Filmaço! Um anti-guerra que retrata inúmeros temas importantes. As qualidades técnicas são indiscutíveis. Vários diálogos e cenas são memoráveis. A câmera caminhando pelas trincheiras é sensacional! As atuação são ótimas! E o final? Sem palavras... Com esse filme, Kubrick deixava sua marca e se consolidava como um grande diretor! Para ver e rever!
O filme é legalzinho, mas considero o mais fraco do Tarantino - e vale dizer: não é pelo menor grau de violência ou por ser um estilo mais lento. De qualquer forma, interessante perceber que mesmo sendo um pouco diferente dos outros filmes, alguns traços marcantes do diretor estão bem presentes. Algumas cenas foram bem boas, engraçadas e/ou bizarras, e o penteado do Samuel Jackson é sensacional. O momento da troca de sacolas em várias perspectivas também foi bacana. Para os que gostam do trabalho do diretor, vale a pena.
É um bom filme! No entanto, a versão do Kubrick me cativou mais. Queria não fazer comparações, mas é quase impossível.
A construção dos personagens (especialmente da Charlotte Haze) achei inferior. A relação entre Humbert e Charlotte não foi muito bem destacada, bem como o nascimento da obsessão de Humbert por Lolita não foi bem trabalhado - pode ter sido proposital, pra passar uma noção de instantaneidade, mas não gostei. A forma como o filme inicia e finaliza também achei mais interessante na versão de 1962, saindo do usual. Sobre o Quilty, tenho nem comentários para dizer o quanto a atuação de Peter Seller (que é o ponto alto do filme) foi superior.
Vejo pessoas reclamando da falta de erotismo no filme do Kubrick, especialmente se comparando com este. Mas, pera lá, não é possível comparar um filme de 1962 cheio de censuras com um de 1997. Vale dizer que considero as cenas em que Humbert se relaciona com Charlotte olhando para a foto de Lolita ao lado da cama muito mais impactantes que algumas cenas que vi nesse filme. E mais, considero ponto forte da versão de Kubrick a verdadeira natureza da relação entre Humbert e Lolita permanecer relativamente velada.
Mas, repito: gostei do filme e entendo quem prefere essa versão! Aqui, a narração em off foi muito interessante e o filme ser retratado de certa forma com a visão do Humbert deu uma interpretação bacana (Lolita seduzia o professor ou era apenas uma imaginação dele?). Jeremy Irons também deu um papel mais negativo e doentio ao Humbert, o que achei adequado. Por sinal, vale um ponto pela coragem de Adrian Lyne em fazer um remake de um filme do Kubrick, haha.
Acho que vale a pena ver os dois, pois, se por um lado há diferenças, por outro há certa complementaridade. Ainda não consegui decidir, porém, se amo ou odeio Lolita, hehe.
Mais um grande filme do Scorsese, com bela atuação de Willem Dafoe! Não entendo ter sido tão crucificado pelos religiosos; não o acho desrespeitoso, pelo contrário (por sinal, vale dizer que Scorsese é católico e já pensou em ser padre). Mas, como se sabe, é sempre complicado mexer em qualquer dogma. Uma visão bem humana de Jesus, o que acho muito interessante. A parte final é o ápice.
O filme é razoável. Possui qualidades técnicas e um elenco com boas atuações, mas é um pouco entediante e o roteiro não é dos melhores, especialmente levando em conta o gênero. Acho que o maior problema são as inúmeras indicações ao Oscar (algumas tudo bem, outras não dá realmente pra entender), que fazem com que as pessoas criem expectativas e se decepcionem bastante. Se não fosse isso, o filme não seria tão criticado por aqui. Mas, honestamente, não entendo a surpresa de vocês com o Oscar. Agora, vamos aguardar os resultados. Acho pouco provável que o filme saia vitorioso das principais indicações, mas nunca se sabe, né...
Que noite é essa? Caramba! Tensão e agonia total. Parece um pesadelo que você tenta sair, mas não consegue. É um humor bem diferente e, no meu caso, que vi de madrugada, a comédia ficou bem de lado, hehehe. A quantidade de coincidências é enorme. Por um lado, é interessante, mostrando um roteiro bem feito; por outro, chega a ser cômico e bizarro.
