Fascinante série francesa de minidocumentários detalhando minuciosamente acontecimentos em uma completa viagem da Terra em torno do Sol, ou seja, durante o período de um ano. Ao assistirmos passamos a ter a exata noção de nossa quase 'insignificância' diante da imensidão incalculável do Universo e seus mistérios, além de conhecermos melhor sobre os diferentes tipos de corpos celestes e os eventos relacionados aos mesmos. Indispensável não só aos apreciadores da Astronomia, como a todos aqueles que têm sede de conhecimento. Para nossa total satisfação, todos os 52 capítulos encontram-se disponíveis em alta definição no Youtube.
Através desta série animada que figura entre as melhores já exibidas na TV, conheci o carismático e cultuado mundialmente personagem do iluminado Antoine de Saint-Exupéry. A singela e tocante trilha sonora faz das histórias ainda mais inesquecíveis. Impossível não se tornar fã deste alienígena dando lições de humanidade aos próprios seres humanos.
Fantástica animação que marcou a primeira transição do Superman dos quadrinhos às telas. Contratados pela Paramount, os Irmãos Fleischer produziram os 9 primeiros episódios, de um total de 17. A série impressiona por ser muitíssimo bem feita, com uma variedade incrível de cores, ação e efeitos inovadores até para os padrões atuais, além de abordar temas interessantes, alguns envolvendo a 2ª Guerra Mundial que ocorria justamente naquele período. Há episódios em que Superman age contra japoneses e alemães nazistas (até um certo Adolf Hitler marcou presença). Lois Lane sempre sedenta de ambição pelas melhores reportagens do Daily Planet se mete nas piores e inusitadas situações, dando mais trabalho ao nosso herói. Pela primeira vez o homem de aço ganhou movimento e, como não poderia deixar de ser, em grande estilo.
Indiscutivelmente a melhor adaptação da vida de Jesus Cristo. Sem nenhum efeito especial, mas com um elenco extraordinário em grandes performances e closes fotogênicos, uma das características do diretor Franco Zeffirelli. Robert Powell encarna o personagem principal com realismo impressionante. Filmado em belas locações na Tunísia e Marrocos e embalado pela magnífica trilha de Maurice Jarre, este mostra-se um excelente programa para a semana santa.
Pela primeira vez Superman surge nas telas com personagens de carne e osso (e aço). Para alguns os efeitos especiais animados são ruins, para mim são um show à parte. O fato é que o seriado é pura emoção aliada à nostalgia. Repleto de reviravoltas, com a bela Lois Lane (Noel Neill) sempre ambiciosa e se metendo em encrencas, conseguindo assim dar mais trabalho ao protagonista (Kirk Alyn) do que os próprios bandidos.
Uma bela adaptação feita pela BBC do livro de Charles Dickens, famoso escritor inglês do século XIX, cujas histórias repletas de crítica social e simpatia pelos oprimidos envolvem mistérios a serem desvendados e que, em "Little Dorrit", podem colocar fim em uma injustiça que perdura por 2 décadas. Personagens marcantes e caricatos em ótimas atuações, seja na trama principal ou em fatos paralelos, além de figurinos de época e direção de arte impecáveis.
Completíssimo! Afirmo com total convicção que esta não é somente a melhor série de documentários já realizada sobre o cinema mudo, como é também a melhor série de documentários já realizada sobre cinema, falando de um modo geral. Produzida pela Thames Television em 1980, explorou, como nenhuma outra, a criação e o desenvolvimento dos estúdios de Hollywood e seu impacto na cultura dos anos 1920. Este tesouro, infelizmente, não foi ainda lançado em DVD por aqui, mas está completo no youtube. Rico em detalhes, explora os fatos com imagens raras e entrevistas com os pioneiros. Permanece praticamente desconhecido pela grande maioria dos adeptos brasileiros da cinefilia.
SINOPSE A série é composta de treze episódios de cinquenta minutos, com cada episódio tratando de um aspecto específico da história de Hollywood. O ator James Mason, um entusiasta do período, forneceu a narração; a belíssima e inspiradora trilha-sonora foi realizada por Carl Davis. A qualidade técnica foi um aspecto importante da produção. Os filmes mudos, muitas vezes tinham sido exibidos na televisão a partir de cópias de baixa qualidade que rodavam a uma velocidade incorreta, geralmente acompanhada de música piano Honky Tonk. "Hollywood" usou trechos de filmes silenciosos com material de melhor origem disponível, mostrados em sua velocidade de projeção original e com uma partitura orquestral, dando aos espectadores a chance de ver como eles originalmente soavam e/ou eram. Os produtores filmaram as recordações de muitos dos participantes sobreviventes do período, e ilustraram suas entrevistas com cenas de seus vários filmes, bem como fotografias de produção, e ainda fotografias históricas dos arredores de Los Angeles. Algumas dessas entrevistas são notáveis por estarem entre as ÚNICAS entrevistas dadas por seus remanescentes.
