagem no tempo, 'Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica'.
Os principais heróis deste filme têm o sobrenome Forester. Na Guerra dos Mundos, outro filme sobre uma invasão alienígena na Terra, o sobrenome do herói principal é Forrester.
"Em memória de Dave Parra ", creditado neste filme como 'Anjo Draftee'.
Dan Forester (Chris Pratt) é um professor de biologia do ensino médio que serviu nas Forças Especiais do Exército dos EUA (também conhecido como "Boinas Verdes"). Seu posto no momento de sua dispensa honrosa era Primeiro Sargento (grau de pagamento E-8).
Sam Richardson sempre foi a primeira escolha de Chris McKay para fazer o papel de Charlie.
A filha de Dan Forester, Muri (Yvonne Strahovski) não faz sua primeira aparição no filme antes de 38 minutos.
O diretor Chris McKay foi assistente de direção de animação em Uma Aventura Lego (2014), também estrelado por Chris Pratt.
Em julho de 2021, foi relatado que o orçamento para "A Guerra do Amanhã" tinha um custo de $ 200 milhões.
O piloto do F-22 é o Maj. Joshua Gunderson, e piloto da equipe de demonstração do F-22. Tem seu indicativo de chamada "Cabo" visível em seu traje de vôo.
A maioria dos atores teve que passar pelo campo de treinamento de armas.
Chris Pratt diz "Eu voltarei" no filme, o que é uma ligeira variação da famosa frase de seu sogro Arnold Schwarzenegger "Eu voltarei" de O Exterminador do Futuro (1984).
O filme prevê a final da Copa do Mundo FiFA de 2022 aparentemente disputada entre o México e o Brasil.
Estreia de Jasmine Mathews.
JK Simmons e Chris Pratt apareceram em filmes baseados em quadrinhos da Marvel.
Quando o filme foi editado para a TV, o nome do personagem de Alicia Silverstone mudou de Darian Forrester para Adrian. O roteirista e diretor Alan Shapiro baseou o filme em fatos reais que aconteceram com ele e acabou sendo processado pela garota sobre a qual escreveu, que tinha o mesmo nome de seu personagem "fictício".
Alicia Silverstone se tornou uma "menor emancipada" aos 15 anos durante as filmagens do filme, o que significa que ela estava legalmente sozinha e não era dependente de seus pais. Dessa forma, ela poderia evitar as leis do trabalho infantil, o que teria restringido quantas horas ela poderia trabalhar no filme.
A inspiração do escritor e diretor Alan Shapiro por trás do filme foi baseada em uma experiência da vida real. Em Los Angeles, Alan Shapiro tornou-se inquilino em uma casa de hóspedes após sua saída da faculdade, que pertencia a um casal. Shapiro estava tentando trabalhar em roteiros para Hollywood, mas era constantemente distraído por sua filha adolescente Darian, que tinha uma queda por ele. Shapiro não queria nada com Darian e rejeitou um relacionamento sexual com ela porque ela era menor de idade. Um dia, ele voltou para casa de um trabalho, apenas para ver as palavras "Alan é uma merda!" esculpido em seu novo carro. Quando Alan falou com os pais de Darian sobre isso, Darian negou ter feito vandalismo em seu carro e, pior ainda, os pais de Darian ficaram do lado de sua filha, recusando-se a acreditar em Alan. No entanto, um amigo de escola de Darian se apresentou a Alan e em particular disse a ele que Darian fez isso, mas os pais de Darian ainda se recusaram a acreditar no amigo de escola de Darian. Por causa disso, Alan se mudou e ele nunca mais viu Darian novamente. Anos mais tarde, a esposa de Alan o lembrou de Darian e disse-lhe que daria uma boa história para um thriller de suspense e se tornou - The Crush.
O nome Adrian foi apelidado. A dublagem foi feita por atores desconhecidos porque o estúdio não tinha condições de trazer de volta os atores originais, o que explica a ligeira diferenciação vocal. Algumas palavras que precedem o nome Adrian também foram dubladas para uma transição de voz mais imperceptível.
Estreia de Alicia Silverstone no longa.
Todas as cenas de nudez de Alicia Silverstone foram feitas por um dublê porque ela era menor de idade.
O primeiro longa-metragem de Alicia Silverstone e seu primeiro papel principal.
Duas cenas que foram filmadas, mas excluídas podem ser vistas no trailer do cinema: Darian puxa a colcha de Nick e Amy nus enquanto eles estão dormindo, e uma extensão da cena da piscina entre Nick e Darian.
O lançamento do filme nos cinemas em 1993 continha o nome original do personagem de Alicia Silverstone, Darian. Trailers de filmes, versões em VHS e laserdisc também mantiveram o nome Darian. Versões para DVD e televisão a cabo foram posteriormente dubladas e creditadas como Adrian. No passado, a televisão a cabo inicial exibia o nome Darian.
Cary Elwes é 14 anos mais velho que Alicia Silverstone.
O título original do filme era "Adolescente do Inferno".
Alicia Silverstone ganhou 2 prêmios da MTV por sua atuação no filme por melhor desempenho e vilão.
O elenco e a equipe organizaram uma festa para o aniversário de 16 anos de Alicia Silverstone antes do início das filmagens.
Estreia de Alan Shapiro na direção de um longa-metragem.
Kurtwood Smith foi escalado como o pai de Darian depois que Alan Shapiro o viu no thriller de ação futurista Fortress (1993).
O guarda-roupa de Jennifer Rubin era composto principalmente de suas próprias roupas. A figurinista decidiu que ela gostava tanto do estilo de Jennifer que foi até o hotel e escolheu várias roupas que havia embalado.
Reese Witherspoon foi cogitada para o papel de Darian Forrester, mas foi dispensada por falta de agenda para o papel.
Darian pode estar sofrendo de Transtorno de Personalidade Borderline, que é um transtorno psicológico e psicossocial sério no qual as pessoas têm extrema dificuldade em controlar suas emoções. Os problemas incluem emoções intensas e voláteis (como vergonha, raiva, tristeza ou ansiedade), relacionamentos caóticos, impulsividade, senso de identidade instável, tentativa de suicídio e sentimentos crônicos de vazio.
Reese Witherspoon e Fairuza Balk foram as principais considerações para interpretar Darian Forrester. Witherspoon esteve na África filmando Viagem ao Grande Deserto (1993). Um longo e exaustivo processo foi implementado para encontrar a garota certa para esse papel. Alicia Silverstone foi notada pela primeira vez na apresentação de um portfólio de modelos.
Pouco antes de Adrian sabotar o cavalo de Cheyenne, Adrian diz a Cheyenne para ir trocar de roupa, e Adrian vai cuidar de seu cavalo, Buttercup. Cary Elwes (Nick) atuou em "A Princesa Prometida", e o personagem da ingênua se chama Buttercup.
Alicia Silverstone é 1 ano mais velha que seu personagem Darian.
O conversível de Nick é um Plymouth Valiant 1964
Jennifer Rubin disse que filmaram a cena em que abelhas estão voando contra ela invertendo um aspirador de pó e soprando um spray de cereal de arroz tufado pintado de dentro dele.
Embora um dublê de corpo tenha sido usado para Alicia Silverstone na cena do armário por ser menor de idade, a atriz iria posar totalmente nua para os anúncios da PETA em 2007 e 2016.
O rascunho do roteiro de 10 de agosto de 1992 lista as revisões de John Raffo.
James Kidnie mais tarde interpretou William Ray "Pudface" Morgan em Robocop: The Series (1994). Kurtwood Smith interpretou Clarence Boddicker em Robocop (1987), no qual a série de TV é baseada. Jennifer Rubin iria mais tarde contracenar com Peter Weller, que interpretou Robocop naquele filme em Screamers (1995).
Alicia Silverstone e Kurtwood Smith são filha e pai neste filme. Alicia Silverstone iria interpretar Barbara Wilson / Batgirl em Batman e Robin (1997). No filme, Barbara Wilson é sobrinha de Alfred Pennyworth. Mas, nos quadrinhos da DC, Barbara é filha do comissário Jim Gordon. Kurtwood Smith mais tarde forneceu a voz do comissário Jim Gordon em Beware the Batman (2013).
No romance de Jeffery Deaver , Amelia Donaghy (Angelina Jolie) foi chamada de Amelia Sachs. Os cineastas mudaram, porque "parecia muito com 'sexo'".
Phillip Noyce não é um grande fã de seu trabalho neste filme. Na esteira de Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995), todos os estúdios queriam um filme de serial killer imitador em seus livros. Ele sentiu que era apenas parte da linha de montagem ao assinar este filme, sabendo muito bem que nunca seria capaz de igualar o feito de David Fincher.
No romance de Jeffery Deaver, Thelma (Queen Latifah) era na verdade um homem chamado Thom.
A carreira de modelo na vida real de Angelina Jolie foi escrita no roteiro.
Christopher Crowe trabalhou na reescrita do roteiro.
Queen Latifah, que interpreta uma enfermeira neste filme, foi considerada para o papel de Sharona (também enfermeira) em Monk: Um Detetive Diferente (2002).
Estreia de Zena Grey.
Diretor Phillip Noyce aparece no filme por volta de 1h30min como um homem folheando livros na livraria em que Angelina Jolie entra.
Angelina Jolie admitiu em entrevistas que filmou cenas de nudez para este filme, mas o diretor Phillip Noyce as cortou, sentindo que se distraíam da história.
A identidade do assassino pode ser vista em um recorte de notícias na montagem de abertura.
Por volta de 1h35min, Quando Amelia pula no rio para resgatar o velho e sua neta, ela na verdade estava pulando em uma piscina aquecida. Um corante vegetal foi adicionado para dar à água sua aparência.
Para confundir o público e aumentar a tensão, Michael Rooker interpretou o assassino mascarado em várias cenas.
Em 1997, o comissário de beisebol Bud Selig aposentou universalmente o número de Jackie Robinson, 42. O punhado de jogadores que ainda usavam o número foi autorizado a mantê-lo. A partir de 2014, exceto por solicitações especiais ou aprovação, nenhum jogador da liga principal usará o # 42 novamente.
A frase de Pee Wee Reese de que algum dia todos os jogadores do Dodger estariam usando o número 42 foi realmente dita pelo outfielder dos Dodgers, Gene Hermanski, em 1951. Brian Helgeland gostou tanto da citação que fez Reese dizer porque ele é um personagem central. Desde 2004, todo dia 15 de abril é o "Jackie Robinson Day" na Liga Principal de beisebol, e todos os jogadores usam o número 42. O primeiro dia de Robinson na Liga Principal foi em 15 de abril de 1947.
Quatro jogadores do Brooklyn Dodgers de 1947 ainda estavam vivos quando este filme foi lançado: Tommy Brown, Ralph Branca, Marv Rackley e Don Lund.