Que filme! Bom demais! Foi uma grata surpresa, pois não esperava muito. É uma pena que não seja tão conhecido. Impressionante como Scorsese nos faz imergir na loucura e obsessão de Masha e, especialmente, Pupkin - por sinal, difícil não relacioná-lo com Travis, de "Taxi Driver". Robert De Niro está impecável em mais uma ótima atuação. A parceria De Niro-Scorsese já deixava bem claro sua qualidade.
O incrível final com "Better to be king for a night, then schmuck for a lifetime" me lembrou "Which would be worse, to live as a monster, or die as a good man?", em Ilha do Medo.
Impressionante como o Tarantino sabe fazer filmes para entretenimento. Esse é o típico filme que eu considero como "diversão sem compromisso". E, nesse quesito, é dos bons. Me deu vontade de ver mais filmes de carro!
A cena em que o Stuntman Mike olha pra câmera antes de entrar no carro pra matar as 4 amigas com um sorriso maroto é sensacional. A perseguição final é eletrizante! Afinal, o que aconteceu com Lee? hehehe
Um filme amplo sobre o ser-humano, com foco em relações, sentimentos, sexualidade, desejos e fidelidade (além da já famosa dualidade razão-emoção). O que era sonho (ou pesadelo)? O que era realidade? Quando o olho estava aberto? E quando estava fechado? Acredito que são exatamente as diferentes respostas para estas indagações que se tornaram o fio condutor do filme. Impressionante perceber como algo tão pequeno consegue romper uma vida monótona, confortável, segura e rotineira. E é nesse momento em que os olhos começam a se movimentar. Um filme que retrata apenas três noites, mas parece muito mais. As atuações são intensas, o roteiro é redondo e a trilha-sonora é marcante (consigo ouvir o piano agora, enquanto escrevo o comentário!). A cena da conversa no quarto entre os dois - quando a estabilidade é quebrada - é sensacional (destaque para a Nicole Kidman chapada, hehe). A do ritual na mansão é hipnotizante! No fim, escolhemos ficar com os olhos abertos ou fechados?
Kubrick finaliza a sua carreira de forma admirável. É uma pena que não tenhamos mais filmes dele!
É apenas o terceiro longa de Kubrick, mas já gostei bastante. Incrível o avanço do seu último filme para este. Ainda não é uma de suas obras-primas, mas já é um filme e tanto. É esse, na minha opinião, que primeiro mostra características importantes do diretor, bem como suas já qualidades técnicas (como iluminação e movimentação de câmera). Resumidamente, é um prelúdio pro que viria depois - e a gente sabe a genialidade que é o depois.
O roteiro é bom e a estrutura narrativa é muito bem elaborada. Uma trama muito bem feita, que nos prende ao filme. É o típico suspense policial. De forma direta Kubrick mostra o plano, os personagens e suas motivações pessoais, o roubo, e já chegamos ao final. Ah... que final!
Um detalhe tão pequeno estraga tudo! Tudo que havia sido tão bem calculado! E por quem? Um simples cachorrinho! Chega a ser cômico - ou genial. Muito interessante, ainda, é simpatizarmos com o ladrão nesse momento.
Primeiro longa de Kubrick, com apenas 25 anos. É claro que ainda não é um de seus grandes filmes, mas vale muito a pena para conhecer mais sobre o diretor. Inclusive, acho um exagero a tentativa de retirada de circulação. O fato de ser uma guerra abstrata me chamou bastante atenção, algo que abre espaço para muitas possibilidades. Destaco a cena do soldado com a mulher e
De fato, é um filmaço! Um filme psicológico, que vai muito além da guerra - esta na realidade é o fio condutor da história. Difícil de ser digerido em sua complexidade. Achei muito interessante o fato de que quanto mais se subia o rio e o tempo passava, maior era o caos, a falta de sentido, a insanidade, o horror (em oposição ao colorido inicial). Talvez como a própria guerra do Vietnã. As cenas neblinadas no rio me deixaram tão tenso quanto os soldados, hehe. A trilha-sonora dispensa comentários. O roteiro, fotografia e atuações são sensacionais. O redux é um pouco longo, mas nada que vê-lo em duas parcelas não resolva, hehe. Filme necessário! Para ver e rever!