Entre os notáveis que forneceram as entrevistas estão:
- ATORES: Mary Astor, Eleanor Boardman, Louise Brooks, Olive Carey, Iron Eyes Cody, Jackie Coogan, Dolores Costello, Viola Dana, Douglas Fairbanks, Jr., Janet Gaynor, Leatrice Joy, Lillian Gish, Bessie Love, Ben Lyon, Marion Mack, Tim McCoy, Colleen Moore, Charles 'Buddy' Rogers, Gloria Swanson, Blanche Sweet, John Wayne (em uma de suas últimas entrevistas) e Lois Wilson.
- DIRETORES: Dorothy Arzner (em sua última entrevista), Clarence Brown, Frank Capra, George Cukor, Allan Dwan, Byron Haskin, Henry Hathaway, Henry King, Lewis Milestone, Hal Roach, Albert S. Rogell, King Vidor e William Wyler.
Também foram entrevistados a coreógrafa Agnes de Mille, a roteirista Anita Loos, a roteirista Adela Rogers St. Johns, o assessor de imprensa e escritor Cedric Belfrage, o organista Gaylord Carter, os cineastas George J. Folsey, Lee Garmes e Paul Ivano, o roteirista Jesse L. Lasky Jr. , os técnicos em efeitos especiais Arnold Gillespie e Lord Mountbatten, o agente Paul Kohner, o produtor e escritor Samuel Marx, os editores William Hornbeck e Grant Whytock, o proprietário "Lefty" Hough, os dublês Bob Rose, Yakima Canutt e Harvey Parry, o irmão de Rudolph Valentino, Alberto Valentino e o cenógrafo inglês Laurence Irving.
A série gerou um novo interesse na re-emissão de filmes mudos no Reino Unido e em outros lugares, e levou a Thames a produzir várias outras séries sob a marca da Thames Silents.
LISTA DE EPISÓDIOS
1) THE PIONEERS (Os Pioneiros) - A evolução do cinema de primitivo e curiosidade à verdadeira forma de arte, a partir do que foi considerado o primeiro filme conduzido por um enredo, O GRANDE ROUBO DO TREM (1903), através de O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO, filmes mostrando o poder da mídia. O primitivo Technicolor e outras tecnologias de cores também são destaque. As entrevistas incluem Lillian Gish, Jackie Coogan e King Vidor.
2) IN THE BEGINNING (No Início) - Hollywood é transformada a partir de uma aldeia tranquila, com ruas empoeiradas e limoeiros para o berço da indústria na Califórnia. Filmes mudos transcendem as fronteiras internacionais para se tornarem um fenômeno mundial. As entrevistas incluem Henry King, Agnes de Mille e Lillian Gish.
3) SINGLE BEDS AND DOUBLE STANDARDS (Camas Individuais e Duplos Padrões) - O rápido sucesso em Hollywood trouxe um estilo de vida festivo, o que levou a escândalos chocantes, como o julgamento de Arbuckle Roscoe 'Fatty' e absolvição posterior por homicídio culposo. Para suavizar a imagem de Hollywood e reduzir filmes com cenas impróprias para todos os públicos, Will H. Hays é nomeado e introduz o regulamento do Código de Produção de Hollywood, que seria aplicado até 1960, enquanto cineastas ainda encontraram maneiras criativas de apresentar situações de "adultos". As entrevistas incluem king Vidor e Gloria Swanson.
4) HOLLYWOOD GOES TO WAR (Hollywood Vai À Guerra) - A eclosão da Primeira Guerra Mundial fornece a Hollywood uma fonte de sucesso e lucros. O período de paz pós 1ª guerra reduz a realização dos filmes de guerra, até o lançamento de O GRANDE DESFILE de King Vidor em 1925. ASAS (1927) ganha o primeiro Oscar de Melhor Filme. Com a transição ao cinema sonoro, a Universal lança, de Lewis Milestone, SEM NOVIDADES NO FRONT, mostrando o lado alemão do conflito, tornando-se uma poderosa declaração de guerra contra a guerra por parte da geração que nela lutou. As entrevistas incluem Douglas Fairbanks Jr., King Vidor, Blanche Sweet e Lillian Gish.
5) HAZARD OF THE GAME (Perigo do Jogo) - Os filmes mudos são frequentemente lembrados por gags pastelão e acrobacias perigosas, porém os dublês não eram creditados, recebiam pouco dinheiro e não podiam revelar seus envolvimentos nos filmes. Os dublês Yakima Canutt, Harvey Parry, Bob Rose e Paul Malvern contam fatos de arrepiar, histórias engraçadas e revelam os segredos por trás de muitas acrobacias famosas.
6) SWANSON AND VALENTINO (Swanson e Valentino) - Duas das grandes lendas românticas do cinema mudo são perfiladas na tela. A persona de Rudolph Valentino é notavelmente diferente de sua real vida pessoal, conforme relatado por seu irmão, Albert, e Gloria Swanson lembra de sua ascensão meteórica - e queda - com notável franqueza.
