Um misto de classe e elegância, figurino esmerado, produção classuda de U$ 55 milhões, fantasmas fumacentos e assassinos sádicos. Guillermo del Toro mostra-se um desses diretores que amam a fantasia com toques sombrios e tem nas mãos o orçamento para compor suas obras e dar asas à imaginação. Mesmo com alguns sopros de cansaço o filme consegue criar alguns bons momentos de tensão e medo.
Filme de Eli Roth parece ter saído da mistura de um trash de Lloyd Kaufman com uma versão piorada do Holocausto Canibal de Ruggero Deodato. O elenco tosco, a direção mambembe, cenas beirando a bizarrice e um festival de escatologias e bobagens deixaram o filme no limbo dos festivais desde seu lançamento em 2013; e o resultado só não foi pior porque com toda bizarrice o filme acabou criando aquela aura trash capaz de torná-lo um daqueles filmes de culto para os apreciadores do gênero.
Primeiro flme de Francis Ford Coppola lançado em 1963 com uma trama instigante, construída a partir de tensões sobre uma herança, brigas familiares e uma fantasmagórica menina morta-viva que permeia os espaços. Sombrio e com cenas visualmente impactantes, Dementia 13 é um dos grandes filmes de horror da década de 60. Vale também prestigiar e elogiar a atuação de Luana Anders no papel da ambiciosa Louise Haloran.
Apesar do figurino caprichado e da boa maquiagem o filme não conseguiu ambientar a atmosfera de estranheza do conto clássico de João do Rio. A bela atriz Diana Behrens felizmente salva boa parte do filme.
O conflito entre as coreias e seus respectivos sistemas econômicos e políticos já vem rendendo bons filmes que mesmo que não abordem diretamente este conflito, de forma simbólica acabamos construindo as nuances de interpretação entre a vida no sistema capitalista e a vida em sistemas comunistas ditatoriais. Neste "Bedevilled", o diretor Chul-soo Jang e o roteirista Kwang-young Choi constroem uma tensa e intensa narrativa envolvendo duas jovens amigas de infância, uma ferrenha e fria capitalista e uma camponesa pobre e com sérios conflitos emocionais. Elas se reencontram após vários anos e então a chegada da jovem capitalista à ilha de camponeses, acaba mudando para sempre a vida das duas. http://www.arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2015/03/bedevilled.html
A tal da purgação levada ao extremo em um dia no qual é permitido matar, roubar e por meio da violência extrema extravasar todo o ódio contido. A ideia logicamente absurda deve ser levada em tom alegórico neste filme do diretor e roteirista James DeMonaco, que apesar dos clichês consegue controlar o clima de suspense até o final. A boa atuação de Ethan Hawke e Lena Headey também ajudam a segurar o interesse do espectador. http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2014/09/uma-noite-de-crimes-purge.html
Este longa do polêmico diretor argentino Gaspar Noé (1963) é de uma virtuosidade impactante e nos joga para o meio de uma relação quase incestuosa entre dois irmãos, ele um jovem traficante de drogas e ela uma dançarina Stripper. A trama se passa na capital do Japão e aproveita as luzes fosforescentes e os neóns para embalar a vertiginosa viagem em câmera subjetiva que por vezes chega a causar náuseas no espectador. Noé ficou conhecido depois do polêmico filme francês Irreversível lançado em 2002.
Hoje (06/04/2014) parei para conferir este fascinante documentário no qual a atriz Mary Beth Hurt (1948) interpreta a lendária Jean Seberg (1938-1979), estrela do filme Acossado (1960) de Jean Luc Godard e de filmes como Santa Joana (1957) e Bom dia, Tristeza (1958) de Otto Preminger. Dirigido por Mark Rappaport, o documentário traz brilhantes digressões sobre o efeito kuleshov, e reflexões sobre a arte de atuar divagando sobre as carreiras de Brigitte Bardot, Vanessa Redgrave, Romy Schneider e Clint Eastwood enquanto narra a vida e a carreira de Seberg, uma das mais enigmáticas atrizes do cinema. Um dos fatos curiosos revelados durante o filme é o momento em que Jean Seberg (Mary Beth Hurt) diz que o sogro dela foi nada mais nada menos que o ator Ivan_Mozzhukhin (1889-1939), famoso por ter sido usado nas experiências do russo Lev Kuleshov, o fato aconteceu porque Jean Seberg foi casada com o escritor Romain Gary (1914-1980) que alegava ser filho do famoso ator russo. Gary é conhecido por ser o autor do romance Chien Blanc/Cão Branco que deu origem ao filme homônimo de Samuel Fuller em 1982.