Fui ver o filme sem grandes pretensões... e me surpreendi positivamente. Gostei bastante! Uma mescla muito interessante de amor, ódio, sofrimento, alegria, recordações, loucura, lealdade, mentira, e aí vai... A amizade do casal com o Stingo foi uma coisa meio absurda que achei bem interessante! Sempre me impressiono com as atrocidades desse período. Até difícil imaginar o que seria uma escolha como a da Sofia. Por sinal, Meryl Streep está maravilhosa nesse filme. Dos que vi dela, foi a atuação que mais gostei e os flashbacks foram muito bem feitos. Vale a pena!
Apesar de gostar dos primeiros, esse talvez seja o melhor filme da franquia X-Men - que, por sinal, decepcionou muito com "Wolverine - Imortal" (que já cansou de tanto ser protagonista, né?) Explica como tudo começou conectando com um momento histórico: a guerra-fria (e até mesmo com o nazismo, em relação ao Magneto). Além do mais, reduz um pouco a visão de Bem versus Mal, mostrando que na realidade as posições de Magneto e de Xavier são divergentes (seja política ou ideologicamente, por exemplo), o que acho bem interessante. Agora é aguardar "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido", em que as duas gerações se conectarão. Há esperança de um bom filme, não alta, mas existe.
Gosto muito do "Senhor dos Anéis" e até gostei do primeiro "Hobbit". Mas, me decepcionei um pouco com esse filme. Primeiro, o filme é longo demais pelo que pretende contar. Parece que o Peter Jackson colocou na cabeça (ou alguém impôs) que tem que fazer três filmes de três horas. Exagerou aqui. Em segundo lugar, os cenários, que sempre foram maravilhosos em Senhor dos Anéis e prezavam pela realidade, se tornaram todos computadorizados até mesmo nas cenas mais simples. Completamente desnecessário e é um caminho que sou bem contra. E mais, um romancezinho entre uma elfa (que nem existe no livro) e um anão? Por favor, né... Por fim, o Hobbit já está em mais de U$ 500 mi de gastos, enquanto a trilogia de SDA ficou abaixo dos U$ 300 mi. Vamos aguardar e torcer pelo último.
É um filme bem bom. Na minha opinião, começa muito foda e vai caindo um pouco, até chegar em um final legal. Vários diálogos valem a pena e as sessões de análise quase que recíprocas foram bem interessantes. O debate sobre o que seria uma pessoa de sucesso vis-à-vis uma fracassada também é algo importante a ser colocado nos tempos modernos. Bem bacana o roteiro ser do Ben Affleck e do Matt Damon, quando ainda eram bem novos. Todos atores fizeram muito bem seu papel. Achei a tradução do título em português boa, algo bem raro. No fim, o gênio - no mais de um sentido existente - indomável foi domado? hehe. Para quem gostou, vale a pena conferir "Uma Mente Brilhante".
Esse filme tem uma simplicidade aconchegante - talvez como o país - que eu não via há tempos... E me cativou por isso. A trilha sonora também é boa e as paisagens são belíssimas. Em breve farei uma viagem de carro ao Uruguai e o filme só me deixou mais animado, hehe. Também achei o final (da ponte) muito interessante, cabível de várias analogias. Quero conhecer mais do cinema uruguaio!
Também não li o livro, mas... Gostei! Me interesso muito por esse período histórico e entrelaçá-lo com um drama, como é o caso, pode ter como resultado algo legal. Sempre bom lembrar - mesmo que utilizando do sentimentalismo - das mazelas de uma guerra e da importância da liberdade. É apenas o segundo filme que vejo com a Emily Watson (o primeiro foi Ondas do Destino, em que ela está sensacional), mas gostei muito da participação dela. Os outros atores também cumpriram o esperado. A relação que o filme faz com a literatura e a palavra é algo bem bacana e que precisa ser mais valorizada em nosso País.
A narração em off da morte foi uma das coisas boas do filme.