7) THE AUTOCRATS (Os Autocratas) - Dois dos maiores diretores de Hollywood, Cecil B. DeMille e Erich von Stroheim. Um trabalhou com o sistema de Hollywood, o outro contra ele. Os filmes de DeMille, pródigo em detalhes e custo, fizeram fortuna ao seu estúdio, enquanto Von Stroheim com suas peculiaridades, como excesso de metragem e despesas, resultou em filmes que foram muitas vezes excessivamente cortados pelos estúdios ou nunca lançados, levando a que fossem queimados em várias ocasiões. As entrevistas incluem Agnes DeMille, Gloria Swanson e Henry King.
8) COMEDY - A SERIOUS BUSINESS (Comédia - Um Sério Negócio) - Hollywood aprendeu muito cedo a forma de fazer as pessoas rirem. Comédia era o rei dos gêneros, e lutando pelo trono estavam estrelas como Harold Lloyd, Buster Keaton, Harry Langdon e Charlie Chaplin em um meio puramente visual, suas comédias eram obras de gênio. As entrevistas incluem Sr. Hal Roach, Jackie Coogan, Buster Keaton e Harold Lloyd.
9) OUT WEST - O 'Velho Oeste' ainda existia na era silenciosa. Cowboys e velhos bandidos reviveram sua juventude, e foram pagos para fazê-los, trabalhando em filmes. A 'westernmania" realmente começa com estrelas como William "Buffalo Bill" Cody, Broncho Billy, Tom Mix, Harry Carrey e William S. Hart. As entrevistas incluem Yakima Canutt, o coronel Tim McCoy, Harvey Parry, John Wayne e Henry King.
10) THE MAN WITH THE MEGAPHONE (O Homem Com o Megafone) - Diretores do cinema mudo foram chamativos pioneiros, criaram as técnicas que são até hoje utilizadas. Filmar em estúdio ou ao ar livre e combater os elementos da natureza, além da comunicação com os atores apesar também da distração esmagadora e barulho ensurdecedor. Contudo, os trabalhos eram feitos em grande estilo resultando em centenas de obras inesquecíveis. As entrevistas incluem Bessie Love, Janet Gaynor, king Vidor e Henry King.
11) TRICK OF THE LIGHT (Truque da Luz) - Hábeis cinegrafistas tinham a capacidade de transformar uma atriz em uma deusa das telas, e eram ativos valiosos aos estúdios e às estrelas. Com a ajuda de diretores de arte, eles alcançaram algumas das sequências mais impressionantes e perigosas capturadas em filme, efeitos pioneiros de fotografia criados naquela época são utilizados até os dias atuais. As entrevistas incluem William Wyler e Lillian Gish.
12) STAR TREATMENT (Tratamento de Estrela) - Produtores descobriram o efeito do "poder das estrelas" para obterem bilheteria. Hollywood se torna uma "fábrica" de suas próprias estrelas, resultando no sistema da "Estrela de Hollywood", de onde veio Clara Bow, Lillian Gish e John Gilbert, sucedendo Rudolph Valentino como "The Great Lover". Mas tão facilmente como eles as fizeram, os estúdios poderiam quebrá-las. As entrevistas incluem Charles "Buddy" Rogers, Louise Brooks e king Vidor.
13) END OF AN ERA (Fim de uma Era) - Filmes mudos tinham apelo universal, simplesmente substituindo intertítulos e cartelas de diálogo para os mercados estrangeiros. O filme sonoro foi experimentado em muitas formas, desde a década de 1890, mas não se tornou bem-sucedido comercialmente até O CANTOR DE JAZZ, em 1927. A produção de filmes hollywoodiana foi transformada e, finalmente, quebrou, terminando com as carreiras de muitas estrelas, diretores e produtores da era silenciosa, vítimas da tecnologia emergente. As entrevistas incluem Lillian Gish, Mary Astor, Janet Gaynor, George Cukor e Frank Capra.