Uma daquelas pérolas desengonçadas, cheias de hilariantes diálogos, cenas de ação mambembes e com aquele humor involuntário típico das produções de baixo orçamento dos anos 80. Há uma cena em destaque no qual uma personagem aparece viva no cenário momentos depois de ser morta em um erro dantesco de continuidade e montagem.
Um dos filmes mais chatos e toscos que vi este ano, mas resisti em vê-lo graças às piadas de Tom Servo, Crow T Robot e Mike Nelson no MSTK3, episódio 12 da 9º temporada. A trama é absurdamente maluca, os tais zumbis do filme só surgem nos minutos finais e são altamente ridículos, os chatos e excessivos números musicais pontuam quase todo o filme, enfim, daquelas bombas que os Estados Unidos produzem de forma excessiva há décadas.
A trama é a seguinte: Jerry, interpretado pelo diretor do filme, Ray Dennis Steckler, apaixona-se por uma stripper que ele encontra em uma boate, mas ele não sabia que ela era a irmã de uma cartomante cigana cujas previsões ele havia zombado antes, quando a visitou com a sua namorada e o amigo Harold alguns dias antes. A cigana o transforma em um zumbi e ele começa a perseguir a garota por quem se apaixonara. Além de toda precariedade do roteiro o filme tem um áudio horrível, um dos momentos do filme é satirizado pelo pessoal do MST3K que brincam por não entenderem absolutamente nada do que é dito, o diálogo pode ser visto logo abaixo.
Enfim, daqueles filmes para ver bebendo muito café ou coca-cola e que serve como inspiração de que tudo no mundo do cinema é possível e tudo o que é ruim, pode ficar ainda pior. Há outra curiosidade neste longa que também não posso deixar de comentar, a participação do húngaro Vilmos Zsigmond como operador de câmera em início de carreira, ele que viria a ganhar o oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme Contados Imediatos do 3º Grau, dirigido por Steven Spielberg em 1977.
Adiei por muitos anos ver este filme, tido por muitos blogueiros como o pior filme nacional da década de 90, ou até mesmo de todos os tempos, na frente de pérolas como O Inspetor Faustão e O Malandro, Eliana e Os Golfinhos, Fuscão Preto (com atuação de Xuxa Meneghel) e tantas outras pérolas toscas nacionais. O fato é que o filme até que me surpreendeu em sua pureza e diria, não sei até que ponto, precariedade e ingenuidade extremas, que acabaram gerando aquele teor que provoca riso involuntário e cria uma aura cômica interessante em meio ao caos narrativo. Tudo graças à atuação extremamente nonsense da dançarina Carla Perez, estrela do filme, e na época uma famosa dançarina do grupo musical É O Tchan; e logicamente, do roteiro bizarro cheio de tosquices e inúmeros erros grotescos.
O diretor e roteirista do filme, Conrado Sanchez, que iniciou sua carreira na boca do lixo paulistana em 1981 com o filme "Como Afogar o Ganso", foi o encarregado de conduzir este longa lançado em VHS em 1998 pela PlayArte Home Video. Após o grande fracasso nas bilheterias e as diversas críticas negativas, o longa teve sua circulação proibida através de uma ação judicial, mas isto logicamente não iria fazer o filme desaparecer, pois foram vendidas muitas cópias em VHS e ele é hoje facilmente encontrado na internet em diversos sites e até mesmo no Youtube, onde se tornou um sucesso. Outros fatos curiosos que merecem destaque na produção: a participação do Lázaro Ramos, que usou o dinheiro ganho com o filme para pagar sua faculdade de artes cênicas, o filme foi colocado no IMDB como uma comédia dramática de horror, isso mesmo, comédia de horror; nos créditos iniciais grafaram erroneamente o título "Cinderela Bahiana" com "H", nem isso atentaram de tão descuidada que era a produção, e para fechar este breve comentário vale ressaltar a atuação exagerada e canastrona de Perry Sales, na pele do inescrupuloso empresário Pierre. Quem curte produções bizarras de horror, comédia involuntária e tosquices em geral irá delirar.
Um daqueles produtos grotescos de baixo orçamento que surgiam aos montes durante a década de 70, mas este aqui é tão nonsense e cômico que acabou se destacando entre outras produções similares. Um prato cheio para os amantes do gore e do sexploitation pela quantidade de cenas bizarras, apesar da precariedade dos efeitos, o que vale aqui é justamente a teatralidade e a tosquice criativa das cenas de violência explícita, tortura e humilhações. Na trama acompanhamos um lunático chamado Sardu, interpretado por Seamus O'brien (1932-1977), que após exibir seu show para uma famosa bailarina e um crítico de arte, acaba ficando obcecado em fazer com que seus ilustres espectadores passem a ser admiradores de sua obra, um show de tortura e nudez que ele em sua mente doentia considera um espetáculo artístico. O anão Luis De Jesus (1952-1988) é quem acaba roubando a cena sempre que aparece, interpretando o assistente de Sardu. O ator Seamus O'Brien foi esfaqueado por um ladrão que invadira sua casa em 1977, falecendo aos 41 anos. Vale ressaltar também a título de curiosidade a participação de Luis de Jesus como um Ewok em Star Wars, Episódio VI - O Retorno de Jedi.