Enquanto Jasha Balcom, um ex-jogador da liga secundária, era Chadwick Boseman como dublê em algumas cenas, Boseman fez muitas de suas próprias acrobacias, já que havia treinado meses de beisebol e estudado imagens de Jackie Robinson jogando. Boseman disse que estava "lívido" ao ver um dublê retratar Robinson incorretamente: "Cada vez que ele fazia isso, eu dizia, 'Isso está errado. Isso está errado. Isso está errado.'" Finalmente, a equipe deixou Boseman filmar a cena. "Isso tornou o filme melhor." Isso também ajudou Boseman a entrar no personagem: “Você sai por aí com esse sentimento de, 'Na verdade, eu meio que sei o que esse cara estava passando'. Posso me identificar com as emoções, posso me identificar com o quão cansado ele estava, posso me identificar com o quão abusado, posso me identificar com a solidão disso. Então posso carregar isso para este momento e usar isso, porque, você sabe, é real para mim agora."
Branch Rickey deixa escapar "Judas Priest!" De acordo com as pessoas mais próximas de Rickey, essa foi a pior linguagem obscena que ele já proferiu.
Dicky Eklund não gostou de como sua mãe e irmãs foram retratadas no filme. Ele gritou com Christian Bale após uma exibição de raiva. Suas irmãs também não gostaram de suas representações. Beaver Eklund saiu de uma exibição do filme em protesto.
Mark Wahlberg renunciou ao seu próprio salário e não cobrou honorários iniciais por este filme. Christian Bale recebeu apenas US $ 250.000 por seu papel.
O treinador na vida real de Micky Ward , Mickey O'Keefe, foi convidado a aparecer como ele mesmo no filme, mas recusou o papel, já que ele nunca havia atuado antes. Mark Wahlberg disse que ele poderia, já que ele era um policial e, portanto, ele tem que agir e pensar rápido. Isso foi convincente o suficiente, e ele assumiu o papel.
Christian Bale se envolveu quando Mark Wahlberg o convidou para participar do filme. Wahlberg e Bale se conheceram por meio de suas filhas, que frequentaram a mesma escola primária.
Christian Bale passou horas com o verdadeiro Dicky Eklund para aprender como imitá-lo de maneira adequada. Ele teve que perder 13 quilos porque Eklund era viciado em crack na época. O diretor David O. Russell disse que era muito mais do que mímica. Ele observou: "Dicky tem um ritmo para ele, uma música. Christian tinha que entender como sua mente funciona."
Baseado na história verídica de um pai que perdeu seu filho nas montanhas da Romênia e nunca desistiu de encontrar os restos mortais. Aconteceu em 2009 e o corpo nunca foi encontrado.
Membros do grupo de hard rock feminino japonês BAND-MAID aparecem no filme como eles próprios.
Quando alguns dos membros da Yakuza chegam ao restaurante Black Lizard, eles são recebidos pela equipe dizendo "otsukaresama desu". A frase significa literalmente "você está cansado". É usado como uma saudação em japonês, mas transmite a ideia de agradecer a alguém pelo seu trabalho árduo. É freqüentemente usado no final do dia. O filme traduz a frase como "boa noite, chefe". Embora tecnicamente a frase para boa noite seja "konbonwa", a frase "otsukaresama desu" é provavelmente melhor nesta situação. Otsukaresama desu não tem uma tradução exata para o inglês. Algumas pessoas podem considerar a tradução como uma besteira ... mas "boa noite" é perto o suficiente.
O refrigerante que Kate está procurando, "Boom Boom Lemon", é fictício.
Ani diz a Kate que ela se parece com a cadela do Exterminador do Futuro com seus óculos de sol. Mais tarde, quando ela tira os óculos no início do ataque final, seu olho esquerdo está vermelho, assim como o lado esquerdo de seu rosto, como um aceno claro para este lendário assassino.
O programa de TV que Jojima está assistindo é um filme / série de ficção científica conhecido como Uchu kara no messeji: Ginga taisen (1979) do final dos anos 70.
Na cena do tiro certeiro de Kate: o anime mostrado na parede do prédio é Tokyo Ghoul: Root A (2015).
As tomadas aéreas no início do filme são na verdade a cidade de Osaka. A primeira se aproxima do sul com o edifício Harukas e a área de Tennoji. A segunda foto é da Baía de Osaka com a roda-gigante visível perto do Aquário de Osaka. Na realidade, essas áreas não são próximas umas das outras. Demoraria entre 20-40 minutos para viajar de Tennoji para o Aquário, dependendo da linha de trem que você pegou.
Na abertura do filme, Kate (Mary Elizabeth Winstead) entra em um armazém à beira-mar em Osaka, Japão. Ao se aproximar de dois japoneses, ela pergunta a eles "onde fica o templo Shitennoji". Eles dizem a ela, "está de volta por onde você veio", como se o Templo estivesse na vizinhança. Na realidade, o templo Shitennoji está longe do mar ou da área do armazém. Se ela voltasse por onde veio, demoraria várias horas para chegar lá a pé. (Eles obviamente não estão dando a ela instruções específicas; como são guardas da Yakuza, estão insinuando que ela precisa se perder.)
Pode-se ver a inspiração no tema de Nikita: Criada para Matar (1990), A Assassina (1993), Anna: O Perigo Tem Nome (2019): uma assassina secreta feminina, seu nome como título do filme (não em todas as línguas embora), uma relação de amor e ódio com seu mentor, e a heroína tomando sua independência no final. As referências estão particularmente presentes durante os flashbacks, quando Kate e Varrick compartilham seu bolo de aniversário refletindo a mesma cena nos outros filmes, ou quando a jovem Kate recebe uma missão com uma configuração falha: uma arma vazia para Kate vs. uma saída bloqueada para Nikita ou Maggie.
Na montagem dos vários competidores esperando a van voltar para entrar no jogo, todos os competidores são mostrados entrando no carro e sendo gaseados, exceto o velho (que mais tarde se revela ser o mandante). Ele só é mostrado entrando na van.
No salão principal, onde todos os jogadores são mantidos, nas paredes há representações de crianças jogando todos os seis jogos que os competidores devem jogar.
Lee Byung-Hun, que interpreta o Líder, também é mencionado pelo nome como ator por um dos competidores.
A explosão dos painéis de vidro só seria possível com muitos explosivos sob os painéis, que não são visíveis. Além disso, o vidro temperado explode em pequenos pedaços, não em fragmentos.
Na vida real, um dos homens da equipe de Richard Phillips o processou após o incidente. Ele alegou que Phillips estava bem ciente do perigo nas águas da Somália, mas foi de qualquer maneira colocando todos em perigo porque queria levar o carregamento para o porto mais rápido, embora a própria companhia de navegação lhe tenha enviado uma nota aconselhando-o a evitar os mares.
A frase "Olhe para mim! Eu sou o capitão agora!", Foi um improviso de Barkhad Abdi.
Durante uma entrevista no programa "Fresh Air" da NPR, Tom Hanks disse que a primeira vez que conheceu os atores que interpretavam os piratas somalianos foi quando eles começaram a filmar os piratas que tomavam conta da ponte. Paul Greengrass mencionou que fez isso intencionalmente para criar tensão entre os atores a bordo do navio e os atores que interpretam os piratas somalianos.
Antes da cena da tomada da ponte, Paul Greengrass disse a Barkhad Abdi para "possuí -la". Abdi perdeu o sono na noite anterior, antecipando sua primeira experiência como ator. No dia seguinte, sua improvisação da frase "olhe para mim, olhe para mim, eu sou o capitão agora" foi o clipe usado em suas considerações de premiação. Depois que Abdi e seus colegas atores abandonaram o personagem, as primeiras palavras de Tom Hanks para Barkhad foram "então, você é de Minnesota".
Barkhad Abdi ganhou apenas 65.000 dólares por seu papel e depois que ele foi concluído, ele foi trabalhar na loja de telefones celulares de seu irmão em Minneapolis.
Paul Greengrass disse em uma entrevista que via os piratas somalianos como criminosos, não terroristas, e que queria que a história mostrasse seu desespero e vontade de fazer coisas ilegais e violentas como parte da desesperança da vida na Somália.
Nenhum dos membros da tripulação da Marinha dos EUA do DDG 103, USS Truxtun, incluindo o Corpsman Danielle Albert, ganhou pagamento adicional / padrão da indústria por suas funções. Eles eram considerados "em serviço" e recebiam apenas o pagamento normal da Marinha dos Estados Unidos.
Tom Hanks afirmou que todas as cenas internas do barco salva-vidas foram filmadas dentro de uma réplica que estava na água o tempo todo, resultando em ele sendo vomitado por membros da tripulação no espaço apertado.
Nenhum dos atores somalianos do filme havia atuado antes. Uma chamada de elenco aberta foi realizada em Minneapolis, Minnesota, que tem a maior população de somalianos nos EUA. Barkhad Abdi , Barkhad Abdirahman , Faysal Ahmed e Mahat M. Ali foram escolhidos entre mais de 700 pessoas que fizeram o teste.
Quando o personagem de Chris Mulkey começa a falar sobre ele estar na União e não ser pago para lidar com piratas, apenas Tom Hanks sabia que Mulkey iria começar a dizer essas coisas. As reações do resto do elenco foram completamente reais e naturais.
A enfermeira do hospital na cena da enfermaria era realmente enfermeira da Marinha (Danielle Albert). O diretor disse a ela para tratar Tom Hanks como se fosse um "exercício militar regular". A sequência foi improvisada.
Com exceção de Max Martini, que interpreta o SEAL Comandante, todos os SEALs vistos no final do filme foram retratados por SEALs da ativa anterior.
O corte original apresentava cenas adicionais com Catherine Keener, com sua personagem descobrindo a provação de seu marido enquanto ela acontecia e, subsequentemente, lidando com a intrusão da imprensa e os esforços para resgatá-lo. Foi decidido na edição que a subtrama tirou o foco do cenário central na nave e foi extirpada. Paul Greengrass debateu a possibilidade de cortar todas as cenas terrestres introdutórias do filme, mas decidiu mantê-las intactas, uma vez que isso significava que Keener teria sido inteiramente removido do filme.
A cena filmada no Centro de Informações de Combate, onde um marinheiro escreve "Seat 15" ao contrário no quadro de status foi improvisada. O diretor de fotografia, Barry Ackroyd, notou o suboficial praticando a escrita ao contrário quando não estava filmando e pediu que ele repetisse para o filme. O ato de escrever ao contrário na Marinha desapareceu nos últimos anos, pois o surgimento da tecnologia colocou todas as informações disponíveis em painéis eletrônicos de status.
Uma ironia do incidente foi que o navio da Marinha dos Estados Unidos, o USS Bainbridge, tinha uma ligação histórica com piratas, pois o nome do navio vem do comandante do único navio perdido por piratas nas Guerras da Barbária. William Bainbridge e sua tripulação foram capturados pelos piratas da Barbária e passaram dezenove meses nas mãos do Pasha de Trípoli. Para o USS Bainbridge, foi a vingança pelo incidente.
Apesar de ter recebido indicações de Melhor Ator no Globo de Ouro, BAFTAs, Screen Actors Guild e prêmios da Critics Choice, Tom Hanks não conseguiu receber uma indicação ao Oscar. Críticos, públicos, grandes grupos de filmes e publicações consideraram isso uma afronta importante na época.
