Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Viggo Mortensen

Viggo Mortensen

Nomes Alternativos: Viggo Peter Mortensen Jr.

2293Número de Fãs

Nascimento: 20 de Outubro de 1958 (58 years)

Manhattan, New York City, New York - Estados Unidos da América

Viggo Peter Mortensen, Jr. (Nova Iorque, 20 de outubro de 1958), é um ator dinamarquês-americano. É muito conhecido pelas atuações na trilogia O Senhor dos Anéis, Até o Limite da Honra, Mar de fogo e 28 Dias. É também conhecido pela parceria com o aclamado diretor David Cronenberg, de quem estrelou os filmes A History of Violence (no Brasil, Marcas da Violência), Senhores do Crime e A Dangerous Method (no Brasil, Um Método Perigoso). Foi indicado ao Oscar 2008 por Senhores do Crime.

Filho de Viggo Peter, dinamarquês adinistrador de fazendas e Grace Mortensen, norte-americana, viveu até os dois anos em Manhattan, quando a família mudou-se para a América do Sul em busca de maiores oportunidades financeiras. e passou a viver primeiro na Argentina e depois Venezuela. Aos 11 anos Viggo viu seus pais se separarem, o que provocou seu retorno à Nova Iorque com sua mãe e seus irmãos. Começou a estudar ciências políticas e língua espanhola na St. Lawrence University, en Canton em 1976, e após se formar decidiu mudar-se para a Dinamarca. Viggo fala 4 idiomas fluentemente: inglês, dinamarquês, espanhol, francês e ainda fala moderadamente bem italiano

Começou atuando em Nova Iorque, estudando com Warren Robertson. Sua carreira teve início com o papel de um fazendeiro amish em A Testemunha (1985) de Peter Weir, e foi crescendo ao receber papéis maiores como em O Pagamento Final (1993), Retratos de uma Mulher (1996), Até o Limite da Honra (1997), Um Crime Perfeito (1998) e A Walk on the Moon (1999). A carreira ganhou grande destaque quando recebeu o convite de Peter Jackson para atuar na trilogia de O Senhor dos Anéis, após o diretor dispensar Stuart Townsend. Viggo teve dúvidas em aceitar o personagem, mas por insistência de seu filho aceitou. Em 2007 foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em Senhores do Crime.