Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Peter Jackson

Peter Jackson

Nomes Alternativos: Peter Robert Jackson

4972Número de Fãs

Nascimento: 31 de Outubro de 1961 (55 years)

Pukerua Bay, North Island - Nova Zelândia (Aotearoa)

Quando um amigo de seus pais presenteou o pequeno Peter Jackson, aos seus 8 anos, com uma câmera Super 8, o garoto, que já se divertia tirando fotos, começou a fazer seus próprios filmes, que ele gravava com seus amigos. Eles eram curtos, mas já mostravam uma das características principais do futuro cineasta: efeitos especiais impressionantes e a baixo custo. Jackson começou a desenvolver projetos mais sérios a partir de sua entrada em um concurso local que procurava estimular filmes amadores e infantis. Para esse concurso ele utilizou o recurso de animação em stop motion para criar um monstro arruinando uma cidade, mas infelizmente não chegou a vencer.

Aos 22 anos, um de seus projetos mudou o rumo de sua carreira cinematográfica. O filme trash Trash- Náusea Total começou como qualquer outro filme de Peter Jackson: de forma amadora, com poucos recursos e com seus amigos atuando e auxiliando-o. Ele mesmo fez o filme praticamente sozinho, dirigindo, produzindo, filmando e estrelando em vários papéis, inclusive o de herói. Levou cerca de quatro anos para finalizar o filme, que cresceu de meia hora de duração,conforme o planejado, para um longa metragem de 90 minutos.

O que começou como uma piada, se transformou num clássico. Um amigo de Jackson, que já estava envolvido na indústria cinematográfica, o convenceu que o filme tinha atrativos comerciais, então decidiram levar o resultado final ao Festival de Cannes. Lá, o filme foi aclamado pelos críticos e ganhou vários prêmios. Trash- Náusea Total agradou principalmente pelo seu humor bizarro e pelo excesso de efeitos especiais, alguns realistícos, outros hilários graças ao seu visual amador. Os direitos do filme foram vendidos a doze países, e Peter Jackson tornou-se um diretor reconhecido, iniciando então a sua carreira profissional como cineasta.

Durante a pós-produção de Trash- Náusea Total, Jackson conheceu Fran Walsh, que acabou sendo a sua esposa, com quem teve dois filhos. Fran Walsh colaborou com todos os roteiros de Jackson a partir de então.

Nos anos seguintes, Jackson faria mais dois filmes trash, Meet The Feebles, uma sangrenta sátira dos Muppets, e Fome Animal, que já se tornou um clássico do cinema trash.

A partir de 1994, Jackson mostraria ao mundo que também poderia ser um cineasta sério, começando com o drama pessimista Almas Gêmeas, estrelado por Kate Winslet (em seu filme de estréia), e que foi aclamado mundialmente, chegando a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Em 1996, Jackson fez o terrir Os Espíritos, um filme tão trash quanto os filmes que fez no início da sua carreira, embora dessa vez os efeitos visuais fossem bem mais realistas, e com astros como Michael J.Fox. O filme foi bem recebido pela crítica, mas foi um fracasso de bilheteria.

Foi quando Jackson finalmente mostrou ao mundo como era um diretor talentoso ao decidar adaptar o livro O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Jackson filmou os três filmes simultaneamente na Nova Zelândia durante 14 meses. O resultado foi três dos maiores sucessos da história do cinema, e o Oscar de Melhor Filme, Diretor e Roteiro Adaptado para Jackson.

Diferente de outros diretores neozelandeses, Jackson permaneceu na Nova Zelândia para fazer os seus filmes, fazendo com que Hollywood viesse até ele. Esse foi o início de várias companhias de suporte e produção. Grande parte de seus bens estão localizados na Península de Miramar, em Wellington, e muitos de seus filmes se passam ao redor da cidade.

Um perfeccionista em relação aos seus projetos, Jackson demanda vários takes de cada cena (sempre pedindo "mais um para dar sorte"), exige que sua equipe de efeitos especiais faça o seu trabalhos sem falhas e insiste na fidelidade das miniaturas mesmo nos lados que nunca aparecem. Ao contrário do que se possa imaginar, algumas de suas mais belas tomadas foram tiradas enquanto voava de uma locação à outra, casualmente. Apesar do seu perfeccionismo, ele tem a reputação de pedir um orçamento mais barato para seus filmes que outros diretores.

O filme que seguiu a finalização da trilogia O Senhor dos Anéis foi o remake do clássico de 1933 King Kong, que inicialmente inspirou Peter Jackson a se tornar um cineasta, aos 9 anos. Segundo foi anunciado, a Universal Studios pagou-lhe 20 milhões de dólares adiantados mais 20% do total da bilheteria. O filme foi um enorme sucesso de crítica e bilheteria.

Em 2009, Peter Jackson lançou o drama sobrenatural Um Olhar do Paraíso, cuja história e mensagem foram recebidas com opiniões negativas, embora as atuações de Saoirse Ronan e Stanley Tucci tenham sido elogiadas com unanimidade. Jackson também produziu nesse mesmo ano Distrito 9, que foi bem recebido pela crítica e foi um inesperado sucesso de bilheteria no mundo inteiro.

Nos próximos anos, Jackson filmou a trilogia "O Hobbit", e tem planos para dirigir a continuação de "As Aventuras de Tintim".