Steve Cicco foi dirigido por Vini Trash, nome artístico de Vinicius J. Santos, um realizador independente residente em Jacareí, São Paulo. Trata-se de uma comédia policial feita com muita força de vontade e com apoio de moradores de Jacareí. Parte do filme foi financiada por meio de Crowdfunding no Catarse.
Durante a narrativa há várias referências à cultura pop dos filmes policiais norte-americanos e também ao agente secreto James Bond. O personagem principal Steve Cicco é interpretado por Marcelo Rodrigues, bastante à vontade no papel do policial truculento e "fodão", como ele mesmo se autodenomina, seguindo os conselhos de seu mestre Chuck Norris. Após ser demitido da polícia de Jacktown pelo seu chefe por conta da morte de seu parceiro, ele é contratado pela C.I.E (Central de Inteligência e Espionagem), uma agência que combate o terrorismo, e então recebe a missão de capturar um perigoso terrorista. Poderia ter alguns minutos a menos, mas no geral é uma boa produção trash nacional e merece a divulgação. O segundo longa de Vini Trash, "Landara", foi lançado ano passado e neste ano já está prevista o segundo longa com o personagem Steve Cicco, tendo a participação especial da ex-estrela do pornô nacional, Mônica Mattos. O filme pode ser conferido logo acima e está disponível no Youtube.
Dirigido em 1988, seis anos após o sucesso de Basket Case (1982), o diretor Frank Henenlotter (1950) volta a criar com poucos recursos um filme de clima pertubador dentro do universo Trash. Desta vez o diretor substitui o irmão siamês deformado por uma criatura extremamente tosca, um parasita ancestral que se alimenta de cérebros e vicia seus algozes com uma substancia alucinógena.
O filme tem uma forte temática relacionada ao universo das drogas, mas não acredito que o diretor tenha tido alguma intenção em fazer do filme uma manifestação contra os entorpecentes, já que se trata de um filme propositadamente trash.
Há duas cenas que tornaram Brain Damage um "cult" entre os fãs do cinema de horror,
a cena do sexo oral, cena esta que foi cortada no lançamento original por causa da censura, e após vários anos veio a versão sem cortes quando do lançamento em DVD pela Synapse Filmes; e ainda a cena do banheiro, na qual Brian, o personagem do ator Rick Hearst encara um homem musculoso se ensaboando no chuveiro, esta cena ligada ao formato peniano da criatura ancestral fizeram com que alguns comentaristas da obra a taxassem de filme gay.
Outra cena que merece destaque é a primeira cena alucinógena quando o personagem Brian, interpretado por Rick Hearst, sente seu corpo sendo mergulhado completamente enquanto a tela faísca em efeitos estroboscópicos.
Fantasia de horror finlandesa inspirada na lenda real do Papai Noel, que ao invés de distribuir presentes, é na verdade um canibal devorador de crianças. A trama tem imagens deslumbrantes filmadas na montanha de Korvatunturi, e o bom elenco engrandece todo o clima de suspense e fantasia criado pelo diretor e roteirista Jalmari Helander. O filme é baseado em um curta do próprio Helander lançado em 2003. A trama centra-se em um grupo de pastores de renas que vivem nas montanhas de Korvatunturi, local este cujo Natal é perturbado por escavações na montanha, lideradas por um cientista que sonha em descobrir o que ele chama de "o maior túmulo do mundo". O explosivo usado pela equipe acaba encontrado algo inusitado, um velhinho ainda vivo dentro das escavações. O grande destaque do filme vai para o jovem ator Onni Tommila, que interpreta o curioso menino Pietari, que ajuda sua família a caçar o Papai Noel canibal.
Um bando de bullies roubam o lanche do garoto errado, quando ele chega chorando em casa e diz a seu pai que alguns valentões roubaram seu lanche preparado com tanto amor, tripas irão rolar. Efeitos especiais caprichados com destaque para cena em que Papai Wrestling gira um dos garotos de ponta-cabeça e esmaga-o no chão. Mais uma produção caprichada e divertida dos portugueses criadores da produtora Clones.