FILMES DESTAQUE EM "HOLLYWOOD"
The Dickson Experimental Sound Film (1894) Edison Kinetoscopic Record of a Sneeze (1894) Life of an American Fireman (1903) The Great Train Robbery (1903) The Red Spectre (1907) The Curtain Pole (1909) Faithful (1910) The Girl and Her Trust (1912) A Beast at Bay (1912) Queen Elizabeth (1912) An Unseen Enemy (1912) The Musketeers of Pig Alley (1912) Quo Vadis? (1912) Suspense (1913) The Reformers or, The Lost Art of Minding One's Business (1913) Making a Living (1914) The Squaw Man (1914) The Massacre (1914) Judith of Bethulia (1914) The Birth of a Nation (1915) The Juggernaut (1915) Mabel and Fatty Viewing the World's Fair at San Francisco (1915) The Cheat (1915) Fatty and Mabel Adrift (1916) A Movie Star (1916) He Did and He Didn't (1916) The Extra Man and the Milk-Fed Lion (1916) Hell's Hinges (1916) Civilization (1916) The Children in the House (1916) The Floorwalker (1916) Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages (1916) Tom's Strategy (1916) The Pawnshop (1916) The Return of Draw Egan (1916) Luke's Movie Muddle (1916) The Rink (1916) Joan the Woman (1916) Teddy at the Throttle (1917) Straight Shooting (1917) Coney Island (1917) The Pullman Bride (1917) Blue Jeans (1917) Stella Maris (1918) My Four Years in Germany (1918) Hearts of the World (1918) The Lady of the Dugout (1918) The Bond (1918) The Heart of Humanity (1918) Daddy-Long-Legs (1919) Blind Husbands (1919) Eyes of Youth (1919) Male and Female (1919) Heart o' the Hills (1919) Suds (1920) Why Change Your Wife? (1920) One Week (1920) Way Down East (1920) Life of the Party (1920) The Kid (1921) Forbidden Fruit (1921) The Four Horsemen of the Apocalypse (1921) The Three Musketeers (1921) Little Lord Fauntleroy (1921) Never Weaken (1921) The Sheik (1921) Foolish Wives (1922) Manslaughter (1922) Robin Hood (1922) Down to the Sea in Ships (1922) Around the World in Eighteen Days (1922) The Covered Wagon (1923) Safety Last! (1923) Merry-Go-Round (1923) The Hunchback of Notre Dame (1923) Scaramouche (1923) Zaza (1923) The Extra Girl (1923) Flaming Youth (1923) Our Hospitality (1923) The Ten Commandments (1923) The Thief of Bagdad (1924) The Enchanted College (1924) Manhandled (1924) Monsieur Beaucaire (1924) The Iron Horse (1924) Hot Water (1924) A Sainted Devil (1924) Greed (1924) Seven Chances (1925) The Merry Widow (1925) Little Annie Rooney (1925) The King on Main Street (1925) The Big Parade (1925) The Eagle (1925) Stage Struck (1925) The Plastic Age (1925) Tumbleweeds (1925) Ben-Hur: A Tale of the Christ (1925) Mare Nostrum (1926) Dancing Mothers (1926) The Black Pirate (1926) Ella Cinders (1926) The Devil Horse (1926) The Son of the Sheik (1926) Mantrap (1926) Don Juan (1926) The Strong Man (1926) The Temptress (1926) The Winning of Barbara Worth (1926) The Great K & A Train Robbery (1926) What Price Glory? (1926) Old Ironsides (1926) The Fire Brigade (1926) The General (1926) Flesh and the Devil (1926) Play Safe (1927) It (1927) The Love of Sunya (1927) The Beloved Rogue (1927) The King of Kings (1927) Children of Divorce (1927) Wings (1927) A Kiss from Mary Pickford (1927) Sunrise: A Song of Two Humans (1927) The Jazz Singer (1927) Man, Woman and Sin (1927) The Gaucho (1927) Love (1927) Sadie Thompson (1927) Four Sons (1928) The Crowd (1928) The Trail of '98 (1928) Steamboat Bill Jr. (1928) Lights of New York (1928) Lilac Time (1928) The Mysterious Lady (1928) The Wind (1928) The Singing Fool (1928) The Wedding March (1928) Noah's Ark (1928) Show People (1928) A Woman of Affairs (1928) Queen Kelly (1929) The Iron Mask (1929) Big Business (1929) The Black Watch (1929) The Hollywood Revue of 1929 (1929) His Glorious Night (1929) The Saturday Night Kid (1929) The Sky Hawk (1929) Peacock Alley (1930) Anna Christie (1930) Redemption (1930) Show Girl in Hollywood (1930) All Quiet on the Western Front (1930) The Viking (1931) Hoop-La (1933) Queen Christina (1933) Sunset Boulevard (1950) The Searchers (1956)
Indiscutivelmente o melhor Dragon Ball. Com historias simples, porem, agradaveis e cativantes, sem o bizarro exagero das fases posteriores. Melhor ainda se for com a primeira dublagem (a do Sabado Animado do SBT).
Nao e somente o melhor material ja realizado sobre a era silenciosa mas sim tambem o melhor trabalho feito sobre cinema. Recheado de cenas de filmes e depoimentos de artistas, diretores, cinegrafistas que trabalharam e viveram na epoca. Infelizmente nao lancado ainda no Brasil e permanece praticamente desconhecido da grande maioria dos adeptos da cinefilia.
Espaçonave Terra
4.9 11Fascinante série francesa de minidocumentários detalhando minuciosamente acontecimentos em uma completa viagem da Terra em torno do Sol, ou seja, durante o período de um ano. Ao assistirmos passamos a ter a exata noção de nossa quase 'insignificância' diante da imensidão incalculável do Universo e seus mistérios, além de conhecermos melhor sobre os diferentes tipos de corpos celestes e os eventos relacionados aos mesmos. Indispensável não só aos apreciadores da Astronomia, como a todos aqueles que têm sede de conhecimento. Para nossa total satisfação, todos os 52 capítulos encontram-se disponíveis em alta definição no Youtube.