O negociador, quando questionado sobre o seu nome, diz que é "Nemo". Nemo, em latim, significa "ninguém" ou "ninguém". O Capitão Nemo também é um personagem fictício famoso em dois livros marítimos do autor francês de ficção científica Júlio Verne : Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) e A Ilha Misteriosa (1874).
A caixa de entrada de e-mail que o capitão Richard Phillips lê inclui mensagens de Paul Kirby (Desenho de Produção), Dominic Capon (Decoração do cenário) e Michael Bronner (co-produtor). Um dos assuntos é "Frase de Decoração".
O USS Truxtun, interpretando o papel do USS Bainbridge, estava realmente no mar durante as filmagens das cenas na ponte do navio. Foi um desafio tático para os observadores da ponte, que realmente tiveram que navegar, principalmente devido à equipe de produção, que escureceu as janelas para limitar a luz que entrava de fora. Os observadores foram forçados a navegar das asas da ponte.
Originalmente, Ron Howard estava a bordo como diretor em estágio de desenvolvimento do Capitão Phillips (2013). Howard, no entanto, eventualmente trocaria os projetos de longa-metragem com Paul Greengrass, que iria dirigir Rush (2013) durante seu estágio de desenvolvimento na época. Howard foi para o comando do Rush (2013), enquanto Greengrass foi para o comando do Capitão Phillips (2013).
Barkhad Abdi também estrela outro filme sobre a Somália chamado "Piratas da Somália". O sequestro do Maersk Alabama é mencionado no filme.
O sequestro do Maersk Alabama e a tomada de reféns do capitão Richard Phillips também foram fundamentais para o romance Djibouti de Elmore Leonard (2010).
Enquanto os piratas se aproximam do Maersk Alabama pela primeira vez, a câmera focaliza um pirata colocando uma substância em sua boca mastigando e a próxima cena mostra outro já mastigando a mesma coisa. Este é o khat, um estimulante de cafeína comum cultivado no Chifre da África.
Apesar de receber indicações de Melhor Diretor no Globo de Ouro, BAFTAs, Directors Guild e Critics Choice Awards, Paul Greengrass não conseguiu receber uma indicação ao Oscar. Críticos, públicos, grandes grupos de filmes e publicações consideraram isso uma afronta importante na época.
Este é o segundo longa-metragem da carreira de Tom Hanks em que ele retrata uma pessoa real. O primeiro foi como Jim Lovell na Apollo 13 (1995).
Tom Hanks lançou dois filmes em 2013, Captão Phillips e Saving Mr. Banks. Em ambas, ele retrata uma pessoa real (apenas na segunda e na terceira vez em sua carreira).
Em 2016, um documento foi descoberto nos Arquivos Nacionais que era um pedido da empresa de Newton Knight para se juntar ao Exército da União em 1864. Ele dá validade às alegações de Knight.
Victoria Bynum, escritora do livro "The Free State of Jones: Longest Civil War do Mississippi", faz uma participação especial no filme como enfermeira de hospital. Ela pode ser vista na tenda médica sentada ao lado de um soldado com um ombro ferido enquanto lê as escrituras para um soldado amputado. O versículo bíblico que ela lê para eles é o Salmo 27:1.
O Estado Livre de Jones não foi a única região do sul que se opôs e/ou ameaçou se separar da Confederação. As rebeliões aconteceram na região de Nickajack no norte do Alabama e no leste do Tennessee, no estado de Scott no norte do Tennessee, no condado de Searcy no Arkansas e na República de Winston no norte do Alabama. Kanawha, que se tornou West Virginia, foi a única área a se separar com sucesso de um estado confederado.
Entre os muitos figurantes do filme está um homem chamado Christopher David McKnight, que é um verdadeiro descendente do personagem principal Newt Knight, interpretado por Matthew McConaughey. Newt Knight é o trisavô de Christopher e é natural de Lake Charles, LA. Ele ouviu o burburinho sobre o filme no início de sua produção e submeteu seu nome para ser considerado um figurante no filme.
Eunice Smith , uma descendente real de Newt Knight, foi uma figurante no filme.
Quando leu o roteiro pela primeira vez, Matthew McConaughey pensou que era a história da Guerra Civil mais emocionante que ele já conhecia. Ele soube imediatamente que queria interpretar Newton Knight. Com McConaughey no projeto, o financiamento rapidamente se encaixou.
Kensley Keys foi o único homem afro-americano no set que é originalmente de Jones County (Soso, MS), e que é descendente de Newt Knight. Keys também teve um papel de destaque como um Maroon (Maroon # 4). Ele teve a oportunidade de conhecer o diretor Gary Ross no set um dia após envolver a cena do campo de batalha. Durante seu primeiro dia no set para ser "ajustado", Kensley notou que enquanto almoçava, Matthew McConaughey sentou-se na frente dele e Kensley contou a ele porque o filme é tão especial para ele, pois é sobre sua família e cidade natal.
O historiador Rudy Leverett, que escreveu "A Lenda do Estado Livre de Jones", tentou em seu livro diminuir a importância da rebelião e retratar Newton Knight como um fora da lei. Leverett é na verdade bisneto do major Amos McLemore, um oficial confederado que foi enviado para capturar os membros da Knight Company. McLemore foi assassinado por Newton Knight.
Os veículos do departamento do xerife no condado têm escrito "Estado Livre de Jones" nas portas da frente.
Depois de anos pesquisando e escrevendo o roteiro, Gary Ross descobriu que ninguém estava interessado em financiar um filme sobre a Guerra Civil. Desiludido, ele saiu para fazer Jogos Vorazes (2012), período em que Lincoln (2012) e 12 Anos de Escravidão (2013) abriram, mudando completamente as percepções do estúdio.
O local das filmagens do campo de batalha foi filmado em Covington, LA.
Mais de 7.000 pessoas enviaram fotos 3X4 e currículos para serem consideradas para um emprego como figurante.
O filme se passa em 1862, 1863, 1864, 1865, 1868, 1875, 1876 e 1948.
Por mais que quisesse filmar no condado de Jones, Gary Ross descobriu que os incentivos fiscais oferecidos pela Louisiana eram bons demais para resistir. No entanto, ele e Matthew McConaughey passaram muito tempo no condado de Jones, absorvendo a atmosfera.
O nome do personagem Moisés, o escravo fugitivo, foi dado por causa de Harriet Tubman, que era conhecida como Moisés pelos escravos que ela ajudou a escapar para a liberdade.
Para cenas na tenda médica em que o chão estava coberto de sangue, muitas vezes era adicionada água à mistura de sangue falso para expandir sua cobertura e dar-lhe uma aparência mais lisa, mas, consequentemente, essas cenas tiveram que ser filmadas mais rapidamente, pois a mistura diluída foi absorvida por as tábuas do assoalho de madeira muito mais rápido.
Gary Ross estava no Universal Studios discutindo projetos futuros quando ele recebeu uma página sobre Newton Knight e seu estado livre e ele ficou imediatamente intrigado.
Gary Ross pesquisou o roteiro por um período de dois anos.
Quando Newton está ensinando Rachel a ler, ele explica o som 'gh' silencioso. Uma das palavras que ele enfatiza é 'tudo bem' - bordão infame de McConaughey.
Segundo filme de Matthew McConaughey e Jacob Lofland juntos, depois de Amor Bandido (2012).
O livro de Rudy H. Leverett, "A Lenda do Estado Livre de Jones", afirma que os cidadãos do Condado de Jones apoiaram esmagadoramente a Confederação e que a rebelião do Condado de Jones retratada no filme foi significativamente exagerada.
O ator veterano Gary Grubbs mora em Hattiesburg, MS, a poucos minutos de carro do Condado de Jones.
No Globo de Ouro de 2015, Matthew McConaughey foi questionado sobre sua barba que estava crescendo. A barba que ele estava deixando era para se preparar para este filme. Quando questionado sobre sua barba, ele dizia "É para um projeto futuro".
Thomas Francis Murphy e Christopher Berry estavam ambos em 12 Anos de Escravidão (2013).
Brendan Gleeson participou, mas desistiu devido a conflitos de agendamento
Este foi o segundo filme de Gary Ross a ser rodado na proporção de 1,85: 1 desde seu filme de estreia, Pleasantville (1998).
Em uma entrevista, um produtor afirmou que considerou chamar o filme de "Free State of Randy", mas decidiu que "Free State of Jones" era um título mais cativante.
Em uma entrevista, um produtor afirmou que o diretor do filme seria Steve Gomer ( As Aventuras de Barney 1998), mas no último minuto ele teve que desistir devido a conflitos de agenda
Keri Russell e Christopher Berry estão ambos em Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)..
Christopher Berry, Gugu Mbatha-Raw e Lara Grice também atuaram juntos em Versões de um Crime (2016).
Este é um de pelo menos três lançamentos de 2016 que incluíram o nome "Jones" no título. Os outros dois são O Bebê de Bridget Jones (2016) e Vizinhos Nada Secretos (2016).
O primeiro nome do personagem de Matthew McConaughey é Newton. Em Newton Boys: Irmãos Fora-da-Lei (1998) Newton é seu sobrenome. Ambos os filmes também têm o Texas como um fator comum.
9-1-1 (1ª Temporada)
4.2 89Os episódios são baseados em fatos, os casos mostrados no seriado são baseados em casos reais de atendimentos de emergência nos EUA. Claro que não todos, mas a grande maioria, pelo menos; e o mais interessante é a forma como eles produziram os episódios. Os temas parecem ser temáticas, mostrando casos que de alguma forma são semelhantes entre si e por vezes nos surpreendendo, tamanho o absurdo de situações que as pessoas, por muitas vezes, se colocam. Apesar da comédia, a série tem seus pilares bem fixados no drama. O que não podia deixar de ser. Todos os personagens principais carregam cicatrizes que, de alguma forma, tentam compensar ou esquecer nesse trabalho. E por muitas vezes, deixam elas mais leves de se conviver.
O Guardião Invisível
3.3 230 Assista AgoraNa mitologia basca, Basajaun (Senhor da Floresta) é um hominídeo enorme e peludo que habita a floresta. Eles foram pensados para construir megálitos, proteger rebanhos de gado e ensinar habilidades como agricultura e trabalho com ferro aos humanos.
O bolo chanchigorri é uma pastelaria espanhola muito comum na cozinha navarra. Estas sobremesas redondas são feitas tradicionalmente na altura do abate dos porcos. Seus ingredientes principais são carne de porco frita, banha, massa de pão e açúcar. [Espanhol: torta de chanchigorri. Basco: txantxigorri opila. Também escrito txantxigorri ou chalchigorri. ]
Yara
3.3 94Filme forte para quem é pai, trabalho excelente da promotora italiana. Vale a pena conferir!
Chamas da Vingança
3.9 680 Assista AgoraO escritor Brian Helgeland viu pela primeira vez o original Um Homem em Fogo (1987) quando alugava vídeos no final dos anos 80. Ele entrou na locadora de vídeo onde Quentin Tarantino estava trabalhando e perguntou o que era bom. Tarantino recomendou Um Homem em Fogo (1987).
A maioria das cenas entre Denzel Washington e Christopher Walken foi totalmente improvisada.
