[...]Patrick Wang é um achado, o jovem nipo-americano dirigiu, estrelou, escreveu, produziu e ainda compôs uma das faixas da trilha sonora em seu primeiro longa-metragem, uma delicada, humanista história de amor fraterno. [...] - Para ler o restante da resenha ->
Parte da cobertura da mostra internacional de cinema de São Paulo para o blog do Rubens Ewald Filho.
[...]"Os Infratores chega ao Brasil com a premissa de abundante violência além de um grade elenco sob a direção do talentoso Hillcoat, guiados pelo roteiro do igualmente talentoso Nick Cave, em suma um grande filme. Infelizmente, os louvores que tenho a fazer ao filme param nos dois primeiros itens, há violência o suficiente para fazer Os Mercenarios parecerem pacifistas e o elenco, sem exceções, é excelente. Infelizmente a direção de Hillcoat se revela problemática e aquém de seus trabalhos anteriores como A Proposta e A Estrada e o roteiro de Cave não é orgânico ou conciso além de não desenvolver alguns pontos importantes."[...]
Para ler o restante da crítica --> –-os-infratores/
Para a surpresa de muitos, o filme de Pierre Schöller, coproduzido pelos aclamados irmãos Dardenne (O Garoto da Bicicleta, Rosetta) foi o vencedor do prêmio internacional da crítica na sessão Un Certain Regard no festival de Cannes de 2011. É um thriller político que daria orgulho ao grande cineasta grego Costa-Gavras (Z, Desaparecido – Um Grande Mistério) com uma mensagem pessimista em relação à condição do indivíduo dentro do sistema e estabelecendo um paralelo entre a psique do personagem, suas relações pessoais e profissionais [...]
Para ler o restante da minha resenha, acesse (texto publicado no blog de rubens ewald filho)
Uma das mais preciosas pérolas do realismo-social britânico, movimento que se estabeleceu na década de 60, deu espaço para grandes diretores como Ken Loach e Mike Leigh e mantém-se firme até os dias de hoje e Fish Tank nada deve aos melhores trabalhos desse movimento. Uma dolorosa obra prima.
Um filme sobre a destruição do espírito humano. Kes é a projeção do espírito de Casper, aquilo que o mantinha vivo, não um amigo ou bicho de estimação como ele mesmo afirma, mas uma motivação, a única, para fazê-lo seguir em frente.
Irmão mais novo do excepcional "Samurai do Entardecer", o filme de Yojiro Takita toca nos mesmos temas do filme de Yoji Yamada mas com um escopo maior, percorrendo diversas décadas narradas por personagens que tiveram suas vidas mudadas pelo carismático protagonista Kanichiro Yoshimura, um samurai que não pensa em honra ou nos famigerados valores dos samurais, apenas pensa no bem estar de sua família.
Pós-modernismo no cinema, Edward Yang apresenta uma crítica que é ainda mais pertinente nos dias atuais, aonde em uma sociedade interconectada, o menor gesto pode trazer grandes consequências na vida de uma outra pessoa, consequências por vezes desastrosas.
Irmão mais novo de Onibaba, Shindô se permite usar toques poéticos aliados com terror e tensão real, tornando Kuroneko ainda melhor que seu irmão mais velho.
[...]Nas três primeiras obras da tetralogia, Sokurov procura humanizar esses personagens históricos, homens que pensam em si como Deuses finalmente reconhecendo a própria mortalidade, aquilo que os tornam homens. Em Fausto o cineasta russo vai ainda mais longe, regredindo o homem à sua forma mais primordial, o desejo [...]
Para ler o resto da resenha, acesse ->>> #addcomments
Mais do que um filme sobre o alcoolismo, um filme sobre o medo de crescer, das responsabilidades e até mesmo do tédio da vida de um cidadão comum, Alain Leroy é o Peter Pan da vida real e uma metáfora sobre a incapacidade de se relacionar, preso por uma barreira que ele mesmo cria.
Introdução à Antropologia é mais uma das obras primas desconhecidas e corajosas de Shohei Imamura, tocando em temas como o abandono dos tabus da sociedade e a entrega ao instinto sexual completamente animal e obsessão, temas recorrentes em seus filmes mas nunca entregues de forma tão crua como aqui.
Neste filme, Ozu deixa um pouco de lado o seu costumeiro (e excelente) drama minimalista e se aventura um pouco mais na tragédia ao mesmo tempo que toca em assuntos recorrentes em seus outros filmes, o resultado é incrivelmente satisfatório.
A Parte dos Anjos
3.5 98 Assista AgoraMinha resenha do filme para o blog de Rubens Ewald Filho, parte da cobertura da 36° Mostra Internacional de cinema.
Felicidade
3.9 21Minha resenha do filme no blog de rubens ewald filho, parte da cobertura da 36° mostra internacional de cinema de São Paulo.
Reality - A Grande Ilusão
3.6 44 Assista AgoraMinha resenha sobre o filme no blog de Rubens Ewald Filho, parte da cobertura da mostra internacional de cinema de São Paulo.
A Bela Que Dorme
3.2 58 Assista AgoraMinha resenha do filme no blog de Rubens Ewald Filho, parte da cobertura da mostra internacional de cinema.
Não
4.2 472 Assista AgoraMinha Resenha do filme no blog de rubens ewald filho -
Parte da cobertura da 36° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Em Família
3.9 8 Assista Agora[...]Patrick Wang é um achado, o jovem nipo-americano dirigiu, estrelou, escreveu, produziu e ainda compôs uma das faixas da trilha sonora em seu primeiro longa-metragem, uma delicada, humanista história de amor fraterno. [...] - Para ler o restante da resenha ->
Parte da cobertura da mostra internacional de cinema de São Paulo para o blog do Rubens Ewald Filho.
