Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Zhang Yimou

Zhang Yimou

Nomes Alternativos: Cheung Au-Mau | Lao Mouzi | Zhang Yi-Mou | 张艺谋

551Número de Fãs

Nascimento: 14 de Novembro de 1951 (65 years)

Xi'an - China

Zhang Yimou é um dos percussores do movimento da Quinta Geração, que viria a ser o inicio do “cinema novo” chinês, surgido com a primeira turma da reaberta Academia de Cinema de Pequim em 1976. Importante referência ao cinema oriental, o diretor se tornou destaque internacional por filmes expositivos da realidade da China pós-Revolução Cultural.
O diretor Zhang Yimou nasceu na cidade de Xian, em 1951. Vindo de uma família de militares, passou dificuldades financeiras na infância: abandonou a escola, e durante a adolescência trabalhou em uma plantação de algodão, e logo depois na indústria têxtil. Autodidata, pintava telas e começou a praticar fotografia, chegando a vender o próprio sangue para conseguir comprar a primeira câmera. Sua infância e adolescência ocorreram durante o movimento definidor do país, identificado como Revolução Cultural, que viria a ser recorrente fonte de inspiração para sua obra.
Em 1976 Zhang Yimou que ainda trabalhava na indústria têxtil nesse período, já alcançava 27 anos, um ano a mais do que permitia o edital. Montando um portfólio com suas fotografias, e vídeos amadores, conseguiu uma vaga no curso de cinegrafista da reaberta Academia de Pequim. Entre seus colegas estavam Chen Kaige de Adeus, Minha Concubina (Ba Wang Bie Ji, China, 1993)1 e Tian Zhuangzhuang de O Sonho Azul (Lan Feng Zheng, China, 1993)2 e o compositor Jiping Zhao que viria a trabalhar com Yimou na maioria de seus filmes. Sua carreira decola, e passa a produzir filmes com temática Pós-Revolução Cultural. Se torna um ícone do cinema chinês no mundo com sua perfeição estética e capricho técnico.