As Aventuras do Pequeno Príncipe
4.1 35 Assista AgoraAtravés desta série animada que figura entre as melhores já exibidas na TV, conheci o carismático e cultuado mundialmente personagem do iluminado Antoine de Saint-Exupéry. A singela e tocante trilha sonora faz das histórias ainda mais inesquecíveis. Impossível não se tornar fã deste alienígena dando lições de humanidade aos próprios seres humanos.
Super-Homem
3.9 20Fantástica animação que marcou a primeira transição do Superman dos quadrinhos às telas. Contratados pela Paramount, os Irmãos Fleischer produziram os 9 primeiros episódios, de um total de 17. A série impressiona por ser muitíssimo bem feita, com uma variedade incrível de cores, ação e efeitos inovadores até para os padrões atuais, além de abordar temas interessantes, alguns envolvendo a 2ª Guerra Mundial que ocorria justamente naquele período. Há episódios em que Superman age contra japoneses e alemães nazistas (até um certo Adolf Hitler marcou presença). Lois Lane sempre sedenta de ambição pelas melhores reportagens do Daily Planet se mete nas piores e inusitadas situações, dando mais trabalho ao nosso herói. Pela primeira vez o homem de aço ganhou movimento e, como não poderia deixar de ser, em grande estilo.
Jesus de Nazaré
3.7 153Indiscutivelmente a melhor adaptação da vida de Jesus Cristo. Sem nenhum efeito especial, mas com um elenco extraordinário em grandes performances e closes fotogênicos, uma das características do diretor Franco Zeffirelli. Robert Powell encarna o personagem principal com realismo impressionante. Filmado em belas locações na Tunísia e Marrocos e embalado pela magnífica trilha de Maurice Jarre, este mostra-se um excelente programa para a semana santa.
Super-Homem
3.6 13Pela primeira vez Superman surge nas telas com personagens de carne e osso (e aço). Para alguns os efeitos especiais animados são ruins, para mim são um show à parte. O fato é que o seriado é pura emoção aliada à nostalgia. Repleto de reviravoltas, com a bela Lois Lane (Noel Neill) sempre ambiciosa e se metendo em encrencas, conseguindo assim dar mais trabalho ao protagonista (Kirk Alyn) do que os próprios bandidos.
"Up, Up and Away! (Para o Alto e Avante!)"
Little Dorrit
4.2 39Uma bela adaptação feita pela BBC do livro de Charles Dickens, famoso escritor inglês do século XIX, cujas histórias repletas de crítica social e simpatia pelos oprimidos envolvem mistérios a serem desvendados e que, em "Little Dorrit", podem colocar fim em uma injustiça que perdura por 2 décadas. Personagens marcantes e caricatos em ótimas atuações, seja na trama principal ou em fatos paralelos, além de figurinos de época e direção de arte impecáveis.
Hollywood: A Celebration of the American Silent Film
4.7 5Completíssimo! Afirmo com total convicção que esta não é somente a melhor série de documentários já realizada sobre o cinema mudo, como é também a melhor série de documentários já realizada sobre cinema, falando de um modo geral. Produzida pela Thames Television em 1980, explorou, como nenhuma outra, a criação e o desenvolvimento dos estúdios de Hollywood e seu impacto na cultura dos anos 1920. Este tesouro, infelizmente, não foi ainda lançado em DVD por aqui, mas está completo no youtube. Rico em detalhes, explora os fatos com imagens raras e entrevistas com os pioneiros. Permanece praticamente desconhecido pela grande maioria dos adeptos brasileiros da cinefilia.
SINOPSE
A série é composta de treze episódios de cinquenta minutos, com cada episódio tratando de um aspecto específico da história de Hollywood. O ator James Mason, um entusiasta do período, forneceu a narração; a belíssima e inspiradora trilha-sonora foi realizada por Carl Davis.
A qualidade técnica foi um aspecto importante da produção. Os filmes mudos, muitas vezes tinham sido exibidos na televisão a partir de cópias de baixa qualidade que rodavam a uma velocidade incorreta, geralmente acompanhada de música piano Honky Tonk. "Hollywood" usou trechos de filmes silenciosos com material de melhor origem disponível, mostrados em sua velocidade de projeção original e com uma partitura orquestral, dando aos espectadores a chance de ver como eles originalmente soavam e/ou eram.
Os produtores filmaram as recordações de muitos dos participantes sobreviventes do período, e ilustraram suas entrevistas com cenas de seus vários filmes, bem como fotografias de produção, e ainda fotografias históricas dos arredores de Los Angeles. Algumas dessas entrevistas são notáveis por estarem entre as ÚNICAS entrevistas dadas por seus remanescentes.