No fim, o filme ganhou uma trilha-sonora adicional: o choro contido das pessoas no cinema, hehe. Pra quem gostou, "O menino do pijama listrado" e "O Leitor" são boas pedidas!
Vi na época que estreou. Acho que foi uma das vezes que saí mais irritado do cinema. Eu nem tenho muito o que comentar desse filme ridículo em todos os sentidos. Um anime do tamanho do DragonBall (que marcou minha infância profundamente) merece algo muito melhor. Se existisse nota 0, eu daria com prazer.
Quanto mais conheço de Kubrick, mais me apaixono por ele. Este é um ótimo documentário para um dos maiores da história do cinema! Altamente recomendável pra quem quer ir além dos filmes! Sugiro também o "Conversas com Kubrick", do Michel Ciment.
Lars Von Trier não me decepcionou. Belo começo para o que tende a ser um filmaço! Boa trilha sonora e roteiro, bons personagens e ótima construção (separação) dos capítulos.
O filme, diferente de muitos comentários que vi aqui, vai muito além de sexo. Na realidade, o filme não é propriamente sobre sexo, mas este é utilizado como o fio condutor da história. Ver o tumulto gerado por essa primeira metade de ninfomaníaca - que, diga-se de passagem, não considero o filme mais pesado do Lars - só comprovou o quanto ainda vivemos em uma sociedade hipócrita, moralista e conservadora. Infelizmente, fica claro que o sexo ainda é um tabu.
Pouco ainda vimos da Charlotte (que aparecerá mais na segunda parte), mas achei muito interessante o formato narrativo de flashbacks (aproximando da verossimilhança, ou seja, não é uma narrativa realista, mas sim o ponto de vista de Joe). Fiquei muito surpreso ao saber que é o primeiro filme da Stacy (Joe nova) e, até levando isso em conta, acho que ela foi muito bem. Stellan (Seligman), apesar de parecer um coadjuvante na história, tem um papel fundamental, fazendo da cama um divã e da conversa com a Joe algo como uma sessão de análise. É ele que cria ordem aos fatos contados por Joe, fazendo construções estéticas belíssimas em formato de metáforas (pesca, matemática, música) que, em esquemas mentais, Joe utiliza. Por fim, Uma Thurman fez uma ótima participação em uma cena absurda à la Lars Von trier, hehe.
Já dei minha nota por ser, dos diretores atuais, um dos meus favoritos. Para além, já gostei muito desse primeiro volume. No entanto, fica nítido que há uma quebra no filme e o segundo volume se faz necessário para completar essa lacuna (de forma mais pesada com a intensificação da doença, penso eu). Por ser Lars Von Trier, a expectativa é alta. Aguardemos.
Glória Feita de Sangue
4.4 448 Assista AgoraFilmaço! Um anti-guerra que retrata inúmeros temas importantes.
As qualidades técnicas são indiscutíveis. Vários diálogos e cenas são memoráveis. A câmera caminhando pelas trincheiras é sensacional! As atuação são ótimas!
E o final? Sem palavras...
Com esse filme, Kubrick deixava sua marca e se consolidava como um grande diretor!
Para ver e rever!
Jackie Brown
3.8 739 Assista AgoraO filme é legalzinho, mas considero o mais fraco do Tarantino - e vale dizer: não é pelo menor grau de violência ou por ser um estilo mais lento.
De qualquer forma, interessante perceber que mesmo sendo um pouco diferente dos outros filmes, alguns traços marcantes do diretor estão bem presentes.
Algumas cenas foram bem boas, engraçadas e/ou bizarras, e o penteado do Samuel Jackson é sensacional. O momento da troca de sacolas em várias perspectivas também foi bacana.
Para os que gostam do trabalho do diretor, vale a pena.
Lolita
3.7 823 Assista AgoraÉ um bom filme! No entanto, a versão do Kubrick me cativou mais. Queria não fazer comparações, mas é quase impossível.