Primeiro filme do monstro Kaiju Gamera criado pela companhia Daiei na época para competir com o Godzilla da Toho. Gamera é um dos mais queridos monstros Kaiju e a franquia já conta hoje com 12 longas, o último lançado em 2006 já pela Kadokawa Pictures, que atualmente detêm os direitos sobre Gamera. É bacana observar como um monstro de borracha feito com precários e baratos efeitos especiais da década de 60 consegue ser tão ameaçador e carismático ao mesmo tempo. Assisti a versão lançada nos Estados Unidos que conta com 6 minutos a mais, e é curioso constatar que foi o único filme da série original de Gamera a ter sido lançado nos cinemas na América. A trama segue o ataque de Gamera a Tóquio após ser despertado no ártico quando uma bomba soviética explode após o jato que a transportava ter sido interceptado pelos norte-americanos. Um garoto chamado Toshio (Yoshiro Uchida), amante das tartarugas, faz uma estranha amizade com a criatura. www.arquivoxdecinema.blogspot.com
Documentário do grande Robert Flaherty (1884-1951) capturou a dura paisagem dos pescadores irlandeses das ilhas de Aran com o tom poético peculiar de seus filmes que misturam ficção com fascinantes cenas documentais. A ilha também ficou imortalizada pela sugestão do poeta irlandês William Butler Yeats (1865-1939) para o escritor John Millington Synge (1871-1909), "Vá para as Ilhas de Aran, e encontrará uma vida que nunca foi expressa na literatura. Synge seguiu a dica e escreveu a obra "The Aran Islands" retratando a vida dos pescadores. www.arquivoxdecinema.blogspot.com
Filme experimental do diretor brasileiro Alberto Cavalcanti (1897-1982) realizado em Paris no ano de 1926. A narrativa segue de forma poética mostrando os becos e vielas de Paris, alguns restaurantes e alguns casais de namorados revelando uma Paris de belezas e mazelas. Há um momento em que um homem come um pedaço de carne e vemos a fusão da imagem com cenas de um abatedouro fazendo uma certa crítica ao consumismo e à alienação do homem na era da industrialização.
Bela trilha sonora regada a boas atuações do elenco com destaque para a charmosa Penélope Cruz no papel de Gemma, uma mulher cujo passado envolto em uma tragédia durante a guerra da Bósnia em Sarajevo tenta se reconciliar com seu filho adolescente. Destaque também para a bela atriz turca Saadet Aksoy em papel coadjuvante, belamente captada pela fotografia de Gianfilippo Corticelli.
Um daqueles documentários didáticos com uma grande quantidade de informações sobre a chegada ao poder do partido bolchevique e a revolução russa de 1917 cobrindo também o primeiro levante de 1905. Diversas imagens dos famosos filmes de Sergei Eisenstein como A Greve (1925) e O Encouraçado Potemkin (1925) são utilizadas durante o filme. A produção é do IPS (Instituto de Pensamento Socialista) realizado pelo estúdio ContraImagem com direção de Victorio De Leonardis, Javier Gabino e Martin Yanez. http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2013/08/ele-se-atreveram-revolucao-russa-de-1917.html
Com uma bela e melancólica música temática assinada por Jeff Grace este longa do diretor Joe Maggio é um elegante thriller de horror com um toque de humor sádico e cenas intensas de tortura. As boas atuações de James Le Gros e Joshua Leonard ajudam a intensificar a trama simples, cuja ação acontece boa parte em uma casa isolada em uma floresta. Um chefe de cozinha chamado Peter Grey apresenta um programa de TV que é bastante criticado por um famoso gastrônomo chamado JT Franks, papel de Joshua Leonard. Irritado com as recentes críticas negativas ao seu programa feitas por este famoso gastrônomo, Peter Grey decide se vingar dele.
A Colina Escarlate
3.3 1,3K Assista AgoraUm misto de classe e elegância, figurino esmerado, produção classuda de U$ 55 milhões, fantasmas fumacentos e assassinos sádicos. Guillermo del Toro mostra-se um desses diretores que amam a fantasia com toques sombrios e tem nas mãos o orçamento para compor suas obras e dar asas à imaginação. Mesmo com alguns sopros de cansaço o filme consegue criar alguns bons momentos de tensão e medo.
Canibais
2.6 518 Assista AgoraFilme de Eli Roth parece ter saído da mistura de um trash de Lloyd Kaufman com uma versão piorada do Holocausto Canibal de Ruggero Deodato. O elenco tosco, a direção mambembe, cenas beirando a bizarrice e um festival de escatologias e bobagens deixaram o filme no limbo dos festivais desde seu lançamento em 2013; e o resultado só não foi pior porque com toda bizarrice o filme acabou criando aquela aura trash capaz de torná-lo um daqueles filmes de culto para os apreciadores do gênero.