Entre os notáveis que forneceram as entrevistas estão:
- ATORES: Mary Astor, Eleanor Boardman, Louise Brooks, Olive Carey, Iron Eyes Cody, Jackie Coogan, Dolores Costello, Viola Dana, Douglas Fairbanks, Jr., Janet Gaynor, Leatrice Joy, Lillian Gish, Bessie Love, Ben Lyon, Marion Mack, Tim McCoy, Colleen Moore, Charles 'Buddy' Rogers, Gloria Swanson, Blanche Sweet, John Wayne (em uma de suas últimas entrevistas) e Lois Wilson.
- DIRETORES: Dorothy Arzner (em sua última entrevista), Clarence Brown, Frank Capra, George Cukor, Allan Dwan, Byron Haskin, Henry Hathaway, Henry King, Lewis Milestone, Hal Roach, Albert S. Rogell, King Vidor e William Wyler.
Também foram entrevistados a coreógrafa Agnes de Mille, a roteirista Anita Loos, a roteirista Adela Rogers St. Johns, o assessor de imprensa e escritor Cedric Belfrage, o organista Gaylord Carter, os cineastas George J. Folsey, Lee Garmes e Paul Ivano, o roteirista Jesse L. Lasky Jr. , os técnicos em efeitos especiais Arnold Gillespie e Lord Mountbatten, o agente Paul Kohner, o produtor e escritor Samuel Marx, os editores William Hornbeck e Grant Whytock, o proprietário "Lefty" Hough, os dublês Bob Rose, Yakima Canutt e Harvey Parry, o irmão de Rudolph Valentino, Alberto Valentino e o cenógrafo inglês Laurence Irving.
A série gerou um novo interesse na re-emissão de filmes mudos no Reino Unido e em outros lugares, e levou a Thames a produzir várias outras séries sob a marca da Thames Silents.
LISTA DE EPISÓDIOS
1) THE PIONEERS (Os Pioneiros) - A evolução do cinema de primitivo e curiosidade à verdadeira forma de arte, a partir do que foi considerado o primeiro filme conduzido por um enredo, O GRANDE ROUBO DO TREM (1903), através de O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO, filmes mostrando o poder da mídia. O primitivo Technicolor e outras tecnologias de cores também são destaque. As entrevistas incluem Lillian Gish, Jackie Coogan e King Vidor.
2) IN THE BEGINNING (No Início) - Hollywood é transformada a partir de uma aldeia tranquila, com ruas empoeiradas e limoeiros para o berço da indústria na Califórnia. Filmes mudos transcendem as fronteiras internacionais para se tornarem um fenômeno mundial. As entrevistas incluem Henry King, Agnes de Mille e Lillian Gish.
3) SINGLE BEDS AND DOUBLE STANDARDS (Camas Individuais e Duplos Padrões) - O rápido sucesso em Hollywood trouxe um estilo de vida festivo, o que levou a escândalos chocantes, como o julgamento de Arbuckle Roscoe 'Fatty' e absolvição posterior por homicídio culposo. Para suavizar a imagem de Hollywood e reduzir filmes com cenas impróprias para todos os públicos, Will H. Hays é nomeado e introduz o regulamento do Código de Produção de Hollywood, que seria aplicado até 1960, enquanto cineastas ainda encontraram maneiras criativas de apresentar situações de "adultos". As entrevistas incluem king Vidor e Gloria Swanson.
4) HOLLYWOOD GOES TO WAR (Hollywood Vai À Guerra) - A eclosão da Primeira Guerra Mundial fornece a Hollywood uma fonte de sucesso e lucros. O período de paz pós 1ª guerra reduz a realização dos filmes de guerra, até o lançamento de O GRANDE DESFILE de King Vidor em 1925. ASAS (1927) ganha o primeiro Oscar de Melhor Filme. Com a transição ao cinema sonoro, a Universal lança, de Lewis Milestone, SEM NOVIDADES NO FRONT, mostrando o lado alemão do conflito, tornando-se uma poderosa declaração de guerra contra a guerra por parte da geração que nela lutou. As entrevistas incluem Douglas Fairbanks Jr., King Vidor, Blanche Sweet e Lillian Gish.
5) HAZARD OF THE GAME (Perigo do Jogo) - Os filmes mudos são frequentemente lembrados por gags pastelão e acrobacias perigosas, porém os dublês não eram creditados, recebiam pouco dinheiro e não podiam revelar seus envolvimentos nos filmes. Os dublês Yakima Canutt, Harvey Parry, Bob Rose e Paul Malvern contam fatos de arrepiar, histórias engraçadas e revelam os segredos por trás de muitas acrobacias famosas.
6) SWANSON AND VALENTINO (Swanson e Valentino) - Duas das grandes lendas românticas do cinema mudo são perfiladas na tela. A persona de Rudolph Valentino é notavelmente diferente de sua real vida pessoal, conforme relatado por seu irmão, Albert, e Gloria Swanson lembra de sua ascensão meteórica - e queda - com notável franqueza.
