Tom Cruise

Nomes Alternativos: Thomas Cruise Mapother IV

Data de Nascimento: 3 de Julho de 1962 (52 anos)

Local de Nascimento: Syracuse, Nova York

Pais: Estados Unidos da América

Sexo: Masculino

Biografia

È um ator e produtor de cinema americano. Listado pela revista Forbes como a celebridade mais popular de 2006, foi indicado por três vezes para o Oscar e venceu três Globos de Ouro. Seu primeiro papel de destaque foi no filme Risky Business (br: Negócio Arriscado), descrito como um "clássico da geração X", responsável por consagrar sua carreira como ator. Após desempenhar o papel de um heróico piloto de caças no filme Top Gun (br: Top Gun - Ases Indomáveis), de 1986, enorme sucesso de público e crítica, Cruise continuou a fazer filmes nesta mesma linha, interpretando posteriormente um agente secreto na série de filmes de ação Mission: Impossible (Missão Impossível) durante as décadas de 1990 e 2000. Além destes papeis heróicos, interpretou outros personagens de destaque, como o misógino guru de auto-ajuda em Magnólia (1999) e um sociopático assassino de aluguel, frio e calculista, no thriller de Michael Mann, Collateral (2004).

Em 2005 o jornalista de Hollywood Edward Jay Epstein listou Cruise como um dos poucos produtores (juntamente com George Lucas, Steven Spielberg e Jerry Bruckheimer) capazes de garantir o sucesso de uma franquia cinematográfica bilionária. Desde o mesmo ano Cruise e Paula Wagner têm o comando do estúdio cinematográfico United Artists, com Cruise como produtor e principal estrela e Wagner como principal executiva. Cruise também é conhecido por sua controversa filiação e aderência à Igreja da Cientologia.

A primeira namorada conhecida foi a atriz Rebecca De Mornay, a quem conheceu no set de filmagem de Negócio arriscado. Sua primeira mulher foi a atriz Mimi Rogers, e foi ela quem introduziu Cruise na Cientologia. Eles se divorciaram após três anos de casamento, pois ele havia se apaixonado por Nicole Kidman. Para causar ciúmes no ex, ela posou nua para a revista masculina Playboy. Mas as figuras não causaram o efeito esperado, já que Cruise nem ligou para o golpe de Rogers.

Tom e Nicole Kidman se conheceram no set do filme Dias de trovão, em 1990. Casaram-se na véspera de Natal do mesmo ano. Eles adotaram duas crianças, a menina Isabella e o menino Connor. Além de Dias de trovão, eles também contracenaram em Um sonho distante (1992) e em De olhos bem fechados (1999). Se divorciaram após dez anos juntos.

A atriz espanhola Penélope Cruz e Tom se conheceram enquanto atuavam juntos no filme Vanilla Sky (2001), e ficaram juntos durante quase três anos.

Tom e a estrela de Dawson's Creek, Katie Holmes, começaram a namorar no início de 2005, e ficaram noivos no mesmo ano. Ele lhe propôs casamento em Paris, na França, quando estavam na Torre Eiffel. Ela engravidou no mesmo ano, dando à luz Suri, em 18 de abril de 2006. Separaram-se em 2012

Tem três filhos; Isabella Jane Kidman Cruise e Connor Anthony Kidman Cruise, filhos adotivos dele com Nicole Kidman, e Suri Holmes Cruise, filha biológica dele com Katie Holmes.