Demência 13
3.2 46 Assista AgoraPrimeiro flme de Francis Ford Coppola lançado em 1963 com uma trama instigante, construída a partir de tensões sobre uma herança, brigas familiares e uma fantasmagórica menina morta-viva que permeia os espaços. Sombrio e com cenas visualmente impactantes, Dementia 13 é um dos grandes filmes de horror da década de 60. Vale também prestigiar e elogiar a atuação de Luana Anders no papel da ambiciosa Louise Haloran.
O Homem Sem Nome
3.8 2Daqueles filmes lentos, contemplativos e um tanto melancólicos, mas cheio de humanidade e de uma beleza ímpar.
O Bebê de Tarlatana Rosa - O filme
3.4 1Apesar do figurino caprichado e da boa maquiagem o filme não conseguiu ambientar a atmosfera de estranheza do conto clássico de João do Rio. A bela atriz Diana Behrens felizmente salva boa parte do filme.
Endemoniada
4.0 316O conflito entre as coreias e seus respectivos sistemas econômicos e políticos já vem rendendo bons filmes que mesmo que não abordem diretamente este conflito, de forma simbólica acabamos construindo as nuances de interpretação entre a vida no sistema capitalista e a vida em sistemas comunistas ditatoriais. Neste "Bedevilled", o diretor Chul-soo Jang e o roteirista Kwang-young Choi constroem uma tensa e intensa narrativa envolvendo duas jovens amigas de infância, uma ferrenha e fria capitalista e uma camponesa pobre e com sérios conflitos emocionais. Elas se reencontram após vários anos e então a chegada da jovem capitalista à ilha de camponeses, acaba mudando para sempre a vida das duas.
http://www.arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2015/03/bedevilled.html
Uma Noite de Crime
3.2 2,2K Assista AgoraA tal da purgação levada ao extremo em um dia no qual é permitido matar, roubar e por meio da violência extrema extravasar todo o ódio contido. A ideia logicamente absurda deve ser levada em tom alegórico neste filme do diretor e roteirista James DeMonaco, que apesar dos clichês consegue controlar o clima de suspense até o final. A boa atuação de Ethan Hawke e Lena Headey também ajudam a segurar o interesse do espectador. http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2014/09/uma-noite-de-crimes-purge.html
Enter The Void: Viagem Alucinante
4.0 871 Assista AgoraEste longa do polêmico diretor argentino Gaspar Noé (1963) é de uma virtuosidade impactante e nos joga para o meio de uma relação quase incestuosa entre dois irmãos, ele um jovem traficante de drogas e ela uma dançarina Stripper. A trama se passa na capital do Japão e aproveita as luzes fosforescentes e os neóns para embalar a vertiginosa viagem em câmera subjetiva que por vezes chega a causar náuseas no espectador. Noé ficou conhecido depois do polêmico filme francês Irreversível lançado em 2002.
http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2011/11/enter-void-de-gaspar-noe-soudain-le.html
From the Journals of Jean Seberg
4.5 2Hoje (06/04/2014) parei para conferir este fascinante documentário no qual a atriz Mary Beth Hurt (1948) interpreta a lendária Jean Seberg (1938-1979), estrela do filme Acossado (1960) de Jean Luc Godard e de filmes como Santa Joana (1957) e Bom dia, Tristeza (1958) de Otto Preminger. Dirigido por Mark Rappaport, o documentário traz brilhantes digressões sobre o efeito kuleshov, e reflexões sobre a arte de atuar divagando sobre as carreiras de Brigitte Bardot, Vanessa Redgrave, Romy Schneider e Clint Eastwood enquanto narra a vida e a carreira de Seberg, uma das mais enigmáticas atrizes do cinema. Um dos fatos curiosos revelados durante o filme é o momento em que Jean Seberg (Mary Beth Hurt) diz que o sogro dela foi nada mais nada menos que o ator Ivan_Mozzhukhin (1889-1939), famoso por ter sido usado nas experiências do russo Lev Kuleshov, o fato aconteceu porque Jean Seberg foi casada com o escritor Romain Gary (1914-1980) que alegava ser filho do famoso ator russo. Gary é conhecido por ser o autor do romance Chien Blanc/Cão Branco que deu origem ao filme homônimo de Samuel Fuller em 1982.
Rebelião Espacial
2.2 7Uma daquelas pérolas desengonçadas, cheias de hilariantes diálogos, cenas de ação mambembes e com aquele humor involuntário típico das produções de baixo orçamento dos anos 80. Há uma cena em destaque no qual uma personagem aparece viva no cenário momentos depois de ser morta em um erro dantesco de continuidade e montagem.