Os Infratores
3.8 895 Assista Agora[...]"Os Infratores chega ao Brasil com a premissa de abundante violência além de um grade elenco sob a direção do talentoso Hillcoat, guiados pelo roteiro do igualmente talentoso Nick Cave, em suma um grande filme. Infelizmente, os louvores que tenho a fazer ao filme param nos dois primeiros itens, há violência o suficiente para fazer Os Mercenarios parecerem pacifistas e o elenco, sem exceções, é excelente. Infelizmente a direção de Hillcoat se revela problemática e aquém de seus trabalhos anteriores como A Proposta e A Estrada e o roteiro de Cave não é orgânico ou conciso além de não desenvolver alguns pontos importantes."[...]
Para ler o restante da crítica --> –-os-infratores/
Em Família
3.9 8 Assista AgoraUma das estreias mais corajosas de um jovem diretor, uma delicada e serena obra prima.
Noite de Estréia
4.4 52QUE MERDA DE CAPA É ESSA?
O Exercício do Poder
3.3 25 Assista AgoraPara a surpresa de muitos, o filme de Pierre Schöller, coproduzido pelos aclamados irmãos Dardenne (O Garoto da Bicicleta, Rosetta) foi o vencedor do prêmio internacional da crítica na sessão Un Certain Regard no festival de Cannes de 2011. É um thriller político que daria orgulho ao grande cineasta grego Costa-Gavras (Z, Desaparecido – Um Grande Mistério) com uma mensagem pessimista em relação à condição do indivíduo dentro do sistema e estabelecendo um paralelo entre a psique do personagem, suas relações pessoais e profissionais [...]
Para ler o restante da minha resenha, acesse (texto publicado no blog de rubens ewald filho)
Aquário
3.6 163Uma das mais preciosas pérolas do realismo-social britânico, movimento que se estabeleceu na década de 60, deu espaço para grandes diretores como Ken Loach e Mike Leigh e mantém-se firme até os dias de hoje e Fish Tank nada deve aos melhores trabalhos desse movimento. Uma dolorosa obra prima.
Kes
4.2 142Um filme sobre a destruição do espírito humano. Kes é a projeção do espírito de Casper, aquilo que o mantinha vivo, não um amigo ou bicho de estimação como ele mesmo afirma, mas uma motivação, a única, para fazê-lo seguir em frente.
A Cruz dos Anos
4.3 55"Um filme que faria uma pedra chorar" - Orson Welles
No mesmo patamar das obras minimalistas de Yasujiro Ozu, o grande filme de Leo McCarey toca até mesmo o mais frio dos corações.
A Última Espada
4.2 10Irmão mais novo do excepcional "Samurai do Entardecer", o filme de Yojiro Takita toca nos mesmos temas do filme de Yoji Yamada mas com um escopo maior, percorrendo diversas décadas narradas por personagens que tiveram suas vidas mudadas pelo carismático protagonista Kanichiro Yoshimura, um samurai que não pensa em honra ou nos famigerados valores dos samurais, apenas pensa no bem estar de sua família.
O Moinho e a Cruz
4.0 37A proposta é fascinante, a execução deixa um pouco a desejar.
Flor Seca
4.0 15Excelente exemplar da new wave japonêsa e do "nikkatsu noir".
Os Terroristas
4.1 24Pós-modernismo no cinema, Edward Yang apresenta uma crítica que é ainda mais pertinente nos dias atuais, aonde em uma sociedade interconectada, o menor gesto pode trazer grandes consequências na vida de uma outra pessoa, consequências por vezes desastrosas.
Excelente.
O Gato Preto
4.1 54 Assista AgoraIrmão mais novo de Onibaba, Shindô se permite usar toques poéticos aliados com terror e tensão real, tornando Kuroneko ainda melhor que seu irmão mais velho.
Fausto
3.4 220[...]Nas três primeiras obras da tetralogia, Sokurov procura humanizar esses personagens históricos, homens que pensam em si como Deuses finalmente reconhecendo a própria mortalidade, aquilo que os tornam homens. Em Fausto o cineasta russo vai ainda mais longe, regredindo o homem à sua forma mais primordial, o desejo [...]
Para ler o resto da resenha, acesse ->>> #addcomments
Trinta Anos Esta Noite
4.3 142Mais do que um filme sobre o alcoolismo, um filme sobre o medo de crescer, das responsabilidades e até mesmo do tédio da vida de um cidadão comum, Alain Leroy é o Peter Pan da vida real e uma metáfora sobre a incapacidade de se relacionar, preso por uma barreira que ele mesmo cria.
Os Pornógrafos: Introdução à Antropologia
3.7 14Introdução à Antropologia é mais uma das obras primas desconhecidas e corajosas de Shohei Imamura, tocando em temas como o abandono dos tabus da sociedade e a entrega ao instinto sexual completamente animal e obsessão, temas recorrentes em seus filmes mas nunca entregues de forma tão crua como aqui.
Fim de Verão
4.2 14Neste filme, Ozu deixa um pouco de lado o seu costumeiro (e excelente) drama minimalista e se aventura um pouco mais na tragédia ao mesmo tempo que toca em assuntos recorrentes em seus outros filmes, o resultado é incrivelmente satisfatório.
Dias de Ira
4.3 38 Assista AgoraDreyer retrata a bruxaria não apenas como algo místico ou associado à sobrenaturalidade, mas sim como uma resultante da opressão - o ódio.
Eu Só Quero Que Vocês me Amem
4.0 31"Can't buy me love"