Esse foi o melhor filme já feito para o Batman e vou dizer o pq:
A ambientação beira ao genial. O primeiro plano aberto da cidade de Gotham mostra uma cidade que me remeteu bastante à metrópole de Blade Runner (1982), fixando aquela cidade densa, com sentimentos pesados por todos os lados. A cidade de Gotham é um personagem nesse filme, ela tá sempre presente. Nunca existiu uma Gotham tão excelente em todos os níveis.
O filme se apresenta como um filme investigativo, um filme noir como já foi falado por muitos, e isso é excelente, pois o filme não se torna um abarrotado de cenas de ação, e sim de criação de suspense pela investigação do Batman quanto ao excelente Charada, do qual falarei mais depois.
O Batman é sensacional. Pattinson nos entrega uma excelente atuação de um Batman frio. A atuação do Pattinson, mesmo sendo 80% do tempo com a armadura do Batman, é muito boa, pois transparece a frieza e preocupação de não expor seus medos. É um Batman observador, inteligente, calculista, enquanto Wayne é um sujeito recluso, mas pela obsessão de ajudar Gotham através do Batman.
Aqui, é perceptível que esse Batman bebe bastante da fonte de The Crow (1994), sendo bastante semelhante, em aparência e caráter, ao Corvo de Brandon Lee. Até detalhes, como a escolha da trilha sonora, casam nos dois filmes. Em The Crow, havia trilha sonora de bandas de industrial e post punk, que são estilos propriamente melancólicos e caóticos (NiN, The Cure, Ministry), e no Batman, foi escolhida uma ten são parecida, bem como uma das músicas mais "haunteds" do Nirvana, Something in the way.
Não há atuação ruim ou mediana no filme. São todas boas ou excelentes. Destaque para Zoe Kravitz nos entrega uma mulher gato que não é caricata, sendo sensual de forma não apelativa e misteriosa. O Pinguim e Falcone nos entregam mafiosos raiz, implacáveis e imprevisíveis. Gordon entrega um parceiro para o Batman sem ser passa pano para tudo.
O Charada é um caso a parte. Aqui ele obtém outro tom, é também um Charada mais sombrio e perturbado. Ah, é atuação de Oscar. A atuação nos faz crer que o vilão realmente acredita em suas motivações. O personagem é muito bem escrito e desenvolvido, o que ajuda muito, mérito para roteiristas. Nas poucas cenas que aparece sem máscara, é um espetáculo de atuação. Paul Dano sempre faz excelentes trabalhos e considero um ator subestimado. É um dos melhores.
A fotografia e escolha de paleta de cores é excelente né. Sempre tudo cinzento, chuvoso, contribuindo para o clima melancólico e sombrio que É o Batman e É Gotham.
Gosto muito que a DC busque esse sentido contrário da Marvel. A Marvel, hoje, faz filmes para que adultos se sintam crianças novamente. A DC vem fazendo filmes com pegada mais realista e apresentando uma visão melancólica dos heróis, trazendo-os mais perto de uma realidade nua e crua do nosso mundo.
Nunca houve um filme do Batman tão complexo, com tantas qualidades. Nota 10/10.
1 - Logo no começo, a família está dobrando caixas de pizza. O superior hierárquico deles, mesmo aparentando ser uma pessoa pobre e operária, não perde a chance de, apenas por ter uma pequena superioridade na relação de trabalho, maltratar e humilhar a família. Isso mostra um dos problemas do pessoal que está inserido num contexto de desigualdade social: a inconsciência desta condição.
2 - É mencionado que Kim já tinha falido dois negócios. Eu achei esta crítica bastante genial. Não sei como é a realidade da Coreia do Sul, mas transpondo aqui pra o Brasil, vemos que pequenos comerciantes são trucidados pela engenhosa máquina de benefícios que é o capitalismo de estado, onde o governo escolhe a dedo quem vai prosperar e quem vai falir. Geralmente, quem prospera são os amigos do rei, ou seja, empresários que financiaram campanhas de políticos. Para os menores, resta a concorrência desleal e a falência.
3 - Destaque para o estereótipo da família rica: fútil, vivendo de aparências, com um QI baixo e altamente mimados. Todos que conheço são bem por aí mesmo, gente fora da realidade.