The Incredibly Strange Creatures Who Stopped Living and Became Mixed-Up …
1.8 7Um dos filmes mais chatos e toscos que vi este ano, mas resisti em vê-lo graças às piadas de Tom Servo, Crow T Robot e Mike Nelson no MSTK3, episódio 12 da 9º temporada. A trama é absurdamente maluca, os tais zumbis do filme só surgem nos minutos finais e são altamente ridículos, os chatos e excessivos números musicais pontuam quase todo o filme, enfim, daquelas bombas que os Estados Unidos produzem de forma excessiva há décadas.
A trama é a seguinte: Jerry, interpretado pelo diretor do filme, Ray Dennis Steckler, apaixona-se por uma stripper que ele encontra em uma boate, mas ele não sabia que ela era a irmã de uma cartomante cigana cujas previsões ele havia zombado antes, quando a visitou com a sua namorada e o amigo Harold alguns dias antes. A cigana o transforma em um zumbi e ele começa a perseguir a garota por quem se apaixonara. Além de toda precariedade do roteiro o filme tem um áudio horrível, um dos momentos do filme é satirizado pelo pessoal do MST3K que brincam por não entenderem absolutamente nada do que é dito, o diálogo pode ser visto logo abaixo.
Enfim, daqueles filmes para ver bebendo muito café ou coca-cola e que serve como inspiração de que tudo no mundo do cinema é possível e tudo o que é ruim, pode ficar ainda pior. Há outra curiosidade neste longa que também não posso deixar de comentar, a participação do húngaro Vilmos Zsigmond como operador de câmera em início de carreira, ele que viria a ganhar o oscar de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme Contados Imediatos do 3º Grau, dirigido por Steven Spielberg em 1977.
http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2014/03/the-incredibly-strange-creatures-who.html
Cinderela Baiana
2.0 1,1KAdiei por muitos anos ver este filme, tido por muitos blogueiros como o pior filme nacional da década de 90, ou até mesmo de todos os tempos, na frente de pérolas como O Inspetor Faustão e O Malandro, Eliana e Os Golfinhos, Fuscão Preto (com atuação de Xuxa Meneghel) e tantas outras pérolas toscas nacionais. O fato é que o filme até que me surpreendeu em sua pureza e diria, não sei até que ponto, precariedade e ingenuidade extremas, que acabaram gerando aquele teor que provoca riso involuntário e cria uma aura cômica interessante em meio ao caos narrativo. Tudo graças à atuação extremamente nonsense da dançarina Carla Perez, estrela do filme, e na época uma famosa dançarina do grupo musical É O Tchan; e logicamente, do roteiro bizarro cheio de tosquices e inúmeros erros grotescos.
O diretor e roteirista do filme, Conrado Sanchez, que iniciou sua carreira na boca do lixo paulistana em 1981 com o filme "Como Afogar o Ganso", foi o encarregado de conduzir este longa lançado em VHS em 1998 pela PlayArte Home Video. Após o grande fracasso nas bilheterias e as diversas críticas negativas, o longa teve sua circulação proibida através de uma ação judicial, mas isto logicamente não iria fazer o filme desaparecer, pois foram vendidas muitas cópias em VHS e ele é hoje facilmente encontrado na internet em diversos sites e até mesmo no Youtube, onde se tornou um sucesso. Outros fatos curiosos que merecem destaque na produção: a participação do Lázaro Ramos, que usou o dinheiro ganho com o filme para pagar sua faculdade de artes cênicas, o filme foi colocado no IMDB como uma comédia dramática de horror, isso mesmo, comédia de horror; nos créditos iniciais grafaram erroneamente o título "Cinderela Bahiana" com "H", nem isso atentaram de tão descuidada que era a produção, e para fechar este breve comentário vale ressaltar a atuação exagerada e canastrona de Perry Sales, na pele do inescrupuloso empresário Pierre. Quem curte produções bizarras de horror, comédia involuntária e tosquices em geral irá delirar.
