Vai na Fé

2023

Vai na Fé

A história da novela Vai na Fé gira em torno de Sol, conhecida como rainha do funk, largou a carreira após se converter à religião evangélica. Ela é cantora do coral da igreja em que frequenta no Rio de Janeiro. Mas, com a pandemia e as dificuldades financeiras, precisou se dedicar a outra função: vender marmitas no centro do Rio de Janeiro. Para atrair a clientela, usa letras famosas de funk como slogan de propaganda.

O talento de Sol é essencial para chamar a atenção de empresários e cantores. Por isso, ela recebe uma série de propostas, inclusive de Lui Lorenzo, um cantor de funk em decadência e muito sem noção que precisa voltar a bombar na música.

Sol viverá o dilema entre aceitar a oferta e tentar ter uma vida melhor ou se apegar aos seus princípios.

O núcleo do cantor de funk ainda trará seu relacionamento conturbado com a própria mãe uma artista do passado vivida por Renata Sorrah, que além de ser sua empresária, tenta controlar a vida do filho, e sua meia-irmã Lumiar, (personagem de Carolina Dieckmann) de quem é bastante afastado.

Lumiar é casada com Benjamin, que tem a sua visão de mundo transformada após ele sobreviver milagrosamente a um grave acidente de carro: um grande engavetamento em pleno Carnaval. Descobrir que é o único sobrevivente o faz repensar sobre o que quer da vida. Benjamin sobrevive sem nenhuma sequela. Os médicos e peritos são unânimes em afirmar que é quase um milagre que isso tenha acontecido. O advogado fica muito abalado e passa a achar que o acontecimento esconde algum motivo maior. Ele hesita em voltar para o escritório e não consegue mais trabalhar para clientes em quem não acredita, deixando quase todo trabalho para Lumiar (Carolina Dieckmann), sua mulher.

Para desespero dela, Benjamin fica obcecado com o acidente, buscando até na ciência e na religião a resposta que está dentro dele mesmo. Ben, então, procura as famílias das pessoas que morreram e supõe que deve ajudá-los de alguma forma. Benjamin auxilia a todos e de diferentes formas: apoio jurídico, dinheiro, trabalho ou simplesmente conforto. Quando ele começa a doar objetos da própria casa, Lumiar explode e ameaça interditá-lo.

Quem completa o trio de destaques é Theo (Emílio Dantas) um empresário ambicioso de sucesso que esconde negócios escusos. Na juventude, ele curtia sair das festas da elite carioca para frequentar bailes funk atrás de novidade, exotismo e drogas. Misógino, sempre percebeu as mulheres como objeto e não sente remorso ao usar de meios ilícitos para ter o que deseja. Mas sua conduta criminosa não se deteve apenas ao sexual. Nos bailes, ele conheceu Orfeu (ator não escalado), chefe de uma boca de fumo, e passou a fazer a ponte entre as drogas produzidas por alguns alunos de Química e o tráfico.

Anos mais tarde, Orfeu se torna seu sócio oculto em uma empresa de fachada de importação e exportação que, na verdade, faz a receptação e lavagem de itens eletrônicos obtidos em roubos de carga.

Como todo bom mau-caráter, se porta socialmente como um homem respeitável: um pai de família. Mas a verdade é que ele desprezará a mulher, Clara (Regiane Alves).

2023