Denzel Washington foi escalado para este filme por causa de uma viagem ao médico. Ele encontrou o diretor Tony Scott na sala de espera de um consultório médico e os dois começaram a conversar. Scott não via Washington pessoalmente desde que trabalharam juntos em Maré Vermelha (1995). Scott viu Dakota Fanning em Uma Lição de Amor (2001) na noite anterior, e ver Washington fez Scott pensar em usá-los juntos.
Denzel Washington ficou tão impressionado com a atuação de Dakota Fanning que a observou e esqueceu que estava na cena.
A cena da cozinha entre Creasy e Pita, onde ela perguntou a ele sobre concubinas, foi quase improvisada. Tudo começou quando eles se "acusaram" de sorrir.
Os primeiros nomes dos sequestradores no filme, Daniel e seu irmão Aurelio, são os primeiros nomes reais dos sequestradores da vida real da Cidade do México no final dos anos 90, Daniel e Aurelio Arizmendi Lopez, os infames "Ear Loppers".
Mickey Rourke e Denzel Washington não se deram bem durante as filmagens.
Dakota Fanning estava sem os dentes da frente durante as filmagens. Os cineastas debateram se deveriam colocar dentes falsos nela e até mesmo os fizeram para a atriz. No final, eles decidiram não usá-los.
Radha Mitchell ficou intimidada quando conheceu Dakota Fanning . "Eu quero conhecê-la quando ela tiver 25 anos. Acho que ela vai nocautear todo mundo."
Radha Mitchell teve três guarda-costas protegendo-a, quando ela estava no México para as filmagens. Ela disse que eles foram contratados depois que seu motorista foi sequestrado sob a mira de uma arma na Cidade do México.
Vingança & Castigo
3.6 212 Assista AgoraNat Love, Mary Fields, Rufus Buck, Cherokee Bill, Bill Pickett, Jim Beckworth e Bass Reeves são figuras históricas reais do velho oeste.
Bass Reeves foi o primeiro negro US Marshall (delegado Federal) a oeste do Mississippi. Ele também foi a inspiração para o Lone Ranger, ele foi retratado neste filme e na série limitada Watchmen (2019), ambas estreladas por Regina King (Trudy Smith) e Danielle Deadwyler (Cuffee), como a avó de King.
Nat Love era um verdadeiro cowboy do velho oeste e escreveu uma autobiografia chamada A vida e as aventuras de Nat Love: uma verdadeira história dos dias da escravidão. Foi publicado em 1907.
Quando Cherokee Bill (Lakeith Stanfield) embarca no trem para libertar (Rufus Buck) Idris Elba, o nome da companhia ferroviária na lateral do trem é CA Boseman, uma homenagem a Chadwick Aaron Boseman, que infelizmente faleceu em agosto de 2020.
A primeira aparição de Trudy é uma homenagem a Denzel Washington como Malcolm X, na luva preta, apontando para onde seu povo deve ir. "Muito poder para um homem (mulher) ter."
Danielle Deadwyler já desempenhou um papel em Watchmen da HBO (2019). Seu personagem era casado com outro chamado Will Reeves, que adotou esse sobrenome (após a morte de seus pais) de seu herói de infância Bass Reeves, interpretado por Delroy Lindo neste filme.
Idris Elba , Regina King e Delroy Lindo já estrelaram juntos como membros da família Um Natal Especial (2007).
Jonathan Majors e Delroy Lindo estrelaram juntos anteriormente Destacamento Blood (2020).
Idris Elba, Zazie Beetz, Johnathan Majors, Edi Gathegi e Mustafa Shakir desempenharam papéis baseados em personagens da Marvel: Idris: Moreau em Ghost Rider 2 (2011) e Heimdall no MCU; Zazie: Domino em Deadpool 2 (2018); Johnathan: Kang no MCU; Edi: Darwin em X-Men: Primeira Classe (2011); Mustafa: Bushmaster em Luke Cage (2016).
Águas Rasas
3.4 1,4K Assista AgoraBlake Lively estava grávida de seu segundo filho durante as filmagens.
Blake Lively só tinha uma dublê para as cenas de surfe, já que não conseguia surfar profissionalmente, "Tudo que fiz foi remar", ela mencionou, que sua dublê foi a surfista australiana profissional Isabella Nichols, de 19 anos, ela ensinou Blake a remar corretamente, como encerar uma prancha e colocar uma corda de perna e barbatanas para torná-la autêntica.
O caranguejo que Nancy esmaga enquanto está em sua pedra é CGI, embora o caranguejo esmagado que ela tenta comer seja real. As reações de repulsa de Blake Lively são genuínas, conforme afirma o diretor Jaume Collet-Serra "não temos permissão para ferir nenhum animal, então não havia caranguejos vivos, mas mandamos nosso departamento de arte todas as manhãs para encontrar caranguejos que haviam morrido naturalmente nas praias, então há alguns deles lá."
Blake Lively foi parcialmente inspirada pelo trabalho de seu marido Ryan Reynolds no filme igualmente minimalista Enterrado Vivo (2010), afirmando "essa foi uma das razões pelas quais eu queria tanto aceitar este filme, porque eu sei o quão difícil foi para ele e como foi gratificante."
Jaume Collet-Serra se associou ao departamento de arte para o design do tubarão. “Cheguei à conclusão de que o tubarão tinha que ser fêmea”, diz o diretor. "As fêmeas são ligeiramente maiores e têm grandes cicatrizes de acasalamento. Visualmente elas são mais assustadoras, pois são mais protetoras." Criar o tubarão geralmente levou milhares de horas de pesquisa, então a equipe de filmagem assistiu a cada episódio da Semana do Tubarão para ter a ideia de criar o tubarão, ele acrescentou "ela é uma fêmea de tubarão, sabemos exatamente quanto ela pesa. Cada cicatriz que ela tem existe uma história por trás. É realmente um trabalho incrível de arte e pesquisa ".
As Duas Faces de um Crime
4.1 1,0K Assista AgoraEsta é a estreia de Edward Norton no cinema.
Edward Norton estava entre 2.100 atores que fizeram o teste para o papel de Aaron Stampler.
O papel de Aaron Stampler foi amplamente visto como um papel que fez carreira e foi perseguido por muitos jovens atores. Matt Damon disse que perseguiu o papel desesperadamente, tendo anteriormente perdido um papel em Dead Poet's Society (1989). Depois de ser preterido mais uma vez, ele e Ben Affleck decidiram que as chances de outro grande papel aparecer, passar pelas fileiras de atores conhecidos antes de ser 'jogado aos lobos para lutar' eram tão baixas que eles tinham que fazer alguma coisa sobre isso. O resultado foi o roteiro de Gênio Indomável (1997), que ajudou a lançar as duas carreiras.
Ambos Wil Wheaton e Leonardo DiCaprio recusou o papel de Aaron Stampler. Wheaton recusou o papel porque não queria adiar a escola de atuação, e quando seu empresário o incentivou a aceitar o papel de qualquer maneira, ele disse a ele: "É como Luke Skywalker quando Yoda lhe disse para não ir salvar seus amigos , mas para ficar em Dagobah e aprender a ser um Jedi. Luke não o ouviu e é por isso que ele nunca se tornou um verdadeiro mestre Jedi. " Mais tarde, Wheaton se arrependeu de ter recusado esse papel, dizendo que esse foi um fator crucial pelo qual sua carreira nunca chegou a ser bem-sucedida.
Leonardo DiCaprio foi a escolha original do produtor para Aaron / Roy, mas ele acabou recusando.
Exército de Ladrões: Invasão da Europa
3.2 184Hans Zimmer é o compositor deste filme, que é produzido por Zack Snyder e que já trabalhou com Zimmer em O Homem de Aço (2013) e Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016).
Nathalie Emmanuel e Guz Khan trabalharam juntos anteriormente em Quatro Casamentos e Um Funeral (2019).
O nome do cofre, "Götterdämmerung", traduzido para o inglês é "Crepúsculo dos Deuses".
A escada rolante do metrô está localizada na estação Mustek em Praga.
A "velha" estava realmente falando em tcheco depois que Dieter voltou a se concentrar nela.
O nome de Matthias Schweighöfer, Dieter, foi substituído por Sebastian na versão alemã em que Matthias Schweighöfer fala ele mesmo.
Jumper
3.0 1,2K Assista AgoraA equipe teve permissão para filmar dentro do Coliseu Romano por três dias, sob três condições: nenhum equipamento poderia ser colocado no solo, eles só podiam filmar das 6h30 às 8h30 e das 15h30 às 17h: 30 horas, para não incomodar os turistas, e a única iluminação permitida era a luz solar natural.
David Ritchie , um cenógrafo das filmagens de Toronto, foi morto enquanto desmontava parte do cenário.
Eminem teria recusado uma oferta para estrelar o papel principal. No entanto, uma reportagem da MTV citou o diretor Doug Liman dizendo que seu plano de ter Eminem no filme foi abandonado logo após ele conhecer Hayden Christensen.
O filme se passa em Ann Arbor, Michigan. A escola de ensino médio retratada foi a Huron High School, onde o roteirista David S. Goyer estudou. Os adolescentes da área foram escalados como figurantes para cenas dentro e ao redor da escola.
Muitas partes do filme são diferentes do livro. Alguns deles incluem os personagens de Roland, Griffin e Paladins. No livro, o personagem principal é "Davy", não "David". Davy foi o único saltador no livro, no entanto, o personagem de Griffin muda isso. No filme, David conhecia Millie da escola. No livro, eles se conheceram depois que ele fugiu para a cidade de Nova York. No livro, David e Millie não viajam para Roma. O livro passa muito tempo com Davy, tentando encontrar sua mãe e sendo rastreado e investigado pela NSA, que foi substituída pelo arco de história de Paladin.
Velocidade Máxima
3.4 646 Assista AgoraPara a sequência de salto do ônibus, foi construída uma rampa. O ônibus deu partida a cerca de uma milha atrás e acelerou em direção à rampa. Quando atingiu a rampa, atingiu a velocidade de 61 milhas por hora. Ele viajou 35 metros e suas rodas dianteiras alcançaram uma altitude de seis metros acima do solo, que era mais alta do que qualquer um havia previsto. Por conta disso, as câmeras não foram posicionadas corretamente, e a parte frontal superior do ônibus sai do quadro quando o ônibus atinge o ponto máximo do salto.
Um ônibus especial foi usado para a cena do salto do ônibus. Este ônibus foi modificado para atingir a velocidade de setenta milhas por hora e foi equipado com poderosos amortecedores. O banco do motorista foi recuado quinze pés, para que se algo desse errado, o motorista não fosse ejetado do ônibus. O assento em si era um mecanismo de suspensão entre o teto e o piso do ônibus para evitar que o motorista sofresse compressão na coluna vertebral com o impacto.
O roteiro foi enviado para a Paramount Studios, que deu uma reviravolta no filme. Eles sugeriram a Graham Yost que seu roteiro, que pedia que o filme terminasse depois que todos descessem do ônibus, continha "ônibus demais", o que implica que o público não iria assistir a um filme em que um ônibus passasse por duas horas. Yost então adicionou as cenas do metrô, e o roteiro modificado foi apresentado à 20th Century Fox, que concordou em filmar o filme.
