purest form of noberu bagu. Esse curta mostra uma coisa curiosa da cultura japonesa (pelo menos a cinematográfica) que é: mostrar algo modernizante e inserir nele também o olhar implícito e reprovador da geração anterior. É como se esse cinema da noberu bagu advogasse pela causa jovem - se é que se pode chamar assim - mas sempre considerando isso um ato irresponsável. É a fuga comedida que segunda-feira às 5 da manhã vai estar na fábrica para bater o ponto.
Vladimir Carvalho, paraibano de Itabaiana, foi um dos grandes documentaristas do segundo ciclo do cinema da Paraíba e do cinema novo como um todo de grande expressividade para o cinema Brasileiro. Mas nos anos 70 gravar filmes na Paraíba não era uma tarefa fácil, a qualidade do material era precária, não havia som direto, toda uma questão da tecnologia dificultava todo o processo. Em Pedra da Riqueza, essa limitação é driblada a partir da apresentação da entrevista com o garimpeiro simultaneamente à demonstração do trabalho em vídeo, criando uma sensação de sincronia também propiciada pela trilha sonora, com ruídos que remetem a picaretagem nas pedras e a explosão da dinamite. Durante o relato, o garimpeiro discorre sobre a subcondição de trabalho, sem direitos trabalhistas, sem indenização, sem auxílio médico, sem carteira assinada, o pagamento não é o suficiente nem para o próprio sustento, uma condição análoga à escravidão. A partir do relato do trabalhador pode-se perceber que os garimpeiros não tem a menor ciência da riqueza da extração das pedras que eles capturam. O próprio subtítulo apresentado no encarte do filme é: “A peleja do Sertanejo para desencantar a pedra que foi parar na lua com a nave dos astronautas”. A fome é o instrumento que compele esses trabalhadores a irem ao garimpo, que é sua última alternativa.
especial pra mim portudo além de sua peculiar importancia pro cinema mas por sua capacidade de descolonizar um olhar sobre essa arte e mostrar uma coisa simples e obvia, é possível fazer grandes obras(no sentido de valor artístico) com limitação técnica e sobretudo no nordeste.
Ako
3.8 5purest form of noberu bagu. Esse curta mostra uma coisa curiosa da cultura japonesa (pelo menos a cinematográfica) que é: mostrar algo modernizante e inserir nele também o olhar implícito e reprovador da geração anterior. É como se esse cinema da noberu bagu advogasse pela causa jovem - se é que se pode chamar assim - mas sempre considerando isso um ato irresponsável. É a fuga comedida que segunda-feira às 5 da manhã vai estar na fábrica para bater o ponto.
A Sintomática Narrativa de Constantino
3.7 2genial
Reforma
3.5 14poxa queria muito ter visto esse
Marca Registrada
4.4 1meu deus
A Pedra da Riqueza
3.7 3Vladimir Carvalho, paraibano de Itabaiana, foi um dos grandes documentaristas do segundo ciclo do cinema da Paraíba e do cinema novo como um todo de grande expressividade para o cinema Brasileiro. Mas nos anos 70 gravar filmes na Paraíba não era uma tarefa fácil, a qualidade do material era precária, não havia som direto, toda uma questão da tecnologia dificultava todo o processo. Em Pedra da Riqueza, essa limitação é driblada a partir da apresentação da entrevista com o garimpeiro simultaneamente à demonstração do trabalho em vídeo, criando uma sensação de sincronia também propiciada pela trilha sonora, com ruídos que remetem a picaretagem nas pedras e a explosão da dinamite. Durante o relato, o garimpeiro discorre sobre a subcondição de trabalho, sem direitos trabalhistas, sem indenização, sem auxílio médico, sem carteira assinada, o pagamento não é o suficiente nem para o próprio sustento, uma condição análoga à escravidão. A partir do relato do trabalhador pode-se perceber que os garimpeiros não tem a menor ciência da riqueza da extração das pedras que eles capturam. O próprio subtítulo apresentado no encarte do filme é: “A peleja do Sertanejo para desencantar a pedra que foi parar na lua com a nave dos astronautas”. A fome é o instrumento que compele esses trabalhadores a irem ao garimpo, que é sua última alternativa.
Aruanda
4.1 24especial pra mim portudo além de sua peculiar importancia pro cinema mas por sua capacidade de descolonizar um olhar sobre essa arte e mostrar uma coisa simples e obvia, é possível fazer grandes obras(no sentido de valor artístico) com limitação técnica e sobretudo no nordeste.
Afrescos de Kiev
3.9 5 Assista Agorammeu irmao
A Pista
4.4 185powerpoint do bem
DJ Shadow: Six Days
4.2 4Indo bem fundo na internet você encontra umas músicas que vc escutava uns 10 anos atrás
Ilha das Flores
4.5 1,0KPessoas se surpreenderem com esse curta é um grande indicativo social
Dareka no Manazashi
4.0 18curta fofo da MIZERA
O Balão Vermelho
4.4 237 Assista AgoraQue trilha sonora <3
O Pão de Cada Dia da Menina
4.0 1queria achar pra ver
O Padre Voador
2.8 61legal
How to Make a David Lynch Film
4.1 7"And don't forget:
Never explain yourself or your film, if people don't understand it's simply because... they are mongoloids!"
Kkkkkkkkk
Muito bom.
"I IM NOT AN ANIMAOUL"