7) THE AUTOCRATS (Os Autocratas) - Dois dos maiores diretores de Hollywood, Cecil B. DeMille e Erich von Stroheim. Um trabalhou com o sistema de Hollywood, o outro contra ele. Os filmes de DeMille, pródigo em detalhes e custo, fizeram fortuna ao seu estúdio, enquanto Von Stroheim com suas peculiaridades, como excesso de metragem e despesas, resultou em filmes que foram muitas vezes excessivamente cortados pelos estúdios ou nunca lançados, levando a que fossem queimados em várias ocasiões. As entrevistas incluem Agnes DeMille, Gloria Swanson e Henry King.
8) COMEDY - A SERIOUS BUSINESS (Comédia - Um Sério Negócio) - Hollywood aprendeu muito cedo a forma de fazer as pessoas rirem. Comédia era o rei dos gêneros, e lutando pelo trono estavam estrelas como Harold Lloyd, Buster Keaton, Harry Langdon e Charlie Chaplin em um meio puramente visual, suas comédias eram obras de gênio. As entrevistas incluem Sr. Hal Roach, Jackie Coogan, Buster Keaton e Harold Lloyd.
9) OUT WEST - O 'Velho Oeste' ainda existia na era silenciosa. Cowboys e velhos bandidos reviveram sua juventude, e foram pagos para fazê-los, trabalhando em filmes. A 'westernmania" realmente começa com estrelas como William "Buffalo Bill" Cody, Broncho Billy, Tom Mix, Harry Carrey e William S. Hart. As entrevistas incluem Yakima Canutt, o coronel Tim McCoy, Harvey Parry, John Wayne e Henry King.
10) THE MAN WITH THE MEGAPHONE (O Homem Com o Megafone) - Diretores do cinema mudo foram chamativos pioneiros, criaram as técnicas que são até hoje utilizadas. Filmar em estúdio ou ao ar livre e combater os elementos da natureza, além da comunicação com os atores apesar também da distração esmagadora e barulho ensurdecedor. Contudo, os trabalhos eram feitos em grande estilo resultando em centenas de obras inesquecíveis. As entrevistas incluem Bessie Love, Janet Gaynor, king Vidor e Henry King.
11) TRICK OF THE LIGHT (Truque da Luz) - Hábeis cinegrafistas tinham a capacidade de transformar uma atriz em uma deusa das telas, e eram ativos valiosos aos estúdios e às estrelas. Com a ajuda de diretores de arte, eles alcançaram algumas das sequências mais impressionantes e perigosas capturadas em filme, efeitos pioneiros de fotografia criados naquela época são utilizados até os dias atuais. As entrevistas incluem William Wyler e Lillian Gish.
12) STAR TREATMENT (Tratamento de Estrela) - Produtores descobriram o efeito do "poder das estrelas" para obterem bilheteria. Hollywood se torna uma "fábrica" de suas próprias estrelas, resultando no sistema da "Estrela de Hollywood", de onde veio Clara Bow, Lillian Gish e John Gilbert, sucedendo Rudolph Valentino como "The Great Lover". Mas tão facilmente como eles as fizeram, os estúdios poderiam quebrá-las. As entrevistas incluem Charles "Buddy" Rogers, Louise Brooks e king Vidor.
13) END OF AN ERA (Fim de uma Era) - Filmes mudos tinham apelo universal, simplesmente substituindo intertítulos e cartelas de diálogo para os mercados estrangeiros. O filme sonoro foi experimentado em muitas formas, desde a década de 1890, mas não se tornou bem-sucedido comercialmente até O CANTOR DE JAZZ, em 1927. A produção de filmes hollywoodiana foi transformada e, finalmente, quebrou, terminando com as carreiras de muitas estrelas, diretores e produtores da era silenciosa, vítimas da tecnologia emergente. As entrevistas incluem Lillian Gish, Mary Astor, Janet Gaynor, George Cukor e Frank Capra.