http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2014/03/cinderela-baiana-direcao-conrado.html
O Incrível Show de Torturas
2.9 31Um daqueles produtos grotescos de baixo orçamento que surgiam aos montes durante a década de 70, mas este aqui é tão nonsense e cômico que acabou se destacando entre outras produções similares. Um prato cheio para os amantes do gore e do sexploitation pela quantidade de cenas bizarras, apesar da precariedade dos efeitos, o que vale aqui é justamente a teatralidade e a tosquice criativa das cenas de violência explícita, tortura e humilhações. Na trama acompanhamos um lunático chamado Sardu, interpretado por Seamus O'brien (1932-1977), que após exibir seu show para uma famosa bailarina e um crítico de arte, acaba ficando obcecado em fazer com que seus ilustres espectadores passem a ser admiradores de sua obra, um show de tortura e nudez que ele em sua mente doentia considera um espetáculo artístico. O anão Luis De Jesus (1952-1988) é quem acaba roubando a cena sempre que aparece, interpretando o assistente de Sardu. O ator Seamus O'Brien foi esfaqueado por um ladrão que invadira sua casa em 1977, falecendo aos 41 anos. Vale ressaltar também a título de curiosidade a participação de Luis de Jesus como um Ewok em Star Wars, Episódio VI - O Retorno de Jedi.
http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2014/02/o-incrivel-show-de-torturas-incredible.html
Steve Cicco - Primeira Missão
4.1 6Steve Cicco foi dirigido por Vini Trash, nome artístico de Vinicius J. Santos, um realizador independente residente em Jacareí, São Paulo. Trata-se de uma comédia policial feita com muita força de vontade e com apoio de moradores de Jacareí. Parte do filme foi financiada por meio de Crowdfunding no Catarse.
Durante a narrativa há várias referências à cultura pop dos filmes policiais norte-americanos e também ao agente secreto James Bond. O personagem principal Steve Cicco é interpretado por Marcelo Rodrigues, bastante à vontade no papel do policial truculento e "fodão", como ele mesmo se autodenomina, seguindo os conselhos de seu mestre Chuck Norris. Após ser demitido da polícia de Jacktown pelo seu chefe por conta da morte de seu parceiro, ele é contratado pela C.I.E (Central de Inteligência e Espionagem), uma agência que combate o terrorismo, e então recebe a missão de capturar um perigoso terrorista. Poderia ter alguns minutos a menos, mas no geral é uma boa produção trash nacional e merece a divulgação. O segundo longa de Vini Trash, "Landara", foi lançado ano passado e neste ano já está prevista o segundo longa com o personagem Steve Cicco, tendo a participação especial da ex-estrela do pornô nacional, Mônica Mattos. O filme pode ser conferido logo acima e está disponível no Youtube.
http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2014/01/steve-cicco.html
O Soro do Mal
3.6 81Dirigido em 1988, seis anos após o sucesso de Basket Case (1982), o diretor Frank Henenlotter (1950) volta a criar com poucos recursos um filme de clima pertubador dentro do universo Trash. Desta vez o diretor substitui o irmão siamês deformado por uma criatura extremamente tosca, um parasita ancestral que se alimenta de cérebros e vicia seus algozes com uma substancia alucinógena.
O filme tem uma forte temática relacionada ao universo das drogas, mas não acredito que o diretor tenha tido alguma intenção em fazer do filme uma manifestação contra os entorpecentes, já que se trata de um filme propositadamente trash.
Há duas cenas que tornaram Brain Damage um "cult" entre os fãs do cinema de horror,
a cena do sexo oral, cena esta que foi cortada no lançamento original por causa da censura, e após vários anos veio a versão sem cortes quando do lançamento em DVD pela Synapse Filmes; e ainda a cena do banheiro, na qual Brian, o personagem do ator Rick Hearst encara um homem musculoso se ensaboando no chuveiro, esta cena ligada ao formato peniano da criatura ancestral fizeram com que alguns comentaristas da obra a taxassem de filme gay.
Outra cena que merece destaque é a primeira cena alucinógena quando o personagem Brian, interpretado por Rick Hearst, sente seu corpo sendo mergulhado completamente enquanto a tela faísca em efeitos estroboscópicos.
http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2011/03/brain-damage-de-frank-henenlotter-eua.html
[spoiler]
Papai Noel das Cavernas
2.9 74 Assista AgoraFantasia de horror finlandesa inspirada na lenda real do Papai Noel, que ao invés de distribuir presentes, é na verdade um canibal devorador de crianças. A trama tem imagens deslumbrantes filmadas na montanha de Korvatunturi, e o bom elenco engrandece todo o clima de suspense e fantasia criado pelo diretor e roteirista Jalmari Helander. O filme é baseado em um curta do próprio Helander lançado em 2003. A trama centra-se em um grupo de pastores de renas que vivem nas montanhas de Korvatunturi, local este cujo Natal é perturbado por escavações na montanha, lideradas por um cientista que sonha em descobrir o que ele chama de "o maior túmulo do mundo". O explosivo usado pela equipe acaba encontrado algo inusitado, um velhinho ainda vivo dentro das escavações. O grande destaque do filme vai para o jovem ator Onni Tommila, que interpreta o curioso menino Pietari, que ajuda sua família a caçar o Papai Noel canibal.
http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2014/01/papai-noel-das-carvernas-rare-exports.html
Papá Wrestling
4.0 13Um bando de bullies roubam o lanche do garoto errado, quando ele chega chorando em casa e diz a seu pai que alguns valentões roubaram seu lanche preparado com tanto amor, tripas irão rolar. Efeitos especiais caprichados com destaque para cena em que Papai Wrestling gira um dos garotos de ponta-cabeça e esmaga-o no chão. Mais uma produção caprichada e divertida dos portugueses criadores da produtora Clones.