Para a sequência de salto do ônibus, a cidade de Los Angeles deu permissão para filmar no I-105 durante o último mês de sua construção. Isso exigia que a equipe de filmagem estivesse em constante movimento, dependendo da localização dos trabalhadores. Também criava problemas de continuidade, pois a aparência do conjunto mudava sempre, à medida que as equipes de construção erguiam ou desmontavam as estruturas.
O filme deveria ter sido lançado originalmente em agosto de 1994, já que a 20th Century Fox tinha preocupações de que teria um desempenho inferior nas bilheterias. Eles também sentiram que seria um sucessor de ação digna de True Lies (1994), que estreou em julho. No entanto, as audiências de teste reagiram muito mais favoravelmente do que o esperado e a Fox queria algo que proporcionasse uma competição de ação para adultos em comparação com Os Flintstones: O Filme (1994), para famílias , que estreou duas semanas antes. Esses fatores fizeram com que a data de lançamento fosse movida para junho como o primeiro filme da temporada de verão. No final, a Fox claramente tomou a decisão certa, já que o filme arrecadou US $ 121 milhões nos Estados Unidos e Canadá e US $ 350 milhões em todo o mundo, contra um orçamento de US $ 30 milhões.
Filhos do Ódio
3.3 36 Assista AgoraChaka Forman interpreta seu próprio pai, James Forman Sr., neste filme. James Forman Sênior foi um proeminente líder afro-americano do movimento americano pelos direitos civis durante a década de 1960. Como secretário executivo do Comitê de Coordenação Estudantil Não-Violento durante grande parte da década de 1960, ele desempenhou um papel essencial em muitos dos eventos seminais do movimento dos Direitos Civis, incluindo as viagens pela liberdade, o movimento de Birmingham e as marchas Selma-a-Montgomery. A mãe de Chaka Forman, Constancia "Dinky" Romilly, uma mulher branca, era filha de Jessica Mitford (uma das irmãs Mitford aristocráticas, várias das quais se tornaram famosas - ou infames - em sua Inglaterra natal por suas lealdades políticas divergentes). Ao contrário de suas irmãs Diana e Unity (que declararam sua lealdade ao nazismo), Jessica era uma esquerdista devotada que já foi membro do Partido Comunista. Ela também era amiga íntima de Virginia e Clifford Durr (retratado neste filme por Julia Ormond e Greg Thornton) e de fato vivia com os Durrs quando deu à luz Constancia; A autobiografia de Virginia Durr, "Fora do Círculo Mágico: A Autobiografia de Virginia Foster Durr", contém uma fotografia da mãe de Chaka Forman, Constancia, como um bebê sentado no colo de sua mãe, Jessica.
O Observador
2.8 135Keanu Reeves afirmou que não estava interessado no roteiro, mas foi forçado a fazer o filme quando seu assistente Brian forjou sua assinatura em um contrato. Ele desempenhou o papel em vez de se envolver em uma longa batalha legal. Ele foi contratualmente impedido de divulgar isso até 12 meses após o lançamento do filme nos Estados Unidos.
Keanu Reeves foi contratado pelo estúdio para não dizer nada negativo até um ano após o lançamento. Ele esperou o ano inteiro para criticar publicamente o filme e revelou como alguém forjou sua assinatura no contrato para ser o protagonista.
Keanu Reeves, de terceiro maior pagamento, deu seu acordo verbal ao diretor Joe Charbanic vários anos antes do início da produção, após ler seu roteiro original. Com seu envolvimento, os cineastas foram capazes de atrair um elenco e orçamento maiores do que o originalmente previsto, e a parte de Reeves (originalmente pouco mais que uma participação especial) foi substancialmente reescrita para apresentá-lo com mais destaque. Keanu Reeves receberia uma parte enquanto seus co-estrelas James Spader e Marisa Tomei receberiam um milhão de dólares, tentou sair do filme, mas acabou mudando de ideia (aparentemente influenciado pelo precedente desastre legal de Kim Basinger / Encaixotando Helena - 1993 ). Ele acabou concordando em fazer o filme e se abster de falar mal dele em entrevistas, com a condição de que seu envolvimento no filme fosse minimizado em todo o material promocional do filme, incluindo trailers. A Universal também pediu aos financiadores do filme que aumentassem a participação de Reeves nos lucros, o que levou Reeves a receber (pelo menos) US $ 2 milhões adicionais.
Keanu Reeves não gostou do filme tanto que se recusou a fazer qualquer divulgação para o lançamento do filme.
The Watcher foi dirigido por Joe Charbanic , um amigo de Keanu que também filmou o ator em turnê com sua banda de rock Dogstar.
A Universal pagou US $ 5 milhões para adquirir os direitos de distribuição norte-americanos deste filme.
O filme causou uma guerra entre a Universal Pictures, a extinta Destination Films e a Warner Brothers quando os direitos de distribuição estavam em disputa. A Universal acabou ganhando os direitos, mas apenas ultrapassou a Destination Films, que estava ansiosa para o filme ter um sucesso em potencial, já que todos os seus filmes anteriores haviam tido baixas bilheteria.
Durante a produção, o filme foi chamado de "Driven", mas a Universal decidiu mudar o título para "The Watcher" quando o drama de corrida de Stallone com o mesmo nome foi anunciado.
Na verdade, James Spader não gosta de comida vietnamita.
Na cena de abertura, Keanu Reeves dança a música "Dragula", de Rob Zombie, enquanto faz movimentos de kung fu atrás da luz verde. Esta é uma homenagem ao seu blockbuster anterior, Matrix (1999).
James Spader e Keanu Reeves estrelaram anteriormente com Lori Loughlin em Juventude Perdida (1985) e Uma Noite Muito Louca (1988), respectivamente. Ironicamente, nesses filmes, Spader interpretou um vilão e Reeves um cara bom.
A estreia de Janelle Snow.
À Espera de Um Milagre
4.4 2,1K Assista AgoraDe acordo com uma das características do DVD, Stephen King chamou este filme a adaptação mais fiel de sua obra.
Para cenas emocionais, Michael Clarke Duncan se lembrava de seu pai o deixando quando criança.
Muitas vezes os atores estão olhando para um laser apontado para o chão e não para um rato.
Quinze ratos foram usados no filme. Cada um passou meses sendo treinado para fazer truques diferentes.
Tom Hanks aceitou o papel de Paul Edgecomb como um favor a Frank Darabont, após ser forçado a recusar o papel de Andy Dufresne em Um Sonho de Liberdade (1994), a fim de desempenhar o papel-principal em Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994).
A cama de Coffey foi construída mais curta para fazer Michael Clarke Duncan parecer um gigante.
Roubando Vidas
3.5 710 Assista AgoraUma cena foi filmada em que Illeana dirige de volta para sua casa com a velha pick-up e um galho de uma árvore cai e quebra o para-brisa. Demorou várias tomadas para conseguir a foto e, aparentemente, destruiu os últimos pára-brisas restantes para a picape disponível em qualquer lugar da América do Norte na época. A cena não foi usada.
Donald Sutherland (com uma barba cheia), o pai de Kiefer Sutherland , é usado como modelo em um dos esboços mostrados quando Illeanna explica pela primeira vez o homem do assassino.
O personagem do romance de origem par de Illeana é James Costa, um curador de museu britânico. O análogo de Martin Asher é Martin Arkenhout, natural da Holanda. Os cenários principais do romance são Inglaterra e Portugal.
Os roteiristas Nicholas Kazan, Hillary Seitz e David Ayer trabalharam nas revisões do roteiro de Jon Bokenkamp .
Apesar de o filme se passar em Montreal, Québec, os policiais são retratados por atores franceses que não têm sotaque franco-canadense, mas sim sotaques franceses da França. Seria como apresentar atores canadenses para interpretar os Texas Rangers.
Angelina Jolie e Ethan Hawke trabalharam com Denzel Washington. Jolie em O Colecionador de Ossos (1999) e Hawke em Dia de Treinamento (2001).
A Guerra do Amanhã
3.2 714 Assista AgoraEste filme foi feito pela Paramount Pictures para um lançamento nos cinemas, mas devido à pandemia Covid-19, a Paramount vendeu o filme para a Amazon Prime Video por US $ 200 milhões.
O estilo de 'velhinho forte' de JK Simmons (66 anos) muito falado no filme, de acordo com o diretor Chris McKay , é na verdade baseado em fotos de Simmons no Instagram que se tornaram virais em 2016 após seu treinador Aaron V. Williamson os postou. A série de fotos de ginástica mostrou Simmons com uma enorme barba branca e desgrenhada, vestindo uma camiseta sem mangas, malhando bíceps incríveis. Quando se tratou de escalar o papel do pai louco, mas durão (de Chris Pratt) que vive fora da rede, McKay disse que imediatamente se lembrou das imagens virais, estendeu a mão para Simmons e perguntou-lhe: "Ei, não sei em que forma você está agora. Mas se for possível, eu realmente quero você para pegar aquele cara machucado de novo e deixar sua barba crescer ". Simmons disse sobre as fotos de 2016, "Isso explodiu depois que foi postado no Instagram". Mesmo assim, ele aceitou o papel, pois foi atraído pelo desafio de construir aquele corpo novamente. No filme final, Simmons mostra seus braços musculosos primeiro em uma camiseta justa que abraça o bíceps e depois em uma camiseta sem mangas que mostra seus bíceps ainda mais proeminentemente.
Existem 3 teorias populares de viagem no tempo em filmes de ficção científica: Linha do tempo fixa (o que você muda no passado realmente não importa, foi predeterminado e tudo se encaixará igualmente); Linha do tempo dinâmica (qualquer mudança no passado afetará drasticamente e modificará o presente), e linhas do tempo paralelas: qualquer mudança no passado criará uma linha do tempo alternativa, uma espécie de universo separado. Este filme não explica qual é, mas implica fortemente no último: os humanos atuais estão lutando no futuro para salvar a linha do tempo de seus filhos, mas a sua própria já é diferente com o conhecimento de que os alienígenas chegarão em algum ponto. Se fosse uma linha do tempo dinâmica, o 'futuro' mudaria a cada interação ou saltaria entre o presente e o futuro.
JK Simmons , de 66 anos, chocou seus colegas de elenco muito mais jovens com seu físico musculoso e bíceps enorme. Chris Pratt (42 anos) disse: "Foi inacreditável. Eu pensei, isso é possível? Ele tem músculos de prisão. Eu pensei, 'Cara, onde você esteve? Não posso te dizer quantos vezes eu falei sobre os braços de JK. Ele parece assustadoramente levantado neste filme. O J em JK significa levantado. Ele está rasgado. "Edwin Hodge (36 anos) acrescentou Simmons envergonhou os jovens musculosos do filme, dizendo: "Ele é muito louco. Espero ter uma aparência tão boa na idade dele. Foi muito ridículo. Dava para ver todas as veias dele. Seus músculos eram maiores do que os meus. E eu pensei que tinha músculos grandes naquela época. Ele é um puro-sangue." Simmons ficou emocionado com o elogio e disse: "Se nada mais vier desse filme, estou feliz!" O diretor Chris McKay acrescentou: "Ele era como o homem forte de Coney Island. Você esperava que ele estivesse esmagando latas de seu bíceps. "Simmons até recebeu elogios da esposa de Pratt e filha de Arnold Schwarzenegger - Katherine Schwarzenegger que disse: "Oh, meu Deus, JK Simmons é bombado." Simmons respondeu: "Isso"
Em seu primeiro fim de semana de lançamento digital em julho de 2021, estima-se que o filme foi visto por 2,41 milhões de lares, tornando-o o filme original da Amazon mais assistido até então.