A construção dos personagens (especialmente da Charlotte Haze) achei inferior. A relação entre Humbert e Charlotte não foi muito bem destacada, bem como o nascimento da obsessão de Humbert por Lolita não foi bem trabalhado - pode ter sido proposital, pra passar uma noção de instantaneidade, mas não gostei. A forma como o filme inicia e finaliza também achei mais interessante na versão de 1962, saindo do usual. Sobre o Quilty, tenho nem comentários para dizer o quanto a atuação de Peter Seller (que é o ponto alto do filme) foi superior.
Vejo pessoas reclamando da falta de erotismo no filme do Kubrick, especialmente se comparando com este. Mas, pera lá, não é possível comparar um filme de 1962 cheio de censuras com um de 1997. Vale dizer que considero as cenas em que Humbert se relaciona com Charlotte olhando para a foto de Lolita ao lado da cama muito mais impactantes que algumas cenas que vi nesse filme. E mais, considero ponto forte da versão de Kubrick a verdadeira natureza da relação entre Humbert e Lolita permanecer relativamente velada.
Mas, repito: gostei do filme e entendo quem prefere essa versão! Aqui, a narração em off foi muito interessante e o filme ser retratado de certa forma com a visão do Humbert deu uma interpretação bacana (Lolita seduzia o professor ou era apenas uma imaginação dele?). Jeremy Irons também deu um papel mais negativo e doentio ao Humbert, o que achei adequado. Por sinal, vale um ponto pela coragem de Adrian Lyne em fazer um remake de um filme do Kubrick, haha.
Acho que vale a pena ver os dois, pois, se por um lado há diferenças, por outro há certa complementaridade.
Ainda não consegui decidir, porém, se amo ou odeio Lolita, hehe.
A Última Tentação de Cristo
4.0 297 Assista AgoraMais um grande filme do Scorsese, com bela atuação de Willem Dafoe!
Não entendo ter sido tão crucificado pelos religiosos; não o acho desrespeitoso, pelo contrário (por sinal, vale dizer que Scorsese é católico e já pensou em ser padre). Mas, como se sabe, é sempre complicado mexer em qualquer dogma.
Uma visão bem humana de Jesus, o que acho muito interessante. A parte final é o ápice.
Trapaça
3.4 2,2K Assista AgoraO filme é razoável. Possui qualidades técnicas e um elenco com boas atuações, mas é um pouco entediante e o roteiro não é dos melhores, especialmente levando em conta o gênero.
Acho que o maior problema são as inúmeras indicações ao Oscar (algumas tudo bem, outras não dá realmente pra entender), que fazem com que as pessoas criem expectativas e se decepcionem bastante. Se não fosse isso, o filme não seria tão criticado por aqui. Mas, honestamente, não entendo a surpresa de vocês com o Oscar.
Agora, vamos aguardar os resultados. Acho pouco provável que o filme saia vitorioso das principais indicações, mas nunca se sabe, né...
Depois de Horas
4.0 455 Assista AgoraQue noite é essa? Caramba!
Tensão e agonia total. Parece um pesadelo que você tenta sair, mas não consegue. É um humor bem diferente e, no meu caso, que vi de madrugada, a comédia ficou bem de lado, hehehe.
A quantidade de coincidências é enorme. Por um lado, é interessante, mostrando um roteiro bem feito; por outro, chega a ser cômico e bizarro.
Achei muito interessante as cenas em que o casal ao lado está fazendo sexo e, mais tarde, outro casal está brigando e a mulher atira no marido
Mais um bom filme do Scorsese!
O "Good morning, Paul" do computador seguido da trilha-sonora servem para dar uma boa aliviada, haha. Ótimo final!
O Rei da Comédia
4.0 366 Assista AgoraQue filme! Bom demais! Foi uma grata surpresa, pois não esperava muito. É uma pena que não seja tão conhecido.
Impressionante como Scorsese nos faz imergir na loucura e obsessão de Masha e, especialmente, Pupkin - por sinal, difícil não relacioná-lo com Travis, de "Taxi Driver".
Robert De Niro está impecável em mais uma ótima atuação. A parceria De Niro-Scorsese já deixava bem claro sua qualidade.
O incrível final com "Better to be king for a night, then schmuck for a lifetime" me lembrou "Which would be worse, to live as a monster, or die as a good man?", em Ilha do Medo.