FILMES DESTAQUE EM "HOLLYWOOD"
The Dickson Experimental Sound Film (1894)
Edison Kinetoscopic Record of a Sneeze (1894)
Life of an American Fireman (1903)
The Great Train Robbery (1903)
The Red Spectre (1907)
The Curtain Pole (1909)
Faithful (1910)
The Girl and Her Trust (1912)
A Beast at Bay (1912)
Queen Elizabeth (1912)
An Unseen Enemy (1912)
The Musketeers of Pig Alley (1912)
Quo Vadis? (1912)
Suspense (1913)
The Reformers or, The Lost Art of Minding One's Business (1913)
Making a Living (1914)
The Squaw Man (1914)
The Massacre (1914)
Judith of Bethulia (1914)
The Birth of a Nation (1915)
The Juggernaut (1915)
Mabel and Fatty Viewing the World's Fair at San Francisco (1915)
The Cheat (1915)
Fatty and Mabel Adrift (1916)
A Movie Star (1916)
He Did and He Didn't (1916)
The Extra Man and the Milk-Fed Lion (1916)
Hell's Hinges (1916)
Civilization (1916)
The Children in the House (1916)
The Floorwalker (1916)
Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages (1916)
Tom's Strategy (1916)
The Pawnshop (1916)
The Return of Draw Egan (1916)
Luke's Movie Muddle (1916)
The Rink (1916)
Joan the Woman (1916)
Teddy at the Throttle (1917)
Straight Shooting (1917)
Coney Island (1917)
The Pullman Bride (1917)
Blue Jeans (1917)
Stella Maris (1918)
My Four Years in Germany (1918)
Hearts of the World (1918)
The Lady of the Dugout (1918)
The Bond (1918)
The Heart of Humanity (1918)
Daddy-Long-Legs (1919)
Blind Husbands (1919)
Eyes of Youth (1919)
Male and Female (1919)
Heart o' the Hills (1919)
Suds (1920)
Why Change Your Wife? (1920)
One Week (1920)
Way Down East (1920)
Life of the Party (1920)
The Kid (1921)
Forbidden Fruit (1921)
The Four Horsemen of the Apocalypse (1921)
The Three Musketeers (1921)
Little Lord Fauntleroy (1921)
Never Weaken (1921)
The Sheik (1921)
Foolish Wives (1922)
Manslaughter (1922)
Robin Hood (1922)
Down to the Sea in Ships (1922)
Around the World in Eighteen Days (1922)
The Covered Wagon (1923)
Safety Last! (1923)
Merry-Go-Round (1923)
The Hunchback of Notre Dame (1923)
Scaramouche (1923)
Zaza (1923)
The Extra Girl (1923)
Flaming Youth (1923)
Our Hospitality (1923)
The Ten Commandments (1923)
The Thief of Bagdad (1924)
The Enchanted College (1924)
Manhandled (1924)
Monsieur Beaucaire (1924)
The Iron Horse (1924)
Hot Water (1924)
A Sainted Devil (1924)
Greed (1924)
Seven Chances (1925)
The Merry Widow (1925)
Little Annie Rooney (1925)
The King on Main Street (1925)
The Big Parade (1925)
The Eagle (1925)
Stage Struck (1925)
The Plastic Age (1925)
Tumbleweeds (1925)
Ben-Hur: A Tale of the Christ (1925)
Mare Nostrum (1926)
Dancing Mothers (1926)
The Black Pirate (1926)
Ella Cinders (1926)
The Devil Horse (1926)
The Son of the Sheik (1926)
Mantrap (1926)
Don Juan (1926)
The Strong Man (1926)
The Temptress (1926)
The Winning of Barbara Worth (1926)
The Great K & A Train Robbery (1926)
What Price Glory? (1926)
Old Ironsides (1926)
The Fire Brigade (1926)
The General (1926)
Flesh and the Devil (1926)
Play Safe (1927)
It (1927)
The Love of Sunya (1927)
The Beloved Rogue (1927)
The King of Kings (1927)
Children of Divorce (1927)
Wings (1927)
A Kiss from Mary Pickford (1927)
Sunrise: A Song of Two Humans (1927)
The Jazz Singer (1927)
Man, Woman and Sin (1927)
The Gaucho (1927)
Love (1927)
Sadie Thompson (1927)
Four Sons (1928)
The Crowd (1928)
The Trail of '98 (1928)
Steamboat Bill Jr. (1928)
Lights of New York (1928)
Lilac Time (1928)
The Mysterious Lady (1928)
The Wind (1928)
The Singing Fool (1928)
The Wedding March (1928)
Noah's Ark (1928)
Show People (1928)
A Woman of Affairs (1928)
Queen Kelly (1929)
The Iron Mask (1929)
Big Business (1929)
The Black Watch (1929)
The Hollywood Revue of 1929 (1929)
His Glorious Night (1929)
The Saturday Night Kid (1929)
The Sky Hawk (1929)
Peacock Alley (1930)
Anna Christie (1930)
Redemption (1930)
Show Girl in Hollywood (1930)
All Quiet on the Western Front (1930)
The Viking (1931)
Hoop-La (1933)
Queen Christina (1933)
Sunset Boulevard (1950)
The Searchers (1956)
Dragon Ball: Saga de Pilaf
4.5 205Indiscutivelmente o melhor Dragon Ball. Com historias simples, porem, agradaveis e cativantes, sem o bizarro exagero das fases posteriores. Melhor ainda se for com a primeira dublagem (a do Sabado Animado do SBT).
A História Do Rock ‘N’ Roll
4.6 18O melhor e mais completo documentario sobre Rock'N'Roll ja produzido !
Hollywood: A Celebration of the American Silent Film
4.7 5Nao e somente o melhor material ja realizado sobre a era silenciosa mas sim tambem o melhor trabalho feito sobre cinema. Recheado de cenas de filmes e depoimentos de artistas, diretores, cinegrafistas que trabalharam e viveram na epoca. Infelizmente nao lancado ainda no Brasil e permanece praticamente desconhecido da grande maioria dos adeptos da cinefilia.
Os Vampiros
4.0 75Sensacional! Claramente serviu de inspiracao para Lang (Fritz) e Hitchcock!