Chris Pratt postou o seguinte em sua página do Instagram em 9 de novembro de 2019
"Esta é minha primeira vez como produtor executivo de um filme! E posso finalmente postar sobre isso! O título" Ghostdraft "acabou sendo problemático por vários motivos, então nós começamos a procurar outras opções ... Passamos por:
Generation Alien, World War A, Generation Gone, Saving Private Ryaalien, WWZ2, As not Zs, HORIZON WHITESPIKE, Jurassic Draft, GENERATION Draft, Miller Genuine Draft, City Slickers, Alien Dawn, Rapture Dawn, Apocalypse Dawn, Hero Dawn, Destiny War, Saving Tomorrow e A Guerra do Amanhã.
A GUERRA DO AMANHÃ! E foi quando foi decidido... Estamos chamando de #TheTomorrowWar "
Filmado durante um período de quatro meses, incluindo filmagens na Islândia.
Durante o filme, quando o militar fala sobre como funciona a viagem no tempo, ele diz 'é como colocar tela de galinheiro junto com chiclete'. Que é uma referência clara a uma cena no filme de viagem no tempo, 'Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica'.
Os principais heróis deste filme têm o sobrenome Forester. Na Guerra dos Mundos, outro filme sobre uma invasão alienígena na Terra, o sobrenome do herói principal é Forrester.
"Em memória de Dave Parra ", creditado neste filme como 'Anjo Draftee'.
Dan Forester (Chris Pratt) é um professor de biologia do ensino médio que serviu nas Forças Especiais do Exército dos EUA (também conhecido como "Boinas Verdes"). Seu posto no momento de sua dispensa honrosa era Primeiro Sargento (grau de pagamento E-8).
Sam Richardson sempre foi a primeira escolha de Chris McKay para fazer o papel de Charlie.
A filha de Dan Forester, Muri (Yvonne Strahovski) não faz sua primeira aparição no filme antes de 38 minutos.
O diretor Chris McKay foi assistente de direção de animação em Uma Aventura Lego (2014), também estrelado por Chris Pratt.
Em julho de 2021, foi relatado que o orçamento para "A Guerra do Amanhã" tinha um custo de $ 200 milhões.
O piloto do F-22 é o Maj. Joshua Gunderson, e piloto da equipe de demonstração do F-22. Tem seu indicativo de chamada "Cabo" visível em seu traje de vôo.
A maioria dos atores teve que passar pelo campo de treinamento de armas.
Chris Pratt diz "Eu voltarei" no filme, o que é uma ligeira variação da famosa frase de seu sogro Arnold Schwarzenegger "Eu voltarei" de O Exterminador do Futuro (1984).
O filme prevê a final da Copa do Mundo FiFA de 2022 aparentemente disputada entre o México e o Brasil.
Estreia de Jasmine Mathews.
JK Simmons e Chris Pratt apareceram em filmes baseados em quadrinhos da Marvel.
Paixão Sem Limite
3.4 191Quando o filme foi editado para a TV, o nome do personagem de Alicia Silverstone mudou de Darian Forrester para Adrian. O roteirista e diretor Alan Shapiro baseou o filme em fatos reais que aconteceram com ele e acabou sendo processado pela garota sobre a qual escreveu, que tinha o mesmo nome de seu personagem "fictício".
Alicia Silverstone se tornou uma "menor emancipada" aos 15 anos durante as filmagens do filme, o que significa que ela estava legalmente sozinha e não era dependente de seus pais. Dessa forma, ela poderia evitar as leis do trabalho infantil, o que teria restringido quantas horas ela poderia trabalhar no filme.
A inspiração do escritor e diretor Alan Shapiro por trás do filme foi baseada em uma experiência da vida real. Em Los Angeles, Alan Shapiro tornou-se inquilino em uma casa de hóspedes após sua saída da faculdade, que pertencia a um casal. Shapiro estava tentando trabalhar em roteiros para Hollywood, mas era constantemente distraído por sua filha adolescente Darian, que tinha uma queda por ele. Shapiro não queria nada com Darian e rejeitou um relacionamento sexual com ela porque ela era menor de idade. Um dia, ele voltou para casa de um trabalho, apenas para ver as palavras "Alan é uma merda!" esculpido em seu novo carro. Quando Alan falou com os pais de Darian sobre isso, Darian negou ter feito vandalismo em seu carro e, pior ainda, os pais de Darian ficaram do lado de sua filha, recusando-se a acreditar em Alan. No entanto, um amigo de escola de Darian se apresentou a Alan e em particular disse a ele que Darian fez isso, mas os pais de Darian ainda se recusaram a acreditar no amigo de escola de Darian. Por causa disso, Alan se mudou e ele nunca mais viu Darian novamente. Anos mais tarde, a esposa de Alan o lembrou de Darian e disse-lhe que daria uma boa história para um thriller de suspense e se tornou - The Crush.
O nome Adrian foi apelidado. A dublagem foi feita por atores desconhecidos porque o estúdio não tinha condições de trazer de volta os atores originais, o que explica a ligeira diferenciação vocal. Algumas palavras que precedem o nome Adrian também foram dubladas para uma transição de voz mais imperceptível.
Estreia de Alicia Silverstone no longa.
Todas as cenas de nudez de Alicia Silverstone foram feitas por um dublê porque ela era menor de idade.
O primeiro longa-metragem de Alicia Silverstone e seu primeiro papel principal.
Duas cenas que foram filmadas, mas excluídas podem ser vistas no trailer do cinema: Darian puxa a colcha de Nick e Amy nus enquanto eles estão dormindo, e uma extensão da cena da piscina entre Nick e Darian.
O lançamento do filme nos cinemas em 1993 continha o nome original do personagem de Alicia Silverstone, Darian. Trailers de filmes, versões em VHS e laserdisc também mantiveram o nome Darian. Versões para DVD e televisão a cabo foram posteriormente dubladas e creditadas como Adrian. No passado, a televisão a cabo inicial exibia o nome Darian.
Cary Elwes é 14 anos mais velho que Alicia Silverstone.
O título original do filme era "Adolescente do Inferno".
Alicia Silverstone ganhou 2 prêmios da MTV por sua atuação no filme por melhor desempenho e vilão.
O elenco e a equipe organizaram uma festa para o aniversário de 16 anos de Alicia Silverstone antes do início das filmagens.
Estreia de Alan Shapiro na direção de um longa-metragem.
Kurtwood Smith foi escalado como o pai de Darian depois que Alan Shapiro o viu no thriller de ação futurista Fortress (1993).
O guarda-roupa de Jennifer Rubin era composto principalmente de suas próprias roupas. A figurinista decidiu que ela gostava tanto do estilo de Jennifer que foi até o hotel e escolheu várias roupas que havia embalado.
Reese Witherspoon foi cogitada para o papel de Darian Forrester, mas foi dispensada por falta de agenda para o papel.
Darian pode estar sofrendo de Transtorno de Personalidade Borderline, que é um transtorno psicológico e psicossocial sério no qual as pessoas têm extrema dificuldade em controlar suas emoções. Os problemas incluem emoções intensas e voláteis (como vergonha, raiva, tristeza ou ansiedade), relacionamentos caóticos, impulsividade, senso de identidade instável, tentativa de suicídio e sentimentos crônicos de vazio.
Reese Witherspoon e Fairuza Balk foram as principais considerações para interpretar Darian Forrester. Witherspoon esteve na África filmando Viagem ao Grande Deserto (1993). Um longo e exaustivo processo foi implementado para encontrar a garota certa para esse papel. Alicia Silverstone foi notada pela primeira vez na apresentação de um portfólio de modelos.
Pouco antes de Adrian sabotar o cavalo de Cheyenne, Adrian diz a Cheyenne para ir trocar de roupa, e Adrian vai cuidar de seu cavalo, Buttercup. Cary Elwes (Nick) atuou em "A Princesa Prometida", e o personagem da ingênua se chama Buttercup.
Alicia Silverstone é 1 ano mais velha que seu personagem Darian.
O conversível de Nick é um Plymouth Valiant 1964
Jennifer Rubin disse que filmaram a cena em que abelhas estão voando contra ela invertendo um aspirador de pó e soprando um spray de cereal de arroz tufado pintado de dentro dele.
Embora um dublê de corpo tenha sido usado para Alicia Silverstone na cena do armário por ser menor de idade, a atriz iria posar totalmente nua para os anúncios da PETA em 2007 e 2016.
O rascunho do roteiro de 10 de agosto de 1992 lista as revisões de John Raffo.
James Kidnie mais tarde interpretou William Ray "Pudface" Morgan em Robocop: The Series (1994). Kurtwood Smith interpretou Clarence Boddicker em Robocop (1987), no qual a série de TV é baseada. Jennifer Rubin iria mais tarde contracenar com Peter Weller, que interpretou Robocop naquele filme em Screamers (1995).
Alicia Silverstone e Kurtwood Smith são filha e pai neste filme. Alicia Silverstone iria interpretar Barbara Wilson / Batgirl em Batman e Robin (1997). No filme, Barbara Wilson é sobrinha de Alfred Pennyworth. Mas, nos quadrinhos da DC, Barbara é filha do comissário Jim Gordon. Kurtwood Smith mais tarde forneceu a voz do comissário Jim Gordon em Beware the Batman (2013).
O Colecionador de Ossos
3.7 680 Assista AgoraNo romance de Jeffery Deaver , Amelia Donaghy (Angelina Jolie) foi chamada de Amelia Sachs. Os cineastas mudaram, porque "parecia muito com 'sexo'".
Phillip Noyce não é um grande fã de seu trabalho neste filme. Na esteira de Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995), todos os estúdios queriam um filme de serial killer imitador em seus livros. Ele sentiu que era apenas parte da linha de montagem ao assinar este filme, sabendo muito bem que nunca seria capaz de igualar o feito de David Fincher.
No romance de Jeffery Deaver, Thelma (Queen Latifah) era na verdade um homem chamado Thom.
A carreira de modelo na vida real de Angelina Jolie foi escrita no roteiro.
Christopher Crowe trabalhou na reescrita do roteiro.
Queen Latifah, que interpreta uma enfermeira neste filme, foi considerada para o papel de Sharona (também enfermeira) em Monk: Um Detetive Diferente (2002).
Estreia de Zena Grey.
Diretor Phillip Noyce aparece no filme por volta de 1h30min como um homem folheando livros na livraria em que Angelina Jolie entra.
Angelina Jolie admitiu em entrevistas que filmou cenas de nudez para este filme, mas o diretor Phillip Noyce as cortou, sentindo que se distraíam da história.
A identidade do assassino pode ser vista em um recorte de notícias na montagem de abertura.