À Prova de Morte
3.9 2,0K Assista AgoraImpressionante como o Tarantino sabe fazer filmes para entretenimento. Esse é o típico filme que eu considero como "diversão sem compromisso". E, nesse quesito, é dos bons.
Me deu vontade de ver mais filmes de carro!
A cena em que o Stuntman Mike olha pra câmera antes de entrar no carro pra matar as 4 amigas com um sorriso maroto é sensacional.
A perseguição final é eletrizante!
Afinal, o que aconteceu com Lee? hehehe
De Olhos Bem Fechados
3.9 1,5K Assista AgoraUm filme amplo sobre o ser-humano, com foco em relações, sentimentos, sexualidade, desejos e fidelidade (além da já famosa dualidade razão-emoção).
O que era sonho (ou pesadelo)? O que era realidade?
Quando o olho estava aberto? E quando estava fechado?
Acredito que são exatamente as diferentes respostas para estas indagações que se tornaram o fio condutor do filme.
Impressionante perceber como algo tão pequeno consegue romper uma vida monótona, confortável, segura e rotineira. E é nesse momento em que os olhos começam a se movimentar.
Um filme que retrata apenas três noites, mas parece muito mais. As atuações são intensas, o roteiro é redondo e a trilha-sonora é marcante (consigo ouvir o piano agora, enquanto escrevo o comentário!). A cena da conversa no quarto entre os dois - quando a estabilidade é quebrada - é sensacional (destaque para a Nicole Kidman chapada, hehe). A do ritual na mansão é hipnotizante!
No fim, escolhemos ficar com os olhos abertos ou fechados?
Kubrick finaliza a sua carreira de forma admirável. É uma pena que não tenhamos mais filmes dele!
O Grande Golpe
4.1 236 Assista AgoraÉ apenas o terceiro longa de Kubrick, mas já gostei bastante. Incrível o avanço do seu último filme para este.
Ainda não é uma de suas obras-primas, mas já é um filme e tanto. É esse, na minha opinião, que primeiro mostra características importantes do diretor, bem como suas já qualidades técnicas (como iluminação e movimentação de câmera). Resumidamente, é um prelúdio pro que viria depois - e a gente sabe a genialidade que é o depois.
O roteiro é bom e a estrutura narrativa é muito bem elaborada. Uma trama muito bem feita, que nos prende ao filme. É o típico suspense policial.
De forma direta Kubrick mostra o plano, os personagens e suas motivações pessoais, o roubo, e já chegamos ao final. Ah... que final!
Um detalhe tão pequeno estraga tudo! Tudo que havia sido tão bem calculado! E por quem? Um simples cachorrinho! Chega a ser cômico - ou genial. Muito interessante, ainda, é simpatizarmos com o ladrão nesse momento.
Por fim, adorei a cena do roubo ser mostrada por mais de uma perspectiva. Fez muito sentido!
Kubrick já começou a acertar em cheio aqui (tudo isso com apenas 28 anos, vale dizer)! Os golaços estariam por vir!
Medo e Desejo
2.9 93 Assista AgoraPrimeiro longa de Kubrick, com apenas 25 anos.
É claro que ainda não é um de seus grandes filmes, mas vale muito a pena para conhecer mais sobre o diretor. Inclusive, acho um exagero a tentativa de retirada de circulação.
O fato de ser uma guerra abstrata me chamou bastante atenção, algo que abre espaço para muitas possibilidades. Destaco a cena do soldado com a mulher e
dos soldados matando os "inimigos", que na realidade são os mesmos atores.
Apocalypse Now
4.3 1,2K Assista AgoraDe fato, é um filmaço!
Um filme psicológico, que vai muito além da guerra - esta na realidade é o fio condutor da história. Difícil de ser digerido em sua complexidade.
Achei muito interessante o fato de que quanto mais se subia o rio e o tempo passava, maior era o caos, a falta de sentido, a insanidade, o horror (em oposição ao colorido inicial). Talvez como a própria guerra do Vietnã.
As cenas neblinadas no rio me deixaram tão tenso quanto os soldados, hehe.