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Amor e Preconceito
3.6 4Bela fotografia com grandes atuações do elenco.
Monstro Gigante Gamera
3.1 6Primeiro filme do monstro Kaiju Gamera criado pela companhia Daiei na época para competir com o Godzilla da Toho. Gamera é um dos mais queridos monstros Kaiju e a franquia já conta hoje com 12 longas, o último lançado em 2006 já pela Kadokawa Pictures, que atualmente detêm os direitos sobre Gamera. É bacana observar como um monstro de borracha feito com precários e baratos efeitos especiais da década de 60 consegue ser tão ameaçador e carismático ao mesmo tempo. Assisti a versão lançada nos Estados Unidos que conta com 6 minutos a mais, e é curioso constatar que foi o único filme da série original de Gamera a ter sido lançado nos cinemas na América. A trama segue o ataque de Gamera a Tóquio após ser despertado no ártico quando uma bomba soviética explode após o jato que a transportava ter sido interceptado pelos norte-americanos. Um garoto chamado Toshio (Yoshiro Uchida), amante das tartarugas, faz uma estranha amizade com a criatura.
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O Homem de Aran
3.9 7Documentário do grande Robert Flaherty (1884-1951) capturou a dura paisagem dos pescadores irlandeses das ilhas de Aran com o tom poético peculiar de seus filmes que misturam ficção com fascinantes cenas documentais. A ilha também ficou imortalizada pela sugestão do poeta irlandês William Butler Yeats (1865-1939) para o escritor John Millington Synge (1871-1909), "Vá para as Ilhas de Aran, e encontrará uma vida que nunca foi expressa na literatura. Synge seguiu a dica e escreveu a obra "The Aran Islands" retratando a vida dos pescadores.
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Somente as Horas
4.1 7Filme experimental do diretor brasileiro Alberto Cavalcanti (1897-1982) realizado em Paris no ano de 1926. A narrativa segue de forma poética mostrando os becos e vielas de Paris, alguns restaurantes e alguns casais de namorados revelando uma Paris de belezas e mazelas. Há um momento em que um homem come um pedaço de carne e vemos a fusão da imagem com cenas de um abatedouro fazendo uma certa crítica ao consumismo e à alienação do homem na era da industrialização.
Prova de Redenção
4.2 363Bela trilha sonora regada a boas atuações do elenco com destaque para a charmosa Penélope Cruz no papel de Gemma, uma mulher cujo passado envolto em uma tragédia durante a guerra da Bósnia em Sarajevo tenta se reconciliar com seu filho adolescente. Destaque também para a bela atriz turca Saadet Aksoy em papel coadjuvante, belamente captada pela fotografia de Gianfilippo Corticelli.
Eles Se Atreveram - A Revolução Russa de 1917
4.2 20Um daqueles documentários didáticos com uma grande quantidade de informações sobre a chegada ao poder do partido bolchevique e a revolução russa de 1917 cobrindo também o primeiro levante de 1905. Diversas imagens dos famosos filmes de Sergei Eisenstein como A Greve (1925) e O Encouraçado Potemkin (1925) são utilizadas durante o filme. A produção é do IPS (Instituto de Pensamento Socialista) realizado pelo estúdio ContraImagem com direção de Victorio De Leonardis, Javier Gabino e Martin Yanez. http://arquivoxdecinema.blogspot.com.br/2013/08/ele-se-atreveram-revolucao-russa-de-1917.html
Banquete Amargo
2.7 17Com uma bela e melancólica música temática assinada por Jeff Grace este longa do diretor Joe Maggio é um elegante thriller de horror com um toque de humor sádico e cenas intensas de tortura. As boas atuações de James Le Gros e Joshua Leonard ajudam a intensificar a trama simples, cuja ação acontece boa parte em uma casa isolada em uma floresta. Um chefe de cozinha chamado Peter Grey apresenta um programa de TV que é bastante criticado por um famoso gastrônomo chamado JT Franks, papel de Joshua Leonard. Irritado com as recentes críticas negativas ao seu programa feitas por este famoso gastrônomo, Peter Grey decide se vingar dele.