Por volta de 1h35min, Quando Amelia pula no rio para resgatar o velho e sua neta, ela na verdade estava pulando em uma piscina aquecida. Um corante vegetal foi adicionado para dar à água sua aparência.
Para confundir o público e aumentar a tensão, Michael Rooker interpretou o assassino mascarado em várias cenas.
42 - A História de uma Lenda
4.1 203 Assista AgoraEm 1997, o comissário de beisebol Bud Selig aposentou universalmente o número de Jackie Robinson, 42. O punhado de jogadores que ainda usavam o número foi autorizado a mantê-lo. A partir de 2014, exceto por solicitações especiais ou aprovação, nenhum jogador da liga principal usará o # 42 novamente.
A frase de Pee Wee Reese de que algum dia todos os jogadores do Dodger estariam usando o número 42 foi realmente dita pelo outfielder dos Dodgers, Gene Hermanski, em 1951. Brian Helgeland gostou tanto da citação que fez Reese dizer porque ele é um personagem central. Desde 2004, todo dia 15 de abril é o "Jackie Robinson Day" na Liga Principal de beisebol, e todos os jogadores usam o número 42. O primeiro dia de Robinson na Liga Principal foi em 15 de abril de 1947.
Quatro jogadores do Brooklyn Dodgers de 1947 ainda estavam vivos quando este filme foi lançado: Tommy Brown, Ralph Branca, Marv Rackley e Don Lund.
Enquanto Jasha Balcom, um ex-jogador da liga secundária, era Chadwick Boseman como dublê em algumas cenas, Boseman fez muitas de suas próprias acrobacias, já que havia treinado meses de beisebol e estudado imagens de Jackie Robinson jogando. Boseman disse que estava "lívido" ao ver um dublê retratar Robinson incorretamente: "Cada vez que ele fazia isso, eu dizia, 'Isso está errado. Isso está errado. Isso está errado.'" Finalmente, a equipe deixou Boseman filmar a cena. "Isso tornou o filme melhor." Isso também ajudou Boseman a entrar no personagem: “Você sai por aí com esse sentimento de, 'Na verdade, eu meio que sei o que esse cara estava passando'. Posso me identificar com as emoções, posso me identificar com o quão cansado ele estava, posso me identificar com o quão abusado, posso me identificar com a solidão disso. Então posso carregar isso para este momento e usar isso, porque, você sabe, é real para mim agora."
Branch Rickey deixa escapar "Judas Priest!" De acordo com as pessoas mais próximas de Rickey, essa foi a pior linguagem obscena que ele já proferiu.
O Vencedor
4.0 1,3K Assista AgoraDicky Eklund não gostou de como sua mãe e irmãs foram retratadas no filme. Ele gritou com Christian Bale após uma exibição de raiva. Suas irmãs também não gostaram de suas representações. Beaver Eklund saiu de uma exibição do filme em protesto.
Mark Wahlberg renunciou ao seu próprio salário e não cobrou honorários iniciais por este filme. Christian Bale recebeu apenas US $ 250.000 por seu papel.
O treinador na vida real de Micky Ward , Mickey O'Keefe, foi convidado a aparecer como ele mesmo no filme, mas recusou o papel, já que ele nunca havia atuado antes. Mark Wahlberg disse que ele poderia, já que ele era um policial e, portanto, ele tem que agir e pensar rápido. Isso foi convincente o suficiente, e ele assumiu o papel.
Christian Bale se envolveu quando Mark Wahlberg o convidou para participar do filme. Wahlberg e Bale se conheceram por meio de suas filhas, que frequentaram a mesma escola primária.
Christian Bale passou horas com o verdadeiro Dicky Eklund para aprender como imitá-lo de maneira adequada. Ele teve que perder 13 quilos porque Eklund era viciado em crack na época. O diretor David O. Russell disse que era muito mais do que mímica. Ele observou: "Dicky tem um ritmo para ele, uma música. Christian tinha que entender como sua mente funciona."
O Pai que Move Montanhas
2.1 61 Assista AgoraNo helicóptero visto, o co-piloto tem uma bandeira canadense na parte de trás do chapéu
Baseado na história verídica de um pai que perdeu seu filho nas montanhas da Romênia e nunca desistiu de encontrar os restos mortais. Aconteceu em 2009 e o corpo nunca foi encontrado.
Kate
3.3 298 Assista AgoraMembros do grupo de hard rock feminino japonês BAND-MAID aparecem no filme como eles próprios.
Quando alguns dos membros da Yakuza chegam ao restaurante Black Lizard, eles são recebidos pela equipe dizendo "otsukaresama desu". A frase significa literalmente "você está cansado". É usado como uma saudação em japonês, mas transmite a ideia de agradecer a alguém pelo seu trabalho árduo. É freqüentemente usado no final do dia. O filme traduz a frase como "boa noite, chefe". Embora tecnicamente a frase para boa noite seja "konbonwa", a frase "otsukaresama desu" é provavelmente melhor nesta situação. Otsukaresama desu não tem uma tradução exata para o inglês. Algumas pessoas podem considerar a tradução como uma besteira ... mas "boa noite" é perto o suficiente.
O refrigerante que Kate está procurando, "Boom Boom Lemon", é fictício.
Ani diz a Kate que ela se parece com a cadela do Exterminador do Futuro com seus óculos de sol. Mais tarde, quando ela tira os óculos no início do ataque final, seu olho esquerdo está vermelho, assim como o lado esquerdo de seu rosto, como um aceno claro para este lendário assassino.
O programa de TV que Jojima está assistindo é um filme / série de ficção científica conhecido como Uchu kara no messeji: Ginga taisen (1979) do final dos anos 70.
Na cena do tiro certeiro de Kate: o anime mostrado na parede do prédio é Tokyo Ghoul: Root A (2015).
As tomadas aéreas no início do filme são na verdade a cidade de Osaka. A primeira se aproxima do sul com o edifício Harukas e a área de Tennoji. A segunda foto é da Baía de Osaka com a roda-gigante visível perto do Aquário de Osaka. Na realidade, essas áreas não são próximas umas das outras. Demoraria entre 20-40 minutos para viajar de Tennoji para o Aquário, dependendo da linha de trem que você pegou.
Na abertura do filme, Kate (Mary Elizabeth Winstead) entra em um armazém à beira-mar em Osaka, Japão. Ao se aproximar de dois japoneses, ela pergunta a eles "onde fica o templo Shitennoji". Eles dizem a ela, "está de volta por onde você veio", como se o Templo estivesse na vizinhança. Na realidade, o templo Shitennoji está longe do mar ou da área do armazém. Se ela voltasse por onde veio, demoraria várias horas para chegar lá a pé. (Eles obviamente não estão dando a ela instruções específicas; como são guardas da Yakuza, estão insinuando que ela precisa se perder.)
Pode-se ver a inspiração no tema de Nikita: Criada para Matar (1990), A Assassina (1993), Anna: O Perigo Tem Nome (2019): uma assassina secreta feminina, seu nome como título do filme (não em todas as línguas embora), uma relação de amor e ódio com seu mentor, e a heroína tomando sua independência no final. As referências estão particularmente presentes durante os flashbacks, quando Kate e Varrick compartilham seu bolo de aniversário refletindo a mesma cena nos outros filmes, ou quando a jovem Kate recebe uma missão com uma configuração falha: uma arma vazia para Kate vs. uma saída bloqueada para Nikita ou Maggie.
Round 6 (1ª Temporada)
4.0 1,3K Assista AgoraNa montagem dos vários competidores esperando a van voltar para entrar no jogo, todos os competidores são mostrados entrando no carro e sendo gaseados, exceto o velho (que mais tarde se revela ser o mandante). Ele só é mostrado entrando na van.
No salão principal, onde todos os jogadores são mantidos, nas paredes há representações de crianças jogando todos os seis jogos que os competidores devem jogar.
Lee Byung-Hun, que interpreta o Líder, também é mencionado pelo nome como ator por um dos competidores.
A explosão dos painéis de vidro só seria possível com muitos explosivos sob os painéis, que não são visíveis. Além disso, o vidro temperado explode em pequenos pedaços, não em fragmentos.
Capitão Phillips
4.0 1,6K Assista AgoraNa vida real, um dos homens da equipe de Richard Phillips o processou após o incidente. Ele alegou que Phillips estava bem ciente do perigo nas águas da Somália, mas foi de qualquer maneira colocando todos em perigo porque queria levar o carregamento para o porto mais rápido, embora a própria companhia de navegação lhe tenha enviado uma nota aconselhando-o a evitar os mares.
A frase "Olhe para mim! Eu sou o capitão agora!", Foi um improviso de Barkhad Abdi.
Durante uma entrevista no programa "Fresh Air" da NPR, Tom Hanks disse que a primeira vez que conheceu os atores que interpretavam os piratas somalianos foi quando eles começaram a filmar os piratas que tomavam conta da ponte. Paul Greengrass mencionou que fez isso intencionalmente para criar tensão entre os atores a bordo do navio e os atores que interpretam os piratas somalianos.
Antes da cena da tomada da ponte, Paul Greengrass disse a Barkhad Abdi para "possuí -la". Abdi perdeu o sono na noite anterior, antecipando sua primeira experiência como ator. No dia seguinte, sua improvisação da frase "olhe para mim, olhe para mim, eu sou o capitão agora" foi o clipe usado em suas considerações de premiação. Depois que Abdi e seus colegas atores abandonaram o personagem, as primeiras palavras de Tom Hanks para Barkhad foram "então, você é de Minnesota".
Barkhad Abdi ganhou apenas 65.000 dólares por seu papel e depois que ele foi concluído, ele foi trabalhar na loja de telefones celulares de seu irmão em Minneapolis.
Paul Greengrass disse em uma entrevista que via os piratas somalianos como criminosos, não terroristas, e que queria que a história mostrasse seu desespero e vontade de fazer coisas ilegais e violentas como parte da desesperança da vida na Somália.
Nenhum dos membros da tripulação da Marinha dos EUA do DDG 103, USS Truxtun, incluindo o Corpsman Danielle Albert, ganhou pagamento adicional / padrão da indústria por suas funções. Eles eram considerados "em serviço" e recebiam apenas o pagamento normal da Marinha dos Estados Unidos.
Tom Hanks afirmou que todas as cenas internas do barco salva-vidas foram filmadas dentro de uma réplica que estava na água o tempo todo, resultando em ele sendo vomitado por membros da tripulação no espaço apertado.
Nenhum dos atores somalianos do filme havia atuado antes. Uma chamada de elenco aberta foi realizada em Minneapolis, Minnesota, que tem a maior população de somalianos nos EUA. Barkhad Abdi , Barkhad Abdirahman , Faysal Ahmed e Mahat M. Ali foram escolhidos entre mais de 700 pessoas que fizeram o teste.
Quando o personagem de Chris Mulkey começa a falar sobre ele estar na União e não ser pago para lidar com piratas, apenas Tom Hanks sabia que Mulkey iria começar a dizer essas coisas. As reações do resto do elenco foram completamente reais e naturais.
A enfermeira do hospital na cena da enfermaria era realmente enfermeira da Marinha (Danielle Albert). O diretor disse a ela para tratar Tom Hanks como se fosse um "exercício militar regular". A sequência foi improvisada.