A trilha-sonora dispensa comentários. O roteiro, fotografia e atuações são sensacionais.
O redux é um pouco longo, mas nada que vê-lo em duas parcelas não resolva, hehe.
Filme necessário! Para ver e rever!
A Escolha de Sofia
4.0 514 Assista AgoraFui ver o filme sem grandes pretensões... e me surpreendi positivamente.
Gostei bastante! Uma mescla muito interessante de amor, ódio, sofrimento, alegria, recordações, loucura, lealdade, mentira, e aí vai... A amizade do casal com o Stingo foi uma coisa meio absurda que achei bem interessante!
Sempre me impressiono com as atrocidades desse período. Até difícil imaginar o que seria uma escolha como a da Sofia. Por sinal, Meryl Streep está maravilhosa nesse filme. Dos que vi dela, foi a atuação que mais gostei e os flashbacks foram muito bem feitos.
Vale a pena!
X-Men: Primeira Classe
3.9 3,4K Assista AgoraApesar de gostar dos primeiros, esse talvez seja o melhor filme da franquia X-Men - que, por sinal, decepcionou muito com "Wolverine - Imortal" (que já cansou de tanto ser protagonista, né?)
Explica como tudo começou conectando com um momento histórico: a guerra-fria (e até mesmo com o nazismo, em relação ao Magneto).
Além do mais, reduz um pouco a visão de Bem versus Mal, mostrando que na realidade as posições de Magneto e de Xavier são divergentes (seja política ou ideologicamente, por exemplo), o que acho bem interessante.
Agora é aguardar "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido", em que as duas gerações se conectarão. Há esperança de um bom filme, não alta, mas existe.
O Hobbit: A Desolação de Smaug
4.0 2,5K Assista AgoraGosto muito do "Senhor dos Anéis" e até gostei do primeiro "Hobbit". Mas, me decepcionei um pouco com esse filme.
Primeiro, o filme é longo demais pelo que pretende contar. Parece que o Peter Jackson colocou na cabeça (ou alguém impôs) que tem que fazer três filmes de três horas. Exagerou aqui.
Em segundo lugar, os cenários, que sempre foram maravilhosos em Senhor dos Anéis e prezavam pela realidade, se tornaram todos computadorizados até mesmo nas cenas mais simples. Completamente desnecessário e é um caminho que sou bem contra.
E mais, um romancezinho entre uma elfa (que nem existe no livro) e um anão? Por favor, né...
Por fim, o Hobbit já está em mais de U$ 500 mi de gastos, enquanto a trilogia de SDA ficou abaixo dos U$ 300 mi.
Vamos aguardar e torcer pelo último.
Gênio Indomável
4.2 1,3K Assista AgoraÉ um filme bem bom. Na minha opinião, começa muito foda e vai caindo um pouco, até chegar em um final legal. Vários diálogos valem a pena e as sessões de análise quase que recíprocas foram bem interessantes. O debate sobre o que seria uma pessoa de sucesso vis-à-vis uma fracassada também é algo importante a ser colocado nos tempos modernos.
Bem bacana o roteiro ser do Ben Affleck e do Matt Damon, quando ainda eram bem novos. Todos atores fizeram muito bem seu papel.
Achei a tradução do título em português boa, algo bem raro. No fim, o gênio - no mais de um sentido existente - indomável foi domado? hehe.
Para quem gostou, vale a pena conferir "Uma Mente Brilhante".
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
4.0 3,7K Assista AgoraCom esse tanto de gente que já viu o filme, provavelmente nós somos os personagens do passado e eles do futuro...
Além da Estrada
3.5 88 Assista AgoraEsse filme tem uma simplicidade aconchegante - talvez como o país - que eu não via há tempos... E me cativou por isso.
A trilha sonora também é boa e as paisagens são belíssimas.
Em breve farei uma viagem de carro ao Uruguai e o filme só me deixou mais animado, hehe.
Também achei o final (da ponte) muito interessante, cabível de várias analogias.
Quero conhecer mais do cinema uruguaio!
A Menina que Roubava Livros
4.0 3,4K Assista AgoraTambém não li o livro, mas... Gostei!