4 - O filme começa a ficar forte com a descoberta do porão. A figura do ex-marido da antiga governanta é muito foda. É claramente um cara altamente incapacitado pelo sistema, e, mesmo diante de sua escravidão, demonstra certa felicidade, agradecendo ao homem rico pela oportunidade de aproveitar das migalhas deixadas por ele.
5 - A falta de cooperação da antiga governanta e da família só demonstra que estão cegados. Ao invés de planejarem uma situação em que ambos ficariam bem, e retirariam a condição da família rica aos poucos, brigam entre si. Isso demonstra um certo egoísmo; mesmo em condição tão pobre, não se conscientizam de suas condições.
6 - Já na cena da festa, vemos toda a futilidade e escrotidão da sociedade rica em suas reuniões. Toda região onde a desigualdade social impera sempre tem: o rei e sua família, a corte, os amigos da corte e o bobo (geralmente é aquele carinha que tem um blog e fica fazendo alpinismo social, tirando fotos de eventos dos ricos, e inflando seus egos).
7 - É mencionado pela esposa de Kim que ele parecia uma barata, que quando batia luz, se espalhava. Na festa, quem são os primeiros a correrem quando há uma situação "real"? Eles, os ricos. Incluindo o dono da festa, que supostamente faria uma cena de herói em pouco tempo. Vida de aparências.
8 - A questão do cheiro é muito importante também. Só mostra que os ricos tem um certo nojo dos pobres, não permitindo ter relações sociais genuínas com eles. Tratam "bem", pra passar um certo ar de humildade, mas a realidade é que não conseguem formar laços sociais com eles, apenas por acharem que eles são inferiores. Isso gera a ira de Kim, uma vez que ele tapa o nariz para pegar a chave do carro, não ajudando Kim num momento muito difícil. Só mostra que eles estão "cagando" pro pobre. Só pensam em si mesmos.
9 - E, por fim, a cena que é um verdadeiro de um soco no estômago. Kim preso no porão só representa sua impossibilidade de sair da condição. Seu filho sonha em ser rico para tirá-lo de lá. Sabemos que não vai acontecer, repetindo todo o ciclo (falência na tentativa de negócios, impossibilidade de estudo, e mesmo estudando, não vai ter o reconhecimento que merece, pq, em toda sociedade desigual, não se mede capacidade, e sim de onde vem o sujeito).
É um filme forte e necessário para a sociedade atual.
"Think for yourself Question authority Throughout human history, as our species has faced the frightening, terrorizing fact that we do not know who we are, or where we are going in this ocean of chaos, it has been the authorities, the political, the religious, the educational authorities who attempted to comfort us by giving us order, rules, regulations, informing, forming in our minds their view of reality. To think for yourself you must question authority and learn how to put yourself in a state of vulnerable, open-mindedness; chaotic, confused, vulnerability to inform yourself."
O tanto de comentário com nota baixa acompanhada de críticas como "não tinham muitas escolhas" "todas as vertentes levavam pra o final que a Netflix queria" é deprimente.
[/spoiler] Várias referências a obras com tons existencialistas e questionadores da realidade, como The doors of perception, de Huxley. Vem isso logo no começo, daí comecei a ir pela experiência psicodélica mesmo. Vi logo que era ilusão, o filme te dá uma porrada muito forte logo de cara.
Temos referências ao livro 1984, mind-control, etc. O filme nos faz refletir que nossas escolhas não são ditadas por nós mesmos.
Em tempos de extremismo, olavismo cultural e pensamentos extremados em geral, nada faz tão sentido. É uma sacada que dá pra fazer.
É chocante quando o personagem se recusa a fazer uma ação comandada por nós. É como se ele estivesse "saindo" da matrix. É chocante e reconfortante.
Temos medo do leão azul (vulgo bandersnacht).
Essa puta obra me remeteu muito à psicodelia, à liberdade de escolha e ao mind-control exercido pela mídia e pelos pensamentos de massa. Achei muito foda a trilha sonora. Principalmente pq na listinha de bandas, temos Bauhaus, por exemplo. Vemos que realmente a obra tem uma pegada bastante existencialista.
Por fim, vi uma referência muito boa a um dos meus filmes preferidos: Mr.Nobody. A questão de voltar no tempo para fazer tudo perfeito (Jogo nota 5, pai vivo, Colin vivo e personagem são mentalmente) nos remete bastante a o que Nemo Nobody persegue naquele filme, assim como o personagem de Efeito Borboleta.