Com exceção de Max Martini, que interpreta o SEAL Comandante, todos os SEALs vistos no final do filme foram retratados por SEALs da ativa anterior.
O corte original apresentava cenas adicionais com Catherine Keener, com sua personagem descobrindo a provação de seu marido enquanto ela acontecia e, subsequentemente, lidando com a intrusão da imprensa e os esforços para resgatá-lo. Foi decidido na edição que a subtrama tirou o foco do cenário central na nave e foi extirpada. Paul Greengrass debateu a possibilidade de cortar todas as cenas terrestres introdutórias do filme, mas decidiu mantê-las intactas, uma vez que isso significava que Keener teria sido inteiramente removido do filme.
A cena filmada no Centro de Informações de Combate, onde um marinheiro escreve "Seat 15" ao contrário no quadro de status foi improvisada. O diretor de fotografia, Barry Ackroyd, notou o suboficial praticando a escrita ao contrário quando não estava filmando e pediu que ele repetisse para o filme. O ato de escrever ao contrário na Marinha desapareceu nos últimos anos, pois o surgimento da tecnologia colocou todas as informações disponíveis em painéis eletrônicos de status.
Uma ironia do incidente foi que o navio da Marinha dos Estados Unidos, o USS Bainbridge, tinha uma ligação histórica com piratas, pois o nome do navio vem do comandante do único navio perdido por piratas nas Guerras da Barbária. William Bainbridge e sua tripulação foram capturados pelos piratas da Barbária e passaram dezenove meses nas mãos do Pasha de Trípoli. Para o USS Bainbridge, foi a vingança pelo incidente.
Apesar de ter recebido indicações de Melhor Ator no Globo de Ouro, BAFTAs, Screen Actors Guild e prêmios da Critics Choice, Tom Hanks não conseguiu receber uma indicação ao Oscar. Críticos, públicos, grandes grupos de filmes e publicações consideraram isso uma afronta importante na época.
O negociador, quando questionado sobre o seu nome, diz que é "Nemo". Nemo, em latim, significa "ninguém" ou "ninguém". O Capitão Nemo também é um personagem fictício famoso em dois livros marítimos do autor francês de ficção científica Júlio Verne : Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) e A Ilha Misteriosa (1874).
A caixa de entrada de e-mail que o capitão Richard Phillips lê inclui mensagens de Paul Kirby (Desenho de Produção), Dominic Capon (Decoração do cenário) e Michael Bronner (co-produtor). Um dos assuntos é "Frase de Decoração".
O USS Truxtun, interpretando o papel do USS Bainbridge, estava realmente no mar durante as filmagens das cenas na ponte do navio. Foi um desafio tático para os observadores da ponte, que realmente tiveram que navegar, principalmente devido à equipe de produção, que escureceu as janelas para limitar a luz que entrava de fora. Os observadores foram forçados a navegar das asas da ponte.
Originalmente, Ron Howard estava a bordo como diretor em estágio de desenvolvimento do Capitão Phillips (2013). Howard, no entanto, eventualmente trocaria os projetos de longa-metragem com Paul Greengrass, que iria dirigir Rush (2013) durante seu estágio de desenvolvimento na época. Howard foi para o comando do Rush (2013), enquanto Greengrass foi para o comando do Capitão Phillips (2013).
Barkhad Abdi também estrela outro filme sobre a Somália chamado "Piratas da Somália". O sequestro do Maersk Alabama é mencionado no filme.
O sequestro do Maersk Alabama e a tomada de reféns do capitão Richard Phillips também foram fundamentais para o romance Djibouti de Elmore Leonard (2010).
Enquanto os piratas se aproximam do Maersk Alabama pela primeira vez, a câmera focaliza um pirata colocando uma substância em sua boca mastigando e a próxima cena mostra outro já mastigando a mesma coisa. Este é o khat, um estimulante de cafeína comum cultivado no Chifre da África.
Apesar de receber indicações de Melhor Diretor no Globo de Ouro, BAFTAs, Directors Guild e Critics Choice Awards, Paul Greengrass não conseguiu receber uma indicação ao Oscar. Críticos, públicos, grandes grupos de filmes e publicações consideraram isso uma afronta importante na época.
Este é o segundo longa-metragem da carreira de Tom Hanks em que ele retrata uma pessoa real. O primeiro foi como Jim Lovell na Apollo 13 (1995).
Tom Hanks lançou dois filmes em 2013, Captão Phillips e Saving Mr. Banks. Em ambas, ele retrata uma pessoa real (apenas na segunda e na terceira vez em sua carreira).
Um Estado de Liberdade
3.7 219 Assista AgoraEm 2016, um documento foi descoberto nos Arquivos Nacionais que era um pedido da empresa de Newton Knight para se juntar ao Exército da União em 1864. Ele dá validade às alegações de Knight.
Victoria Bynum, escritora do livro "The Free State of Jones: Longest Civil War do Mississippi", faz uma participação especial no filme como enfermeira de hospital. Ela pode ser vista na tenda médica sentada ao lado de um soldado com um ombro ferido enquanto lê as escrituras para um soldado amputado. O versículo bíblico que ela lê para eles é o Salmo 27:1.
O Estado Livre de Jones não foi a única região do sul que se opôs e/ou ameaçou se separar da Confederação. As rebeliões aconteceram na região de Nickajack no norte do Alabama e no leste do Tennessee, no estado de Scott no norte do Tennessee, no condado de Searcy no Arkansas e na República de Winston no norte do Alabama. Kanawha, que se tornou West Virginia, foi a única área a se separar com sucesso de um estado confederado.
Entre os muitos figurantes do filme está um homem chamado Christopher David McKnight, que é um verdadeiro descendente do personagem principal Newt Knight, interpretado por Matthew McConaughey. Newt Knight é o trisavô de Christopher e é natural de Lake Charles, LA. Ele ouviu o burburinho sobre o filme no início de sua produção e submeteu seu nome para ser considerado um figurante no filme.
Eunice Smith , uma descendente real de Newt Knight, foi uma figurante no filme.
Quando leu o roteiro pela primeira vez, Matthew McConaughey pensou que era a história da Guerra Civil mais emocionante que ele já conhecia. Ele soube imediatamente que queria interpretar Newton Knight. Com McConaughey no projeto, o financiamento rapidamente se encaixou.
Kensley Keys foi o único homem afro-americano no set que é originalmente de Jones County (Soso, MS), e que é descendente de Newt Knight. Keys também teve um papel de destaque como um Maroon (Maroon # 4). Ele teve a oportunidade de conhecer o diretor Gary Ross no set um dia após envolver a cena do campo de batalha. Durante seu primeiro dia no set para ser "ajustado", Kensley notou que enquanto almoçava, Matthew McConaughey sentou-se na frente dele e Kensley contou a ele porque o filme é tão especial para ele, pois é sobre sua família e cidade natal.
O historiador Rudy Leverett, que escreveu "A Lenda do Estado Livre de Jones", tentou em seu livro diminuir a importância da rebelião e retratar Newton Knight como um fora da lei. Leverett é na verdade bisneto do major Amos McLemore, um oficial confederado que foi enviado para capturar os membros da Knight Company. McLemore foi assassinado por Newton Knight.
Os veículos do departamento do xerife no condado têm escrito "Estado Livre de Jones" nas portas da frente.
Depois de anos pesquisando e escrevendo o roteiro, Gary Ross descobriu que ninguém estava interessado em financiar um filme sobre a Guerra Civil. Desiludido, ele saiu para fazer Jogos Vorazes (2012), período em que Lincoln (2012) e 12 Anos de Escravidão (2013) abriram, mudando completamente as percepções do estúdio.
O local das filmagens do campo de batalha foi filmado em Covington, LA.
Mais de 7.000 pessoas enviaram fotos 3X4 e currículos para serem consideradas para um emprego como figurante.
O filme se passa em 1862, 1863, 1864, 1865, 1868, 1875, 1876 e 1948.
Por mais que quisesse filmar no condado de Jones, Gary Ross descobriu que os incentivos fiscais oferecidos pela Louisiana eram bons demais para resistir. No entanto, ele e Matthew McConaughey passaram muito tempo no condado de Jones, absorvendo a atmosfera.
O nome do personagem Moisés, o escravo fugitivo, foi dado por causa de Harriet Tubman, que era conhecida como Moisés pelos escravos que ela ajudou a escapar para a liberdade.
Para cenas na tenda médica em que o chão estava coberto de sangue, muitas vezes era adicionada água à mistura de sangue falso para expandir sua cobertura e dar-lhe uma aparência mais lisa, mas, consequentemente, essas cenas tiveram que ser filmadas mais rapidamente, pois a mistura diluída foi absorvida por as tábuas do assoalho de madeira muito mais rápido.
Gary Ross estava no Universal Studios discutindo projetos futuros quando ele recebeu uma página sobre Newton Knight e seu estado livre e ele ficou imediatamente intrigado.
Gary Ross pesquisou o roteiro por um período de dois anos.
Quando Newton está ensinando Rachel a ler, ele explica o som 'gh' silencioso. Uma das palavras que ele enfatiza é 'tudo bem' - bordão infame de McConaughey.
Segundo filme de Matthew McConaughey e Jacob Lofland juntos, depois de Amor Bandido (2012).
O livro de Rudy H. Leverett, "A Lenda do Estado Livre de Jones", afirma que os cidadãos do Condado de Jones apoiaram esmagadoramente a Confederação e que a rebelião do Condado de Jones retratada no filme foi significativamente exagerada.
O ator veterano Gary Grubbs mora em Hattiesburg, MS, a poucos minutos de carro do Condado de Jones.
No Globo de Ouro de 2015, Matthew McConaughey foi questionado sobre sua barba que estava crescendo. A barba que ele estava deixando era para se preparar para este filme. Quando questionado sobre sua barba, ele dizia "É para um projeto futuro".
Thomas Francis Murphy e Christopher Berry estavam ambos em 12 Anos de Escravidão (2013).
Brendan Gleeson participou, mas desistiu devido a conflitos de agendamento
Este foi o segundo filme de Gary Ross a ser rodado na proporção de 1,85: 1 desde seu filme de estreia, Pleasantville (1998).
Em uma entrevista, um produtor afirmou que considerou chamar o filme de "Free State of Randy", mas decidiu que "Free State of Jones" era um título mais cativante.
Em uma entrevista, um produtor afirmou que o diretor do filme seria Steve Gomer ( As Aventuras de Barney 1998), mas no último minuto ele teve que desistir devido a conflitos de agenda
Keri Russell e Christopher Berry estão ambos em Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)..
Christopher Berry, Gugu Mbatha-Raw e Lara Grice também atuaram juntos em Versões de um Crime (2016).
Este é um de pelo menos três lançamentos de 2016 que incluíram o nome "Jones" no título. Os outros dois são O Bebê de Bridget Jones (2016) e Vizinhos Nada Secretos (2016).
O primeiro nome do personagem de Matthew McConaughey é Newton. Em Newton Boys: Irmãos Fora-da-Lei (1998) Newton é seu sobrenome. Ambos os filmes também têm o Texas como um fator comum.