Me interesso muito por esse período histórico e entrelaçá-lo com um drama, como é o caso, pode ter como resultado algo legal.
Sempre bom lembrar - mesmo que utilizando do sentimentalismo - das mazelas de uma guerra e da importância da liberdade.
É apenas o segundo filme que vejo com a Emily Watson (o primeiro foi Ondas do Destino, em que ela está sensacional), mas gostei muito da participação dela. Os outros atores também cumpriram o esperado.
A relação que o filme faz com a literatura e a palavra é algo bem bacana e que precisa ser mais valorizada em nosso País.
O fato dela sobreviver devido ao livro possibilita interpretações interessantes. É como se estivesse lhe dando a vida.
A narração em off da morte foi uma das coisas boas do filme.
No fim, o filme ganhou uma trilha-sonora adicional: o choro contido das pessoas no cinema, hehe.
Pra quem gostou, "O menino do pijama listrado" e "O Leitor" são boas pedidas!
O Lobo de Wall Street
4.1 3,4K Assista AgoraE a parceria DiCaprio-Scorsese continua dando bons frutos!
Que baita filme! Loucura total!
Passei mal de rir da cena que o Jordan está relativamente paralisado pela droga e vai dirigir! Comédia visual fantástica!
Dragonball Evolution
1.2 1,6K Assista AgoraVi na época que estreou. Acho que foi uma das vezes que saí mais irritado do cinema.
Eu nem tenho muito o que comentar desse filme ridículo em todos os sentidos. Um anime do tamanho do DragonBall (que marcou minha infância profundamente) merece algo muito melhor.
Se existisse nota 0, eu daria com prazer.
Stanley Kubrick: Imagens de uma Vida
4.3 78 Assista AgoraQuanto mais conheço de Kubrick, mais me apaixono por ele.
Este é um ótimo documentário para um dos maiores da história do cinema!
Altamente recomendável pra quem quer ir além dos filmes!
Sugiro também o "Conversas com Kubrick", do Michel Ciment.
Ninfomaníaca: Volume 1
3.7 2,7K Assista AgoraLars Von Trier não me decepcionou. Belo começo para o que tende a ser um filmaço! Boa trilha sonora e roteiro, bons personagens e ótima construção (separação) dos capítulos.
O filme, diferente de muitos comentários que vi aqui, vai muito além de sexo. Na realidade, o filme não é propriamente sobre sexo, mas este é utilizado como o fio condutor da história.
Ver o tumulto gerado por essa primeira metade de ninfomaníaca - que, diga-se de passagem, não considero o filme mais pesado do Lars - só comprovou o quanto ainda vivemos em uma sociedade hipócrita, moralista e conservadora. Infelizmente, fica claro que o sexo ainda é um tabu.
Pouco ainda vimos da Charlotte (que aparecerá mais na segunda parte), mas achei muito interessante o formato narrativo de flashbacks (aproximando da verossimilhança, ou seja, não é uma narrativa realista, mas sim o ponto de vista de Joe). Fiquei muito surpreso ao saber que é o primeiro filme da Stacy (Joe nova) e, até levando isso em conta, acho que ela foi muito bem. Stellan (Seligman), apesar de parecer um coadjuvante na história, tem um papel fundamental, fazendo da cama um divã e da conversa com a Joe algo como uma sessão de análise. É ele que cria ordem aos fatos contados por Joe, fazendo construções estéticas belíssimas em formato de metáforas (pesca, matemática, música) que, em esquemas mentais, Joe utiliza. Por fim, Uma Thurman fez uma ótima participação em uma cena absurda à la Lars Von trier, hehe.
Já dei minha nota por ser, dos diretores atuais, um dos meus favoritos. Para além, já gostei muito desse primeiro volume. No entanto, fica nítido que há uma quebra no filme e o segundo volume se faz necessário para completar essa lacuna (de forma mais pesada com a intensificação da doença, penso eu).
Por ser Lars Von Trier, a expectativa é alta. Aguardemos.
Os Idiotas
3.5 283 Assista AgoraO filme do Dogma 95 - junto com o "Festen", do Thomas Vinterberg (o qual eu prefiro). Vale muito a pena ser visto!