No final, me entreguei à melhor solução possível do filme efeito borboleta, morrer com a mãe. E nessa hipótese não teve opção de reboot.
Este filme possui uma carga filosófica tão forte (princípios herméticos, simbologia baseada na alquimia, personagens relacionados com animais na cultura chinesa, critica ao consumo de seres humanos, desde o consumo propriamente dito ao consumo da alma, etc etc). Esse filme + A brief history of time + a new history of time foi um divisor de águas na minha forma de pensar contemporaneamente.
Boa Noite, Mamãe!
3.1 234 Assista AgoraCara, sinto muito por quem viu esse filme sem ter visto o original primeiro.
Pq o original é MUITO melhor pqp kkkkkkk
365 Dias: Finais
1.3 84 Assista AgoraAh, e se cortarem qualquer cena desse filme, pode colocar o "Dolce Gabanna, eau de parfum" por trás.
Batman
4.0 1,9K Assista AgoraEsse foi o melhor filme já feito para o Batman e vou dizer o pq:
A ambientação beira ao genial. O primeiro plano aberto da cidade de Gotham mostra uma cidade que me remeteu bastante à metrópole de Blade Runner (1982), fixando aquela cidade densa, com sentimentos pesados por todos os lados. A cidade de Gotham é um personagem nesse filme, ela tá sempre presente. Nunca existiu uma Gotham tão excelente em todos os níveis.
O filme se apresenta como um filme investigativo, um filme noir como já foi falado por muitos, e isso é excelente, pois o filme não se torna um abarrotado de cenas de ação, e sim de criação de suspense pela investigação do Batman quanto ao excelente Charada, do qual falarei mais depois.
O Batman é sensacional. Pattinson nos entrega uma excelente atuação de um Batman frio. A atuação do Pattinson, mesmo sendo 80% do tempo com a armadura do Batman, é muito boa, pois transparece a frieza e preocupação de não expor seus medos. É um Batman observador, inteligente, calculista, enquanto Wayne é um sujeito recluso, mas pela obsessão de ajudar Gotham através do Batman.
Aqui, é perceptível que esse Batman bebe bastante da fonte de The Crow (1994), sendo bastante semelhante, em aparência e caráter, ao Corvo de Brandon Lee. Até detalhes, como a escolha da trilha sonora, casam nos dois filmes. Em The Crow, havia trilha sonora de bandas de industrial e post punk, que são estilos propriamente melancólicos e caóticos (NiN, The Cure, Ministry), e no Batman, foi escolhida uma ten são parecida, bem como uma das músicas mais "haunteds" do Nirvana, Something in the way.
Não há atuação ruim ou mediana no filme. São todas boas ou excelentes. Destaque para Zoe Kravitz nos entrega uma mulher gato que não é caricata, sendo sensual de forma não apelativa e misteriosa. O Pinguim e Falcone nos entregam mafiosos raiz, implacáveis e imprevisíveis. Gordon entrega um parceiro para o Batman sem ser passa pano para tudo.
O Charada é um caso a parte. Aqui ele obtém outro tom, é também um Charada mais sombrio e perturbado. Ah, é atuação de Oscar. A atuação nos faz crer que o vilão realmente acredita em suas motivações. O personagem é muito bem escrito e desenvolvido, o que ajuda muito, mérito para roteiristas. Nas poucas cenas que aparece sem máscara, é um espetáculo de atuação. Paul Dano sempre faz excelentes trabalhos e considero um ator subestimado. É um dos melhores.
A fotografia e escolha de paleta de cores é excelente né. Sempre tudo cinzento, chuvoso, contribuindo para o clima melancólico e sombrio que É o Batman e É Gotham.
Gosto muito que a DC busque esse sentido contrário da Marvel. A Marvel, hoje, faz filmes para que adultos se sintam crianças novamente. A DC vem fazendo filmes com pegada mais realista e apresentando uma visão melancólica dos heróis, trazendo-os mais perto de uma realidade nua e crua do nosso mundo.
Nunca houve um filme do Batman tão complexo, com tantas qualidades. Nota 10/10.
It: Capítulo Dois
3.4 1,5K Assista AgoraApelo desnecessário pra jump scares... O primeiro filme não tinha 10% desse apelo e deu muito mais medo =)
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraEsse filme precisa de um comentário longo.
Pois bem, há vários fatores onde o diretor demonstra, genialmente, como são brutais as diferenças sociais no seu pais. Vou por ordem cronológica:
1 - Logo no começo, a família está dobrando caixas de pizza. O superior hierárquico deles, mesmo aparentando ser uma pessoa pobre e operária, não perde a chance de, apenas por ter uma pequena superioridade na relação de trabalho, maltratar e humilhar a família. Isso mostra um dos problemas do pessoal que está inserido num contexto de desigualdade social: a inconsciência desta condição.
2 - É mencionado que Kim já tinha falido dois negócios. Eu achei esta crítica bastante genial. Não sei como é a realidade da Coreia do Sul, mas transpondo aqui pra o Brasil, vemos que pequenos comerciantes são trucidados pela engenhosa máquina de benefícios que é o capitalismo de estado, onde o governo escolhe a dedo quem vai prosperar e quem vai falir. Geralmente, quem prospera são os amigos do rei, ou seja, empresários que financiaram campanhas de políticos. Para os menores, resta a concorrência desleal e a falência.
3 - Destaque para o estereótipo da família rica: fútil, vivendo de aparências, com um QI baixo e altamente mimados. Todos que conheço são bem por aí mesmo, gente fora da realidade.
4 - O filme começa a ficar forte com a descoberta do porão. A figura do ex-marido da antiga governanta é muito foda. É claramente um cara altamente incapacitado pelo sistema, e, mesmo diante de sua escravidão, demonstra certa felicidade, agradecendo ao homem rico pela oportunidade de aproveitar das migalhas deixadas por ele.
5 - A falta de cooperação da antiga governanta e da família só demonstra que estão cegados. Ao invés de planejarem uma situação em que ambos ficariam bem, e retirariam a condição da família rica aos poucos, brigam entre si. Isso demonstra um certo egoísmo; mesmo em condição tão pobre, não se conscientizam de suas condições.
6 - Já na cena da festa, vemos toda a futilidade e escrotidão da sociedade rica em suas reuniões. Toda região onde a desigualdade social impera sempre tem: o rei e sua família, a corte, os amigos da corte e o bobo (geralmente é aquele carinha que tem um blog e fica fazendo alpinismo social, tirando fotos de eventos dos ricos, e inflando seus egos).
7 - É mencionado pela esposa de Kim que ele parecia uma barata, que quando batia luz, se espalhava. Na festa, quem são os primeiros a correrem quando há uma situação "real"? Eles, os ricos. Incluindo o dono da festa, que supostamente faria uma cena de herói em pouco tempo. Vida de aparências.
8 - A questão do cheiro é muito importante também. Só mostra que os ricos tem um certo nojo dos pobres, não permitindo ter relações sociais genuínas com eles. Tratam "bem", pra passar um certo ar de humildade, mas a realidade é que não conseguem formar laços sociais com eles, apenas por acharem que eles são inferiores. Isso gera a ira de Kim, uma vez que ele tapa o nariz para pegar a chave do carro, não ajudando Kim num momento muito difícil. Só mostra que eles estão "cagando" pro pobre. Só pensam em si mesmos.
9 - E, por fim, a cena que é um verdadeiro de um soco no estômago. Kim preso no porão só representa sua impossibilidade de sair da condição. Seu filho sonha em ser rico para tirá-lo de lá. Sabemos que não vai acontecer, repetindo todo o ciclo (falência na tentativa de negócios, impossibilidade de estudo, e mesmo estudando, não vai ter o reconhecimento que merece, pq, em toda sociedade desigual, não se mede capacidade, e sim de onde vem o sujeito).
É um filme forte e necessário para a sociedade atual.
Parasita
4.5 3,6K Assista Agorafilme coreano? to indo
A Criada
4.4 1,3K Assista AgoraCinema coreano tá foda demais.
Duas Rainhas
3.4 344 Assista AgoraNão assisti ainda.. masss essa tradução do título tirou toda a imponência do original. Que título bosta!
1984
3.7 543 Assista Agora"Think for yourself
Question authority
Throughout human history, as our species has faced the frightening,
terrorizing fact that we do not know who we are, or where we are going in
this ocean of chaos, it has been the authorities, the political, the
religious, the educational authorities who attempted to comfort us by
giving us order, rules, regulations, informing, forming in our minds their
view of reality. To think for yourself you must question authority and
learn how to put yourself in a state of vulnerable, open-mindedness;
chaotic, confused, vulnerability to inform yourself."
Bill Hicks/ MJK - Tool - The Third Eye
Black Mirror: Bandersnatch
3.5 1,4KO tanto de comentário com nota baixa acompanhada de críticas como "não tinham muitas escolhas" "todas as vertentes levavam pra o final que a Netflix queria" é deprimente.
Black Mirror: Bandersnatch
3.5 1,4KGenial. Revolucionário. Uma experiência maravilhosa.
PS: Não sei marcar spoiler direito. Argh.
Pax
[/spoiler]
Várias referências a obras com tons existencialistas e questionadores da realidade, como The doors of perception, de Huxley. Vem isso logo no começo, daí comecei a ir pela experiência psicodélica mesmo. Vi logo que era ilusão, o filme te dá uma porrada muito forte logo de cara.
Temos referências ao livro 1984, mind-control, etc. O filme nos faz refletir que nossas escolhas não são ditadas por nós mesmos.
Em tempos de extremismo, olavismo cultural e pensamentos extremados em geral, nada faz tão sentido. É uma sacada que dá pra fazer.
É chocante quando o personagem se recusa a fazer uma ação comandada por nós. É como se ele estivesse "saindo" da matrix. É chocante e reconfortante.
Temos medo do leão azul (vulgo bandersnacht).
Essa puta obra me remeteu muito à psicodelia, à liberdade de escolha e ao mind-control exercido pela mídia e pelos pensamentos de massa. Achei muito foda a trilha sonora. Principalmente pq na listinha de bandas, temos Bauhaus, por exemplo. Vemos que realmente a obra tem uma pegada bastante existencialista.
Por fim, vi uma referência muito boa a um dos meus filmes preferidos: Mr.Nobody. A questão de voltar no tempo para fazer tudo perfeito (Jogo nota 5, pai vivo, Colin vivo e personagem são mentalmente) nos remete bastante a o que Nemo Nobody persegue naquele filme, assim como o personagem de Efeito Borboleta.
No final, me entreguei à melhor solução possível do filme efeito borboleta, morrer com a mãe. E nessa hipótese não teve opção de reboot.
Essa obra é FODA. E vai dar muito o que falar.
[spoiler][/spoiler]
O Anel dos Nibelungos
3.1 106Na época q eu era pirralho, vi e gostei
O Babadook
3.5 2,0KQual o sentido de nota 3.5 num filme desse? Pqp
Sombras da Vida
3.8 1,3K Assista AgoraSim, um filme que tem 80% de sua duração sem diálogos possui o melhor monólogo do cinema recente.
Viva: A Vida é Uma Festa
4.5 2,5K Assista AgoraMe sentindo um merda por só ter lacrimejado.
Drácula de Bram Stoker
4.0 1,4K Assista AgoraContinua a melhor adaptação do LIVRO ever. Li o livro pouco antes de ver o filme, e é bizarro o quão literal ele é.
Ex Machina: Instinto Artificial
3.9 2,0K Assista AgoraSoturno.
Ela
4.2 5,8K Assista AgoraSerá que ja comentei aqui outra vez o quanto eu AMO esse filme?
V de Vingança
4.3 3,0K Assista AgoraCurte aqui quem viu adolescente e teve a primeira semente de pós-modernismo, realidades líquidas e know-how do Sistema plantada.
Blade Runner: O Caçador de Andróides
4.1 1,6K Assista AgoraEste filme possui uma carga filosófica tão forte (princípios herméticos, simbologia baseada na alquimia, personagens relacionados com animais na cultura chinesa, critica ao consumo de seres humanos, desde o consumo propriamente dito ao consumo da alma, etc etc). Esse filme + A brief history of time + a new history of time foi um divisor de águas na minha forma de pensar contemporaneamente.
Dunkirk
3.8 2,0K Assista AgoraPersonagem principal: o horror da guerra
Enredo: o horror da guerra
O Lutador
4.0 912O MELHOR filme de Aronofsky.
Cisne Negro
4.2 7,9K Assista AgoraAronofksy, eu te venero
Sr. Ninguém
4.3 2,7KExistem tres filmes que mudaram minha vida. Esse é um deles